PUBLICAÇÕES RECENTES

Desarticulada quadrilha suspeita de sequestro e assaltos a bancos

30 de março de 2012




Francisco das Chagas, Rosinete dos Santos e José Diomar. Presos acusados de assalto e sequestro
 A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) apresentou, na tarde desta sexta-feira (30), durante entrevista coletiva, integrantes de mais uma quadrilha presa responsável por praticar assaltos a bancos, sequestros e tráfico de drogas no interior do Maranhão e no Estado do Pará.

 

A desarticulação do bando se deu em decorrência de investigações realizadas pela Polícia Civil, por intermédio da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), que monitorou a ação dos suspeitos na região de Boa Vista do Gurupi, na divisa com o Pará.

De acordo com as investigações, os suspeitos pretendiam assaltar uma agência bancária daquela cidade. “Conseguimos prender antes que eles realizassem o crime pretendido. Antes que as drogas chegassem a seu destino. Antes que efetuassem qualquer tipo de assalto. A polícia foi pró-ativa”, declarou a delegada geral, Maria Cristina de Menezes.

Rosinete dos Santos Salgado, 38 anos, natural de Castanhal no Pará, foi abordada quando tentava embarcar na Rodoviária de Boa Vista do Gurupi com um fuzil desmontado. De acordo com informações da polícia, Rosinete seria responsável pela logística e alimentação do restante do bando.

José Diomar Pinto de Sá Sousa, o “Neguinho”, 32 anos, natural da cidade de Grajaú, acusado de sequestro em um caso ocorrido há três anos; Francisco das Chagas Silva Moura, 32 anos; e, Ernandez Conceição, o “Fernando”, 33. Este último foi alvejado durante tentativa de fuga e se encontra hospitalizado e fora de perigo, segundo a polícia.

De acordo com o superintendente da Seic, delegado Augusto Barros, a identificação dos nomes dos integrantes da quadrilha ainda será verificada para atestar sua veracidade já que é comum assaltantes de bancos utilizarem documentações falsas.

“A maioria não usa documentos de identidade originais. São nomes ainda a serem verificados. Todas as peças da investigação estão sendo analisadas para incutir a eles todos os crimes cometidos”, disse Augusto Barros.


 

Com eles foram apreendidos, 16 pacotes de maconha, pesando cerca de vinte quilos; uma pedra de crack de aproximadamente 50 gramas e um fuzil 762.

Esteve presente também na coletiva de imprensa, o delegado geral adjunto da Polícia Civil, Marcos Affonso Júnior.



Fotos/Gilson Teixeira
SSP-MA
Editado por Notas do Daniel Aguiar

AL homenageia maranhense que combateu na 2ª Guerra Mundial










Waldemar Têrr / Agência Assembleia
(Foto: Stefano Martini)
A Assembleia Legislativa realizou, na manhã desta sexta-feira (30), sessão especial para homenagear o ex-combatente maranhense na 2ª Guerra Mundial, o major-brigadeiro do ar e aviador da Aeronáutica, Rui Barboza Moreira Lima, que completa 93 anos em junho; e o único piloto remanescente do conflito ainda vivo no Estado e o segundo no país. A homenagem foi com a entrega da Medalha do Mérito Legislativo Manoel Bequimão.

A sessão foi presidida pelo 2º vice-presidente da Casa, deputado Neto Evangelista (PSDB), que destacou o heroísmo, a bravura e os feitos do combatente maranhense no conflito bélico mundial.

Apesar da idade, o major-brigadeiro mostrou-se firme, ágil e bem humorado; e arrancou novos aplausos dos participantes ao agradecer de forma brincalhona a saudação inicial. Moreira Lima disse que se lembrava muito bem de todos os fatos relacionados e das batalhas que participou em Pisa, cidade italiana onde serviu representando o Brasil.

Agradeceu de forma enfática a homenagem prestada pela Assembleia e relacionou diversas passagens de sua vida no longo tempo dedicado à Aeronáutica brasileira. Nascido num povoado de Carolina, que ficou agora com o novo município de Formosa da Serra Negra, o major foi aos 20 anos para o Rio de Janeiro, sempre disposto a investir na carreira militar e, após anos de treinamento no Brasil e nos Estados Unidos, em 1944 integrou o grupo de combatentes como aviador que o país enviou à 2º Guerra Mundial, na Itália.

Um plenário lotado de amigos e familiares prestou por diversas vezes homenagem ao ex-combatente, em forma de aplausos, por conta dos feitos do maranhense. Moreira Lima agradeceu de forma carinhosa a todas as manifestações e conversou com várias pessoas antes e após a realização da sessão, enfatizando por diversas vezes o orgulho de ter servido representando as bandeiras do país e do Maranhão.

O deputado Neto Evangelista enfatizou que é a Assembleia que se sentia orgulhosa por haver prestado homenagem a um maranhense que tão bem serviu ao Brasil, representando o Maranhão; e que foi uma das medalhas mais justa entregue pela Casa.

Também estiveram na sessão representantes da Aeronáutica, da Capitania dos Portos, do Centro de Lançamento de Alcântara, do Governo do Estado, o secretário de Cultura, Luiz Bulcão, e da Câmara Municipal de São Luís, vereador Ivaldo Rodrigues (PDT).

A homenagem foi prestada ao ex-combatente por conta de projeto apresentado ainda quando o ex-deputado Giovane Castro estava no exercício do mandato, mas que agora foi resgatado pela deputada Gardênia Castelo (PSDB).

Assembleia realiza Sessão Solene em homenagem aos 90 anos do PCdoB





Herbett Morais / Agência Assembleia

A Assembleia Legislativa realizou nesta quinta-feira (29), a partir das 11h, no plenário deputado Nagib Haickel, por iniciativa do deputado estadual Rubens Pereira Júnior (PC do B), Sessão Solene em comemoração ao 90º aniversário do Partido Comunista do Brasil (PC do B).

Rubens Júnior esclareceu que o PCdoB é o partido mais antigo em atividade no Brasil e sempre esteve presente nas principais batalhas do povo brasileiro, resistindo à ditadura, às opressões e, muitas vezes, pagando com a própria vida e indo para a ilegalidade.

Para o deputado, nada melhor que uma Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Maranhão, como a que estava sendo realizada, para homenagear o partido, que na avaliação dele tem lutado muito para consolidar a democracia e combater as injustiças em todo o Brasil e no Estado do Maranhão.

A sessão foi marcada pela presença de várias autoridades políticas do estado e lideranças partidárias, entre elas, os pré-candidatos a prefeitos de São Luís, Tadeu Palácio (PP), Eliziane Gama (PPS), Bira do Pindaré (PT), Edivaldo Holanda Júnior (PTC), Werverton Araujo (PDT),o deputado Marcelo Tavares(PSB) e o ex-deputado Edivaldo Holanda(PTC).

