PUBLICAÇÕES RECENTES

Santa Inês: Homologadas candidaturas de Nono e Sousa Neto

30 de junho de 2012






 


Milhares de pessoas acompanharam a convenção do PMDB, DEM, PTN, PSD, PSC, PHS, PMN e PSL realizada na tarde e início da noite deste sábado (30). O ginásio de esportes João Cambinha estava lotado. 

Milhares de pessoas acompanharam a convenção (Foto: Daniel Aguiar)
As candidaturas de Nono e Sousa Neto foram homologadas sob aclamação da multidão que acompanhava o evento. Também foram confirmadas dezenas de candidaturas a vereador pelas coligações que formam o grupão da situação. 

A vereador e candidata à reeleição, Creusa da Caixa, também participou do evento
O Secretario de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes), o engenheiro civil Fernando Fialho, representou a governadora Roseana Sarney na convenção. "Vim trazer o carinho da governadora Roseana", disse Fialho e continuou: "Santa Inês está em boas mãos e vai continuar em boas mãos com Nono e Sousa Neto".

Secretário Fernando Fialho representou a governadora Roseana Sarney na convenção
Também participaram do evento a deputada estadual e primeira dama de Santa Inês, Vianey Bringel, prefeitos, ex-prefeitos e candidatos a prefeito de cidades da Região do vale do Pindaré. Para Dr. Neto, candidato a prefeito de Tufilândia, "Nono é sim o mais bem preparado para administrar Santa Inês a partir de 2013".

Para Dr. Neto (à direita) Nono é o candidato mais preparado
O secretário estadual de Saúde, Ricardo Murad, esteve em santa Inês pela manhã e não pode ficar na cidade até o horário da convenção. Murad gravou um vídeo manifestando total apoio à candidatura do empresário Nono Ferreira. "Tenho certeza que Santa Inês vai dar uma retumbante vitória a Nono e Sousa Neto", afirmou o secretário por meio de vídeo.

Ricardo Murad e Sousa Neto gravaram mensagens em vídeo
Outra ausência lamentada pelo público foi a de Sousa Neto. O candidato a vice-prefeito de Santa Inês também gravou um vídeo que, assim como o de Ricardo Murad, foi transmitido em telão para a multidão. Sousa Neto justificou a ausência informando aos presentes que a  esposa deu à luz o seu primeiro filho e por isso teve que se ausentar.  Na mensagem, Neto incitou a multidão a entrar em campo e multiplicar os votos. "Vamos à luta! Não pude estar aí com vocês hoje, mas meu coração está aí!", finalizou.

Dezenas de candidatos a vereador apresentaram-se ao público com breves mensagens.

O enfermeiro e candidato a vereador Victor Thágore (PMN) participou do evento
O ex-pré-candidato a prefeito, Luis Elouf (PMN) oficializou a união com o o grupo da situação durante a convenção deste sábado. Para Elouf, Nono deve enfatizar as carências das comunidades. Apesar dos esforço de Bringel, muitas coisas ainda precisam ser feitas". 

Luis Elouf (PMN)
Durante todo o evento, manifestações de carinho partiam da platéia, atenta e visivelmente envolvida com todo esse processo de pré-campanha. 

Roberth Bringel: "A caminhada é árdua" (Foto: Daniel Aguiar)
Roberth Bringel, atual prefeito de Santa Inês, protagonizou um dos discursos mais aplaudidos durante a festa político-partidária. "A caminhada é árdua. Precisamos que todos aqui sejam multiplicadores de votos, porque tem gente aí que diz que já ganhou a eleição. Já ouvi isso certa vez e o resultado não foi bem o que eles esperavam", disse Bringel.

O prefeito falou ainda do quão preparado está o candidato apontado por ele para sucede-lo a partir de janeiro de 2013. "Quero poder dizer, orgulhoso, daqui a quatro anos, que Nono fez mais do que eu", disparou com veemência e finalizou: "Já disse ao Nono: Não quero secretaria, não quero cargo. Quero apenas, Nono, que você seja um bom prefeito para esta cidade"

Vianey Bringel declarou apoio às candidaturas de Nono e Sousa Neto
Vianey Bringel (PMDB) também declarou total apoio à candidatura de Nono e disse que "Santa Inês deve continuar crescendo e se desenvolvendo".

O candidato a prefeito de Santa Inês pelo PMDB falou por cerca de 20 minutos. O suficiente para levantar a multidão que disputava cada centímetro da quadra e das arquibancadas do ginásio. Nono Ferreira, ao lado da esposa Isabel Ferreira, do prefeito Roberth Bringel e da deputada Vianey Bringel falou, entre outras coisas, sobre o projeto de governo preparado para o município. Educação, saúde e infraestruturas urbana e rural foram alguns dos pontos destacados pelo candidato. "O projeto não é meu. O projeto é do povo de Santa Inês. Nossa caminhada começa hoje. Aqui está um homem que acorda às 4 da manhã  todos os dias e só vai dormir depois de cumprir todas as suas responsabilidades", disse Nono.

