PUBLICAÇÕES RECENTES

Sobre Crimes e Mentiras

28 de setembro de 2012




(Imagem/Internet)
Definitivamente, o clima político está carregado em Santa Inês. Eu diria até que está pesado demais. Considerando os acontecimentos recentes, alguns pontos precisam ser observados com bastante cautela e, essencialmente, sem fanatismo.

Das duas uma: ou uma teia de mentiras está sendo cuidadosamente estendida sobre o município (incluem-se aí falsas comunicações de crimes) ou o terror paira de fato sobre Santa Inês. Seja qual for a realidade, todos perdemos.

Candidatos a vereador ameaçados de morte, sequestro, folhetos apócrifos e até candidato a prefeito que diz ter tido a vida ameaçada por uma idosa 'bom de faca'. São muitos crimes ou muitas mentiras deslavadas com objetivo claro.

Não quero aqui - e não vou - expor caso a caso e especular sobre suas possíveis veracidades. Mesmo porque esse não é o meu papel e, obviamente, não estou capacitado para tal. Sendo assim, de quem é a responsabilidade? A responsabilidade, respeitando suas competências, é das Polícias Federal, Civil e Militar e da Justiça Eleitoral.

Reconheço o afinco com que trabalham os profissionais dos órgãos citados, mas, visivelmente, são necessárias medidas um tanto mais enérgicas e urgentes. Ou se toma uma atitude logo, ainda que de forma exemplar, ou os poucos dias que antecedem as eleições serão de caos absoluto em Santa Inês. 


As investigações estão sendo realizadas. Entendo. Não se deve cometer nenhuma injustiça. Entendo, também. Mas, se o nível crescente de imoralidades politiqueiras for mantido, o que acontecerá nas madrugadas vindouras?

O povo de Santa Inês está temeroso. É preciso responder à altura dos ataques e com o rigor da lei.


Secretário municipal de Santa Luzia é assassinado a tiros

27 de setembro de 2012





(Foto: Sogima Comunicação)
Atualizado às 12h18 de 28/09/2012
O Secretário de Meio Ambiente, Indústria e comercio do município de Santa Luzia, Elias Mendes Sousa, 52 anos de idade, conhecido como Irmão Elias foi assassinado no fim da tarde desta quinta-feira, 27.

De acordo com as primeiras informações, o secretário estava na porta da casa dele quando foi surpreendido por dois homens que estavam em uma motocicleta. Irmão Elias foi atingido por quatro tiros e não resistiu aos ferimentos.

A polícia investiga o caso e não descarta a hipótese de que o crime esteja ligado à sucessão municipal. O secretário era um dos coordenadores da campanha de reeleição do prefeito Marcio Rodrigues (PMDB).

Santa Luzia é dos 27 municípios maranhenses que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou o envio de tropas federais para ajudar na organização e seguranças das eleições de 7 de outubro.


O delegado Jair de Paiva, Superintendente de Polícia do Interior disse que os policiais já estão no local fazendo os levantamentos.

Segundo informações da polícia, o local é monitorado por câmeras o que pode facilitar na identificação dos executores.

Com informações do G1 MA

Horário eleitoral influencia jovens?






Com informações do Imirante.com

De acordo com enquete feita pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), a resposta é não. A enquete revelou que o horário eleitoral não influencia jovens na hora de escolher o candidato. Dos 12.443 jovens de todo o país que participaram da enquete, 60% disseram que não são influenciados pela propaganda eleitoral para definir o voto.

No entanto, 35% responderam que o horário ajuda na escolha dos candidatos e os 5% restantes não opinaram sobre o tema.

