PUBLICAÇÕES RECENTES

Santa Inês: Candidato Djalminha Sincero

31 de julho de 2012



DJALMINHA SINCERO Nº 40.700

Sou Djalma Pinheiro Santos Filho, conhecido em Santa Inês e região como Djalminha
o Sincero, nascido e residente na cidade Santa Inês. Tenho 24 anos e apesar da pouca
idade, com uma vasta amizade e conhecimentos politico após vários convites, decidi
ingressar nesta jornada com intuito de realizar a vontade do povo no legislativo
municipal.

Tenho pleno conhecimento que nem tudo estará ao meu alcance, mas farei o que for
preciso para atingir os objetivos em comum dos eleitores. Tenho como meta primordial
a implantação de uma escola de musica, pois sei que a nossa cidade guarda grandes
talentos, darei assim oportunidade para que os mesmo sejam descobertos. Implantarei
também a casa da cultura para apreciação da população local e o deleite dos nossos
visitantes, tornando nossa cidade referência no contexto sociocultural.

Desde de já agradeço de coração pelo carinho e compreensão de todos.

Santa Inês: Candidato Dr. Orlando Oliveira



Dr. Orlando Oliveira

Sou o Dr. Orlando, médico formado pela UFMA e especializado em
oftalmologia pela PUC do rio de janeiro. Foi vereador de 1992 a 2000 em
dois mandatos consecutivos pelo PT. Agora no PSB vai defender com
unhas e dentes a candidatura majoritária de Dr. Ribamar Alves a prefeitura
de santa Inês.

Como plataforma de trabalho eleito vereador, será pautado na luta pela
melhoria da saúde pública, da educação e saneamento básico. Incentivará
a geração de empregos para a juventude, e a implantação de um curso de
direto em santa Inês.

Dr. Orlando Oliveira lutará pela construção de um novo mercado público,
pela implantação de um novo cemitério e pela arborização da cidade bem
como a reconstrução de nossas praças públicas.

Dr. Orlando Oliveira pede o seu voto para vereador, por uma santa Inês
melhor e mais humanizada.

Para vereador: DR. ORLANDO OLIVEIRA Nº 40.333

Prefeito: DR. RIBAMAR 40

Santa Inês: Candidata Cléia (PSB)





Cléia Rodrigues - 40999 Uma mulher de luta e coragem para mudar a cara da Câmara 

Sou Cléa Rodrigues, casada mãe de cinco filhos, tenho como bandeira de luta a saúde, educação, e criação de creches para apoiar as mães que trabalham fora.

Em uma cidade que trata a saúde sem compromisso sério, Cléa - 40999, irá trabalhar para que nossa cidade tenha os serviços do SAMU. Para que a população seja, bem cuidada. Junto com Dr. Ribamar 40, irá criar a casa de apoio para que o homem do campo tenha um lugar de apoio quando estiver precisado, de atendimentos na sede do município.

Quero ser vereadora para incentivar e apoiar o movimento do associativismo comunitário, motivar a prática de esportes coletivos e atuar em prol da fixação do homem no campo, assegurando-lhe os mesmos benefícios dos moradores da área urbana.


Cléa Nº 40999
Uma mulher de luta e coragem para mudar a cara da câmara.

Agenda: Ribamar Alves (PSB)



Ribamar Alves (PSB-MA)
O deputado federal e candidato a prefeito de Santa Inês-MA, Ribamar Alves (PSB), divulgou agenda de atividades políticas para os próximos três dias. As atividades começam com visitas aos moradores dos bairros Angelim, Mutirão e Parque Santa Cruz nesta quarta-feira, 1.

Veja o cronograma de atividades enviado ao blog.




Lembrando que o Notas do Daniel Aguiar disponibiliza o espaço para os três candidatos a prefeito de Santa Inês. Basta enviar a agenda para: danielaguiarpereira@gmail.com

Alto Alegre do Pindaré: Grito de independência!

30 de julho de 2012





Na tarde do último sábado, 28 de julho de 2012 milhares de pessoas realizaram uma carreata e percorreram várias ruas da cidade Alto Alegre do Pindaré. O evento contou com a participação de vários grupos sociais, de diversas áreas do município: o prefeito atual e candidato a reeleição Atemir Botelho, candidatos a vereadores, professores, comerciantes, pescadores, carroceiros, trabalhadores rurais e outros cidadãos e cidadãs altoalegrenses.
     

A ação de aglomerar essa multidão marcou o lançamento oficial da campanha de rua do atual prefeito e candidato a reeleição, Atemir Botelho (PRTB). As pessoas que participaram do evento político/partidário ratificaram total apoio ao prefeito e candidato a reeleição, considerando que seu trabalho é sério e compromissado com o bem-estar de cada cidadão altoalegrense. Além disso, ainda acreditam que a democracia reinará por mais tempo neste território.

Após terem percorrido as ruas da cidade houve um comício na Praça Padre André com a participação do deputado estadual Stênio Rezende e Junior Verde, representando Cleber Verde.
 

A participação das pessoas no referido evento mostrou que Atemir é um gestor sério, trabalhador e que já mostrou que tem compromisso com o desenvolvimento de Alto Alegre do Pindaré. Algumas pessoas se manifestavam durante o comício dizendo: “eu quero que o prefeito continue com seu trabalho.” De acordo com essas pessoas, Alto Alegre continuará crescendo porque terá no seu comando um grupo político forte e unido, que trabalha de forma séria e transparente aplicando com responsabilidade os recursos públicos. Durante sua gestão Atemir executou importantes obras que estão contribuindo com a melhoria da qualidade de vida da população.

Segundo Stênio e Atemir os cidadãos e cidadãs altoalegrenses devem permanecer unidos para que os princípios ditatoriais nunca mais sejam lembrados neste lugar. Eles ainda destacaram a importância do número 28, que proporcionou bruscamente o grito de independência e de liberdade ao povo altoalegrense.

 

Pio XII: Motociclista morre em grave acidente na BR-316





Um homem identificado como Valdecir Nascimento Silveira, 39 anos de idade, morreu vítima de acidente de trânsito no município de Pio XII. O acidente aconteceu por volta das 19h do último domingo (29) na BR-316 próximo ao povoado Cigana.