                                                                      (Foto: Daniel Aguiar)
Um dos pontos altos do discurso, quando o candidato falou sobre o apoio irrestrito da família, Nono não conteve as lágrimas. Dezenas de pessoas que acompanhavam atentos também choraram ao ouvir o candidato falar que sua base, em todas as ocasiões, é a família. 
Momento em que Nono, a esposa Isabel Ferreira e a filha Thynara Ferreira
abraçavam-se sem conter as lágrimas
O discurso terminou sob aplausos calorosos de uma platéia de pé, empunhando bandeiras que tremulavam incessantemente. 

CLAUDIA SILVA CONFIRMA CANDIDATURA PRÓPRIA PARA A PREFEITURA DE MONÇÃO




Segundo a ex-primeira dama de Monção, Cáudia Silva, a população monçonense tem demonstrado apoio total a candidatura do seu nome para prefeita do município e a decisão de concorrer as próximas eleições foi homologada neste sábado (30) durante convenção  realizada no sindicato dos trabalhadores rurais de Monção. O candidato a vice-prefeito é Marcos Aurélio (PSD) vereador de um mandato e ex-secretario de infraestrutura do município.

Participaram da convenção candidatos a vereador, presidentes de partidos aliados, filiados e simpatizantes do grupo, além dos deputados estaduais André Fufuca e Rogério Cafeteira.

De acordo com ex-prefeito e presidente do (PMDB) de Monção, Henrique Silva, a candidatura de Claudia e Marcos Aurélio recebe apoio de várias lideranças politicas em todo o estado, inclusive do deputado Federal Valdir Maranhão e da Governadora Roseana Sarney,  além de lideranças municipais e de quatro vereadores dos nove que compõe a câmara do município: Josivaldo (PMDB), Marcos Aurélio (PSD), Alexandre Gaspar (PSB) e Gilberto Junior (PSD)

Sobre a pesquisa divulgada no município na última semana
(Clique aqui e veja texto: Jesiel surpreende em pesquisa), Claudia disse que a população de Monção é inteligente e sabe que nesses períodos os adversários políticos fazem de tudo pra tentar confundir a cabeça do eleitor.

A candidata a prefeita enviou ao Notas do Daniel Aguiar o resultado de outra pesquisa, realizada em maio deste ano por um instituto de São Luis. A pesquisa ouviu pouco mais de 900 pessoas e, em um cenário entre três candidatos, Claudia Silva estaria com mais de 21 pontos percentuais a frente candidato apoiado pela prefeita Paulinha, Jesiel, e a apenas 4 pontos do candidato Queiróz.

Em outro cenário com apenas dois candidatos, Claudia Silva estaria a menos de 1% de diferença em relação a Queiroz.

A pesquisa a que se refere a candidata Cláudia não foi registrada no TRE e, por isso, os números não podem ser divulgados.



Milhares de pessoas participam da convenção do PRTB em Alto Alegre







Do Blog do Alto
A Convenção do PRTB e partidos aliados, que registrou a presença de milhares de pessoas numa clara manifestação de total apoio ao Prefeito Atemir, foi realizada na quinta-feira (28) na nova Quadra Poliesportiva, em frente ao Ginásio Municipal de Esportes “Francisco Godinho”. Na ocasião, a Coligação “Trabalho e Respeito, o Progresso Deve Continuar” apresentou 41 nomes para disputar as 11 cadeiras da Câmara de Vereadores. Além de confirmar os nomes do Prefeito Atemir Botelho e seu vice, Edésio, como candidatos a reeleição para a Prefeitura Municipal.

Na abertura da Convenção, o Vice Presidente do PT estadual, Augusto Lobato, falou para o público que lotou a Quadra de Esportes: “O PT estadual apoia a candidatura de Atemir para que ele, junto com o povo, possa continuar as mudanças desta Cidade. Ele teve 4 anos e mostrou trabalho, e terá mais 4 para ampliar este trabalho. Essa eleição vai ser difícil, mas nosso companheiro Atemir será reeleito”. O Presidente Estadual do PRTB, João Câncio, também esteve presente e destacou a satisfação dos alto-alegrenses com o trabalho do Prefeito.”Cada vez que venho aqui, vejo o povo mais feliz, mas alegre. O povo gosta do seu gestor”, disse o Presidente.

Vereadores, vice-prefeito e pré-candidato a prefeito de Tufilândia, Dr. Neto, também vieram participar do evento, além do Presidente do PR de Santa Luzia, Arnaldo Siqueira. A Convenção contou, ainda, com a presença do Deputado Federal Cleber Verde (PR), que declarou apoio à candidatura de Atemir Botelho, na certeza de sua reeleição, afirmando que vai tirar licença para acompanhar de perto esta campanha.