CONQUISTAS

O destaque da solenidade ficou por conta do secretário de comunicação do PCdoB Nacional, José Reinaldo de Carvalho, o qual registrou que, de norte a sul do país, a militância do Partido Comunista do Brasil manifesta de diferentes maneiras o justo orgulho de pertencer a uma organização de vanguarda, que tanto tem contribuído para as conquistas políticas e sociais do povo brasileiro e está em permanente luta por transformações revolucionárias no Brasil e no mundo.

Para Reinaldo, a celebração do 90º aniversário do partido, que transcorreu em 25 de março, enseja reflexões sobre o legado da história gloriosa vivida de 1922 até os dias atuais, a natureza do partido, seus objetivos, ideologia, composição social das fileiras, tarefas do momento e perspectivas.

Lembrou, ainda, que o legado do PCdoB está “na contribuição que deu às lutas e conquistas dos trabalhadores, à defesa da soberania nacional, à democracia e à luta anti-imperialista internacional, o Partido Comunista do Brasil afiançou-se como uma organização política indispensável na luta pela emancipação nacional e social, pela construção de uma sociedade justa, livre da opressão e exploração capitalistas”.

Segundo ele, todas as conquistas democráticas, patrióticas e sociais do povo brasileiro são indissociáveis da luta dos comunistas durante estas nove décadas. Por isso, a data em que se comemora o aniversário da fundação do partido não pertence apenas aos comunistas, mas a todo o povo brasileiro, às forças políticas que sinceramente lutam por um Brasil democrático, soberano, socialmente justo e progressista.

O dirigente Nacional do PCdoB encerrou sua fala afirmando que “este é o curso concreto sobre o qual podemos e devemos construir um grande e forte partido comunista, herdeiro do legado revolucionário dos 90 anos transcorridos, e capacitá-lo a desempenhar um papel decisivo na luta pelo socialismo no Brasil. Segurar com firmeza esta bandeira e cumprir esta tarefa é o que corresponde à atual geração de comunistas. Viva o povo brasileiro! Viva o PCdoB!”.




Justiça Federal suspende sorteio do Mega Cap



O Juiz Federal, José Carlos do Vale Madeira, da 5ª Vara da Justiça Federal no Maranhão determinou a suspensão dos sorteios dos títulos de capitalização denominados de Megacap e SorteMania Vida Premiável.

De acordo com a sentença judicial, todos os valores recebidos dos consumidores dos produtos correspondentes a sorteios ainda não realizados devem ser devolvidos, sob pena de multa de trinta mil reais por cada uma das devoluções não realizadas.

Os promotores dos sorteios também deverão, no prazo de cinco dias, divulgar o fim da comercialização dos produtos e os locais e formas de restituição de valores recebidos pela venda dos títulos de capitalização.

O não cumprimento dessa determinação acarretará no pagamento de multa de cinqüenta mil reais.

O juiz requisitou à Polícia Federal que realize busca e apreensão de todo material gráfico de propaganda ou títulos para comercialização do Megacap e SorteMania Vida Premiável.

As emissoras de televisão também foram oficiadas da decisão e comunicadas de que devem cessar a veiculação de propaganda e sorteios em nome das rés, sob pena do pagamento de multa de setenta mil reais por cada anúncio veiculado.

A decisão da 5ª vara da Justiça Federal atende a pedido do Ministério Público Federal que sustenta que as rés exploram ilegalmente o jogo de bingo em São Luís sob o pretexto de comercializarem plano de pecúlio ou seguro que serviria para mascarar a difusão do jogo de azar.



Blog do Hugo Freitas

Inaugurada nova sede do PSB em Santa Inês







Por Ledilce Fonseca
Após a discussão do plano de ação e meta construída com a executiva do Partido Socialista Brasileiro (PSB), municipal de Santa Inês, os membros decidiram reestruturar o espaço físico para melhor acolher os socialistas. A nova sede foi inaugurada na ultima quarta-feira 28 do corrente mês, às 19 horas na Avenida Luís Muniz 951, Centro em Santa Inês e contou com a participação de lideranças política do estado. 

O presidente municipal do PSB Antonio Moreira, revelou que existe a construção de um projeto político para as eleições deste ano e dentro do mesmo, o deputado federal Ribamar Alves é o pré- candidato a prefeito do município pelo partido. 


 
Luana Costa, Ribamar Alves Manuel da Cecilia e Professor Lucilio


A solenidade de inauguração da nova sede do partido na cidade, reuniu mais de duzentas pessoas, entre autoridades, filiados, simpatizantes e amigos. Entre as personalidades presente estavam o deputado e pré-candidato a prefeito Ribamar Alves, a assessora especial da presidência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASP) Luana Costa, o presidente municipal do Partido Socialista Brasileiro (PSB) Antonio Moreira Lima, o presidente municipal do Partido Republicano Brasileiro (PRB), Manoel Reis Ribeiro Santos (Manoel da Cecília), o presidente municipal do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) Lucílio Gomes da Silva, o presidente Municipal do Partido Progressista (PP) João Evangelista Moraes Rodrigues, o presidente municipal do Partido Social Democrático Cristão (PSDC) Francisco Sales, o presidente municipal do Partido Popular Socialista (PPS) João da Cruz Vieira, além de vários vereadores, pré- candidatos a vereador e o Presidente Estadual da Juventude Socialista Brasileira (JSB) Carlos André Lobato.

Segundo o deputado Ribamar Alves o novo espaço visa oferecer mais conforto para as pessoas que todos os dias procuram a sede do partido.

A mudança de endereço oferecerá uma melhor estrutura aos filiados e militantes.“Estou muito feliz com mais essa conquista do PSB, eu que no dia a dia trabalho com os nossos militantes sei o quanto é grandioso termos uma casa que nos acolha e esse é o jeito socialista de trabalhar a favor do outro” ressalta o secretário de finanças que é um dos fundadores do PBS municipal José Nogueira de Assis.Depois da solenidade de abertura da nova sede, foi servindo um coquetel ao som do cantor e compositor Carlos Dafé que fez uma mescla do que há de melhor da musica popular maranhense.Obrigado amigo pela força,

João Castelo deixa UTI do Sírio Libanês







João Castelo deixa UTI
O prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB), deixou agora há pouco a UTI do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, para onde foi transferido ontem à noite.

Castelo foi internado por volta das 22h desta quarta-feira no UTI Hospital com um quadro de desidratação provocada por uma gastroenterite, a popular diarréia.

A deputada Gardênia Castelo (PSDB), filha do prefeito, disse ao blog que o pai já até caminha no quarto.

“Ele já está querendo até fazer a barba”, brincou a deputada sobre o fato do pai ter por hábito aparar os pelos do rosto.

Gardeninha, como é mais conhecida a parlamentar, disse que Castelo foi transferido para São Paulo mais por uma questão de precaução.

“A família fez questão também de trazê-lo porque ele tinha vários check-ups programados mas vinha adiando”, disse.

A previsão é que ele tenha alta em até 48 horas, após a conclusão de uma bateria de exames.


Igarapé Grande: MP pede afastamento de prefeito







O Ministério Público do Maranhão, por intermédio da Promotoria de Igarapé Grande, ajuizou na terça-feira (27), Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa contra o prefeito Geames Macêdo Ribeiro e mais quatro pessoas por fraude em licitação no município.

