PUBLICAÇÕES RECENTES

Promotor de Pindaré é promovido e passa a atuar na 4ª Promotoria de Santa Inês

30 de abril de 2012





Conselho Superior do MPMA aprova três remoções e uma promoção (Foto/Divulgação)
Em sessão extraordinária do Conselho Superior do Ministério Público do Maranhão, realizada na manhã da última quinta-feira, 26, foram aprovadas três remoções de promotores de Justiça para promotorias de entrância inicial e uma promoção para entrância intermediária.
Promotor Marco Antonio Amorim
O combatente promotor  Marco Antonio Santos Amorim, que atuava na Promotoria de Pindaré-Mirim, de entrância inicial, foi promovido e passa a atuar na 4ª Promotoria de Santa Inês, de entrância intermediária. Neste caso o critério adotado foi o de antiguidade.  

Também pelo critério de antiguidade, o promotor de Justiça Lindemberg do Nascimento Malagueta Vieira foi removido da Promotoria de São Domingos do Azeitão para a de São Luiz Gonzaga. Pelo critério de merecimento, foram removidos os promotores de Justiça Carlos Henrique Soares Monteiro, de Sucupira do Norte para Governador Eugênio Barros, e Michelle Adriane Saraiva Silva, de Buriti Bravo para Igarapé Grande.

(Com informações da CCOM - MPMA)

Estudantes do IFMA/Santa Inês organizam nova manifestação





Mais uma vez estudantes do Campus do IFMA em Santa Inês organizam manifestação para cobrar das autoridades, principalmente, segurança no trajeto até o prédio do Instituto. Os alunos denunciam que estão sendo vítimas de assaltantes num pequeno trecho de cerca de 200 metros próximo ao Campus, nas margens da BR-316. Bandidos estariam agindo mesmo durante o dia. 


A manifestação deve ocorrer no dia 5 de maio, com concentração no prédio do instituto em Santa Inês.

Em novembro de 2011 os estudantes também organizaram uma manifestação cobrando segurança. 

(Imagem: Blog Portal Pindaré)
(Com informações do Blog Portal Pindaré)

Prazo de adesão ao programa Mais Educação termina nesta sexta-feira

26 de abril de 2012


Termina nesta sexta-feira (27), o prazo para que escolas estaduais, pré-selecionados pelo Ministério da Educação (MEC), efetivem adesão ao Programa Mais Educação. No Maranhão, 466 unidades escolares do ensino fundamental da rede estadual foram selecionadas para participar do programa em 2012.

De acordo com a coordenação estadual do Mais Educação, ligada à Secretaria de Estado de Educação (Seduc), um total de 280 escolas já estão cadastradas e 56 estão em processo de cadastramento.

A coordenação do programa, Verenne Majorie Lima Braga, alerta que mesmo com o prazo estabelecido, é necessário que as escolas façam o cadastro o mais breve possível tendo em vista que o Sistema de Informações Integradas de Planejamento, Orçamento e Finanças do MEC (Simec) será encerrado assim que alcançar a meta de 33 mil escolas cadastradas.

"A coordenação estadual do programa está dando suporte às escolas pré-selecionado pelo MEC, para que agilizem o processo de cadastramento no Simec, informando seus planos de atendimento para 2012", enfantizou.

Adesão

Podem aderir ao Mais Educação escolas que atendam estudantes de famílias em situação de vulnerabilidade social e que estejam entre as 29.308 pré-selecionadas em todo o país pelo Ministério da Educação em 2012.

A adesão é feita na internet pelo endereço eletrônico: www.simec.mec.gov.br . No Maranhão as escolas estaduais selecionados devem procurar a coordenação do programa para liberação da senha de acesso ao sistema, através do telefone (98) 3218 8972 .

Lançado em 2008, o programa tem como objetivo ampliar o tempo de permanência do estudante na escola. As instituições devem priorizar o desenvolvimento de práticas ligadas às seguintes áreas do conhecimento: educação ambiental, esporte e lazer, direitos humanos em educação, cultura e artes, cultura digital, promoção da saúde, comunicação e uso de mídias, investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.

Além disso, as escolas devem oferecer acompanhamento pedagógico complementar, que é obrigatório. Para viabilizar o desenvolvimento das atividades, as escolas participantes recebem recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE-Educação Integral), sendo o número de estudantes beneficiados e as atividades escolhidas o que determina o valor do repasse. A meta do programa é chegar a 60 mil escolas brasileiras até 2014.

(Seduc)

PM apreende 51 tijolos de maconha prensada na saída de São Luís






Imagem ilustrativa
Policiais militares do 6º BPM prenderam em flagrante delito, na madrugada desta quinta-feira (26), Diego Cantanhede Silva, 28 anos e Vando Almeida, 35 anos, que estavam transportando uma grande quantidade de drogas, no interior de um veículo, na Barreira da Polícia Militar na Estiva, saída de São Luís.

De acordo com informações policiais, após uma revista foram encontrados 48 tijolos de maconha prensada escondidos em várias partes do veículo Peugeot, de cor preta, placa NMV-2887.

Conforme explicou a delegada-adjunta do Departamento de Nacórticos, Wanda Moura, a pesagem da droga apreendida na madrugada é equivalente a 43 quilos. Logo após a apreensão dos entorpecentes, o veículo foi encaminhado para o Denarc, e vistoriado na manhã desta quinta-feira (26), onde foram encontrados mais três tijolos, somando-se ao todo 51 tijolos, que chega aproximadamente a 45 quilos de maconha.

Segundo a delegada, Vando relatou em seu depoimento que, eles estavam indo para a cidade de Santa Rita, e que entregaria a droga a um homem identificado apenas como Pedro. Pelo serviço, ele receberia uma quantia de R$ 800,00 para transportar o produto, e voltaria para São Luís em outro veículo.

Já o Diego afirmou que não sabia da droga, e que o automóvel que eles estavam conduzindo tem um mandado de busca e apreensão, e que o mesmo iria ficar em Santa Rita. Além da droga, foram apreendidos dois aparelhos celulares e uma quantia equivalente a R$ 1.170,00 em espécie.

A polícia ainda vai investigar a procedência do veículo e a participação de um terceiro indivíduo envolvido no tráfico de drogas. Diego Cantanhede Silva e Vando Almeida foram autuados por tráfico de drogas e associação ao tráfico, e encaminhados para o Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

(SSP)

Santa Inês perde um gênio da música






(Foto: Arquivo pessoal)
O estado do Maranhão perdeu um gênio da música. Gênio. Essa talvez seja a melhor definição - se é que Dico pode ser definido, já que dizem que quem define, limita. O Gênio Dico fez brotar a musicalidade do âmago dessa terra no Centro-Oeste Maranhense.

Raimundo Japhá Moreno, 77 anos, o nosso Dico Moreno, deixa órfão milhares de corações e ouvidos apurados. Ele morreu vítima de cirrose hepática na última segunda-feira, 23.

Dico lutava contra a doença e pela vida há dois anos e há três  meses o quadro clínico piorou. A revolta de quem acompanhou essa batalha desleal só não é maior do que a tristeza da viagem precoce do artista. 

Ouvi de artistas de Santa Inês lamentações a cerca de promessas de ajuda a Dico oriundas de empresários e vereadores. "A ajuda parte de velhos amigos que, por sinal, também precisam de apoio", disse um dos artistas-discípulos que acompanharam a carreira de Dico.