“Vamos continuar lutando e sonhando por um Alto Alegre do Pindaré ainda melhor e mais livre para todos”, disse Atemir

No discurso de encerramento da Convenção, o Prefeito Atemir Botelho falou das inúmeras realizações à frente do Município de Alto Alegre do Pindaré. O Prefeito falou, também, das perseguições promovidas pelo grupo da oposição, que permanece insatisfeito com a derrota das urnas. ”Hoje Alto Alegre tem um Prefeito trabalhador e respeitador, que busca dar oportunidades a todos”, disse o Prefeito.Atemir falou, ainda, da relação do Município com o Governo do Estado; e lamentou a falta de compromisso do Deputado Estadual, André Fufuca que, sendo filho desta terra e tendo sido eleito por ela, não se preocupa em trazer recursos para Alto Alegre; O Prefeito agradeceu a parceria do Deputado Estadual Stênio Rezende que, nessa gestão, já colaborou com quase 3 milhões de reais em emendas parlamentares para Alto Alegre do Pindaré. Atemir finalizou seu discurso confiante na vitória, porém sem subestimar seus adversários. “Vamos continuar lutando e sonhando por um Alto Alegre do Pindaré ainda melhor e mais livre para todos”, disse.

Os partidos que compõem a Coligação para essa eleição são de grande representatividade no Município: PR, PRB, PSC, PT, PDT, PMN, Dem, PRP, PSB e PC do B, além do partido do Prefeito, PRTB.

Propaganda eleitoral na TV começa dia 21 de agosto








Com informações do Blog do JP 
Apenas sete cidades do Maranhão podem exibir propaganda eleitoral gratuita na televisão: São Luis, São José de Ribamar, Balsas, Codó, Imperatriz, Santa Inês e Timon.

São os únicos municípios onde há emissoras de TV com outorga concedida para a geração de programas.

Nas demais cidades do Estado, as emissoras de televisão são meras repetidoras. Ao rigor da lei das telecomunicações não poderiam gerar programas ao vivo, embora o façam.

O juiz eleitoral de cada cidade tem o poder discricionário de autorizar ou não a propaganda na TV, nos locais onde não exista emissora outorgada. O que ocorreu em algumas cidades do interior do estado em pleitos passados.

A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV começa no dia 21 de agosto.


Multidão participa da Noite Folclórica da Rua da Bacabeira






Rua da Bacabeira lotada durante Noite Folclórica
Milhares de pessoas participaram da tradicional noite folclórica da rua da Bacabeira, em Santa Inês, na última quinta-feira, 28. Conhecida como "Boi do Orlando" (por causa do nome do criador e organizador do evento, Orlando Mendes), a festa ajuda a manter viva a cultura do Bumba-Meu-Boi no município e, a cada ano, atrai um número maior de brincantes e grupos folclóricos. Este ano atrações vieram de municípios vizinhos e São Luis, capital do Maranhão. Grupos de Santa Inês também tiveram destaque no palco da festa.
Atrações se revezavam no palco e junto aos brincantes, no meio da festa (Foto:Daniel Aguiar)
A atração mais aguardada da noite, o percussionista, violonista, cantor e compositor Papete encantou a multidão. Papete cantou sucessos acompanhado por um coral de mais de duas mil vozes que o aplaudia calorosamente a cada apresentação.

Papete encantou o público (Foto:Daniel Aguiar)
O deputado federal Ribamar Alves (PSB) esteve na festa e acompanhou parte das apresentações.

A noite folclórica seguiu até as 7h da sexta-feira (29), encerrando-se na frente da Igreja Matriz de Santa Inês.



Chico Viana sofre parada cardíaca







Do Blog do Gilberto Léda

O suplente de vereador Chico Viana (PSDB), pré-candidato ao mesmo posto nas eleições deste ano, teve uma parada cardíaca na manhã deste sábado (30) e foi internado na Unidade de Terapia Intensiva do UDI Hospital.

O blog apurou que ele passou mal logo nas primeiras horas da manhã e foi direto ao hospital. Viana entrou andando, mas teve a primeira parada assim que chegou e precisou ser reanimado.

Neste momento, ele está na UTI, em avaliação, e o quadro é estável.

TSE autoriza candidatura de 'contas-sujas' nas eleições de outubro

28 de junho de 2012






Faltando cerca de 48 horas para o fim do prazo estipulado pela Justiça Eleitoral para realização de convenções partidárias e homologação de candidaturas, eis que surge um fato novo e, agora, muita coisa pode mudar em vários municípios do interior do Maranhão e por todo o Brasil. Veja reportagem publicada pelo G1 às 20h desta quinta-feira, 28.

Do G1 em Brasília
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aceitou nesta quinta-feira (28), por quatro votos a três, pedido de 14 partidos para anular sentença da própria Corte que havia barrado das urnas os políticos que tiveram a prestação de contas da campanha de 2010 rejeitada pela Justiça Eleitoral. Com a decisão, os chamados contas-sujas poderão concorrer às eleições municipais de outubro.

Por maioria, o TSE determinou que a desaprovação das contas “não é impedimento para obter a quitação eleitoral”.