Segundo o MP, o prefeito, empresário bem-sucedido da região, abriu empresas em nome de funcionários de sua confiança, a fim de participar de licitações no município. Uma delas, a V.P. Soares, empresa de fornecimento de gêneros alimentícios, ganhou em 2011 a licitação para abastecer as secretarias municipais, no valor de mais de R$ 1,2 milhão. Já a Construtora D.V. Ltda realizava obras de recuperação de estradas vicinais sem contrato de licitação.

De acordo com a promotora Simone Chrystine Santana Valadares, os funcionários do prefeito, em troca de aumento salarial considerável, “emprestaram” seus nomes para que essas empresas fossem abertas.

Na ação, a promotora requereu liminarmente o afastamento do prefeito do cargo, o bloqueio dos bens dos réus e as punições previstas na Lei de Improbidade: ressarcimento dos prejuízos ao erário, suspensão dos direitos políticos, multa e proibição de contratar com o Poder Público, além da perda do cargo do agente público.

Histórico
O Tribunal de Justiça do Maranhão recebeu em 2010 denúncia contra Geames por porte ilegal de armas. Ele foi preso em 19 de maio daquele ano, na MA-122, na garupa portanto, ilegalmente, um revólver na cintura. O revólver, com seis munições, foi apreendido e submetido a exame de eficiência, cujo resultado indicou que estava perfeito para uso.

Ele também ficou conhecido neste blog por ter levado, em maio de 2009, após uma visita do presidente Lula ao Maranhão, o colega Jânio Balé (Trizidela do Vale) a um cabaré de luxo da capital. Balé enfrentou tanta confusão com a mulher após a divulgação da notícia que teve levar Geames até sua residência para socorrê-lo.

Do blog do Décio Sá
Editado por Notas do Daniel Aguiar

Bando assalta agência do BB de Carolina e foge com reféns






Pelo menos sete bandidos assaltaram na manhã de hoje a agência do Banco do Brasil de Carolina. Não há informações sobre o valor levado pelos assaltantes.

Eles usaram uma S-10 e um Fox, ambos cor prata e fugiram pela BR 230 levando seis reféns, inclusive o gerente da agência. Na entrada da cidade de Goiatins, os assaltantes incendiaram a S-10.


Mais informações a qualquer momento no Notas do Daniel Aguiar




Fotos: Diego Nascimento e Flavio Aires. Informação do site MaranhãoNews.com

Divulgadas novas datas para realização do concurso de Santa Inês








R E S O L V E

1 – Divulgar a data da realização das provas objetivas para todos os cargos, nos dias 22 e
29.04, conforme especificado abaixo:

DIA 22.04 - Agente Administrativo; Técnico em Enfermagem; Técnico em
Arrecadação e Fiscalização; Técnico em Informática; Técnico em Gesso; Técnico em RX;
Técnico em Laboratório; Guarda Municipal; Motorista; Auxiliar de Serviços Gerais e Vigia.

DIA 29.04 – Administrador; Advogado; Assistente Social; Contador; Enfermeiro;
Enfermeiro PSF; Farmacêutico Bioquímico; Fisioterapeuta; Fonoaudiólogo, Médico Clínico
Geral; Médico do Programa de Saúde da Família; Médico Veterinário; Nutricionista;
Odontólogo; Psicólogo; Supervisor Escolar; Professor Educação Básica – Ensino Fundamental Séries Iniciais; Professor Educação Básica Séries Finais – Ensino Fundamental; Professor
Educação Básica – Educação Infantil; Terapeuta Ocupacional.



O Edital Completo com locais para aplicação de Provas objetivas, será divulgado oportunamente no site da empresa contratada para o evento,.

Santa Inês, 28 de março de 2012

JOSÉ MILTON CARVALHO FERREIRA
PRESIDENTE DA COMISSÃO

MARIA DA GRAÇA SANTANA DA SILVA
MEMBRO

JOSÉ SOUSA VALE
MEMBRO

Finalmente, inaugurado presídio de Santa Inês


Foto/J. berto
    Assessores da Sejap e juiza Larissa Rodrigues Tupinambá durante vistoria na unidade prisional de Santa Inês

O funcionamento da Unidade Prisional de Ressocialização de Santa Inês - a 250 km de São Luís - foi aprovado pela juíza da Vara de Execuções Penais do município, Larissa Rodrigues Tupinambá Castro. A decisão da magistrada foi tomada, na tarde de quarta-feira (28), após visita de inspeção na unidade prisional. No local, também estiveram presentes o chefe da assessoria de planejamento da Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Asplan-Sejap), Bruno Polary, e o assessor da Asplan, Roberto Araújo Costa. 
Na ocasião, Larissa avaliou as reformas realizadas nas instalações da unidade prisional. De acordo com ela, houve melhorias na estrutura física, uma preocupação social por parte da Secretaria de Estado de Justiça e de Administração Penitenciária (Sejap). "Pude ver aqui consultório dentário, centro de saúde, sala de alfabetização. Então, o interesse aqui não é só de punir, mas ressocializar o detento", afirmou a juíza.

O promotor de Justiça Frank Teles de Araújo Castro também acompanhou a vistoriou a todos os setores da instituição prisional. Os mais de 10 compartimentos da unidade foram inspecionados por ambos de forma positiva. "A estrutura física do local está muito boa mesmo. A inclusão das duas guaritas muito bem colocadas, de forma estratégica", ressaltou o promotor.

Frank Teles concordou com a juíza e reforçou que o funcionamento da cadeia pública já está mais que adequado. "A infraestrutura do local está muito boa e adequada para o funcionamento", pontuou ele. 

Convidado pela juíza a comparecer na inspeção, o delegado regional de Santa Inês, Valter Costa dos Santos, disse que 13 presos da delegacia serão transferidos para a unidade prisional. "A inspeção era justamente para ver se a casa estava apta para receber os internos", declarou o delegado. 

Questionada sobre a superlotação, a juíza declarou que a maior preocupação é continuar mantendo no local somente os detentos de Santa Inês. "Vamos fazer um levantamento para que os internos que não sejam da cidade sejam reconduzidos para suas comarcas. Mas a população carcerária está adequada", destacou.

Atualmente, a unidade prisional de ressocialização da cidade abriga em suas instalações um total de 56 detentos, com uma capacidade para 70 internos. O diretor da unidade prisional de Santa Inês, Luís Henrique Sena de Freitas, avaliou como positiva a visita da magistrada à casa de detenção. “Fizemos um trabalho com muita dedicação e comprometimento. Como a juíza permitiu o funcionamento, é porque fizemos o certo e está tudo ok”, afirmou o diretor, esclarecendo que a finalização da obra só depende de alguns detalhes, como a limpeza do poço de abastecimento d´água.

Sena falou sobre os desafios à frente da casa de detenção. Segundo ele, o objetivo é manter a unidade dentro dos padrões da Lei de Execuções Penais (LEP). “A LEP reza que devemos garantir assistência jurídica, social e psicológica. Vamos fazer com que todos esses direitos sejam acatados, isso é o maior desafio hoje”, declarou.