Para aqueles que, porventura, pensam: "Basta morrer para virar 'gênio'. Ou porque eu mesmo não fiz uma matéria sobre as dificuldades que enfrentava nosso músico, assumo aqui o meu erro e lamento profundamente. Mas, isso não diminui, em nada, o brilho do nosso gênio da música. Fui informado sobre as dificuldades porque passava o artista. Decidi, na última sexta-feira (20), fazer uma reportagem sobre o assunto na semana seguinte. Infelizmente Dico foi levado de nós antes que eu pudesse ter o prazer de entrevistá-lo.

Reproduzo abaixo um texto que conta um pouco da história de Dico e o que representa para santa Inês, o Maranhão e o País. O texto é de autoria de Valmir Colares e foi publicado no site do Jornal Agora Santa Inês.

O artista Dico Moreno

Por Valmir Colares

Dico Moreno nasceu em Santa Inês no dia 7 de outubro de 1934. Seus pais chegaram aqui lá pelos idos de 1920. Dico Moreno era casado com Dona Benta Gomes Moreno, pai de 7 filhos e 13 netos. Seu pai conheceu o primeiro músico de Santa Inês, o maestro José Menam, clarinetista e flautista, que fez moradia a partir do ano de 1925.

Dispondo de escassos recursos para a época, mas com persistência em formar uma cadeia de multiplicadores na arte de tocar, José Menam ensinou precursores da música santaineisense, como por exemplo Raimundo Góis Moreno (Dezinho), saxofonista este que por sua vez repassou tudo que aprendeu para o seu filho, o mestre, maestro da musicalidade Dico Moreno, apaixonado pelo som do instrumento. Anos depois, Dico Moreno montou sua primeira banda Musical “Japhar Tempo 5” e mais adiante o Grupo Som 6.

O genial Dico Moreno formou inúmeros e talentosos músicos espalhados por esse Brasil afora, com seus acordes sonantes. Dico também me ensinou os primeiros acordes. O velho poeta do som, o ultimo raio no poente, o velho profeta, de longa peregrinação, tal como sol, também se despediu de nos para tocar em nossos eternos corações na orquestra da saudade.

Jovem morre em acidente grave entre Santa Inês e Pindaré




Pablo Marinho não resistiu aos ferimentos 



Com informações do Blog Portal Pindaré

O corpo do jovem Pablo Marinho, 23 anos, está sendo velado na casa onde ele morava, localizada na rua do Correio, no centro da cidade de Pindaré. Durante toda a manhã desta quinta-feira, centenas de pessoas foram prestar as últimas homenagens ao jovem.

O corpo está sendo velado na cada da vítima, em Pindaré (Foto: Portal Pindaré)
O horário do sepultamento ainda não foi confirmado por que a família do jovem aguarda a chegada de outros parentes vindos de estados vizinhos.Sobre o Acidente


O acidente que vitimou Pablo Marinho aconteceu por volta das 21h00 dessa quarta-feira (25)
, na ponte da MA-320 que liga as cidades de Pindaré e Santa Inês.

Pablo voltava para casa - na garupa de uma motocicleta - de uma festa de aniversário realizada em Santa Inês. Ao passar pelo quebra-molas localizado a alguns metros da ponte que liga as duas cidades, o piloto perdeu o controle do veículo batendo na mureta da ponte. Os dois ocupantes da moto foram arremessados por cima da mureta, despencando de uma altura de cerca de 6 metros.


De acordo com as primeiras informações, tanto o condutor quanto o garupa estavam sem capacete.


Um pescador que chegou ao local minutos depois do acidente encontrou os dois caídos e desacordados. Pablo que teve cortes profundos na cabeça e no rosto, além de fraturar o pescoço, não resistiu aos ferimentos e morreu na hora.

Sobre o condutor da motocicleta, as primeiras informações são vagas. Especula-se que era um menor de idade que teria sido atendido no hospital Tomaz Martins, em Santa Inês, apenas com ferimentos leves. Outra versão é que quem pilotava a moto seria o pai desse menor. O certo é que quem pilotava teve apenas ferimentos leves.

Pablo Marinho deixa uma mulher gravida de 4 meses.

Divulgado gabarito da primeira etapa do concurso de Santa Inês


A Apoio Consultoria e a Prefeitura de Santa Inês divulgaram nessa quarta-feira (25) o gabarito preliminar das provas da primeira etapa do concurso público realizado em Santa Inês no último domingo, 22. Os gabaritos referem-se às provas de níveis fundamental e médio. Confira abaixo:



Assassinato de Décio Sá: 4 já estão presos




POR OSWALDO VIVIANI (JP)

A Polícia do Maranhão já prendeu quatro pessoas, sob a acusação de envolvimento no assassinato do jornalista e blogueiro Décio Sá.
A informação foi confirmada na manhã de hoje (26) ao Jornal Pequeno pelo secretário estadual de Segurança Pública, Aluísio Mendes, que preferiu não informar mais detalhes sobre as prisões.

O secretário (foto ao lado) afirmou que qualquer nome só será revelado à imprensa quando as investigações comprovarem a participação dos suspeitos no crime.

Décio Sá foi morto com seis tiros – quatro deles na cabeça – de pistola ponto 40 (de uso exclusivo da polícia), no fim da noite de segunda-feira (23), no bar Estrela do Mar, na Avenida Litorânea.

O secretário Aluísio Mendes também desmentiu, ao JP, notícia publicada hoje no jornal carioca O Globo, de que a polícia já teria identificado um ex-presidiário que seria comparsa do pistoleiro que assassinou Décio.
Segundo Mendes, a investigação ainda está na fase inicial, de ouvir depoimentos de testemunhas, confeccionar um retrato falado do pistoleiro e analisar as imagens de câmeras instaladas nos prédios próximos ao local em que o matador desceu da garupa da moto que lhe deu fuga e entrou num carro.
A polícia também aguarda o resultado de análise, por parte da Polícia Federal, das impressões digitais deixadas num carregador de munição que o criminoso deixou cair durante a subida numa duna da Litorânea.

“Também vamos poder localizar a origem da arma pelo número de série do carregador e identificar o lote de munição de onde saíram as balas que mataram o jornalista”, disse Mendes.

A polícia do Maranhão ainda não revelou se já há um suspeito de mandar executar Décio Sá, mas, segundo o secretário Aluísio Mendes, o crime foi “encomendado e meticulosamente planejado”.

Em seu blog, Décio Sá denunciava tanto casos de pistolagem e corrupção como também escrevia sobre a vida pessoal de vários políticos e personalidades maranhenses.

A polícia também tem sido subsidiada por um grande número de informações, recebidas diariamente pelo Disque Denúncia do Maranhão, que até a tarde de ontem (25) já havia contabilizado 27 ligações.

O serviço está oferecendo R$ 100 mil por pistas que levem aos autores do crime. A recompensa só é equiparada à oferecida pelo Disque Denúncia do Rio de Janeiro, no início dos anos 2000, na busca do traficante Fernandinho Beira-Mar, preso em 2002.

O assassinato de Décio Sá provocou manifestações de indignação de várias entidades jornalísticas – como a Associação Brasileira de Imprensa, a Repórteres Sem Fronteiras e o Sindicato dos Jornalistas de São Luís –, que cobraram a rigorosa apuração do caso e a aprovação no Congresso Nacional de projeto de lei que federaliza os crimes cometidos contra os profissionais de comunicação.