De acordo com informações de populares, Valdecir pilotava uma motocicleta que colidiu com uma carreta com placas de Santa Cruz do Capiberibe. O impacto foi tão forte que a moto se partiu ao meio. O motorista da carreta não se feriu.


AINDA EM PIO XII


Policiais militares do Destacamento de Pio XII intensificaram trabalhos na tentativa de evitar que condutores de motocicleta trafeguem de modo irregular pelas ruas da cidade. No último domingo (30) várias motos foram apreendidas durante operação realizada pelo PM daquele município, porque ou o veículo estava com a documentação irregular ou o condutor não era habilitado.

Com informações da Polícia Militar de Pio XII

Satubinha: Dr. Flávio (PMDB) reúne milhares de pessoas em caminhada






O candidato a prefeito do município de Satubinha, Dr. Flávio (PMDB), e a candidata a vice-prefeita, Betânia (PTB), reuniram milhares de pessoas em caminhada realizada no domingo (29) pelas principais ruas da cidade.
Dr. Flávio (PMDB) em meio à multidão durante caminhada pelas ruas de Satubinha
Na ocasião, os candidatos da coligação "UNIDOS PARA FAZER MUITO MAIS" inauguraram o comitê eleitoral.

Para Dr. Flávio, a dimensão do evento revela a ampla aceitação popular da candidatura do peemedebista naquele município. 

Atual prefeito de Satubinha, Mão de Ouro, fala aos correligionários
Também participaram do evento o atual prefeito Mão de Ouro, o ex-prefeito Antonio Martins e candidatos a vereador, além de lideranças comunitárias e partidárias.
Railton candidato à vereador, Antonio Martins (ex-prefeito de Satubinha) e a sua esposa Betania candidata à vice prefeita

Fotos: Divulgação

Santa Inês: Mais uma coligação nega desistência de candidato




Sirino Rodrigues (PV)
A campanha do candidato Sirino (PV) à prefeitura de Santa Inês está mesmo meio branda. Pouco se vê de material - seja impresso, seja de áudio - pelas ruas da cidade. Mas, uma coisa é o candidato está com uma campanha tímida, outra - completamente diferente - é afirmar que isso seria sinal de que Sirino está desistindo. 

A assessoria de comunicação da coligação formada pelos partidos PV, PTC, PRB e PTdoB  enviou nota ao blog nesta segunda-feira (30) negando o que, de acordo com a nota oficial, seriam "informações infundadas divulgadas maldosamente por um adversário".


A Coligação “Quanto mais Gente Cuidar, Melhor”, por meio deste, manifesta sua posição sobre informações infundadas divulgadas maldosamente por um adversário sobre a candidatura de Sirino Rodrigues, quando foi irresponsavelmente divulgado boatos sobre uma possível desistência de candidatura.

Sirino, correspondendo a uma vontade popular manifestada, é candidato a Prefeito de Santa Inês e está inscrito sob CNPJ 16.072.251/0001-11. A campanha majoritária da coligação irá intensificar suas atividades de campanha no próximo 06 de agosto.

Há muito, Sirino tem sido vitima de falatórios maliciosos divulgados com finalidade apenas de desfocar sua boa imagem, um a dessas falácias foi à divulgação de que ele teria aceito ser vice de um outro grupo, sendo que não houve acordo algum.

A coligação dispõe-se e espera de seus oponentes um debate eleitoral pautado em ideias e em fatos. O povo de Santa Inês tem intelectualidade suficiente para não aceitar falácias ilusórias como base de campanha, que sejam apresentadas propostas e assumidos compromissos por candidatos de conduta ilibada e confiável. Que seja respeitado o direito do povo de escolher o melhor para a cidade e o direito de cada candidato de mostrar sua campanha com seriedade e honestidade.

Santa Inês, 30 de julho de 2012.

Assessoria de Comunicação

PF e MPE devem investigar modificação da situação de registro da candidatura de Nono (PMDB)

26 de julho de 2012








O Notas do Daniel Aguiar publicou - em primeira mão - nessa quarta-feira (25), a informação divulgada pelo sistema DivulgaCand, da Justiça Eleitoral, sobre suposta renúncia do candidato a prefeito de Santa Inês, Sebastião Ferreira Filho - Nono (PMDB). Na madrugada desta quinta-feira (26) a coligação "SANTA INÊS CADA VEZ MELHOR" emitiu nota afirmando que a informação contida no site do TSE não era verdadeira e que a assessoria jurídica do candidato iria tomar medidas cabíveis para que o erro fosse reparado. 

De fato, às 9h40 o sistema DivulgaCand foi atualizado e a situação da candidatura de Nono foi alterada de Renúncia para Aguardando Julgamento, como estão os demais candidatos à prefeito de Santa Inês.






Agora, o blog divulga - em primeira mão - a informação e o documento que comprovam o deferimento das candidaturas de Nono e Sousa Neto. Ou seja, Nono não só não renunciou como já teve a candidatura deferida. 






Na manhã desta quinta, a assessoria jurídica da coligação entrou em contato com o Notas do Daniel Aguiar e solicitou a publicação de uma nova nota de esclarecimento. De acordo com a nova nota, a assessoria protocolou pedido de providências à Justiça Eleitoral afim de que seja encaminhado oficio a Polícia Federal, bem como ao Ilustre representante do Ministério Pública Eleitoral para a devida apuração na modificação da situação do registro do candidato e punição dos responsáveis.

Veja a íntegra da nota enviada pelo advogado Gilson Barros 

Na manha de hoje, foi noticiado através do sitio da Justiça Eleitoral pelo sistema DivulgaCand, que o candidato ao cargo de Prefeito pela Coligação “SANTA INES CADA
VEZ MELHOR”, Sr. SEBASTIÃO FERREIRA FILHO - NONO teria pedido RENÚNCIA nos autos do seu Requerimento de Registro de Candidatura – RRC. Contudo, em que pese à veracidade e o respeito às informações lançadas nos arquivos da Justiça Eleitoral, esta por sua vez é desprovida de qualquer fundamentação legal.