Com informações da Sejap
Título original: 'Após vistoria, é aprovado o funcionamento da unidade prisional de Santa Inês'

Sexta, na Câmara...30/03/12



Na sessão desta sexta-feira (30), dois vereadores apresentaram indicações.
Creusa solicitou pavimentação de ruas
Creusa da Caixa solicitou pavimentação asfáltica da rua Botafogo (no centro), a conclusão dos trabalhos de pavimentação da rua Miguel Alves (Centro) e a abertura da rua Raimundo Henrique, com acesso às ruas do Flamengo e Miguel Alves (também no centro de Santa Inês).


Otacília Rios também apresentou indicação solicitando ao prefeito Roberth Bringel a pavimentação da rua Marechal Deodoro da Fonseca, no bairro Canecão.


O prefeito de Santa Inês apresentou dois Projetos de Lei que foram apreciados e aprovados por unanimidade pelos vereadores, nesta sexta. 


O primeiro projeto solicitava a aprovação da câmara para que a prefeitura doasse terreno ao fundo de arrendamento Residencial, representado pelo Banco do Brasil, para construção de casas populares (projeto federal Minha Casa, Minha Vida) destinadas à famílias com renda de até 3 salários mínimos. O terreno de 37 hectares está localizado no bairro Conceição, próximo ao local onde já foram construídas casas populares do referido programa do Governo Federal.


O segundo Projeto de Lei solicitava a aprovação dos vereadores para que a prefeitura doasse terreno para construção de casas populares nos povoados Campo Novo, Bom Jesus, Água Preta e Calango.


Nazeu quis saber sobre terrenos
 da prefeitura
O primeiro a usar a tribuna foi o vereador Nazeu Rodrigues. O pedetista quis saber quantos e quais são os terrenos de propriedade da prefeitura de Santa Inês. "A gente não sabe e nunca vai saber. A gente fica aprovando a doação de terrenos aqui, por que é nosso papel. E, nestes dois casos, beneficia a comunidade. Mas precisamos saber quais os outros terrenos", desabafou Nazeu Rodrigues. E finalizou: "Vamos fazer uma CPI, uma  investigação para saber que áreas são essas".


Deutz Cavalcante endossou o discurso de Nazeu dizendo: " A gente só sabe que o terreno é da prefeitura, colega Nazeu, quando o terreno é ocupado por sem-tetos". 


Creusa da Caixa também falou sobre o assunto: "A gente precisa fazer um plano diretor. Precisamos ter conhecimento sobre todos esses terrenos, principalmente para poder dar explicações à comunidade.


O Grande Expediente da sessão estava reservado a representantes do sindicato dos professores. A categoria solicitou o uso da tribuna no último dia 16, mas foram impedidos pelo presidente da casa, que, na ocasião, explicou que o Regimento Interno da Câmara destina a última sessão do mês a esse tipo de manifestação.
Os professores reprovaram a atitude de Madeira de Melo, chegando ao ponto de vaiar o vereador.


Mas, nesta sexta (30), última sessão do mês, nenhum representante do sindicato dos professores compareceu para usar a tribuna.


A vereadora Creusa da Caixa justificou a ausência dos professores, informando que a categoria estava participando de um encontro de servidores da educação e que, por isso, não participaram da sessão desta sexta.


A tribuna então foi ocupada pelos vereadores que falaram sobre assuntos diversos.


Orlando Mendes gostaria de ver
obras sendo concluídas
Orlando Mendes lamentou que algumas obras anunciadas pela prefeitura não serão concluídas este ano, como previsto. "Feira da Barreirinha, reforma das Praças da Saudade e Santo Antonio, várias avenidas e ruas da cidade. Sinto muito, mas não dá mais tempo de o prefeito fazer", lamentou Orlando. 


Moacir Veríssimo parabenizou povoados já beneficiados com a construção de casas populares destinadas a famílias pobres.


Por volta das 11h o presidente Madeira de Melo encerrou a sessão.

Enquete de Santa Inês: Resultado Final

28 de março de 2012








A enquete realizada pelo blog ficou no ar por 15 dias. Mais de 1.500 pessoas participaram da pesquisa voluntária. Nos primeiros dias Ribamar liderou a enquete, seguido por Sirino e depois Nono. No quinto dia Sirino assumiu a liderança e se manteve à frente até o último domingo quando a enquete foi finalizada. Nono ocupou por cerca de 10 dias o terceiro lugar, mas terminou em segundo. Ribamar Alves foi primeiro, caiu pra segunda colocação e terminou em terceiro lugar. 


Veja os números da enquete:


Resolução TSE Nº 23.190/2010 - A enquete acima não se trata de pesquisa eleitoral, mas de mero levantamento de opiniões, sem controle de amostra, o qual não utiliza método científico para sua realização, dependendo, apenas, da participação espontânea do interessado.

Polícia elucida homicídio do Cabo do Corpo de Bombeiros










Um trabalho de investigação realizado em conjunto pela Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC), Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) e do Grupo Tático Aéreo (GTA), com o apoio do Serviço de Inteligência do Corpo de Bombeiros (CBMMA), culminou na prisão e apreensão de três envolvidos no assassinato do Cabo do Corpo de Bombeiros, Gilson Carlos Evangelista. O crime ocorreu na tarde do último domingo, (25), após uma discussão no trânsito, em São Luis.

Dentre os acusados encontram-se dois adolescentes, um de 16 e outro de 17 anos, além de Anderson Bruno Gomes Rocha, de 21 anos. Com eles, foram apreendidos a arma do crime, um revólver calibre 38 e o veículo envolvido na ocorrência no trânsito, um Corsa Classic, de cor preta, de placa NXG-5361. Os envolvidos foram localizados no bairro do João de Deus após levantamentos e denúncias anônimas recebidas pela polícia.

De acordo com o depoimento das testemunhas, a autoria do crime e a posse da arma foram apontadas ao adolescente de 17 anos. O outro menor de idade é irmão do suposto autor. Eles teriam estado no momento da discussão de trânsito com a vítima.

Ainda com base nos depoimentos, Anderson Bruno ficou responsável pela arma utilizada no crime. O revólver foi apreendido em sua residência no bairro João de Deus.

Os três foram conduzidos ao 11º DP, no São Cristóvão, onde foram ouvidos pela delegada de Polícia Civil Ludylena Sampaio. Segundo ela, os relatos das testemunhas apontam os três como atuantes no homicídio do Cabo Gilson.

Ainda segundo a delegada, o Instituto de Criminalística (Icrim) já foi solicitado para realizar a perícia no veículo dos suspeitos e no caminhão da vítima. Após o auto de prisão e apreensão, os adolescentes foram encaminhados para a Delegacia do Adolescente Infrator (DAI); e o Anderson para o Centro de Triagem de Pedrinhas.