O Notas do Daniel Aguiar lança então a enquete para saber a opinião dos eleitores maranhenses. Faltando cerca de uma semana para o fim da propaganda eleitoral no rádio e na tv, o blog quer saber se você foi influenciado pelos programas. Participe da enquete que está na barra lateral deste blog.
O cientista político Paulo Baía, do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), considerou o resultado da amostragem
 feita CIEE uma surpresa. Segundo ele, outras pesquisas vêm apontando que 80% dos eleitores definem o voto a partir dos programas eleitorais veiculados na televisão ou no rádio. Os programas ganham peso, principalmente, nos dias próximos ao da votação.

“O pessoal assiste aos programas. Tanto que todos os partidos têm suas estratégias de campanha centradas no programa eleitoral”, disse Paulo Baía à Agência Brasil. O cientista político avaliou que o rádio também tem papel importante em determinados horários, especialmente à noite e nos horários de trânsito. “Mas o impacto definidor é o do horário eleitoral na televisão. Por isso, os partidos brigam para ter um maior tempo na TV.” Quanto mais coligações um candidato tem, maior o tempo do programa eleitoral.

O CIEE é uma associação filantrópica de direito privado, sem fins lucrativos, que intermedeia a seleção de estudantes de nível médio, técnico e superior para programas de estágio em empresas privadas e públicas. A enquete foi virtual, opcional e para amostragem.


Crime: Panfletos apócrifos são espalhados por Santa Inês









(Imagem/Ilustração: Fotopg.com.br)
Lamentável. Na reta final das eleições 2012, em Santa Inês, tem candidato querendo arrastar consigo para o esgoto o nível da campanha. De fato, não surpreende aos eleitores. Esta afirmação baseia-se no histórico dos últimos pleitos municipais. 

Na madrugada desta quinta-feira (27), marginais distribuíram panfletos anônimos pela cidade. O material traz uma série de denúncias infundadas contra o candidato a prefeito de Santa Inês, Nono Ferreira, o candidato a vice-prefeito, Sousa Neto, e ainda contra o atual prefeito, Roberth Bringel. O objetivo lógico da ação criminosa é denegrir a imagem dos candidatos para confundir a cabeça dos eleitores.


De acordo com a lei, a realização de difamação e injúria em panfletos apócrifos (anônimos; não autênticos; com conteúdo duvidoso) é crime definido nos artigos 323 e 324 do Código Eleitoral Brasileiro. A pena vai de multa até a prisão, entre outras punições.

DESESPERO

O caso é, nitidamente, um ato desesperado daqueles que temem o debate das ideias e dos projetos. Partir para velhas, baixas e condenáveis práticas politiqueiras apenas revela o grau de desrespeito, falta de moral e lisura dos que transitam por essa via.

O Notas do Daniel Aguiar repudia esse jogo sujo e acredita que o Ministério Público Eleitoral e a Polícia Federal irão apurar o caso e punir o autor intelectual e as demais pessoas envolvidas no crime.




Caminhada da Paz reúne milhares de mulheres em Santa Luzia

24 de setembro de 2012




(Foto: Sogima Comunicação)
Simpatizantes da candidatura à reeleição de Márcio Rodrigues (PMDB), mais uma vez, mostraram superioridade numérica e de organização durante evento realizado no último domingo, 23.

A exemplo da última passeata - que reuniu cerca de 20 mil pessoas pelas principais ruas e avenidas de Santa Luzia-, neste início de semana, as mulheres mostraram que têm vez e voz na atual conjuntura política daquele município.

No domingo, lideradas pela primeira dama de Santa Luzia, Dra Simone, quase 10 mil mulheres foram às ruas declarar apoio à candidatura do Dr. Márcio. O movimento atraia mais e mais adeptos a cada esquina percorrida e, pela organização e mobilização, foi bastante elogiado até por eleitores oposicionistas que acompanhava atentos das portas das residências e de lojas.

A "Caminhada da Paz" terminou na rua Benedito Leite onde a comitiva de mulheres que apoiam o atual prefeito de Santa Luzia reuniu-se para declarar, em breves discursos, o apoio irrestrito ao Dr. Márcio.
 