TJ condena ex-prefeito de Imperatriz por improbidade administrativa

25 de abril de 2012


TJMA
O ex-prefeito de Imperatriz, Jomar Fernandes, foi condenado nesta terça-feira (24) por improbidade administrativa em ação movida pelo município. A 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) suspendeu os direitos políticos de Fernandes por três anos e também o condenou a pagamento de multa equivalente a duas vezes a remuneração do cargo de prefeito e proibição de contratar com o poder público e receber incentivos pelo prazo de três anos. A decisão unânime reformou sentença anterior, julgada improcedente pela Justiça de 1º grau.

O relatório do recurso ajuizado pelo município informa que, em 2003, época em que Fernandes era prefeito, o município firmou convênio e recebeu verbas do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome para promover ações sociais e comunitárias para populações carentes. Acrescenta que não teria sido encontrada nenhuma documentação do desenvolvimento das atividades, nem cópia da prestação de contas.

A ação ajuizada em 2006 diz que a administração posterior à de Fernandes teria adotado providências para prestar contas, porém sem êxito, por alegada falta de documentos. Sustenta que, em razão disso, o município foi registrado em cadastro de inadimplentes.

O Ministério do Desenvolvimento Social registrou a inadimplência no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI), por não apresentação da prestação de contas. Foi instaurada tomada de contas especial, posteriormente encaminhada ao Tribunal de Contas da União (TCU).

A defesa do ex-prefeito sustentou que a verba do convênio teria sido utilizada para capacitar 950 líderes comunitários, em 2004, e que o Instituto Muito Especial teria prestado contas de seus gastos e atividades. Alega que os documentos sempre estiveram na prefeitura.

Prestação de contas – Na sessão desta terça, o desembargador Paulo Velten, que havia pedido mais tempo para analisar os autos (pedido de vista), apresentou seu voto e disse ter verificado no relatório de tomada de contas que, a rigor, não houve prestação de contas, por parte do ex-prefeito, do valor de R$ 462 mil.

Velten disse que o ex-prefeito demonstrou clara intenção em descumprir a obrigação de prestar contas do dinheiro recebido, razão pela qual considerou caracterizado o ato de improbidade. Os desembargadores Jaime Araújo (relator) e Anildes Cruz (revisora) adequaram seus votos ao entendimento do desembargador Paulo Velten. O parecer da Procuradoria Geral de Justiça foi pelo improvimento do recurso.

Perícia analisa cartucho com digitais do assassino de jornalista





Do G1 MA

A polícia aguarda o laudo da perícia para identificar as impressões digitais retiradas do pente da arma que o assassino do jornalista Décio Sá deixou cair na Avenida Litorânea, quando fugiu, depois de executá-lo, na última segunda-feira (23), em São Luís.

O pente da arma que teria sido utilizada no crime passa por uma análise química para oferecer um resultado ainda mais preciso. A partir disso, os policiais que investigam o assassinato irão consultar um banco de dados nacional de criminosos para identificar o atirador de Décio Sá.

Mais detalhes sobre investigações

Como parte das investigações, a polícia também analisa as imagens de circuito interno de casas e estabelecimentos comerciais da área por onde o assassino teria passado no dia do crime.

Três promotores de Justiça de São Luís, que integram o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), foi designado nesta terça-feira (24) para acompanhar as investigações do caso.

Sobre o crime

O jornalista Décio Sá foi morto com cinco tiros (anteriormente a perícia havia informado que o jornalista foi alvejado com seis tiros, informação corrigida pela Secretaria de Segurança Pública do Maranhão), na noite de segunda-feira (23), dentro de um bar na Avenida Litorânea, em São Luís. Ele tinha 42 anos e há 17 trabalhava na editoria de política do jornal "O Estado do Maranhão", do Sistema Mirante de Comunicação. Ele era autor de um dos blogs mais acessados do Maranhão. O jornalista deixa uma filha de 8 anos e a mulher grávida de dois meses.

O Disque-Denúncia está oferecendo uma recompensa de R$ 100 mil para quem passar informações que levem aos assassinos. Qualquer informação deve ser repassada pelos números (98) 3223-5800 , na capital, e 0300 313 5800 , no interior, sem a necessidade de identificação.

É FALSA a notícia da prisão do assassino de Décio Sá







Foi postada na rede social Facebook, no início da noite desta quarta-feira, 25, uma notícia sobre a prisão do suposto assassino do jornalista Décio Sá. Essa informação não foi confirmada. O Superintendente de Policia Civil para o Interior, Delegado Jair Paiva, negou a informação.
 De acordo com o blog do Louremar Fernandes, o secretário de Segurança Pública do Estado, Aluisio Mendes, também disse que a notícia da prisão não é verdadeira.


Veja o que foi publicado:
 
Assassino do Jornalista Décio Sá é encontrado em interior do Maranhão. O autor desse crime bárbaro foi encontrado em Pinheiro-MA, identificado como Francisco Barbosa de Asis confessou o crime e disse que recebeu a quantia de 6mil reais para executa-lo. Diversas denúncias anônimas ajudaram na identificação e na localização do suspeito. Ainda não há informações sobre o cúmplice que ajudou na fuga. A policia civil do Estado do Maranhão também prendeu 4 suspeitos encontrado próximo ao esconderijo de Francisco Barbosa e já está apurando diversas provas nas investigações dos acusados. As informações de Marília Rocha(nome fictício) foram determinantes para a localização do autor. A lavadeira de roupa que mora perto do local onde pegos os acusado preferiu não se identificar. Empresários amigos de Décio estão se organizando para lhe darem a recompensa no valor de 100 mil reais.

Cursos de qualificação em informática começam na segunda-feira, 30

Cetecma/Santa Inês
 Escolas de ensino médio das Unidades Regionais de Educação do Estado podem encaminhar seus estudantes para o curso de Qualificação em Informática, que será realizado nas 11 unidades do Centro de Capacitação Tecnológica do Maranhão (Cetecma) e está com inscrições abertas. As aulas começam na segunda-feira (30) e terão os seguintes módulos: digitação, Windows 7, Word 2007, Excel 2007, Power Point 2007, Access 2007 e internet.

As matrículas deverão ser feitas somente nos Cetecmas (Açailândia, Barra do Corda, Brejo, Carolina, Caxias, Codó, Imperatriz, Pedreiras, Pinheiro, Santa Inês e São Luís) até a sexta-feira (27). Os pré-requisitos para matrícula são: apresentar cópia da identidade, CPF, comprovante de residência e certificado de conclusão do ensino fundamental. Haverá turmas em diferentes horários, nos três turnos, de segunda a sexta-feira, em 12 turmas para cada Cetecma.
 

O curso terá as aulas ministradas por professores partindo dos estúdios da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec), sendo que em cada laboratório de informática dos Cetecmas haverá a presença de tutor para acompanhamento em sala de aula. O aluno receberá gratuitamente a apostila do curso. Ao todo são oferecidas 6.240 vagas nos laboratórios.