(SSP-MA)
Editado por Notas do Daniel Aguiar
Foto:  Anderson Bruno Gomes Rocha

Peritoró: Polícias recuperam carga roubada avaliada em R$ 54 mil






Uma ação conjunta das polícias Civil e Militar do Maranhão resultou, na manhã desta quarta-feira (28), em Peritoró, na apreensão de uma carga que foi roubada na terça-feira (27), no município de São Domingos do Maranhão. A carga de 10 mil quilos, composta por produtos secos e molhados, está avaliada em R$ 54 mil e teria saído de Barão de Grajaú para ser entregue em Pedreiras, Trizidela do Vale e Poção de Pedras.

De acordo com informações policiais, o caminhão de modelo Ford 1722, cor cinza, de placas NMS-4569, de Barão de Grajaú, pertencente à Empresa Jorge Batista foi interceptado por quatro homens fortemente armados. Os ladrões estavam em um veículo da marca Gol G4, de cor vermelho, na BR-135, entre as cidades de Colinas e Presidente Dutra.

Conforme explicou o delegado Felipe César Gonçalves, que esteve à frente das investigações, a carga foi recuperada após denúncia anônima. O produto do roubo estava em uma estrada vicinal, conhecida como Bacuri, no povoado Independência, que dá acesso à BR-135 em Peritoró.

O motorista do caminhão foi encontrado na noite da última terça-feira (27), amarrado dentro do mato, no município de Presidente Dutra, onde o veículo também foi abandonado e, depois, recuperado por policiais civis já nesta quarta-feira (28).

A polícia vai intensificar os trabalhos e as investigações a fim de localizar e prender os envolvidos no roubo.

(SSP)

Alto Alegre do Pindaré: Agricultura familiar e merenda escolar






A Prefeitura de Alto Alegre do Pindaré, com o objetivo de melhorar ainda mais a qualidade de vida dos moradores daquele município, implantou o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, da Associação dos Pequenos Agricultores Agro-extrativistas de Alto Alegre do Pindaré e do Governo Federal. O Município foi contemplado com o Programa no final do ano passado e lançado em Audiência Pública em fevereiro deste ano.

Para os Agricultores, que antes não tinham destino certo para suas produções, agora com o PAA fornecem seus produtos às escolas, tendo assim uma fonte de renda certa e, acima de tudo, a garantia de que seus filhos estão recebendo uma alimentação mais saudável, uma vez que eles merendam alimentos produzidos pelos próprios pais, agricultores.

Além das escolas oferecerem um cardápio mais saudável com produtos naturais, tais como: frutas, legumes e verduras, o recurso que vem do Governo Federal fica na comunidade, aumentando o desenvolvimento local e a fonte de renda familiar dos que compõem o Programa.
 

Hoje, já são mais de 50 agricultores cadastrados que fornecem para as escolas da Zona Rural e para o Hospital Municipal. E, segundo o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Francisco da Conceição, a implantação do Programa é mais um incentivo da administração municipal para a Agricultura em nosso Município; e a expectativa é de que mais agricultores possam fazer parte do PAA.
Por Civaldo Lopes do Blog do Alto
Revisão Fran
Texto editado por Notas do Daniel Aguiar

Sirino diz que continua no páreo








"Se as eleições fossem hoje, Santa Inês teria 3 candidatos: Eu, Nono e Ribamar." - Sirino Rodrigues


Sirino Rodrigues (PV) entrou em contato com o blog para comentar o texto publicado nesta quarta-feira (28) sobre a possível desistência do empresário de concorrer ao cargo de prefeito de Santa Inês nas eleições deste ano. De acordo com a matéria (clique aqui e reveja), as mudanças no cenário político atual indicam que Sirino está fora do páreo. Por telefone, o empresário negou a desistência.


Cabral estaria questionando a veracidade da  pesquisa supostamente encomendada pelo atual prefeito de Santa Inês, Roberth Bringel (DEM) na qual Sirino estaria em terceiro lugar e afirma que uma nova pesquisa deve ser feita nos próximos dias.   


Sobre Sousa Neto, Sirino Rodrigues falou que há grande possibilidade de o ex-secretário estadual de esportes não ser vice nem dele nem de Nono Ferreira. Até Ribamar Alves chegou a assediar Sousa Neto, que, de acordo com Sirino, recusou a proposta.


Sousa Neto teria fechado com Cabral para ser pré-vice de Sirino. Roberth Bringel e Nono também estariam de olho no ex-secretário. Para evitar que a briga entre os ex-aliados Cabral e Bringel se intensifique por causa do pré-vice e fique ainda mais distante uma possível união do grupo, Neto deve ficar fora do páreo.


Para finalizar, Sirino fez questão de enfatizar: "Então, para que reste mais dúvidas, sou pré-candidato a prefeito de Santa Inês, sim. 









Projeto de lei declara Santa Inês "Capital do Vale do Pindaré"








Um projeto de lei de autoria da deputada estadual Vianey Bringel (PMDB) declara o município de Santa Inês "Capital do Vale do Pindaré". Para a deputada, Santa Inês merece oficializar título considerando a importância do comércio local para a região (sendo assim a sede comercial para vários municípios em um raio de 200 km) e o fato de possuir uma área privilegiada de acessos rodoviários, ferroviário, hidroviário e aeroviário.

Abaixo o texto completo do Projeto de Lei divulgado no site da Assembléia Legislativa do Maranhão nessa terça-feira, 27.


PROJETO DE LEI Nº 045 / 12

Declara o Município de Santa Inês “Capital do Vale do Pindaré”, no estado do Maranhão.

Art. 1º – Fica declarado o Município de Santa Inês, como a Capital do Vale do Pindaré, no Estado do Maranhão.

Art. 2º - Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação.

JUSTIFICATIVA

Conhecida primitivamente como “Ponta da Linha”, por estar localizada em 1884, no final da via férrea construída pela Companhia Progresso Agrícola para percorrer as plantações de cana-de-açúcar que abasteciam o Engenho Central, em Pindaré-Mirim, Santa Inês deve sua
origem a esse importante empreendimento agroindustrial.

Santa Inês que antes teve vários nomes, no inicio povoado chamado de ponta da linha devido ao trem carregava a cana para o engenho de Pindaré-mirim que na época Santa Inês era município de Pindaré.

A rua do comércio, antes chamada de rua da boiada, era o caminho percorrido pelas carroças de bois que carregavam as canasde-açúcar para o engenho situado em Pindaré, e foi uma das primeiras cidades do Maranhão a receber luz elétrica.

Com o encerramento das atividades produtivas do Engenho Central por volta de 1910, a população de “Ponta da Linha” passou a dedicar-se à cultura de algodão, arroz, milho e mandioca, porém continuou dependendo de Pindaré-Mirim, a quem era subordinado administrativamente e por onde sua produção era escoada. 

Muito procurado por famílias nordestinas, que constituem atualmente, com seus descendentes, mais da metade da população local, o povoado cresceu rapidamente, a ponto de, no início da década de 60, tornar-se mais importante, em termos demográficos e econômicos, do que a sede do município a que pertencia.

Em 14 de março de 1967, o antigo povoado de “Ponta da Linha”, já então conhecido como Santa Inês, conquistou sua autonomia.