Apesar de ter liberado os contas-sujas a disputar as eleições, a Corte enfatizou que, se houver a comprovação de que as quitações foram forjadas pelos candidatos, a contabilidade será considerada "não-prestada". Neste caso, os concorrentes serão afastados da corrida eleitoral pela Justiça Eleitoral.

A situação dos candidatos com as contas rejeitadas havia começado a ser analisada na última terça-feira (26), mas o julgamento foi interrompido devido a um pedido de vista do ministro Antonio Dias Toffoli.

O magistrado havia pedido mais tempo para apreciar o caso quando o placar estava empatado em três a três. Falta apenas o voto de Toffoli para que o julgamento fosse concluído. Nesta quinta, o ministro retomou a apreciação do caso e votou pela reconsideração da sentença anterior.

Dias Toffoli, que desempatou o julgamento em favor
dos 'contas-sujas'; da mesma forma, votaram os
ministros Henrique Neves, Arnaldo Versiani e
Gilson Dipp  (Foto: Nelson Jr./ASICS/TSE)
"O requisito deve ser a apresentação das contas de campanha, tal com está na legislação. A mera desaprovação das contas, ainda que por vícios que não configurem necessariamente abuso do poder econômico ou outra irregularidade de natureza mais grave, acarretaria de imediato a inviabilidade da candidatura", defendeu Toffoli.

A mudança nas regras eleitorais havia sido aprovada em março pelos ministros do TSE por quatro votos a três. O PT, no entanto, questionou a exigência, alegando que o tribunal teria criado uma “sanção de inelegibilidade não prevista em lei”.

O recurso, endossado posteriormente por PMDB, PSDB, DEM, PTB, PR, PSB, PP, PSD, PRTB, PV, PCdoB, PRP e PPS, argumentava que a legislação eleitoral previa apenas a apresentação das contas pelo candidato. Segundo o TSE, cerca de 21 mil pessoas corriam o risco de ficar de fora da eleição devido a problemas na contabilidade eleitoral.

Relatora
Relatora do processo, a ministra Nancy Andrighi recomendou aos colegas a rejeição do recurso. Na avaliação da magistrada, teriam sido “observados” todos os requisitos legais na sessão que estabeleceu as novas regras de prestação de contas eleitorais. Para Nancy, não caberia qualquer questionamento por parte dos partidos.

O voto da relatora foi acompanhado pelos ministros Marco Aurélio Mello e Cármen Lúcia. Marco Aurélio, inclusive, advertiu os magistrados que a decisão poderia deflagrar uma corrida de questionamentos a resoluções da Justiça Eleitoral.

“Se a moda paga, vamos conviver com inúmeros pedidos de reconsideração. Essa questão deveria ser resolvida no campo jurisdicional”, defendeu.

Apesar da recomendação contrária da relatora, os ministros Antonio Dias Toffoli, Henrique Neves, Arnaldo Versiani e Gilson Dipp atenderam à reclamação das legendas políticas. A decisão anterior acabou revista por conta de uma recente troca de cadeiras no tribunal.

Na primeira vez em que o tema foi apreciado pelo TSE, Toffoli e Neves ainda não haviam sido indicados para a Corte Eleitoral. Os dois sucederam, respectivamente, os ministros Ricardo Lewandowski e Marcelo Ribeiro, que deixaram o TSE depois da revisão da norma de prestação de contas.

À época, Lewandowski havia dado o voto decisivo contra os contas-sujas. Desta vez, contudo, coube a Toffoli a tarefa de desempatar a disputa e reverter a posição inicial do tribunal.

Recurso das legendas
As legendas que recorreram ao TSE para tentar derrubar a exigência de as contas serem aprovadas para obter a quitação eleitoral alegaram que não há na legislação a exigência de julgamento do mérito para que o candidato seja habilitado a disputar eleições.

Na visão dos partidos, eventuais irregularidades poderão ou não resultar em restrição ou cassação de direitos, desde que o processo judicial seja instaurado com as devidas garantias constitucionais asseguradas ao acusado.

Em maio, em uma votação inesperada, a Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que permite que os políticos recebam registro para disputar eleições mesmo quando tiverem as contas eleitorais reprovadas.

Somente o PSOL não encampou a proposta apresentada pelo deputado Roberto Balestra (PP-GO). A iniciativa determina que a certidão de quitação eleitoral seja concedida aos candidatos que apresentarem à Justiça Eleitoral a prestação de contas da campanha anterior, mesmo que não tenham sido aprovadas pela Justiça Eleitoral.

Santa Inês: PMDB e mais 7 partidos realizam convenção neste sábado, 30



A direção executiva provisória do PMDB em Santa Inês realizará convenção partidária neste sábado, 30. Também realizarão convenção mais sete partidos: DEM, PTN, PSD, PSC, PHS, PMN e PSL.

Juntos, os oito partidos devem lançar cerca de 60 candidatos a vereador, além dos 'majoritários' Nono Ferreira e Sousa Neto.