(Seduc)

Atemir Botelho representa municípios maranhenses em Seminário de Pesca realizado em Imperatriz







Imperatriz sediou durante todo o dia desta última segunda-feira (23), o I Seminário de Pesca e Aquicultura Familiar do Meio Norte, que reuniu presidentes de Federações e de Colônias de Pesca de quase todos os estados do Brasil. O evento foi promovido pela Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultuores – CNPA, com apoio do Ministério da Pesca e Aquicultura – MPA, da Força Sindical e da Frente Parlamentar da Pesca.

O Seminário teve como objetivo principal debater o processo de desenvolvimento da pesca artesanal e da aquicultura familiar nos aspectos organizacionais, da legislação previdenciária e das políticas de fomento. As palestras do ministro Marcelo Crivella; do secretário nacional da Previdência Social, Leonardo Rolim e de Abraão Lincoln, foram focadas em organização, legislação previdenciária e fomento.

No início da solenidade, na presença do prefeito Sebastião Madeira e do secretário de Estado de Aquicultura e Pesca, Cláudio Azevedo, que na ocasião representou a governadora Roseana Sarney; o ministro da Pesca, Marcelo Crivella, assinou convênios com sete prefeituras de 15 do estado do Maranhão, que receberão uma escavadeira hidráulica. Na ocasião foram contempladas as prefeituras de Alto Alegre do Pindaré, Icatu, Vargem Grande, Boa Vista do Gurupi, Matinha e Santo Antonio dos Lopes.

O prefeito de Alto Alegre do Pindaré, Atemir Botelho, que representou os prefeitos dos municípios contemplados disse que o Ministério da Pesca contemplou estes municípios, “os quais, certamente saberão aproveitar essas doações para que possamos fazer do estado do Maranhão um dos maiores produtores de pesca de todo o País”, profetizou o gestor.

O presidente da CNPA, Abraão Lincoln Ferreira da Cruz saudou de maneira especial os presidentes de 23 Federações de Pesca, além de dezenas de presidentes de Colônias de Pecadores dos estados do Maranhão, Pará e Tocantins, que se fizeram presentes com suas caravanas. Ele classificou como “novo tempo”, as ações desenvolvidas pelo ministro Marcelo Crivella, a frente do Ministério da Aquicultura e Pesca.

Para o presidente da Confederação Nacional “o pescador não ‘e mais tratado como um coitadinho, mas como um trabalhador que precisa de incentivo financeiro para que possa produzir e fortalecer a aqüicultura familiar”. De acordo com Abraão Lincoln as conquistas dos pescadores se devem ao esforço do Congresso Nacional, notadamente da Frente Parlamentar da Pesca que criou a Lei da Pesca e destacou emendas parlamentares que estão beneficiando pescadores de todo o país.

Conquistas 

Abraão Lincoln destacou ainda como conquista dos pescadores o benefício do seguro defeso para mulheres; o registro geral da pesca e o registro sindical perante o Ministério do Trabalho e Emprego. Garantiu que a CNPA vem lutando pela desburocratização das licenças ambientais para aquicultura, a facilitação de acesso a linha de créditos a desburocratização do programa de óleo diesel para pesca e o desenvolvimento de uma política voltada para o atendimento da saúde dos pescadores e pescadoras.

Por sua vez, o presidente da Frente Parlamentar da Pesca, na Câmara Federal, deputado Cleber Verde afirmou que, em parceria com os colegas deputados federais Davi Alves Silva Júnior e Zé Vieira destinaram emendas parlamentares na ordem de R$ 18 milhões para o setor pesqueiro do Maranhão. O líder do PRB no Maranhão observou que os equipamentos que estavam sendo entregues eram frutos dessas emendas “que muito beneficiarão o setor pesqueiro de nosso estado”, disse o deputado que foi endossado pelo Colega Davi Júnior.

Madeira fez um agradecimento especial ao ministro Marcelo Crivella, o qual, segundo ele, vem realizando um grande trabalho a frente do Ministério da Pesca; e o estendeu aos deputados federais Cleber Verde, Davi Alves Silva Júnior e Lourival Mendes, “que muito tem contribuído com suas ações na Câmara Federal”. Parabenizou também os prefeitos maranhenses que foram contemplados, cada um com uma escavadeira hiudraulica.
Fonte: suacidade.org

Polícia Civil elucida crime contra funcionária pública em São Luis




Imagem ilustrativa
Um trabalho de investigação realizado pelo 11º Distrito Policial do São Cristovão, com apoio da Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC), culminou na desarticulação e prisão do lavrador e vendedor de lanches José Augusto Ferreira da Silva, de 33 anos, natural de Pedreiras. Segundo a Polícia, José Augusto assassinou, juntamente com Thiago de Sousa, 26 anos, a funcionária pública federal Débora Rogéria Lobato da Silva, de 47 anos, em crime ocorrido no dia 6 de outubro de 2011 no Residencial Granada Bairro da Forquilha, em São Luís.

Conforme explicou a delegada Ludylena Sampaio Nascimento, titular do 11º DP do bairro São Cristovão, as investigações e levantamentos para elucidação do assassinato vinham sendo realizadas desde outubro de 2011, época em que a funcionária foi morta. “Solicitamos à Justiça que expedisse um mandado de prisão preventiva pelo latrocínio, já que tínhamos provas suficientes em desfavor de José Augusto comparsa de Thiago”, disse.

Conforme disse a delegada que investigou o latrocínio, o acusado, juntamente com Thiago, estava planejando o crime há bastante tempo na cidade de Pedreiras. Ludylena disse ainda, que o intuito da dupla não era somente matar e sim roubar os pertences da vítima que se encontravam na residência.

Investigações policiais apontavam ainda, que a montagem do plano de execução do crime foi feita de forma minuciosa e cautelosa, sendo que os dois alugaram até um veículo para ajudar. Dando continuidade aos levantamentos, a Polícia descobriu que Thiago de Sousa possuía um relacionamento com Débora Rogéria, fato esse que facilitou a entrada dos acusados na residência da vítima.

Sobre o crime

No dia 6 de outubro de 2011, os dois acusados, ao passarem um longo tempo planejando o crime, chegaram ao Residencial Granada no bairro da Forquilha. Depois da chegada, somente Thiago de Sousa, que possuía um relacionamento com a vítima, adentrou na casa, e em seguida, rendeu Débora amarrando seus pés e mãos com uma fita. Em seguida, José Augusto entrou no local e iniciou o crime de latrocínio em companhia de Thiago.

Com relação à morte da Funcionária Pública Federal, a delegada Ludylena Sampaio explicou que após ser completamente imobilizada, a vítima foi morta com uma facada na garganta. Durante o ato criminoso, os autores que já tinham arquitetado o crime de latrocínio, levaram vários pertences da vítima, como televisão, notebook, home theater, joias, máquina fotográfica, além de uma quantia em dinheiro.

Investigações e prisão

Uma equipe de investigadores do 11º DP e agentes da SPCC, coordenados pela delegada Ludylena Sampaio, conseguiram localizar e prender José Augusto, que estava escondido no bairro Engenho no município de Pedreiras, na última terça-feira (24). Ele foi transferido para São Luís para procedimentos cabíveis.

A detenção do acusado se deu em cumprimento de um mandado de prisão preventiva pelo crime de latrocínio expedido pelo Juiz José Ferreira Neto da 2ª Vara Criminal. Após a apresentação na delegacia, o latrocida foi encaminhado ao Centro de Triagem no complexo Penitenciário de Pedrinhas. 