Gilson Barros, advogado da coligação
'Santa Inês cada vez melhor'
É imperioso antes de tudo, esclarecer que a informação tida como RENÚNCIA já foi devidamente corrigida pela Justiça Eleitoral, alterando a situação do registro de candidatura de “Renúncia” para “aguardando julgamento”.

Vale ainda informar, que cosoante de depreende das certidões inclusas, o processo de Registro de Candidatura do Sr. SEBASTIÃO FERREIRA FILHO - NONO já possui manifestação do MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL e DEFERIDO em 25.07.2012 pela Douta Juíza Eleitoral Dra. Larissa Tupinambá.

Por fim, inobstante a regularidade da situação no registro de candidatura, esta assessoria jurídica protocolou nesta data PEDIDO DE PROVIDENCIAS a JUSTIÇA ELEITORAL afim de que seja encaminhado oficio a POLÍCIA FEDERAL bem como ao Ilustre representante do MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL para a devida apuração na modificação da situação do registro do candidato e punição dos responsáveis.

É o que se tem a esclarecer.

GILSON BARROS
Assessor Jurídico

Santa Inês: Coligação afirma que Nono não renunciou

25 de julho de 2012





A coligação 'Santa Inês Cada Vez Melhor' emitiu (no início da madrugada desta quinta-feira, 26) nota de esclarecimento acerca da informação publicada no site divulgacand2012.tse.jus.br sobre suposta renúncia do candidato a prefeito do município de Santa Inês, Sebastião Ferreira Filho, o Nono (PMDB). Clique aqui e leia matéria publicada neste blog sobre o assunto.


De acordo com a nota, Nono não renunciou. A coligação afirma ainda que as informações do site - referentes ao peemedebista - estão desatualizadas. 


Leia a íntegra da nota:


Santa Inês: Candidato Prof. Marcony (PV)




Prof. Marcony 43434 - PV.

SEMEANDO ESPERANÇA, TRANSFORMANDO COM EDUCAÇÃO.

Prof. Marcony Silva Barros é graduado em Letras pelo CESSIN – UEMA e pós-graduado em Língua Inglesa pela Universidade FINOM de Minas Gerais.

Foi orientador do Magistério 2001 pela UEMA.

A primeira manifestação política ocorreu na Universidade. Foi membro do Diretório Acadêmico.

É professor de Língua Inglesa pela rede estadual de ensino e professor de Língua Portuguesa e Língua Inglesa pela rede municipal de ensino de Santa Inês.

Propostas como vereador:

Propor atendimento médico (oftalmologista, odontologista e pediatra) periódico nas escolas da rede municipal de ensino.

Propor distribuição gratuita de uniforme escolar para todos os alunos das escolas municipais de Santa Inês.

Propor a construção de um MINI-CEASA em Santa Inês.

Propor implantação do piso nacional de educação para os professores da rede municipal de ensino.

Dê um voto de protesto e vote na mudança, vote prof. Marcony 43434.

É hora de mudar, não se deixe enganar. Acredite nesses projetos e vote para melhorar.

Santa Inês: Candidato Bodó (PSB)








Raimundo Nonato da Silva Soeiro – Bodó 40136

Sou o amigo Bodó e quero aproveitar esse momento para lembrar a você que as eleições
desse ano serão decisivas para Santa Inês. A votação acontece no dia 07 de outubro.

Nesse dia teremos oportunidade de escolher entre o novo e o atraso.

Será a hora de escolher entre a renovação, a coragem e a competência ou continuar
com os mesmos problemas: descaso com a saúde, desemprego e desrespeito ao
cidadão. A decisão estará nas mãos dos eleitores que, democraticamente, elegerão
seus representantes e por isso coloco meu nome para disputar uma vaga na câmara
municipal.

Amante do esporte há 40 anos sempre incentivou projetos em bairros com crianças e
adolescentes. Em alguns casos buscando resgatá-los das ruas através do esporte que
acredito ser um grande passo para o gol do futuro.

Já fui técnico de futebol amador, fui campeão do intermunicipal do Maranhão com a
seleção de Santa Inês em 1981. Época em que o Dr. Ribamar 40 era o presidente da
Liga Esportiva de Santa Inês.

Quero contar com o seu voto para fazer o diferencial da nossa cidade. Incentivando a
prática de esportes no município, fornecendo estrutura adequada e conscientizando
sobre os benefícios no que concerne à preservação da saúde, ao lazer e ainda
utilizando o esporte como forma de se reduzir o consumo de drogas e a criminalidade,
principalmente entre os jovens da nossa cidade.

Lutarei para a formação e o funcionamento de grupos de mães e idosos, facilitar o
acesso ao atendimento de saúde aos moradores do nosso município, incentivarei a
criação de áreas de lazer.

Santa Inês: Candidato Bicudo (PSB)



PSB

PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO

Eu, Lourival Martins (Bicudo), 40.555, sempre acreditei que é possivel se
fazer uma política voltada para os menos favorecidos, com ações efetivas,
como saúde, esporte, educação, moradia digna para todos, com igualdade.

Eu, como político, tenho a convicção que, em toda Entidade tem pessoas
que não correspondem com sua responsabilidade e no meio político.

Quero ser um Vereador diferente, com propostas e determinação nos meus

1. Projeto de Lei – Transformar a Rua do Comércio em calçadão, com
guarita policial permanente e guardas municipais.

2. Projeto – Que a Rua Governador Sarney seja transformada em uma
Avenida contornada pela Rua Nova e Rua Santo Antonio.

Bicudo

Novas enquetes: Zé Doca, Bom Jardim, Bela Vista e Santa Luzia




O Notas do Daniel Aguiar iniciou mais uma rodada de enquetes sobre eleições municipais. Nesta etapa, as enquetes estão direcionadas aos eleitores dos municípios de Zé Doca, Bom Jardim, Bela Vista e Santa Luzia. O encerramento -automático- será no dia 9 de agosto. Participe! Vote!


As enquetes (que estão na lateral do blog) não são pesquisas eleitorais. Baseiam-se somente na opinião voluntária dos leitores do blog.

Santa Inês: Nono (PMDB) desistiu?