Autoridades políticas de todo o estado estão sendo aguardadas. O evento aberto ao público será realizado no ginásio de esportes João Cambinha a partir das 16h.


Santa Inês: Tudo pronto para o tradicional 'Boi do Orlando'


Noite folclórica promete reunir milhares de pessoas na rua da Bacabeira, em Santa Inês (Foto ilustrativa)
 Toda a estrutura de palco, som e luz montada na praça Viva Lobato, na rua da Bacabeira, recebe os último ajustes para que nada tire o brilho da mais tradicional de todas as boiadas da Região. Na noite desta quinta-feira (28) a noite folclórica apresentará seis grupos de bumba-meu-boi, sendo 5 bois de matraca de cidades do Vale do Pindaré e um boi de orquestra vindo da capital maranhense.


Músico Papete apresentará grandes sucessos
A atração principal da noite já confirmou presença. O percussionista, violonista, cantor, compositor e reconhecido nacionalmente, Papete, promete encantar a noite junina com grandes sucessos.


A noite folclórica, organizada pelo vereador Orlando Mendes, terá início às 20h e previsão para as últimas batidas de matraca para as 7h de sexta-feira (29).


Então prepare a sua matraca e caia na folia, com responsabilidade.

Convenção do PRTB homologará candidatura de Atemir Botelho




O Diretório Municipal do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) de Alto Alegre do Pindaré realizará nesta quinta-feira (28), convenção partidária que homologará candidaturas a vereador e a prefeito que concorrerão às eleições municipais de 2012.

O evento aberto será realizado no Ginásio Poliesportivo Francisco Pinho Godinho (Guda), Rua São Jorge, s/n, Centro a partir das duas horas da tarde.

Para o presidente do Diretório Municipal do PRTB, Atemir Botelho, é muito importante a presença de todos.

Radialista 'Mução' é preso em operação contra pedofilia e pornografia infantil




Suspeitos trocavam arquivos com cenas de adolescentes, crianças e bebês em contexto de abuso sexual e relatavam crimes de estupro cometidos contra os próprios filhos, além de sequestros, assassinatos e atos de canibalismo 


O radialista Mução, famoso por seu programa de humor veiculado em várias emissoras do Brasil, é um dos presos de uma operação contra a pedofilia e a pornografia deflagrada nesta quinta-feira pela Polícia Federal (PF). Os mandados de prisão e busca e apreensão estão sendo realizadas em Pernambuco, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte e no Distrito Federal. A superintendência da PF em Pernambuco concede esta manhã uma entrevista coletiva para apresentar o balanço da ação.

De acordo com nota divulgada pela PF-PE, os trabalhos na região visam cumprir quatro mandados de busca e apreensão, sendo dois no Recife, um em Natal e um em Fortaleza e um mandado de prisão temporária, todos expedidos pela 13ª Vara Criminal Federal da Seção Judiciária de Pernambuco.



Suspeitos trocavam arquivos com cenas de adolescentes,
crianças e bebês em contexto de abuso sexual
 Pelo menos quatro dos 15 mandados de prisão expedidos pela Justiça pelo país já foram cumpridos, com quatro prisões confirmadas no Rio Grande do Sul. A operação DirtyNet, como foi batizada, pretende cumprir ainda 50 mandados de busca e apreensão.

Em Pernambuco, quinze policiais federais entre delegados, agentes, escrivães e peritos realizam buscas para apreender cd´s, notebooks, discos rígidos, fotos, filmes para subsidiar as investigações e a comprovação de autoria dos crimes.

A investigação iniciada em 2011 e que corre sob segredo de justiça identificou 49 suspeitos espalhados nas 25 cidades, um deles no Recife.Todos pertenciam a uma quadrilha que compartilhava material de pornografia infantil pela internet. Os suspeitos vinham sendo monitorados há cerca de seis meses e, durante esse período, foram flagrados trocando arquivos com cenas de adolescentes, crianças e bebês em contexto de abuso sexual.

Os envolvidos também relatavam crimes de estupro cometidos contra os próprios filhos, além de sequestros, assassinatos e atos de canibalismo. As investigações apontam que os brasileiros compartilhavam o material com pessoas de mais 34 países, que já foram alertados pela Interpol. São eles: Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Bósnia, Canadá, Chile, Colômbia, Croácia, Emirados Árabes Unidos, Equador, Estados Unidos, Filipinas, Finlândia, França, Grécia, Indonésia, Iran, Holanda, Macedônia, México, Noruega, Peru, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Rússia, Sérvia, Suécia, Tailândia e Venezuela.

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, "possuir ou disponibilizar por qualquer meio, inclusive por meio de sistema de informática ou telemático, fotografia, vídeo ou outro registro que contenha cena de sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança ou adolescente” é crime e prevê pena de quatro a 10 anos de prisão.