Beneficiado pela passagem da BR-222 e da Estrada de Ferro Carajás em sua sede, o município de Santa Inês é atualmente um dos mais importantes do Estado, tanto pela força de seu comércio e de sua agricultura.

Santa Inês hoje possui uma população de 78.182 habitantes e fica a 243 km da capital do estado, São Luís. Possui uma área privilegiada por ter vários acessos rodoviários: (BR-316 e BR-222), ferroviário:

Ferro via Carajás (CVRD), hidr oviár io : P orto de Pindaré e
aeroviário: Aeroporto Regional João Silva (SJBY) c om pista homologada em pavimento asfáltico de 1500x30 metros.

A cidade de Santa I nês está em um forte processo de conurbação com Pindaré-Mirim. Juntas, as cidades contam com cerca de 120.000 habitantes. Porém a cidade tem total influência a outras cidades próximas como: Bela Vista, Pio XII, Bom Jardim, Igarapé do Meio, Monção, Santa Luzia e Tufilândia.

Este Projeto de Lei visa a declarar Santa Inês como “Capital do Vale do Pindaré”, haja vista a importância de seu comércio para a região, sendo assim a sede comercial para vários municípios em um raio de 200 km., e de possuir uma área privilegiada de acessos
rodoviários, ferroviário, hidroviário e aeroviário.

Portanto, diante do exposto, tal projeto se justifica. 

Plenário Deputado “NAGIB HAICKEL”, do Palácio do “Manoel Bequimão” em São Luís, 21 de março de 2012. 

 VIANEY BRINGEL – PMDB - Deputada Estadual

Sirino fora da disputa?





Atualizado às 18h de quarta-feira, 28 de março de 2012


Sirino entrou em contato com o blog e negou a desistência. Segundo Sirino, se as eleições fossem hoje, Santa Inês teria 3 candidatos, Ele (Sirino), Nono e Ribamar.
Clique aqui e leia resposta do empresário



Sirino Rodrigues
Sobre a política de Santa Inês, todo mundo tem uma versão, uma história ou mesmo uma fofoca básica do dia. Por onde ando tem sempre alguém com uma "novidade" pra me contar. Ouço, respeitosamente. Mas, claro, não sou obrigado a acreditar. Desta vez, o assunto é sério, muito sério! A suposta desistência forçada de Sirino (PV). Isso mesmo. O ex-prefeito Cabral (PV) teria recebido ordens diretas da governadora para abrir mão da pré-candidatura de Sirino. Se isso for confirmado, todo o cenário político no município muda completamente.


Vamos aos fatos que levaram-me a depositar crédito no assunto. Você, caro leitor, esteja à vontade para tirar suas conclusões.


Há poucos dias houve uma reunião entre os principais envolvidos em pré-campanhas de Santa Inês aliadas ao governo do estado (neste caso, entenda-se: grupos Bringel (DEM) e Cabral). Na ocasião, a governadora tinha em mãos a pesquisa - já mencionada neste blog (clique aqui) - que aponta o crescimento de Sebastião Ferreira, o 'Nono' nas intensões de voto, a queda brusca de Sirino e, apesar de continuar na frente, a baixa considerável de Ribamar Alves.
Sebastião Ferreira (NONO)
Pois bem. Duas candidaturas apoiadas pelo governo seria um risco. A pesquisa revelou o que todos já sabiam. Se Nono e Sirino entram separados na disputa, a consequência seria a divisão do eleitorado da situação. Ribamar Alves venceria a eleição com ampla margem de diferença.
Ribamar Alves
Roseana então teria decidido pela pré-candidatura do mais bem colocado na tal pesquisa, Nono.


Até aí, talvez não seria suficiente para você, leitor, dar crédito à informação da retirada do nome de Sirino. Mas, alguns outros fatos podem faze-lo você mudar de opinião.


Sousa Neto
Sousa Neto era vice certo de Sirino. Isso não era segredo pra ninguém. Coincidentemente, depois da reunião com a governadora, Sousa Neto passou a ser o mais provável vice de Nono. Por que a mudança? Possivelmente, houve um acordo entre Cabral e Bringel. O atual prefeito indicou o pré-candidato a prefeito e Cabral (forçadamente) aceitou a decisão de indicar o pré-vice.


Quem acompanhava os trabalhos de pré-campanha de Sirino pela zona rural afirma que o empresário diminuiu e o ritmo nos último dias e, atualmente, não estaria mais fazendo visitas às comunidades.


Nono e Sirino não confirmam e também ainda não negaram a informação. Quanto ao último, não atendeu às minhas ligações.





Divulgada lista de aprovados no concurso de Santa Quitéria-MA

26 de março de 2012






A Funvapi, empresa responsável pelo concurso público de Santa Quitéria-MA, divulgou nesse domingo (25) o resultado final do certame.

Para ver a lista de aprovados e classificados clique aqui.


As provas objetivas foram aplicadas no dia 26 de fevereiro deste ano. O município ofereceu 488 vagas em diversas áreas.

Brutalidade! Jovem é esfaqueado na casa dele

25 de março de 2012







Parentes e amigos foram dar o último adeus a David
O jovem David Ferreira, 18 anos, foi assassinado no início da noite desse sábado (24), dentro da casa dele, localizada no bairro pequizeiro, em Santa Inês. Pelo menos 5 homens desferiram 36 facadas no jovem. 

De acordo com informações de familiares, David teria saído para beber com uma amigo em bar próximo à casa dele. Lá envolveu-se num confusão com os suspeitos por causa de uma bicicleta. Um dos assassinos teria afirmado que David vendera uma bicicleta que não era dele. A vítima negou. Houve confusão e David foi pra casa. Não satisfeitos, 5 homens o seguiram. Antes que a vítima entrasse em casa, foi atingido por uma pedra. Mesmo sangrando conseguiu entrar em casa. Os suspeitos arrombaram a porta e invadiram a residência. A mãe do jovem tentou afastar os homens e proteger o filho. David Ferreira foi esfaqueado 36 vezes e morreu nos braços da mãe. Os suspeitos fugiram de moto. O corpo foi velado na cada dele, local do crime.

Anulado, pela segunda vez, concurso de Santa Inês





Milton Ferreira, presidente da Comissão do Concurso
O concurso de Santa Inês foi anulado mais uma vez. E não foi apenas por um turno. Foi anulado completamente. A decisão foi tomada pela comissão organizadora às 9h30 deste domingo, 25. De acordo com Milton Carvalho Ferreira, presidente da comissão do concurso, houve vazamento de provas e muita confusão nas escolas onde as provas estavam sendo aplicadas.

Os tumultos ocorreram porque candidatos (pelo menos 15% do total de inscritos) que não estavam com o cartão de confirmação foram impedidos de fazer as provas. A obrigatoriedade da apresentação do referido cartão está definido no edital do certame.

O tumulto maior foi registrado na escola Maria Martins Bringel, no bairro Sabbak. Segundo a secretária municipal de educação, Graça Santana, pelo menos 60 candidatos invadiram a escola e fizeram baderna no pátio, na tentativa de impedir que os demais concorrentes fizessem as provas. Não satisfeitos com o barulho que estavam causando, alguns candidatos tomaram provas de quem estava nas salas de aula, configurando o vazamento.