(SSP)

Policia Civil prende em Olinda Nova do MA suspeito de assassinato em São Vicente Férrer



A Polícia Civil do Maranhão prendeu nesta quarta-feira (25), Elenílson Moraes Sirqueira, 21 anos, suspeito de cometer um homicídio que vitimou Jorge Costa Leite, 43 anos, no município de São Vicente Férrer, a 285 quilômetros de São Luis.

De acordo com informações policiais, Elenílson Moraes teria cometido um homicídio em 2011, no município de Olinda Nova do Maranhão. E em razão disso, estava foragido há quase um ano, e se escondeu na residência da irmã, no povoado Canta Galo, em São Vicente Férrer.

Foi expedido um mandado de prisão preventiva pelo crime de homicídio em desfavor do criminoso, pela Comarca de Matinha, que responde por Nova Olinda do Maranhão.

Segundo o delegado de São Vicente Férrer, Otto de Bismarque, na madrugada de segunda-feira (23), depois de saírem de uma festa, o homicida desferiu contra Jorge Costa oito facadas, sendo que seis foram no tórax, uma nas costas e outra no rosto, pois supostamente a vítima sabia de um crime anteriormente cometido pelo criminoso.

Elenílson Moraes Sirqueira foi preso na residência da irmã e, depois, encaminhado para a Delegacia de São Vicente Férrer, onde ficará à disposição da Justiça.



(SSP)

Corpos de jovens desaparecidos no ES são encontrados na Bahia






Os corpos dos cinco universitários desaparecidos há uma semana depois de saírem do Espírito Santo com destino à Bahia já foram resgatados dentro do Rio Mucuri, próximo à cidade homônima, e encaminhados ao Instituto Médico Legal de Teixeira de Freitas, ainda na Bahia, na madrugada desta quarta-feira (25). A ação foi concluída por volta das 3h, quando policiais e Bombeiros puxaram o veículo, localizado por volta das 20h, com o auxílio de um guincho.

A polícia inicia as investigações com a hipótese de acidente de trânsito por conta das condições do veículo, que teria ocorrido em uma curva, e dos cálculos de distância e frenagem realizados no local. Segundo a perícia inicial, os corpos são investigados como sendo os dos cinco jovens, restando apenas a constatação da perícia final, que só será realizada após o reconhecimento dos parentes dos universitários que são aguardados no IML, previsto para acontecer o mais breve.



Carro onde os jovens estavam foi encontrado no rio. Quatro corpos estavam dentro do carro, presos a cintos de segrança. O quinto corpo estava nas proximidades.

Resultado parcial de enquetes: Alto Alegre, Pindaré e Monção




Imagem meramente ilustrativa
As enquetes do 'Notas do Daniel Aguiar' sobre eleições 2012 nos municípios de Alto Alegre do Pindaré, Monção e Pindaré-Mirim serão encerradas no próximo dia 30, segunda-feira. Um resultado parcial revela que a disputa pela prefeitura de Pindaré-Mirim será acirrada. Henrique Salgado e Walber tem a preferência do eleitorado pindareense. Porém, o atual prefeito continua na frente, na enquete com 43.66%, contra Walber com 43.36%. Marcos do Banco surge com 6,49% dos votos.

Em Alto Alegre do Pindaré, Atemir Botelho mantém-se na dianteira (49.85%), com folga considerável em relação ao segundo colocado, André Fufuca (33.82%). Em último lugar aparece Luis Ferreira Cruz com 6,71%.

Quadro semelhante pode ser observado no caso do município de Monção. A atual prefeita Paulinha lidera a enquete desde que foi lançada com percentuais variando entre 40% e 50%. No momento da redação desta reportagem, Paulinha seguia na frente com 40,67%. Em segundo lugar aparece Queiroz com 30,58% e em terceiro Claudia Silva com 19,27% dos votos.

Eleitores indecisos, nas três situações apresentadas somam entre 2% e 3%.

Lembrando que as enquetes do Notas do Daniel Aguiar não se tratam de pesquisa eleitoral, mas de meros levantamentos de opiniões, sem controle de amostra, o qual não utiliza método científico para sua realização, dependendo, apenas, da participação espontânea do interessado.

No mais, este é o quadro atual, com informações colhidas às 14h00 desta quarta-feira, 25. Se você ainda não votou, participe!

Ex-prefeito de São João do Sóter condenado por apropriação e desvio de verbas federais




Ex-prefeito Clodomir Rocha.
(Foto: Itevaldo.com)
O Ministério Público Federal conseguiu junto ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) confirmar a condenação do ex-prefeito do município de São João do Sóter (MA), Clodomir Costa Rocha, por crime na gestão de recursos financeiros federais. A verba do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef) estava destinada à reforma de escolas do município.

Segundo relatório do TCU, a quase totalidade dos recursos do Fundef objeto da auditagem (período de janeiro a setembro de 2001) foi sacado diretamente pelos próprios gestores, através de cheques emitidos em favor da própria emitente/prefeitura, sem qualquer indicação explícita a cerca da finalidade dos recursos. O relatório indica ainda que, dos R$ 1.145.705,00 da receita do período, R$ 909.916,00 foram sacados nessas condições.

Essa mesma auditoria apontou a não realização de reformas previstas, indícios de montagem do processo licitatório das obras e a falta de correlação entre os pagamentos realizados e os saques da conta-corrente do Fundef.

A denúncia oferecida pela Procuradoria da República em Caxias foi recebida em 2006 pela subseção judiciária de Caxias, que condenou o ex-prefeito a pena restritiva de direito, prestação pecuniária no valor de dez salários mínimos e perda do cargo público, com inabilitação para o exercício de cargo ou função pública pelo prazo de cinco anos.

Após apelação interposta por Clodomir Rocha, na qual requereu sua absolvição, o TRF-1 considerou hábeis as provas para condenação do ex-prefeito, negando provimento ao recurso e mantendo a pena já sentenciada em primeira instância.

Como o ex-prefeito não tem mais direito a recurso, o MPF encaminhou à Justiça Federal petição de execução da pena, após o trânsito em julgado do acórdão publicado pelo TRF-1.

(MPF/MA)

SSP já tem imagem e nome de suposto assassino de Décio Sá







Do Jornal Pequeno, edição desta quarta-feira, 25
Via Blog do John Cutrim
Jornalista e blogueiro Décio Sá
A Secretaria de Segurança já tem o nome do principal suspeito do assassinato do jornalista e blogueiro Décio Sá, executado com seis tiros de pistola ponto 40, anteontem, à noite, no bar Estrela do Mar, na Avenida Litorânea. Desde o final da tarde passada, uma verdadeira caça está sendo empreendida ao suspeito.

A polícia chegou ao suspeito depois de conseguir imagens do circuito externo de um prédio localizado no Calhau, onde ficou estacionado o veículo que resgatou o executor logo depois que ele abandonou a moto usada no crime. As imagens levaram à foto de uma determinada pessoa que foi reconhecida por testemunhas com quase 90% de certeza.

Depois do morro – Depois de assassinar Décio Sá, o executor pegou a moto do outro lado da pista, em frente ao Estrela do Mar (bar conjugado com o Alternativa Beach) e foi deixado pelo executor antes do radar da Litorânea, para despistar a Polícia, que, baseada nas informações colhidas no local, diligenciaria à procura de duas pessoas numa moto.