                                                           Nono (PMDB)                        (Foto: Divulgação)

Texto atualizado às 3h45 de 26/07

Santa Inês: Coligação afirma que Nono não renunciou



O título desta postagem ecoa pelos quatro cantos do município de Santa Inês desde a noite desta quarta-feira, 25. De acordo com o site oficial do Tribunal Superior Eleitoral, a situação do registro de candidatura a prefeito de Sebastião Ferreira Filho, o Nono (PMDB) está definida como inapta, ou seja, Nono não estaria habilitado para ser votado na urna eletrônica.


Clique aqui para ir direto ao site DivulgaCand

 

Vale ressaltar que, de acordo com o DivulgaCand 2012, a situação é caracterizada como renúncia quando o pedido de registro do candidato não foi apreciado pelo juiz eleitoral.

O Notas do Daniel Aguiar tentou entrar em contato com o candidato por telefone nesta quarta-feira, mas, até o momento, não obteve resposta.

Causa estranheza toda essa situação. Primeiro porque, ainda na noite desta quarta-feira, Nono realizou comício no bairro Canecão e a informação já havia sido publicada no DivulgaCand, do TSE.

O blog aguarda informações da assessoria do candidato.

Caso seja confirmada a notícia da renúncia de Sebastião Ferreira Filho, eis o que diz a lei com relação aos passos seguintes.

Art. 67. É facultado ao partido político ou à coligação substituir candidato que tiver seu registro indeferido, inclusive por inelegibilidade, cancelado ou cassado, ou, ainda, que renunciar ou falecer após o termo final do prazo do registro (Lei nº 9.504/97, art. 13, caput; LC nº 64/90, art. 17; Código Eleitoral, art. 101, § 1º)

§ 1º A escolha do substituto se fará na forma estabelecida no estatuto do partido político a que pertencer o substituído, devendo o pedido de registro ser requerido até 10 dias contados do fato ou da notificação do partido da decisão judicial que deu origem à substituição (Lei nº 9.504/97, art. 13, § 1º)

§ 2º Nas eleições majoritárias, a substituição poderá ser requerida a qualquer tempo antes do pleito, observado o prazo previsto no parágrafo anterior (Código Eleitoral, art. 101, § 2º).
...

§ 6º Nas eleições proporcionais, a substituição só se efetivará se o novo pedido for apresentado até o dia 8 de agosto de 2012, observado o prazo previsto no § 1º deste artigo (Lei nº 9.504/97, art. 13, § 3º; Código Eleitoral, art. 101, § 1º).

Santa Inês: Batista de Biné (PSB)

23 de julho de 2012



Seguimos com a divulgação de perfis e propostas de candidatos a vereador de Santa Inês.

Lembrando que serão divulgados apenas as fotos e os textos enviados até o próximo dia 24 para o endereço eletrônico: danielaguiarpereira@gmail.com 





PERFIL DO CANDIDATO JOÃO BATISTA TAVARES


Sou Batista de Biné, estive vereador por três mandatos consecutivos, com crescimento de
votos. Durante a minha vida pública fui o responsável por vários projetos, principalmente
plantão de hospital, plantão de farmácia (esses dois os prefeitos anteriores mandavam
anteprojetos para acabar com os mesmos). Sendo que o projeto de lei fila de banco –
complementação de uma lei federal de minha autoria, a Câmara Municipal de Santa Inês,
nunca procurou fazer nada por este projeto. Projetos importantes como estes deixei muitos
e muitos nos anais da câmara.

Pretendo dar continuidade aos trabalhos, para fazer cumprir a lei da fila de banco, por
achar injusto a população acordar e sair de casa na madrugada para vir ao banco.

Vamos com fé!

Prefeito Ribamar, vereador Batista de Biné 40123

Santa Inês: Candidata Chafirra (PSB)










Chafirra 40222

Eu Chafirra dos Santos Rieche natural de Santa Inês, filha de Socorro e Ozires Rieche

vinda de uma familia tradicional da regiao. Fui casada durante treze anos onde tive

três filhos.

Sou formada em magisterio, estou cursando Técnico em Edificações e ocupo um cargo

de gerência em uma imobiliária.


Sempre estive envolvida no meio político de uma forma discreta mais sempre

acompanhando, agora estarei empenhada em minha campanha politica junto ao Dr.

Ribamar40 no projeto “Amar Santa Inês”, onde trabalharemos para uma Santa Inês

melhor.


Se for eleita vereadora irei lutar arduamente por uma educação pública de qualidade e

elaborar planos de educação com ampla participação da comunidade.


Irei me empenhar por melhorias no saneamento básico e urbanização,

proporcionando assim uma melhor qualidade de vida para a nossa população.

Santa Inês: Candidata Roseneia (PDT)




Seguimos com a divulgação de perfis e propostas de candidatos a vereador de Santa Inês.

Lembrando que serão divulgados apenas as fotos e os textos enviados até o próximo dia 24 para o endereço eletrônico: danielaguiarpereira@gmail.com




ROSENEIA, 12678 



Ao idoso Respeito e Dignidade. 

Sou Roseneia Rodrigues Verde. Professora, Evangélica, mãe do Ugo Gabriel, dez anos. Moradora da Rua Duque de Caxias, 85, Bairro Santo Antonio nesta cidade. Cheguei aqui com sete anos de vida e desde então me apaixonei por esse município.

Estou candidata ao cargo de vereadora pelo Partido Democrático Trabalhista – PDT, do qual sou militante 1997.

Se eleita vereadora lutarei a favor dos direitos dos idosos. Pois acredito que todos merecem uma vida digna e o respeito da sociedade e do poder publico. Então quero ser eleita, para poder defender, fazer cumprir o estatuto do idoso no nosso município.

ROSENEIA, 12678

Ao idoso Respeito e Dignidade.

Políticas de saneamento e resíduos sólidos serão debatidas em seminário




A Secretária de Estado de Cidade e Desenvolvimento Urbano (Secid) informa que os municípios maranhenses tem prazo até 2 de agosto para apresentaram conclusão dos Planos Municipais de Resíduos Sólidos. A medida tem como base o artigo 9º da Lei 12.305/2010, que contempla como prioridade, metas de não gerar lixo, reduzir, reutilizar, reciclar e tratar de forma correta o destino final dos resíduos sólidos.