Enilde Gomes, que concorre a uma vaga de professora de séries iniciais disse que não havia como se concentrar para fazer as provas. "Era muito barulho. Muita gente gritando na porta das salas. Era impossível se concertar".

Segundo a fiscal Teresinha Marcolino, que atuava na escola João Paulo segundo, "dezenas de candidatos tentaram derrubar o portal da escola. Eles queriam entrar de qualquer jeito".

Tumultos foram registrados em praticamente todos os locais de provas. Diante disso, a Comissão decidiu anular o certame, pela segunda vez.

Na primeira vez que o concurso foi realizado (5 de fevereiro), uma pessoa foi presa com parte do gabarito salvo em um aparelho celular. Na ocasião dezenas de celulares em poder de candidatos foram apreendidos pela polícia quando as provas estava sendo aplicadas.

De acordo com a comissão do concurso, terça (27) ou quarta-feira (28) desta semana um novo edital será lançado. Desta vez, medidas de segurança mais rígidas serão tomadas. Por exemplo: As provas serão aplicadas por etapas. Separando candidatos sob critérios definidos pela própria comissão.
 

A polícia Militar demorou agir e, por causa do baixo efetivo, não atendeu a todas as ocorrências. Muitos candidatos foram à Delegacia Regional de Santa Inês reclamar do fato de serem impedidos de fazer as provas. O presidente da comissão de concurso também esteve na delegacia e registrou ocorrência policial. Para Milton Ferreira alguns casos podem ser definidos como atos de vandalismo.

O município precisa agora correr contra o tempo e ainda assim não será suficiente para cumprir o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público do Trabalho. O município de comprometeu de, até 31 de março deste ano, substituir os contratados por servidores concursados.

Mais um presídio e outro cemitério em Santa Inês. Será?

24 de março de 2012







A Câmara de Vereadores de Santa Inês aprovou por unanimidade, na última sexta-feira (23) Projeto de Lei de autoria do Executivo Municipal, que autoriza a prefeitura a doar um terreno para a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, destinado à construção de mais uma cadeia pública em Santa Inês.

De acordo com o presidente da câmara, vereador Madeira de Melo, o terreno  para a construção da penitenciária tem uma área de pouco mais de 600 mil metros quadrados e está localizado na estrada vicinal que liga a sede de Santa Inês ao Povoado Barradiço.

Chega a ser hilária essa informação. Os vereadores e a prefeitura fizeram o papel deles, aprovaram e doaram o terreno. Agora, construir outra cadeia em Santa Inês? Isso soa, no mínimo, jocoso demais. Digo isso baseado em histórico nada positivo para a Secretaria de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária (SEJAP). O Centro de Ressocialização de Presos de Santa Inês quase não sai do papel. Nunca sequer foi inaugurado oficialmente. Já está funcionando, eu sei, mas continua recebendo retoques. Não está acabado.

Os próprios vereadores nem tocaram no assunto direito no momento em que o projeto de doação do terreno estava em discussão na câmara. Parece que eles também não acreditam muito nessa história. Para se ter uma ideia, eles falaram mesmo foi do cemitério. Aquele cemitério cujo início das obras estava previsto  para começar no fim do ano passado. 

Em novembro de 2011, o vereador Madeira de Melo afirmou - durante sessão na câmara de vereadores - que o município aguardava apenas transferência de escritura o que, no máximo, seria resolvido em meados de novembro daquele ano. Madeira afirmou ainda que as obras começariam imediatamente após essa transferência. Pois é! Na última sexta-feira (23), Madeira voltou a falar sobre o assunto quando foi lembrado pelos demais vereadores. 
O presidente da câmara disse que a questão da documentação do terreno foi resolvida e em breve as obras começam. Em breve quando, vereador? Em breve quando, sr. Nicolau Miranda?

No mais, a título de informação, a penitenciária de Santa Inês, se construída, estará localizada ao lado do novo cemitério, também se construído.

Governo lança edital para contratação temporária de professores







O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), lança, na próxima semana, os editais do processo seletivo simplificado para contratação de professores.

As inscrições serão gratuitas e realizadas via internet, no endereço eletrônico da Seduc: www.educacao.ma.gov.br A entrega dos títulos, acompanhados da ficha de inscrição, gerada na internet, ocorrerá nas sedes das Unidades Regionais de Educação (UREs), conforme editais.

O processo selecionará candidatos para lecionarem nas escolas da rede estadual de ensino nas áreas de Ensino Médio Regular e Ensino Fundamental; Educação do Campo; Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Proeja; e Educação Especial.

O seletivo simplificado visa atender a necessidade da Secretaria de complementar o quadro de pessoal docente da rede estadual de ensino da capital e interior do estado, para o ano letivo de 2012.

As vagas, distribuídas por Unidade Regional de Educação/Município/Disciplina, constarão nos editais a serem publicados no endereço eletrônico da Seduc e afixados nos prédios da Secretaria situados à Rua Virgílio Domingues, nº 741 – São Francisco; na Avenida Getúlio Vargas, 1908, Monte Castelo; Rua Edmundo Calheiros, nº 05, São Francisco e nas sedes das UREs.


Escândalo no BNB: Em Santa Inês funcionário é demitido







O escândalo que mostra operações de empréstimos no Maranhão pelo Banco do Nordeste do Brasil envolve gerentes de agências no interior do Estado. Três deles foram afastados, mas continuam funcionários com cargos razoáveis no banco.

Em Pinheiro, um deles, da gerência de crédito, utilizava as operaçõers para consolidar sua candidatura a vereador por aquele muniícpío. Liberou empréstimos para pequenos agricultores sem comprovação de renda ou lastro financeiro para pagar a dívida. E foi fastado do cargo, menos do banco.

Ainda na princesa da Baixada, o gerente da única agência fez liberações que até Deus duvida. Beneficiou ao ex-deputado Penaldon Moreira, que sempre apresentava laranjas, ao ex-prefeito Filuca Mendes e facilitou ao atual prefeito Zé Arlindo, no arremate de uma fazenda a preço bastante inferior.

A propriedade arrematada estava sob regime de penhora pelo banco, que pertencia a um juiz da atual corte eleitoral do TRE. O gerente, também, neste caso, foi afastado.

Na cidade de Santa Inês, o processo se reverteu ao contrário. O denunciante de uma negociata, funcionário da agência do BNB daquela localidade, foi afastado da função por causa da denúncia feita por ele.

Já em Balsas, o gerente foi removido depois de uma operação nada regular. Meses depois, outras operações de empréstimos foram aprovadas com a desaprovação do comité técnico do banco.

Do Ceará, são inúmeras as aprovações de operações de créditos junto ao BNB. A bancada federal governista do PMDB cearense avaliza a direção do banco junto ao governo da presidente Dilma. Lastimável!