Além da atual primeira dama de Santa Luzia e outras dezenas de mulheres representando bairros e povoados de Santa Luzia, a esposa do deputado federal Ribamar Alves, Luana Alves, também discursou elogiou a união das mulheres daquele município.

Em um gesto de esperança na continuação do desenvolvimento e para simbolizar a paz, a primeira dama, Dra Simone soltou uma pomba branca ao final dos discursos.




Pindaré: Debate de candidatos adiado mais uma vez






O Grupo 'Força Jovem' anunciou mais um adiamento do tal debate entre os candidatos a prefeito de Pindaré. Desta vez não justificou e, nem mesmo, informou a nova data para a realização do evento.

A princípio, o debate estava previsto para as 18h de sexta-feira, 21. Foi adiado para domingo (23) porque, de acordo com organizadores, a data e o horário entrava em conflito com a agenda dos candidatos.

No último domingo, mais uma vez, decidiram mudar a data. Como se já não bastasse os transtornos causados a quem foi ao ginásio onde deveria ocorrer o evento no domingo, desta vez (pelo menos até o momento da publicação deste post), nem data informaram.

Pelo visto vai ficar para o próximo pleito. Uma pena, já que o debate seria muito bom para ambos os candidatos e, principalmente, para o eleitor que iria conhecer um pouco mais sobre as reais intensões de Walber e Alexandre.


Com informações do blog Portal Pindaré

Agora é pra valer! Santa Inês terá hospital macrorregional

21 de setembro de 2012





(Foto/Ilustração - Secom) 
 Agora é pra valer! Santa Inês vai ganhar um hospital macrorregional. O lançamento do edital de licitação ocorre na tarde desta sexta-feira, 21. Ainda nesta sexta, a governadora Roseana Sarney e o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, também farão o lançamento dos editais de licitação para a construção de outros três hospitais macrorregionais, em Pinheiro, Caxias e Imperatriz. O lançamento está previsto para as 16h, no Centro de Convenções (Cohafuma). Na ocasião, também será lançado o edital para a construção do Hospital Geral de Chapadinha.

(Foto/Divulgação)
De acordo com Ricardo Murad, em Santa Inês, a obra do hospital será executada em 18 meses e terá uma área construída de 5.526 metros quadrados. A casa de saúde terá, individualmente, capacidade de 100 leitos de internação clínica e 10 de UTI. O novo hospital contará com centros cirúrgicos com quatro salas e disporá ainda de centros de imagem para exames de tomografia, Raio-X, ultrassom, mamografia e endoscopia.

O hospital macrorregional de Santa Inês, orçado em R$ 17.823.500,00, colocará à disposição dos pacientes o Serviço de Pronto Atendimento 24 horas (SPA), bem como laboratórios de análises clínicas.

(Foto: Agora Santa Inês)
Projeto de Lei de número 05/2012 prevê a doação do terreno situado na BR-316 (km 261, nas proximidades do Bairro Cutia Pelada), com uma área total de 20.250 metros quadrados foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores de Santa Inês em maio deste ano. 

O terreno doado pela prefeitura de Santa Inês, onde será construído o hospital, está localizado nas proximidades do contorno das BR's 316 e 222.

Com informações do Blog do Abimael Costa

Enquetes: Resultados de Igarapé do Meio, Monção, Pio XII e Satubinha

20 de setembro de 2012








Finalizada a rodada de enquetes sobre eleições nos municípios de Igarapé do Meio, Pio XII, Monção e Satubinha realizada pelo blog. De acordo com leitores do 'Notas do Daniel Aguiar', em Igarapé do Meio, se as eleições fosse hoje, a candidata do Partido Verde (PV), Valderez venceria a disputa. Raimundinho (PRB) está logo atrás com apenas 6% de diferença.  

Veja os números:


O candidato a prefeito do município de Pio XII, Frazé (PCdoB), chegou a liderar a enquete durante alguns dias, mas, ao final quem venceu foi Carlos do Biné (PV) com 43, 75% das intensões de voto, de acordo com a enquete. Franzé ficou em segundo com 27,14%. Em terceiro lugar aparece Paulo Veloso com 25%.