De acordo com o Ministério Público do Maranhão, por meio da Promotoria de Meio Ambiente, a Lei é obrigatória a todos os municípios, e o não cumprimento pode resultar em penalidades administrativas, civis e criminais e corte de recursos públicos destinados aos municípios.

Com o objetivo de buscar um entendimento com o Ministério Público quanto ao remanejamento do prazo de 2 de agosto para dezembro de 2013, data final dos Planos de Saneamento Básico, o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional dos Lagos Maranhenses (Conlagos) realiza, a partir desta terça (24) a quinta-feira (26), no Auditório da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), o "Seminário de Sensibilização e Capacitação sobre Política Nacional de Saneamento Básico e os Planos de Gestão Integrada".

O Evento é voltado para os 217 municípios, que discutirá com amplitude as diretrizes para a elaboração do plano, com a participação de representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Ministério das Cidades (MCID), Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Subchefia de Assuntos Federativos da Presidência da República (SAF-PR) e, Secretarias de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Cidades (Secid).

"O Maranhão é um dos estados que está em atraso com os PMRS, por isso a importância de se discutir de forma territorial, as políticas adotadas pelos municípios para o tratamento do lixo, bem como saber de cada gestor e técnico, quais as suas dúvidas, dificuldades, experiências e estratégias sobre as diretrizes do plano, que envolve também, um alto custo financeiro", destacou Ronald Damasceno, Diretor Executivo do CONLAGOS.

A Sema, parceira do Seminário, está atuando na política de tratamento do lixo, com a elaboração do Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS), que age no mesmo propósito de sensibilização e capacitação dos municípios para auxiliar na elaboração dos PMRS.

Para o Superintendente de Gestão de Resíduos Sólidos da Sema, Vilson de Jesus Silva, há uma determinação do secretário de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Vitor Mendes, para que o PERS seja entregue no dia 02 de agosto, próximo. Uma a versão preliminar já foi discutida em cinco audiências públicas regionais com a contribuição de informações das secretarias municipais, empresários, academias e sociedade civil organizada.

"A proposta do CONLAGOS em gerar esse debateentre os planos estaduais e municipais é favorável, pois proporcionará aos municípios que ainda estão em atraso, um ambiente propício para a metodologia aplicada na elaboração dos Planos Estadual e Municipal de Resíduos Sólidos, com as assessorias estadual e federal", declarou Vilson de Jesus.


Santa Inês

De acordo com informações da prefeitura de Santa Inês, o aterro sanitário do município - que deve ser construído na zona rural - ainda está em fase de finalização de projeto. Este está sendo preparado pela Vale.

Carta de São Luís

Até o final dos trabalhos, Conlagos, Secid, Sema e gestores municipais aprovarão a Carta de São Luís que reafirma o compromisso político com as Políticas de Saneamento e Resíduos Sólidos, e deflagrará processos regionais de elaboração de Planos Intermunicipais de Saneamento e Resíduos Sólidos, com foco na formação de arranjos de consórcio público, como instrumento de gestão.

Na programação do Seminário de Sensibilização e Capacitação sobre Política Nacional de Saneamento Básico e os Planos de Gestão Integrada teremos temas e mesas redondas sobre "A Política Nacional De Saneamento Básico e os Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos", "Planos Municipais de Saneamento Básico, Planos Municipais de Gestão Integrada - Metodologia", "Experiências de Consórcio Público na Gestão Integrada de Resíduos Sólidos" e "Diagnóstico do Plano Estadual de Resíduos Sólidos". Facilitarão os temas e discussões, o Secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, do Ministério do Meio Ambiente, Pedro Wilson Guimarães; o Secretário Nacional de Saneamento Básico, do Ministério das Cidades, Osvaldo Garcia, a Diretora Executiva da Fundação Nacional de Saúde, Elaine Drumond, além da Consultora em Desenvolvimento Regional, da Subchefia de Assuntos Federativos da Presidência da República, Paula Ravanelli,dentre outros.



Com informações da Secretaria de Comunicação do Governo do Estado

Santa Inês: Nono e Sirino visitam comunidades rurais






Sirino visita moradores de comunidades rurais de Santa Inês (Foto: Divulgação)

Assim como na zona urbana, as visitas feitas por candidatos a prefeito à zona rural do município de Santa Inês foram intensificadas. Nono (PMDB) esteve no povoado Campo Novo no domingo (22) e Sirino (PV), neste mesmo dia, visitou moradores do Ladeira do Gato e Bom Jardim.

Na ocasião, o candidato do PV ouviu reclamações de moradores daquelas comunidades. A principal delas, de acordo com a assessoria de imprensa de Sirino, está relacionada à saúde.

                                                                        (Foto: Divulgação)
Outro quesito em pauta seria a questão dos limites do município. Para Sirino, a prefeitura "tem aberto mão dessa parte da cidade e corre grande risco de perder essas terras para Altamira", disse o candidato por meio da assessoria.

Sirino aproveitou as visitas para reafirmar propostas de campanha. Ele informou que é um compromisso dele, " lutar para que esses povoados permaneçam como Santa Inês".

Sirino ouve reclamações de moradores relacionadas à área saúde (Foto:Divulgação)
Já na questão da saúde, ainda de acordo coma assessoria do candidato, "é estritamente necessário que haja um posto de saúde e equipes de PSF atuantes na área, uma ambulância de plantão para atender as comunidades e um suporte na sede", finalizou.

O candidato Ribamar Alves (PSB) não divulgou a agenda.

Prefeita de Centro do Guilherme contesta impugnação

22 de julho de 2012





Do Blog do Abimael Costa

A prefeita de Centro do Guilherme, Maria Deusdete Lima (Detinha), candidata à reeleição, e Marcel Dantas, candidato ao cargo de prefeito em Governador Nunes Freire, contestaram às impugnações formuladas contra eles pelo Ministério Público Eleitoral. As impugnações baseiam nas alegações de que ambos estariam incidindo em inelegibilidade reflexa, no caso Detinha, por ser companheira do prefeito do município de Maranhãozinho, e Marcel, por ser filho do prefeito de Turilândia, Domingos Curió.