(Diário de Pernambuco)

PM de Santa Inês agora tem decibelímetro

27 de junho de 2012










Texto modificado às 21h42 de quinta-feira, 28
Juizado Especial da Comarca de Santa Inês, doou nessa terça-feira (26) um decibelímetro digital (aparelho usado para medir o nível de pressão sonora) à Segunda Companhia de Polícia Militar de Santa Inês.

Participaram da entrega do medidor de pressão sonora a titular do juizado Especial de Santa Inês, Maricelia Costa Gonçalves, o técnico judiciario André Neponuceno, o chefe do Departamento de Meio Ambiente de Santa Inês, Jonildo Oliveira e o cabo Fernandes Costa Silva da Polícia Militar.

Segundo Fernandes Silva, o aparelho será um importante aliado no combate a poluição sonora no municipio.

O parelho foi adquirido atraves de uma transação penal - um Termo Circustanciado instaurado em consequência de uma contravenção penal de perturbação do sossego alheio. O contraventor comprou o aparelho que foi doado à Policia Militar nessa terça.


O que se espera agora, e eu particularmente acredito, é que o novo decibelímetro realmente seja usado e não se torne apenas uma geringonça nas estantes da Segunda Companhia. 

Santa Inês: aliança reduz para 3 o número de candidatos a prefeito



Até o início desta semana, Santa Inês tinha quatro concorrentes ao cargo de prefeito. Nono (PMDB), Sirino (PV), Ribamar (PSB) e Luis Elouf (PMN). Pois bem. O médico Luis Elouf decidiu abrir mão da candidatura. A informação foi repassada a este blog por uma fonte ligada ao ex-pré-candidato a prefeito. Óbvio que a desistência (?) de Elouf não representa nenhuma reviravolta no cenário mas, não deixa de ser mais uma estratégia política do grupo situacionista que amealha cada vez mais apoio à candidatura do empresário Nono Ferreira. Ainda de acordo com a fonte, o PMN aliou-se ao grupo comandado por Bringel (DEM) e Nono.

MONÇÃO: Professor Jesiel surpreende em pesquisa




Prefeita Paulinha Rozeno (PV)
A prefeita de Monção, Paulinha Rozeno (PV) declarou nessa terça-feira (27) que já está definido o nome do candidato a prefeito que vai representar o bloco de situação nas eleições municipais de 7 de outubro deste ano. Trata-se do professor Jesiel Araújo (PPS), ex-secretario de educação na administração do ex-prefeito Henrique Silva e dela própria, função da qual se desincompatibilizou recentemente obedecendo a determinação da legislação eleitoral.

Paulinha informou que o nome de Jesiel será homologado em convenção que será realizada no próximo dia 30 de junho, às 16 horas no Washington Eventos, no centro da cidade. O professor será candidato pela coligação denominada “MONÇÃO NO RUMO CERTO” composta pelo PPS, PV, PHS, PDT, PRB, PRP, PT, PP e PT do B.

A prefeita acredita que o nome de Jesiel contará com a aprovação da maioria da população de Monção à medida que ficar claro que ele tem o perfil que o município necessita para fazer uma grande administração, além de incontestavelmente está melhor preparado e ser comprovadamente competente. Ela lembrou que o município vive uma situação impar e a população entenderá a necessidade de dar continuidade a grandes ações.

Paulinha disse que Jesiel terá o apoio dela e dos principais líderes políticos e comunitários, da população de modo geral, assim como de lideranças regionais importantes. Citou o nome da governadora Roseana Sarney e dos deputados Sarney Filho e Chico Gomes responsáveis por emendas que resultaram na construção de um grande hospital de 50 leitos que já estar pronto e será entregue nos próximos dias à população monçonense, assim também como a estação de tratamento de agua que é um sonho e necessidade do povo de Monção.

Paulinha disse que o nome do candidato a vice-prefeito ainda não está definido, mas que todo grupo torce para que Claudia aceite a missão e venha se integrar ao grupo antes da realização da convenção do dia 30. Ela entende que o nome de Cláudia representa fortalecimento e união do grupo politico da situação, grupo do qual a prefeita Paulinha é participante fiel a mais de dezesseis anos.

A prefeita aproveitou para agradecer o que ela chamou de gesto de carinho que a governadora Roseana Sarney constantemente tem feito para o município de Monção, do suporte que tem oferecido no sentido de resolver questões políticas importantes com relação às eleições municipais.


Vale ressaltar aqui que uma pesquisa realizada por uma empresa de Teresina-PI nos dias 23 e 24 deste mês revelam um quadro de ligeira queda do principal opositor, Queiroz,  nas intensões de voto. Jesiel - que foi apresentado à população de Monção há pouco menos de um mês e confirmado como pré-candidato da situação nessa terça-feira - já está à frente de Cláudia, outra pré-candidata a prefeita e se aproxima do primeiro colocado Queiroz (que há mais de 10 anos faz política naquele município). 

Os números oficiais da pesquisa serão publicados neste blog nas próximos horas.