Em Satubinha, ainda de acordo com a enquete, se as eleições fossem hoje, a candidata Dulcinha (que também é do Partido Verde, a exemplo dos vencedores em Igarapé do Meio e Pio XII) venceria a disputa. Dr. Fávio (PMDB) liderou a enquete até cerca de uma semana atrás. De lá pra cá a situações mudou e Dulcinha assumiu a ponta. 5,1% dos que votaram declararam-se indecisos.

Veja os números:


Se as eleições fossem hoje, o candidato da situação Jesiel (PPS) venceria a disputa no município de Monção. A vantagem de Jesiel sobre o oposicionista Queiroz (DEM), de acordo com a enquete, seria algo em torno de 15%.


As enquetes realizadas pelo Notas do Daniel Aguiar não se tratam de pesquisa eleitoral, prevista no art. 33 da Lei nº 9.504/97, e sim de mero levantamento de opiniões, sem controle de amostra, o qual não utiliza método científico para a sua realização,
dependendo, apenas, da participação espontânea do interessado.



Debate em Pindaré é adiado para domingo, 23








Walber (PR) e Alexandre Colares (PTB) enfrenta-se em debate em Pindaré
A Organização do evento, grupo 'Força Jovem', adiou o debate entre os candidatos a prefeito de Pindaré. O evento, que estava marcado para ocorrer nesta sexta-feira (21) foi transferido para o próximo domingo, 23. O motivo, segundo o grupo organizador, foi a incompatibilidade com a agenda pré-definida dos candidatos. 

O horário também mudou. O debate está marcado para as 17h. O local será o mesmo divulgado anteriormente, o ginásio de esportes de Pindaré. O ginásio fica localizado na rua Comandante Pedro Melo, no centro da cidade.

Os candidatos a prefeito, Dr. Alexandre Colares (PTB) da coligação “O Progresso não pode parar” e Dr. Walber (PR) da coligação “O Futuro é agora” estarão frente a frente mostrando suas propostas para os eleitores pindareenses.

O Notas do Daniel Aguiar acompanhará o debate.

É proibida a entrada de pessoas no ginásio com qualquer tipo de material de campanha, tais como bandeiras, camisas e outros.

Apenas pessoas credenciadas terão acesso à quadra, as demais acompanharão o debate das arquibancadas do ginásio.

Com informações do grupo Força Jovem e do Blog Portal Pindaré

Faltam 17 dias: Transporte e alimentação só podem ser fornecidos pela Justiça Eleitoral



Ônibus utilizado o programa TRE-Móvel para o recadastramento biométrico.
(Foto: Divulgação)
Partidos políticos e candidatos são proibidos de fornecer alimentação e transporte a eleitores no dia do pleito, seja na cidade ou no campo. Mas os eleitores residentes na zona rural contam com um apoio logístico da Justiça Eleitoral para que possam exercer o direito ao voto. Uma lei dos anos 70 em vigor até hoje (Lei 6.091/74) dispõe sobre o fornecimento gratuito de transporte e alimentação em dias de eleição a esses eleitores. A norma foi regulamentada ainda naquele ano pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio da Resolução/TSE nº 9.641.

A Resolução do TSE estabelece que as refeições podem ser fornecidas somente pela Justiça Eleitoral quando imprescindíveis, em caso de absoluta carência de recursos de eleitores residentes na zona rural. A mesma Resolução dispõe que a alimentação não será fornecida se a distância entre a casa do eleitor e o seu local de votação puder ser feita sem necessidade do transporte gratuito oferecido pela Justiça Eleitoral ou se o eleitor puder votar e regressar, utilizando tal transporte, em um único período (de manhã ou de tarde).