A defesa dos candidatos compreende que a Constituição Federal veda a relação de parentesco entre candidato e titular de mandato eletivo na mesma circunscrição e não em municípios diversos. O que pretende o promotor é dar interpretação extensiva a uma regra constitucional restritiva de direito, contrariando os mais elementares princípios constitucionais.


Na contestação aludem a um entendimento do Tribunal Superior Eleitoral referente ao Município de Landri Sales no Piauí, no qual o TSE assegurou que não acarreta a inelegibilidade de membro de sua família, candidato a cargo diverso, não obstante da mesma espécie (prefeito), em outro município, ainda que vizinho, da Relatoria do Ministro Arnaldo Versiani, que destacou em seu voto que não háitinerância possível nesse caso, a não ser que a pessoa fique inelegível para todos os municípios do mesmo estado apenas por que o seu parente até o segundo grau é prefeito em determinado município. A questão foi debatida pelo TSE há dois meses.

Santa Inês: Inauguração de comitê eleitoral reúne multidão

21 de julho de 2012





Festa de inauguração do comitê eleitoral do PMDB e demais partidos coligados (Foto: Daniel Aguiar)


Nono e Sousa Neto já têm comitê eleitoral instalado em Santa Inês. A inauguração do núcleo de campanha ocorreu no início da noite deste sábado (21), na rua Governador Sarney, no centro da cidade. Participaram da festa o prefeito de Santa Inês, Roberth Bringel, a primeira dama do município e deputada estadual Vianey Bringel, familiares de Nono e Sousa Neto, lideranças políticas, candidatos a vereador e a militância em peso. Milhares de pessoas acompanharam o evento democrático com faixas, bandeiras, painéis e placas alusivas à candidatura do peemedebista.


Foto
Secretário Adjunto de Juventude Assis Filho fala à multidão
Representando a governadora Roseana Sarney, o Secretário Adjunto de Juventude do Governo do Maranhão, Assis Filho (PMDB) enfatizou a importância de Santa Inês manter o desenvolvimento. "O PMDB está orgulhoso do seu candidato e todos sabemos que Santa Inês estará em boas mãos", afirmou o secretário. 
Foto
Foto
Para Nono, o evento deixa claro que a militância situacionista está unida e, a partir deste domingo (22), a campanha promete ser ainda mais organizada. "É hora de ganhar as ruas da cidade", incentivou o ex-secretário de Estado e candidato a vice-prefeito, Sousa Neto.





A inauguração representa o ponta-pé inicial e oficial da campanha do grupo.

Foto
Vereadora e candidata à reeleição, Creusa da Caixa pede o apoio da
população para "o município continuar se desenvolvendo"

A partir deste domingo caravanas formadas por militantes e candidatos a vereador - e lideradas pelos cabeças-de-chapa do grupo - cruzarão todos os cantos da zona rural de Santa Inês. O primeiro povoado a receber a caravana será o Campo Novo.

Foto
Enfermeiro e candidato a vereador Victor Thágore (PMN) ladeado por representantes
de comunidades rurais de Santa Inês


 

Santa Inês: Candidato Prof. Paulo Rodigues (PDT)

20 de julho de 2012




O Notas do Daniel Aguiar segue com a divulgação de perfis e propostas de candidatos a vereador do município de Santa Inês.
Lembrando que serão divulgados apenas as fotos e os textos enviados até o próximo dia 24 para o endereço eletrônico: danielaguiarpereira@gmail.com





A EDUCAÇÃO TEM PODER, VOTE PRA VER 

Prof. Paulo Rodrigues é 12512 

Paulo Rodrigues dos Santos Filho 12512 é Graduado em LETRAS e Especialista em Língua Portuguesa pela UEMA.

Foi diretor de cultura da FEGESI e Presidente do Diretório Acadêmico de Letras do CESSIN.

Atuou como professor de Latim e Filologia Românica do Centro de Estudos Superiores de Zé Doca(CESZED).

É professor de Língua Portuguesa da rede municipal e estadual de ensino, coordenador pedagógico da Unidade Regional de Educação de Santa Inês e professor do curso de Letras da Faculdade Interativa COC.

Escritor e poeta com dois livros publicados, e coloborador de vários jornais da região.

É um jovem de luta, sempre participando das lutas dos educadores, das questões políticas e dos movimentos culturais de nossa cidade. Ele representa a esperença e a renovação para Santa Inês.

As propostas do Prof. Paulo Rodrigues como vereador são:

- Lutar pela criação da Casa do Professor, que funcione com toda estrutura capaz de oferecer formação continuada, espaço para reuniões e lazer;

- Lutar pela implantação total, completa do Plano de Cargo e Carreira do Magistério da rede municipal de ensino;

- Lutar pela redução da jornada de trabalho dos professores, de forma a adequar à lei nacional, que dedica 1/3 da jornada de trabalho do educador para planejamento e estudo;

- Convocar a categoria para criação do Sindicato dos Professores de Santa Inês, para que os mesmos tenham um instrumento legal para defender os seus direitos;

- Criar projeto de lei que obrigue o Gestor Municipal a construir uma biblioteca pública municipal (com acervo amplo e funcionários formados em biblioteconomia), assim como organizar as bibliotecas de todas as escolas municipais de Santa Inês;

- Lutar pela implantação de Mestrado para os professores da rede municIpal, aqui em Santa Inês no CESSIN(UEMA);

Para isso tudo acontecer você sabe a senha, caríssimo eleitor!

Prof. Paulo Rodrigues 12 512

Santa Inês: Candidato Domingos (PDT)


Seguimos com a divulgação de perfis e propostas de candidatos a vereador de Santa Inês.

Lembrando que serão divulgados apenas as fotos e os textos enviados até o próximo dia 24 para o endereço eletrônico:
danielaguiarpereira@gmail.com




A vontade do povo. Vote: Domingos 12789 

Domingos Martins Ferreira Filho é natural de Pindaré-Mirim, onde iniciou sua trajetória estudantil no Centro de Ensino José Sarney Costa. Fez o Ensino Fundamental no Centro de Ensino Padre Chagas e o Ensino Médio na Escola Atuação.