Conlagos e UNDIME reúnem educadores na capacitação do “Mais Educação” no interior do estado






Representantes do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e Ministério da Educação (MEC) estiveram no Maranhão, nas cidades pólos de Itapecuru e Santa Inês, nos dias 20 e 21 de março, respectivamente, para apresentar o Seminário de Capacitação do programa “Mais Educação”, proposto em parceria com a UNDIME, Conlagos, prefeituras municipais e Secretaria Estadual de Educação.

Autoridades marcaram presença na abertura do seminário, nas duas cidades, como o presidente do Conlagos e prefeito de Bom Jardim, Dr. Roque Portela; o Diretor- Executivo do Conlagos, Ronald Damasceno; Raimundo Bringel, prefeito de Santa Inês; Núbia Cutrim, Coordenadora Estadual do Bolsa Família; Verene Braga, Coordenadora do Programa “Mais Educação”, na SEDUC-MA; a Undime esteve representada pela Secretária de Educação de Santa Inês, Maria da Graça Santana Silva e Elisângela Marinho, da SEMED de Itapecurú e, demais representações das esferas municipais e estadual.
 

Gestores de escolas municipais e coordenadores do projeto assistiram ao seminário no salão do templo da Primeira Igreja Batista de Itapecurú. Em Santa Inês, o encontro aconteceu no Auditório da Prefeitura Municipal, que contou com aproximadamente trezentos representantes do “Mais Educação” das cidades vizinhas a cada pólo. As técnicas do MDS e do MEC, Juliana Macedo e Thaís Schuarzberg esclareceram as matrizes do programa e tiraram dúvidas do público presente. Essa foi a primeira vez, onde um evento reuniu as esferas federais, estaduais e municipais, para falar em educação, no interior.

A capacitação foi um momento de interação entre os ministérios e educadores. Segundo o professor Sampaio, do município de Bom Jardim as explicações sobre o “Mais Educação” foram enriquecedoras, pois a implantação do programa gera muitas dificuldades, quanto às informações legais. Em seu município, no ano passado, onze escolas foram beneficiadas, sendo três na sede e uma num povoado, sendo que, mais trinta e sete, ainda estão em processo e cadastramento.

“Essa capacitação veio em boa hora, pois nos dar mais condições para operar o programa, com as explanações das técnicas do MDS e MEC, pois nos proporcionou um diálogo mais aprofundado”, disse a pedagoga Silvia Pinheiro, de São João Batista.

O Conlagos, consórcio público que age nas diretrizes de políticas públicas voltadas para a região dos lagos maranhenses, teve um papel importante na realização do Capacitação “Mais Educação”, pois assim das comunicações da UNDIME sobre a necessidade da realização do evento, mobilizou todos os municípios consociados para que enviassem seus representantes para participarem da capacitação. “A nossa missão é fortalecer o Consórcio como agente multiplicador, no contexto regional, e este evento pedagógico, proporciona que professores sejam militantes da educação em seus municípios”, enfatizou Ronald Damasceno, diretor do Conlagos.

O presidente do Conlagos, Dr. Roque Portela, destacou ainda mais a importância dos consórcios como instrumento de gestão pública, no fortalecimento de políticas municipais de educação, no contexto regional. De acordo com Roque, recentemente, os consócios conquistaram o reconhecimento do Conselho Nacional de Educação para atuarem na pasta.

Sobre o “Mais Educação” 


 O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), utilizando os resultados da Prova Brasil de 2005. Nesses estudos destacou-se o uso do “Índice de Efeito Escola – IEE”, indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante, cruzando-se informações socioeconômicas do município no qual a escola está localizada.

Por esse motivo a área de atuação do programa foi demarcada inicialmente para atender, em caráter prioritário, as escolas que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), situadas em capitais e regiões metropolitanas.

As atividades tiveram início em 2008, com a participação de 1.380 escolas, em 55 municípios, nos 27 estados para beneficiar 386 mil estudantes. Em 2009, houve a ampliação para 5 mil escolas, 126 municípios, de todos os estados e no Distrito Federal com o atendimento previsto a 1,5 milhão de estudantes, inscritos pelas redes de ensino, por meio de formulário eletrônico de captação de dados gerados pelo Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação (SIMEC). Em 2010, a meta é atender a 10 mil escolas nas capitais, regiões metropolitanas - definidas pelo IBGE - e cidades com mais de 163 mil habitantes, para beneficiar três milhões de estudantes.

Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, materiais de consumo e de apoio segundo as atividades. As escolas beneficiárias também recebem conjuntos de instrumentos musicais e rádio escolar, dentre outros; e referência de valores para equipamentos e materiais que podem ser adquiridos pela própria escola com os recursos repassados.



Ascom Conlagos

Cláudia não será vice de Paulinha







Ao contrário do que foi divulgado pelo meu colega blogeiro JP (veja aqui), a notícia de uma suposta união política entre a prefeita de Monção e o ex-prefeito Henrique Silva (PMDB) não é verdadeira. Também não condiz com a realidade a informação de que Cláudia será a vice de Paulinha (PV).

A atual gestora sequer começou a compor chapa para a disputa deste ano. De acordo com informações de pessoas ligadas à prefeita, neste momento, Paulinha prioriza melhorias para o município. Ao que tudo indica, vai ficar para abril ou maio a composição de grupos voltada para a eleição. Tudo para não perder o foco na administração do município.


Parcial de enquete: Sirino lidera sem folga

22 de março de 2012


Esta é a primeira e será a única parcial da enquete sobre as eleições de Santa Inês.
A enquete está programada para encerrar-se no próximo domingo, dia 25. Portanto, se você ainda não votou fique à vontade para participar da pesquisa, ainda dá tempo. 


Vamos à parcial


À 1h47 da madrugada desta sexta-feira (23), a enquete estava com o seguinte resultado:

Resolução TSE Nº 23.190/2010 - A enquete acima não se trata de pesquisa eleitoral, mas de mero levantamento de opiniões, sem controle de amostra, o qual não utiliza método científico para sua realização, dependendo, apenas, da participação espontânea do interessado.

Lista de 50 fichas sujas do MA







Do blog do Neto Ferreira

A Presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), desembargadora Anildes Cruz, divulgou na tarde desta quinta-feira, 22, a lista de candidatos que tiveram suas contas de campanha desaprovadas nas últimas eleições.

A maioria dos políticos barrados pela Lei da Ficha Limpa no Maranhão foram condenados por improbidade administrativa, ou seja, por atos de corrupção enquanto ocupavam cargos públicos. Outros políticos fichas-sujas se envolveram em casos de corrupção –como o mau uso do dinheiro, por exemplo. Candidatos foram barrados pela lei porque tiveram contas desaprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aprovará apenas os candidatos que estiveram com suas contas eleitorais de forma que seja aprovado as exigências nas eleições deste ano. Veja abaixo a lista completa:


 

Fale com o blogueiro

- Daniel Aguiar -
WhatsApp: (98) 9 8256 6682
Email: danielaguiarpereira@gmail.com

O que você procura?

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WhatsApp do 7º BPM/Pindaré

WhatsApp do 7º BPM/Pindaré

OPORTUNIDADES

Tags