Ao deixar a moto, o executor subiu um morro, passou por um grupo de evangélicos, deixou cair o carregador da pistola, e pegou o veículo que estava parado em frente a um edifício residencial, com circuitos interno e externo de câmeras. Essas imagens foram repassadas à polícia, que, a partir delas, chegou à foto do suspeito e levou para reconhecimento.

Uma fonte da Secretaria de Segurança garantiu ao Jornal Pequeno, ontem, à noite, que o suspeito número 1 foi reconhecido através da foto com quase 90% de certeza. E que a polícia já estava diligenciando no sentido de capturar o suspeito. Até o fechamento desta edição as buscas não haviam obtido sucesso.

Ex-lavrador maranhense torna-se famoso escritor e palestrante em SP






Evaldo Ribeiro fala para funcionários de renomadas empresas em SP  (Foto/Divulgação)
Com apenas o 4 ano do primário Evaldo Ribeiro saiu do interior do Maranhão com destino a São Paulo, com a cara e a coragem, em busca de um sonho, ser um comunicador de sucesso.


Filho de uma família muito humilde na qual a instrução passou longe de suas possibilidades, mas tem um dom de se comunicar que poucas pessoas estudadas possuem, uma curiosidade, ele trabalha na rádio 12 hs diariamente como operador de som e nos finais de semana cumpre uma concorrida agenda como palestrante motivacional dentro de renomadas empresas.


É simplesmente impressionante como Evaldo consegue entreter durante horas uma platéia com a sua famosa palestra-show "Motivando Vencedores". 

Evaldo já percorreu os quatro cantos do Brasil desenvolvendo palestras em empresas e convenções. Já lançou 4 cd´s motivacionais, cuja á vendagem ultrapassou a marca de 30 mil cópias. É autor do livro “Eu Creio Em Mim” lançado pela escritora Zibia Gaspareto que através de sua editora investiu alto no talento do jovem e, atualmente, Evaldo está lançando o seu mais novo trabalho, O CD "O Segredo da Águia" que trás uma série de mensagens motivacionais gravadas na voz do famoso locutor de campanhas publicitárias Antonio Viviani e com a trilha sonora do renomado músico Aurio Corrá. 


Empreendedor Evaldo fez inúmeros cursos de oratória com os mais respeitados professores dessa área em busca de conhecimento, e com o sucesso que alcançou com suas palestras o ex-agricultor acumula hoje um considerável patrimônio investido em bois de corte em sua terra natal onde adquiriu uma fazenda no município de Matões - MA. Apresenta aos domingos as 18.30 hs o programa "Motivando Vencedores" na Rádio Mundial no qual transmite as suas palestras-shows gravadas dentro das empresas que o contratam como palestrante.

Dia 20 de Maio Evaldo deste ano irá gravar o seu primeiro DVD intitulado "O Dom de Fazer Rir" em um evento especialemente organizado para produzir a obra, reunindoo cerca de 600 pessoas no auditório do Templo "Ciência da Felicidade" que fica localizado no bairro da Vila Mariana em SP.

Telefonemas e imagens gravadas podem levar ao matador de Décio Sá

24 de abril de 2012




O Disque Denúncia havia recebido, até o início da noite de terça-feira (24), pelo menos 10 telefonemas dando informações que podem ajudar na elucidação do assassinato de Décio Sá.  O jornalista e blogueiro foi executado em um bar na avenida Litorânea no fim da noite da última segunda-feira, 23.

De acordo com o blog do Luis Cardosos, empresários juntaram uma quantia de R$ 100 mil que será doada a quem apontar o matador do profissional da imprensa maranhense. O secretário de Segurança Pública, Alusio Mendes, garantiu que os informantes terão o sigilo preservado.

Mendes informou ainda, em entrevista coletiva, que imagens filmadas por sistema de monitoramento eletrônico de casas próximas onde um veículo aguardava o matador estão sendo recolhidas. Imagens de câmeras de trânsito também foram recolhidas pela polícia para análise.

Placas da moto e traços físicos dos bandidos foram fornecidos por testemunhas. Segundo um garçom do restaurante onde Décio Sá foi executado, o bandido tem pele morena.

Alarme falso

Na tarde desta terça-feira (24) uma informação equivocada sobre a prisão de quatro homens que estariam ligados ao assassinato do jornalista deixou muita gente eufórica. A informação não foi confirmada. Os homens foram realmente detidos, mas o motivo nada tem a ver com com o crime brutal ocorrido na noite de terça.

Os policiais de SEIC concluíram no fim da tarde de hoje (24) que as quatro pessoas presas nas proximidades do Posto de Pedrinhas, na BR 135, são suspeitos de cometerem outro crime: a saidinha de banco.

não tem nenhuma relação com o assassinato do jornalista Décio Sá, executado ontem em um restaurante da avenida Litorânea, por volta das 23h.

Um dos homens, um policial militar reformado, portava uma pistola calibre 0.40, com 20 munições e mesmas caraterísticas da arma que matou Décio Sá, além de R$ 2,446 em dinheiro.

Eles foram encaminhados para o 12º Distrito Policial, no bairro do Maracanã e posteriormente para a SEIC.

Após as investigações ficou comprovado que os quatro são suspeitos de participação em uma saidinha de banco na cidade de Bacabeira.

E o Núcleo Regional de Defensoria Pública de Santa Inês? Sai ou não sai?





 Aldy Mello Filho fala sobre os avanços e desafios da DPE durante posse de novos membros da carreira (Foto/Divulgação)
A democratização do acesso à Justiça no Maranhão ganhou reforço com a posse de 33 novos defensores públicos, aprovados no último concurso realizado pela instituição em 2011. A solenidade, ocorrida na noite de segunda-feira (23), no Teatro Arthur Azevedo, foi presidida pelo defensor geral do Estado, Aldy Mello Filho, e contou com a presença da procuradora geral do Estado, Helena Maria Haickel, representando a governadora Roseana Sarney; do secretário de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplan), Fábio Gondim; da vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MA), Valéria Lauande; entre outras autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário, além de representantes da sociedade civil.

E a Regional de Santa Inês?

Com a posse, a Defensoria Pública do Estado passa a contar agora com 110 defensores públicos, garantindo o reforço na atuação institucional, com foco nas áreas criminal e execução penal. O processo de interiorização da DPE no estado também ganhará força com o aumento do número de defensores, dando continuidade à implantação de núcleos regionais, que já estão em processo de estruturação nas cidades de Chapadinha, Santa Inês, Barra do Corda, Viana, Zé Doca, Alcântara, Vargem Grande e Bom Jardim.

Desejando sucesso aos novos membros da carreira, Aldy Mello Filho lembrou que pela primeira vez na história a Defensoria Estadual empossa em único ato mais de 30 defensores públicos, após 17 anos sem a criação de um único cargo na carreira.

“Ao defensor compete buscar a pacificação social, priorizando a via conciliatória em detrimento da jurisdicional, bem como promover o empoderamento popular através de ações voltadas à educação para a cidadania”, assinalou o defensor geral. Ele chamou a atenção para o crescimento experimentado pela DPE nos últimos dois anos, resultado do apoio dado pelo governo Roseana Sarney e parceria firmada com o Poder Legislativo. “Investir em Defensoria Pública e nos seus profissionais significa investir em um dos mais importantes instrumentos constitucionais de prevenção de litígios, de combate à criminalidade, de efetivação de direitos e de redução de desigualdades”, enfatizou.