Domingos começou sua trajetória política na Pastoral da Juventude onde desenvolveu um trabalho de base com jovens formando-se em assessor paroquial, trabalhando como líder comunitário, prestando assistência a outras entidades como a esportiva, na Juventude Socialista do PDT. Buscou formar grupos de base para discutir política com os jovens de Santa Inês. Hoje é Agente Comunitário de Saúde participando da luta da categoria por melhores condições de trabalho.

Propostas como vereador:

1. Lutar por melhores condições de trabalho para os Agentes Comunitários de Saúde, de forma que possamos dá vida digna para esse profissional tão importante para nossa cidade;

2. Lutar pela criação da Casa da Juventude, criando assim um ambienete de estudo, formação e lazer;

3. Lutar pela criação de mais emprego e renda no município de Santa Inês;

4. Lutar por apoio para o Esporte Amador;

5. Lutar pela implantação de um Posto de Saúde no Bairro do Angelim;

6. Lutar pela criação de áreas de lazer para jovens e crianças.

Santa Inês: Candidato Danilo (PDT)





Seguimos com a divulgação de perfis e propostas de candidatos a vereador de Santa Inês.

Lembrando que serão divulgados apenas as fotos e os textos enviados até o próximo dia 24 para o endereço eletrônico: danielaguiarpereira@gmail.com




Mudança e Renovação. Vote: Danilo 12123 

Danilo é natural de Santa Inês, onde iniciou sua trajetória estudantil na Escola Municipal Vitorino Freire. Fez o Ensino Fundamental na Escola Municipal João Alípio e Ensino Médio na Escola Atuação como bolsista.

Danilo começou sua trajetória como militante político do PDT em 2007. Participou ativamente da vida esportiva de Santa Inês como campeão sub 17 invicto pelo Girassol, bicampeão invicto pela Portuguesa da Vila Militar nos anos 2005 e 2006, além de ajudar a fomentar o esporte amador na cidade. É vendedor de automóveis no Valtin Veículos com o desempenho admirável.

Propostas como vereador:

1. Lutar por uma escola de tempo integral, capaz de educar melhor os filhos de nossa Santa Inês, elevando assim o tempo do aluno nas escolas;

2. Lutar pela ampliação e melhoria da limpeza pública da cidade;

3. Lutar pela criação de escolinhas de futebol para trabalhar com as crianças carentes de nossa cidade;

4. Lutar por apoio para o Esporte Amador;

5. Lutar pela melhoria da educação de nossa Santa Inês

Alto Alegre do Pindaré: Prefeito desmente informações caluniosas








NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura Municipal de Alto Alegre do Pindaré MA, na pessoa do seu Gestor, o Prefeito Municipal Atenir Ribeiro Marques, conhecido politicamente como Atemir Botelho (PRTB), vem exigir Direito de Resposta a todos os blogs e sites que publicaram notícias acerca do assassinato do jovem Domingos Araújo Viana Filho, de 23 anos (popularmente conhecido como Dominguinhos), ocorrido neste Município.

ESCLARECENDO O CRIME

O crime aconteceu por volta das 04h40min da madrugada de sábado, dia 14 de julho de 2012, quando o jovem Dominguinhos foi atingido por dois tiros, sendo um na cabeça, disparados por outro rapaz conhecido como Cabecinha, depois de um desentendimento entre eles; Sabe-se que, antes do assassinato, os dois tiveram uma luta corporal. O fato ocorreu próximo à casa da vítima e a uns 300 metros do local de um show onde ambos estavam presentes. A vítima não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

DESMENTINDO INFORMAÇÕES CALUNIOSAS

Segundo publicações postadas em diversos blogs, o autor do crime, Cabecinha, teria vínculos empregatícios com a Prefeitura ou, particularmente, com o Prefeito, sendo chamado de “motorista”, “segurança” e “assessor” do mesmo. Contudo, o único vínculo que o Cabecinha tem com a Prefeitura é o aluguel do seu carro, que presta serviços de transporte de funcionários e materiais de um local para outro, dentro e fora do Município. O fato de Cabecinha ser aliado político e amigo do Prefeito não faz deste último seu cúmplice, muito menos culpado do que quer que ele faça ou tenha feito.

Os blogs afirmam, também, que o Prefeito deu guarida ao Cabecinha, facilitando e promovendo a sua fuga com a conivência e subserviência dos policiais da Cidade. Esta é mais uma informação mentirosa: o Prefeito estava na Capital Maranhense quando o fato ocorreu, inclusive providenciando socorro à vítima, que foi transportada para São Luís, infelizmente chegando lá sem vida. Portanto, o Prefeito não poderia esconder o autor do crime. Se o mesmo fugiu e a polícia não conseguiu segui-lo, encontra-lo ou prende-lo, isso também não é culpa ou responsabilidade do Prefeito, ao qual cabe, como autoridade máxima do Município, pedir que o caso seja encaminhado aos órgãos responsáveis pela segurança pública, o que já foi feito.

Também não são verdadeiras as informações de que a vítima, Dominguinhos, fosse “aliado, eleitor e apoiador ferrenho” do ex-deputado e ex-prefeito Fufuca e do seu grupo político, como o mesmo declarou e disseminou pelos blogs. Em conversa com o irmão da vítima, Dalysson, o mesmo afirmou que seu irmão falecido era apoiador do Prefeito, e que, por intermédio do Banco do Nordeste, no qual trabalhava, prestava serviços de parceria com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

Outra informação caluniosa é a que diz que os motivos do crime tenham sido originados na rivalidade política. Isso também foi desmentido pelos amigos mais próximos que confirmaram já haver uma briga muito antiga e por motivos pessoais entre o autor e a vítima do crime.