Com relação ao transporte dos eleitores da zona rural, a Resolução TSE nº 9.641 prevê que, se não forem suficientes os veículos e embarcações do serviço público, o juiz eleitoral poderá requisitar a particulares, de preferência daqueles que tenham carros de aluguel na região, a prestação dos serviços de transporte indispensáveis ao suprimento das carências existentes. Quinze dias antes do pleito (no próximo dia 22, portanto) o juiz eleitoral deverá divulgar o quadro geral de percursos e horários programados para o transporte dos eleitores. O quadro de horário e itinerário deverá ser afixado na sede Cartório Eleitoral e divulgado pelos meios disponíveis.

Para coibir abusos ou irregularidades, a Resolução do TSE estabelece que nenhum veículo ou embarcação poderá fazer transporte de eleitores da zona rural desde o dia anterior até o dia seguinte ao pleito, salvo se estiver a serviço da Justiça Eleitoral, se forem coletivos de linhas regulares e não fretados e se forem veículos de uso individual do proprietário para o exercício do próprio voto e de sua família. A Resolução ressalva ainda os veículos de aluguel que prestam serviço que não tenham sido requisitados pela Justiça Eleitoral.

É facultado aos partidos políticos fiscalizar o transporte de eleitores e os locais onde houver fornecimento de refeições nas zonas rurais.

VP/LF

Desespero? Vândalos picham muros e paredes em Alto Alegre do Pindaré

17 de setembro de 2012







O aposentado João de Deus olha desolado as paredes da casa dele pichadas na última sexta-feira, 14
Moradores de Alto Alegre do Pindaré denunciam uma onda de vandalismo praticada por pessoas supostamente ligadas ao grupo da oposição naquele município. Há poucas semanas, desocupados começaram a arrancar e rasgar cartazes com imagem do atual prefeito e candidato à reeleição, Atemir Botelho. Isso sem a autorização dos donos dos imóveis e geralmente durante a madrugada. Cansados de ter que colar um novo cartaz a cada manhã, moradores decidiram substituir os cartazes. A nova declaração de apoio ao candidato Atemir Botelho passou a ser pintada em paredes e muros de residências. A onda cresceu e grande parte da sede e de povoados de Alto Alegre aderiu voluntariamente.
Como restaram poucos cartazes a serem destruídos, os desocupados mudaram a tática e decidiram agir novamente. Desta vez, pichando paredes e muros de eleitores de Atemir.
Os atos de vandalismo podem ser vistos em boa parte da cidade.
 

Demonstração clara de desespero. Óbvio, não podemos afirmar aqui é que o candidato oposicionista Fufuca Dantas (PMDB) está diretamente ligado ao vandalismo praticado em Alto Alegre. 

O que podemos afirmar é que no Brasil, a pichação é considerada vandalismo e crime ambiental, nos termos do artigo 65 da Lei 9.605/98 (Lei dos Crimes Ambientais), que estipula pena de detenção de 3 meses a 1 ano, e multa.

Outra afirmativa é que em períodos de campanha eleitoral - aqui ou ali-, quem está em larga desvantagem e não tem o mínimo de caráter e respeito pelo povo, acaba sendo norteado pela ira e o desespero o leva a autoria de ações lamentáveis e, em alguns casos, criminosas.

No mais, o blog faz a denúncia e espera que as autoridades competentes ajam rigorosamente e em tempo, antes que os vândalos partam para uma nova tática ainda mais grave e não menos criminosa.



Santa Luzia: Cerca de 20 mil pessoas participam de caminhada histórica

16 de setembro de 2012









No ultimo sábado (15), o município de Santa Luzia parou para acompanhar mais uma vez o que já está sendo considerada uma das maiores mobilizações políticas da história de Santa Luzia . A coligação “Pra Fazer Muito Mais e Melhor”, do candidato a reeleição Dr. Márcio Rodrigues (PMDB), reuniu uma multidão em uma gigantesca passeata pelas principais ruas e avenidas da cidade.