Em seu discurso, Helena Maria Haickel destacou a importância do papel da Defensoria Pública. “Esse é, sem dúvida, um momento ímpar na história do Maranhão porque servirá para consolidar a necessária atenção na assistência jurídica aos necessitados, com a ampliação do número de defensores”, afirmou. Para o secretário Fábio Gondim é com o espírito aguerrido que os novos defensores públicos devem assumir os seus cargos, ajudando a contribuir com a missão de reduzir as desigualdades do estado, que se encontra em franco processo de crescimento.

“A Defensoria está levando a cidadania e a Justiça para o Maranhão, que é um dos estados mais promissores do país, com a previsão de investir, nos próximos três anos, R$ 100 bilhões, o que significará um impacto vigoroso na nossa economia. Por isso, neste momento que vivemos, a atuação dos novos defensores se torna ainda mais importante para alcançarmos a tão almejada transformação social que temos como desafio para os próximos anos”, ressaltou Gondim.

Marcos César da Silva Fort, representando os empossados, falou sobre o orgulho de integrar os quadros da Defensoria Estadual e a responsabilidade e os desafios de levar justiça, cidadania e esperança aos necessitados. “A Defensoria Pública é um órgão que alimenta e é alimentado de esperanças. Dedicar-se à carreira de defensor público é uma profissão de fé. Não se pode aspirar ao cargo se não tiver esperança em melhoria social. Só anseia ser defensor quem não pretende fechar os olhos para a dura realidade daqueles que são esquecidos pela sociedade”, relatou.

Curso de formação

Nesta terça-feira (24), teve início o III Curso de Formação de Defensores, às 9h, no auditório da Defensoria Pública do Estado. A capacitação tem como objetivo apresentar a Instituição aos 33 defensores públicos do estado recém-empossados.

O defensor geral deu as boas vindas aos novos membros da carreira e destacou os avanços e desafios da Defensoria Pública do Estado. No primeiro dia do curso, que se estende até quarta-feira (2), eles puderam conhecer a estrutura da instituição, apresentada pela subdefensora Mariana Albano de Almeida e o papel da Corregedoria na estrutura da DPE, com a corregedora geral, Fabíola Barros. A programação contará, ainda, com palestras de profissionais de outras áreas jurídicas, além de práticas de atendimento.

Fonte: DPE/MA

Polícia Civil apreende armas, munições e produtos químicos




(Imagem meramente ilustrativa)
 Uma ação da Polícia Civil, da cidade de Codó, durante a manhã desta terça-feira (24), resultou na apreensão de dois revólveres calibre 32; quatro munições calibre 12; oito munições calibre 32; além de um vidro de Clorofórmio, substância usada para diluir em entorpecentes.

De acordo com o delegado Rômulo Vasconcelos, da Regional de Codó, informações chegadas à Polícia Civil, revelaram que um homem identificado como Jorge Henrique Machado Ramos, 25 anos, natural do município de Dom Pedro, havia efetuado alguns disparos em via pública, causando pânico nos moradores da localidade.

Ainda segundo o Regional, com base em alguns levantamentos, a polícia conseguiu tomar conhecimento que Jorge Henrique, atualmente morador da cidade de Codó, também tinha uma forte ligação envolvendo o crime de tráfico de entorpecentes na região.

“O acusado veio com destino a cidade de Codó para dar início a um forte comércio de drogas na região. Nós não prendemos o acusado mas, a polícia conseguiu desarticular o local onde se concentrava a venda do material, e efetuar a apreensão das armas e munições”, disse Rômulo Vasconcelos.

Ação da polícia

Os investigadores da Regional de Codó receberam informações de que o acusado estaria numa residência de sua propriedade, localizada na Rua Padre Alteredo, no Bairro Nova Jerusalém, comercializando drogas e portando algumas armas.

Segundo informações, a Polícia Civil chegou a casa de Jorge Henrique por volta das 5hs da manhã, mas, ele já havia saído. Na residência, a polícia apreendeu todo o material e levou para Delegacia competente.

Com relação a Jorge Henrique Machado Ramos que ainda se encontra foragido, o delegado explicou que já existe uma linha de investigação para efetuar a detenção do mesmo.

Fonte: SSP

Pio XII: Educadores decidem pela continuidade da greve





Educadores iniciaram a greve no último dia 17
Em assembleia realizada na manhã desta terça-feira (24), os educadores da rede municipal de ensino de Pio XII decidiram continuar a greve geral da categoria iniciada no último dia 17. 

A secretária de educação de Pio XII, Meirelene Froes, enviou à direção do Sinproesemma (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão), uma planilha em que tenta provar que não é possível dar o aumento reivindicado pelos grevistas. No entanto, a categoria rechaçou a planilha, por considerar que ela não prova os gastos que afirma ter.

Meirelene Froes se comprometeu também a enviar à assembleia a relação de funcionários contratados sem processo seletivo, contudo, até o final da reunião a lista não chegou ao conhecimento dos educadores.

Depois da assembleia, a categoria saiu em passeata pelas ruas da cidade. Para amanhã, estão previstas mobilizações e piquetes nas escolas que estão com funcionários contratados trabalhando.

Comando de greve deve exigir negociações públicas

Em duas oportunidades, a direção do Sinproesemma se reuniu com a secretária de educação, tendo como local de reunião a própria casa da secretária. A primeira reunião contou inclusive com a presença do prefeito de Pio XII, Mundiquinho Batalha.

Uma greve exige negociações públicas e transparentes e, consequentemente, lugares públicos para se reunir e negociar. Casa de secretária e de prefeito não é lugar apropriado para se fazer negociações coletivas, que envolvem o destino de toda uma categoria profissional. Lugares públicos (sede do sindicato, secretaria de educação) servem para negociações; lugares privados (casa de secretários, casa de prefeito) servem para negociatas.

Conheça as reivindicações dos grevistas:

Editado por Daniel Aguiar
Via Notícias de Pio XII

Autoridades políticas lamentam morte de Décio Sá






O presidente do Senado, José Sarney - que teve alta nesta terça (24) do Hospital Sírio-Libanês - emitiu comunicado oficial sobre a morte do jornalista Décio Sá. Sarney elogiou o trabalho do jornalista, salientando que suas reportagens investigativas "a muitos incomodavam", mas garantiam ao repórter um "espaço único no cenário jornalístico".

Esse crime hediondo, brutal e cruel tem que ser desvendado para punir os culpados e despertar, cada vez mais, a consciência para a proteção e o respeito à liberdade de imprensa. Seu assassinato, além de uma atrocidade, é um atento à democracia", afirmou o político.

Vianey Bringel
Por meio do Facebook, a deputada estadual Vianey Bringel (PMDB) lamentou profundamente o assassinato brutal de Décio Sá e manifestou pesar pela morte do jornalista e blogueiro. Para a parlamentar, o crime foi uma clara tentativa de calar ou, ao menos, intimidar a imprensa maranhense. 

Vianey Bringel: "Todo o meu sentimento à família do talentoso e corajoso jornalista Decio. Que Deus conforte o coração dos familiares e amigos... E que possam encontrar esses criminosos, a morte do jornalista não pode ficar impune, nao se pode calar a imprensa..."