Alto Alegre do Pindaré e suas conquistas

25 de junho de 2012













Praça Padre André
Novas pontes; novas, modernas e estruturadas escolas; Mais sistemas de abastecimento de água; O município de Alto Alegre do Pindaré vive momentos de euforia e realizações. O que, incontestavelmente, não pode ser definido como novas, são a força de vontade, a garra, a determinação e a ousadia do gestor do município. Atemir Botelho entregou à população de Alto Alegre do Pindaré, no último fim de semana, além das obras já mencionadas, uma das praças mais bonitas do estado. A praça Pe. André, localizada no centro da cidade, reúne o rústico e o moderno em um show de beleza ímpar. Ela conta com novos canteiros, a volta da quadra poliesportiva, o coreto, um busto do Padre André, uma estátua de boi de carroça em homenagem aos carroceiros do Município, um chafariz, uma fonte, um mapa do Brasil e outro do município, uma cascata de água na parede de uma das lanchonetes, uma escultura de um pescador, área de estacionamento, internet sem fio, espaço para jogos de xadrez ou dama, dezenas de cestos de lixo personalizados, varias esculturas de animais da nossa fauna e iluminação diferenciada.


Praça Padre André

 


No último sábado (23), moradores do povoado Nova Brasília acompanharam a comitiva formada pelo prefeito Atemir, o superintedente federal da Pesca e Aquicultura do Maranhão, Júnior Verde, além de secretários municipais, na inauguração da ponte metálica daquele povoado. "É mais uma conquista da população. Com esta, já são mais de 20 pontes de madeira substituídas por pontes de ferro", assegurou o prefeito. Outro exemplo é a ponte do bairro Trizidela. Quem mora nas redondezas conhece muito bem as dificuldades apresentadas no local em períodos de chuva. Problema foi sanado com a substituição da ponte de madeira por uma de ferro.

Inauguração da Ponte do bairro Nova Brasília (Foto: Daniel Aguiar)
Já no povoado São Pedro, também localizado às margens da MA-119 (que liga os municípios de Santa Luzia e Alto Alegre do Pindaré), a população já não sofre mais com o problema de falta d'água. Um novo sistema de abastecimento foi inaugurado e supre as necessidades daquela comunidade. Em três anos já foram 11 poços artesianos implantados em vários povoados de Alto Alegre e também na sede. 

Inauguração do poço artesiano do povoado São Pedro

No bairro mutirão, também na sede do município, estudantes, professores e moradores participaram da solenidade de inauguração da escola Arco-Íris. Nos últimos três anos a prefeitura de Alto Alegre do Pindaré, das 62 escolas que a atual administração recebeu, 48 já foram reformadas. Destas, 11 foram reformadas e ampliadas. 7 novas escolas foram construídas. O número de barracões-escolas caiu de 19 para 7, de acordo com dados do Senso Escolar 2011.

Atemir Botelho inaugura mais uma escola em Alto Alegre do Pindaré
Inauguração da escola Arco-Íris, no bairro Mutirão
É importante ressaltar que a maioria das obras foi feita com recursos próprios, o que caracteriza, a rigor, a responsabilidade e o compromisso do atual gestor com o desenvolvimento do município.

Prefeito Atemir Botelho ao lado do deputado Stênio Rezende 
Para Atemir Botelho, de acordo com entrevista publicada na revista 'Gestão Pública Municipal de Alto Alegre do Pindaré 2009/2012", muitas outras ainda obras serão realizadas. "Eu sou jovem, sou audacioso e, com a minha equipe, quero fazer valer as coisas. Nós ficamos os dois primeiros anos totalmente engessados e desacreditados, principalmente por conta da inadimplência e das coisas enroladas que as gestões passadas deixaram. Mas hoje só podemos sonhar mais alto! Sonhar e realizar, porque é possível, sim! (...) as pessoas estão vendo as coisas acontecerem. Acredito que uma das coisas mais importantes que nós conquistamos foi a nossa liberdade", afirmou Atemir.

 Fotos da praça Pe. André: Civaldo Lopes


Santa Inês: Convenção do PV ratifica os nomes de Sirino e Fernando

23 de junho de 2012









PV, PT do B, PRTB, PTC e PRP realizaram convenção na noite dessa sexta-feira (22) em Santa Inês. Na ocasião foram confirmadas as candidaturas majoritárias de Sirino Rodrigues e Fernando Antonio a prefeito e vice-prefeito, respectivamente. Também foram referendadas as candidaturas de vereadores dos cinco partidos da coligação.


Ao contrário do que se viu na convenção do PSB no último dia 17 (veja matéria aqui), o encontro realizado no Espaço Show não recebeu muitas autoridades políticas de outros municípios. De fora apenas o vereador Chaguinha (de São Luis) e o postulante ao cargo de prefeito de Tufilândia, Dr. Neto. Em compensação o número de pessoas presentes foi superior ao do encontro do definiu Ribamar (PSB) e Dino (PT) como candidatos majoritários.
Dr. Neto 
Na convenção do PV, compondo a mesa, estavam os presidentes dos 5 partidos que formam a coligação, o ex-prefeito e líder do grupo, Valdevino Cabral (presidente do PV-Santa Inês), Sirino e Fernando Antonio. Os candidatos a vereador também ocuparam lugar de destaque no palco.
 