Alguns blogs afirmam, ainda, que o Prefeito Atemir Botelho é conhecido por dever a agiotas e paga-los com dinheiro público. Contudo, nenhum destes blogs explica a origem dessas acusações nem mostra provas que as confirmem. Mas, procurada para esclarecimentos, a assessoria da Prefeitura informou que as acusações são infundadas, pois o atual Prefeito venceu as últimas eleições municipais de 2008 porque todo o dinheiro investido foi fruto de doações de famílias e pessoas em particular que acreditaram na sua proposta de governo e queriam sérias e concretas mudanças no modo de administrar a coisa pública em Alto Alegre do Pindaré. O Prefeito Atemir Botelho, portanto, não deve agiota algum.
CONCLUINDO

Dessa forma, a Prefeitura Municipal de Alto Alegre do Pindaré vem afirmar que o Prefeito Atemir Botelho tem sido vítima de todo tipo de perseguição, desde o momento em que venceu as eleições e antes mesmo de assumir o mandato, até os dias atuais: tentativas de cassações, suspeitas de tentativas de roubo e homicídio, sequestro-relâmpago, difamações e calúnias constantes em blogs de oposição, dentre outros.

E, por ser ano eleitoral, aqueles que se ocupam em denegrir a imagem do Prefeito enquanto ele se preocupa em trabalhar e administrar para o povo, continuarão a persegui-lo e permanecerão disseminando mentiras, calúnias e difamações, como estas feitas em cima da dor e da tragédia que atingiu a família da vítima, no intuito de desestabilizar a campanha do mesmo, que se lança mais uma vez à apreciação popular com visíveis chances de reeleição.

Concluímos, ainda, que a Prefeitura repudia todo e qualquer tipo de ação violenta e criminosa, bem como não compactua com as atitudes de quem se utiliza de momentos cruéis como este para benefício próprio, numa visível demonstração de má utilização desta poderosa ferramenta chamada política.

ASSESSORIA DA PREFEITURA DE ALTO ALEGRE DO PINDARÉ.

Disputa porta a porta





Sirino e Irmão Fernando visitam moradores da Vila Marcony
No fim da tarde desta sexta-feira (20), moradores da Vila Marcony, na periferia de Santa Inês, puderam conhecer de perto dois dos três homens que disputam o cargo de prefeito deste município nas eleições deste ano. Isso praticamente ao mesmo tempo. Nono e Sirino, ambos acompanhados dos respectivos candidatos a vice, Sousa Neto e Irmão Fernando (além de candidatos a vereador e simpatizantes de campanha) batiam de porta em porta e apresentavam-se aos moradores do bairro.

Muito prazer, sou candidato!

Os dois precisam mesmo correr contra o tempo. É comum ouvir de moradores a frase: "Eu vou votar em (Nono ou Sirino) mas, nunca vi ele de perto" ou mesmo a interrogação: "Eu nem sei quem é (Sirino ou Nono) como é que vou votar nele?". Neste quesito, ponto para o terceiro homem que não esteve presente nesta sexta-feira na Vila Marcony. Ribamar Alves já participou de outras campanhas e, portanto, é muito conhecido na cidade. O que não quer dizer que o deputado não precise visitar as comunidades.

Voltando aos dois ex-aliados, as visitas desta sexta-feira mostram que a disputa já está acirradíssima.

Nono e Sirino só não se cruzaram na caminhada pela Vila porque evitaram o encontro. Em alguns momentos estavam em ruas paralelas e em outros, perpendiculares. Pessoas saíam da movimentação de um e iam para o grupo do outro. Queriam ver os dois; falar e ouvir os dois.

Inauguração

Neste sábado (21), a partir das 17h, o diretório municipal do PMDB de Santa Inês e partidos aliados inauguram comitê eleitoral. O prédio está localizado na rua Governador Sarney, 95, no centro da cidade.


Santa Inês: Candidato Victor Thágore (PMN)

19 de julho de 2012




Seguimos com a divulgação de perfis e propostas de candidatos a vereador de Santa Inês.

Lembrando que serão divulgados apenas as fotos e os textos enviados até o próximo dia 24 para o endereço eletrônico: danielaguiarpereira@gmail.com



Enfermeiro Victor Thágore Nº 33.222 

HISTÓRIA DE VIDA

Nasci em 08/02/1982 na cidade de Caxias - MA, oriundo da zona rural de um povoado chamado Sossego. Até os meus 16 anos de idade encoivarei roça, plantei e colhi. Estudei todo o meu 1º e 2º graus em escola publica (não tinha condições de estudar em escolas particulares) terminando o meu 2º grau (hoje ensino médio) estudei no pré-vestibular da cidadania do governo do Estado - isso no ano de 2002-, onde estudei e consegui ser aprovado para o curso de química na Universidade Federal do Maranhão. Na UFMA cursei  4 semestres quando assim consegui ser aprovado para o curso de enfermagem no CESSIN/UEMA. Hoje sou formado em Enfermagem pela Universidade Estadual do Maranhão com especialização em Saúde da Família pela UFMA. Desde então dedico a minha vida à enfermagem e à classe mais necessitada deste município.

Fui  - até o mês de junho passado - enfermeiro de 14 comunidades da zona rural de Santa Inês. Foi brotou em mim a ideia de lutar pela melhoria na qualidade de vida das pessoas mais humildes de Santa Inês. 


De maio de 2010 a junho deste ano implantei e coordenei o Programa de Atenção Integral a Saúde do Homem no município de Santa Inês, programa este que melhorou significativamente a saúde da população masculina.

Meu principal Slogan: Humildade/Humanização (quem me conhece sabe, me sinto bem assim).

Principais ideias:

- Criação de um pré-vestibular da cidadania destinado a alunos oriundos de escolas publicas de Santa Inês. Os instrutores serão acadêmicos do CESSIN e do IFMA - os mesmos receberão bolsas de incentivo para lecionarem e custearem o sua graduação;

- Requerem por parte da prefeitura uma parceria do município com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) para a instalação de um curso de Torno e Solda (lembrando que na nossa região além de termos várias empresas deste ramo, temos a VALE e a COSIMA que necessitam deste tipo de mão de obra);

- Utilizar os laboratórios de informática das escolas do município para capacitar jovens e adultos (partindo da ideia de que aproximadamente 60% da população de Santa Inês não sabe manusear um computador em pleno século XXI).
 

Fale com o blogueiro

- Daniel Aguiar -
WhatsApp: (98) 9 8256 6682
Email: danielaguiarpereira@gmail.com

O que você procura?

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WhatsApp do 7º BPM/Pindaré

WhatsApp do 7º BPM/Pindaré

OPORTUNIDADES

Tags