Hildo Rocha

O secretário de Articulação Política do Governo do Estado, Hildo Rocha, chamou Décio Sá de "combativo jornalista" e continuou afirmando que o assassinato"é um insulto a sociedade maranhense. Foi um crime covarde e brutal."




Para o secretário de Saúde do Maranhão, Ricardo Murad, "esse crime foi de encomenda, executado por pistoleiros frios, covardes e pagos - é um tributo à sua memória que nunca será esquecida."



Segundo o deputado federal Ribamar Alves (PSB), "esse crime não somente cometido à pessoa do Décio Sá, mas reputo que foi um atentado contra a imprensa e aos jornalistas, que com coragem e destemor exercem a sua nobre profissão.


Ribamar Alves
O deputado federal Simplicio Araújo disse que "
A polícia tem a obrigação moral de desvendar este crime."



Para o Ministro Gastão Vieira,"a liberdade de imprensa deve ser preservada como uma ferramenta fundamental da democracia."


O presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo (PMDB), em nome de toda a Casa, também lamentou a morte do jornalista, assassinado na noite da última segunda-feira (23), na Avenida Litorânea.

Leia a nota na íntegra:

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa externa seu pesar pelo trágico e abrupto assassinato do jornalista Décio Sá, ocorrido na noite de ontem, dia 23, na Avenida Litorânea. O Maranhão se sente sumamente abalado pela infausta notícia e do falecimento deste profissional da imprensa que trabalhava no Jornal O Estado do Maranhão e era também titular dos blogs mais acessados pelos nossos leitores maranhenses. Toda a sociedade espera das autoridades constituídas a pronta apuração do episódio e a punição exemplar do culpado. A Assembleia se solidariza com a família enlutada neste momento de sofrimento enviando-lhe sinceras condolências em nome dos parlamentares e dos funcionários desta Casa. Peço que todos se postem de pé para que prestemos um minuto de silêncio a este profissional que trabalhou tantos anos ao nosso lado.

Corpo de Décio Sá será enterrado no Jardim da Paz





Do Blog do Luis Cardoso

O corpo do jornalista Décio Sá, morto na noite desta segunda -feira (23) em um restaurante na Avenida Litorânea, está sendo velado no Pax União que fica na Rua Grande no Centro. Por lá é grande a movimentação de amigos, colegas jornalistas, políticos e admiradores.

O enterro está marcado para às 16h no Cemitério Jardim da Paz, na Estrada de Ribamar. A família, inconformada, pede ajuda das pessoas que possam contribuir copm informações, e empenho das autoridades para elucidar o crime.

O serviço de inteligência da polícia trabalha na pista dos executores do jornalista. A placa de uma da moto utilizada pelos bandidos, já é conhecida pela polícia.

Décio Sá deixa uma filha de oito anos, a mulher grávida de dois meses, familiares e amigos consternados com sua partida de forma bruta e violenta. Foram cinco tiros sem a menor chance de defesa.

PF vai auxiliar polícia do MA nas investigações do assassinato de Décio Sá




Do Blog do Gilberto Léda

A Polícia Federal deve auxiliar os homens da Polícia Civil do Estado do Maranhão nas investigações do assassinato do jornalista e blogueiro Décio Sá, 42, executado na noite de ontem (23) no Bar Estrela do Mar, na Avenida Litorânea.

De acordo com as primeiras informações colhidas pelo blog, especialistas da PF devem ajudar na produção de um retrato falado do assassino. Além disso, federais devem atuar em conjunto com os civis nas investigações para determinar, além do autor, o mentor intelectual do crime.

O primeiro avanço é a identificação da placa da motocicleta utilizada pelo pistoleiro – o número foi anotado por testemunhas oculares e já repassado à polícia. Já se sabe também que a rama utilizada para o crime foi uma pistola 0.40, de uso exclusivo das polícias Civil e Militar.

Ainda na madrugada desta terça-feira (24), a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) emitiu nota oficial em que “lamenta o ocorrido e repudia a ação bárbara e cruel”. “Homens da Superintendência de Investigações Criminais e da Delegacia de Homicídios já iniciaram as averiguações para prender os criminosos”, diz o comunicado.

O delegado Gutemberg Carvalho Rêgo, acredita que a execução ocorreu “por encomenda”. Acreditamos que tenha sido crime por encomenda, até pelo próprio calibre da arma, que é calibre 40, privativo da polícia. O fato de a pessoa ter agido com o apoio de outra, ter entrado até o fundo do bar, ido ao banheiro, esperado ele retornar e disparar contra a vítima seis tiros, sem dar chance dele escapar, tudo isso indica de que o crime tenha sido premeditado”, afirmou o delegado, ainda durante a madrugada, no Plantão Central.

Para ele, o próprio blog do jornalista pode conter informações cruciais sobre o caso. “O blog pode ser uma boa pista. Temos o celular da vítima também. Vamos analisar tudo com calma para chegarmos aos autores do assassinato”, frisou.

O crime

Décio Sá estava na redação do jornal O Estado do MA até por volta das 23h. De lá, combinou de encontrar-se com o colega Luís Cardoso no restaurante Dona Maria, mas acabou passando na Litorânea antes, para comer uma caranguejada.

Já no Bar Estrela do Mar, ligou para o pré-candidato a vereador Fábio Câmara (PMDB), convidando-o para lhe fazer companhia. Logo depois, conversou, também por telefone, com o vice-prefeito de Barra do Corda, Aristides Milhomem.

Essa ligação ele nem sequer terminou.

O pistoleiro chegou em uma moto, desceu e entrou no bar. Décio estava de costas para a rua e, para ter certeza de que se tratava mesmo do alvo, o assassino passou em direção ao banheiro. Certificou-se de que era o jornalista que ali estava ao telefone, voltou e desferiu seis tiros à queima-roupa – quatro na cabeça e dois na região das costelas.

Funcionários do bar ainda ligaram para o SAMU, mas Décio Sá morreu na hora.

A imprensa está de luto!

PV de Raposa vai bater de frente com Roseana Sarney



Do blog do Luis Pablo
Na carona de suposta decisão estadual, o Partido Verde da Raposa quer mesmo apoiar a pré-candidata Talita Laci que faz parte do PCdoB do comunista Flávio Dino, principal adversário do grupo do Governo do Maranhão.

Controlado pelo deputado Sarney Filho, irmão da governadora, o PV talvez seja o único partido de apoio a Roseana Sarney que não compreenda a importância da unidade para fazer o maior número de prefeitos no Estado, para o projeto do governo em 2014.

Presidente do Diretório Municipal do PV da Raposa, Frank Neto que foi o responsável de entregar o partido ao grupo de oposição a Roseana, talvez esteja recebendo orientação de alguém da base governista que estaria jogando contra o grupo do governo.

O PV, como se sabe, é aliado nas benesses, mas se recusa a participar de projetos futuros de seu aliado. Todos se manifestaram favoráveis à escolha de Roseana nos municípios do Maranhão. Menos o PV de Sarney Filho, que parece conspirar contra a irmã e leva consigo outros parlamentares.
 

Fale com o blogueiro

- Daniel Aguiar -
WhatsApp: (98) 9 8256 6682
Email: danielaguiarpereira@gmail.com

O que você procura?

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WhatsApp do 7º BPM/Pindaré

WhatsApp do 7º BPM/Pindaré

OPORTUNIDADES

Tags