Cada presidente de partido falou por cerca de 10 minutos e ratificou apoio às candidaturas de Sirino e Fernando.
Vereadora Otacília Rios (PTdoB)
A vereadora Otacília Rios, presidente do diretório municipal do PT do B e candidata à reeleição falou sobre o número de pessoas presentes na convenção: "Tem muita gente aqui presente. Mas, sei que muitas outras pessoas gostariam de estar aqui e não vieiram. Não vieram por medo de represália", afirmou a vereadora. 

Valdevino Cabral (PV)
Valdevino Cabral (PV) leu uma carta redigida pelo próprio Cabral em apoio à candidatura de Sirino. A carta é uma espécie de plano de governo. "Quando fiz esta carta pensei em distribuir à população, mas fui aconselhado a não fazer isso, pois poderia prejudicar a candidatura de Sirino junto à Justiça Eleitoral", lamentou Cabral. Além da leitura da tal carta, o ex-prefeito falou pouco. "A minha contribuição é pequena: é o meu apoio", disse o presidente do PV e continuou: "O arquiteto desse projeto que me encantou é o Sirino. Os candidatos são muito atores e a gente tem uma forma de descobrir isso, pelas ações. Conquistamos a confiança do povo com nossas qualidades e não apontando os defeitos dos adversários", finalizou Cabral.

Vereador Chaguinha (São Luis)
Para o vereador Chaguinha, de São Luis, "não deve ser qualquer que deve governar Santa Inês, tem que ter legado. Legado o Cabral tem e agora indica Sirino".

O candidato a vice-prefeito de Santa Inês Fernando Antonio (PV) também foi breve no discurso dele. No geral agradeceu o convite para fazer parte da chapa e pediu apoio aos presentes "Eu aceitei o convite porque nós acreditamos no projeto do Sirino e temos nossas propostas que vão somar. Nós acreditamos que o sonho que tivemos, a candidatura de Sirino e a minha, hoje é realidade" assegurou o candidato a vice-prefeito de Santa Inês.

 

Para Sirino Rodrigues (PV), Santa Inês tem hoje um projeto voltado para as pessoas como nós. Gente. Projeto que, se ganhar, a população é que ganha. Nosso projeto é encantador e Santa Inês precisa. Não vamos fazer projeto com mentira. Vamos dizer apenas o que a gente pode realizar", disse Sirino.

Calorosamente aplaudido pela multidão, o candidato a prefeito pelo PV, continuou o discurso, desta vez, mais direcionado a outras gestões: "Estamos aqui desde criancinha e já estamos com os cabelos brancos esperando Santa Inês chegar no nível de desenvolvimento que prometeram. Mas, não é tarde. Não dá pra entender, por exemplo, que uma cidade como Santa Inês, uma das mais importantes do estado, não tenha um campus da UFMA. A UEMA precisa ser ampliada, reformada."

Sirino falou sobre propostas em todas as áreas, passando por educação, saúde e infraestrutura e finalizou dizendo: "Nós não somos melhores do que os outros candidatos que estão aí. Mas, temos um projeto que vai beneficiar a população. Vamos fazer uma Santa Inês para o presente e pra a população vindoura".

PEC de autoria de Ribamar Alves é aprovada pela CCJ

22 de junho de 2012








Por Ledilce Fonseca
Proposta de Emenda á Constituição (PEC) 509/10 de autoria do deputado federal Ribamar Alves do PSB-MA, foi aprovada no final da tarde da última quarta-feira (20) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

A PEC 509/10 chamada de 'PEC dos vereadores', retoma o limite de 8% para despesas das câmaras de vereadores de municípios com até 100 mil habitantes. O limite é relativo à soma da receita tributária e das transferências da União e dos estados.

O relator na comissão, deputado Arnaldo Faria de Sá do PTB-SP, defendeu a admissibilidade da proposta e o limite de gastos foi incluído na Constituição pela Emenda 25, de 2000.

“As câmaras municipais com população de até 100 mil habitantes estão em estado de penúria em razão da diminuição de recursos gerada pela PEC dos Vereadores” ressalta o parlamentar que acrescenta “o retorno de 8% como limite de gastos é necessário para que o Legislativo municipal possa atender os interesses públicos” finaliza Alves.

A proposta agora será examinada por uma comissão especial a ser criada especificamente para esse fim e, em seguida, pelo Plenário, onde precisará ser aprovada em dois turnos.
 

Fale com o blogueiro

- Daniel Aguiar -
WhatsApp: (98) 9 8256 6682
Email: danielaguiarpereira@gmail.com

O que você procura?

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WhatsApp do 7º BPM/Pindaré

WhatsApp do 7º BPM/Pindaré

OPORTUNIDADES

Tags