Cerca de 20 mil pessoas participaram do mega evento organizado pela coligação liderada pelo peemdebista. De acordo com a organização, mais de duas mil motos e cerca de 650 carros participaram da festa democrática.



A caminhada encerrou na Praça da Matriz. Em seguida os eleitores acompanharam atentos os discursos do Dr. Márcio, do vice-prefeito Zé Reis, de vereadores e candidatos a vereador, além das principais lideranças políticas do município de Santa Luzia.

Em seu discurso, Dr. Márcio, emocionado com a multidão que gritava euforicamente seu nome, disse: “A vontade de Deus é a vontade do povo e a vontade do povo é Dr. Márcio de novo!”.

Dr. Márcio encerrou o discurso, dizendo: “Depois dessa manifestação popular, é impossível não declarar vitória, pois a população acaba de demonstrar isso nessa gigantesca manifestação”.




Para finalizar o evento que vai ficar na história de Santa Luzia, os quase 20 mil eleitores presentes aplaudiram o candidato à reeleição por aproximadamente 15 minutos.


 Com informações e fotos da SOGIMA Luziense

Reviravolta em Santa Luzia: Dr Márcio cresce e Vera despenca, diz pesquisa

14 de setembro de 2012





Dr Márcio na frente em Santa Luzia, diz pesquisa
Ao contrário do que simpatizantes da campanha do candidato Veronildo Tavares, o Vera (PRB), tentam espalhar por Santa Luzia, a situação do oposicionista está cada dia mais difícil.
É o que revela a pesquisa realizada pelo Instituto Perfil (sob o protocolo MA-192/2012), contratada pela Editora Gráfica Tribuna do Nordeste. 

Vera (PRB)
O Instituto entrevistou 400 pessoas com idade acima de 16 anos, entre os dias 1º a 3 de setembro, nas zonas urbana e rural de Santa Luzia. A margem de erro é de 4,9.

De acordo com a pesquisa, o atual prefeito e candidato à reeleição Márcio Rodrigues (PMDB) apresenta uma ligeira vantagem, com 42,8%, contra 42,5% do ex-prefeito Vera. 

O quadro atual é completamente diferente do registrado em agosto deste ano pela Escutec, quando Vera tinha 48,7% das intensões de voto contra 36% do candidato à reeleição.

De acordo com a nova pesquisa, Dr. Márcio cresceu 6,8% e mostra fôlego de atleta nesse importante momento da campanha. Já o candidato do PRB, em queda livre, tentar recuperar a confiança dos eleitores. 

Ainda de acordo com o Instituto Perfil, os candidatos Banga (PSB) tem 3,8% das intensões de voto e Riba da Construção Civil, 1,3%. Os eleitores indecisos ainda são 09% e 0,8% dizem que irão votar branco ou nulo.

Fogo destrói loja em Santa Inês

12 de setembro de 2012






(Foto: Weverthon Belga)

O incêndio  que começou por volta das 18h  foi controlado duas horas depois. O depósito de uma loja de artigos de R$ 1,99, localizada na rua do Comércio, no centro de Santa Inês, foi completamente destruído pelo fogo. Dois carros-pipa e uma equipe de bombeiros da Vale foram acionados. Pessoas que passavam pelo local e funcionários de lojas vizinhas participaram da tentativa de conter as chamas. Centenas de pessoas aglomeraram-se nas proximidades da loja incendiada e acompanharam, temerosos, as explosões que se seguiam.


Felizmente, ninguém se feriu.

Funcionários da Cemar chegaram ao local pouco minutos depois do início do incêndio e desligaram a energia elétrica do perímetro. A Polícia Militar manteve curiosos afastados e controlou o trânsito no centro comercial da cidade.

Ainda não se sabe, ao certo, a causa do incêndio.

De um lado a angústia de proprietários, funcionários e amigos em ver o resultado do trabalho de longos anos sendo consumido pelo fogo. Do outro uma manifestação político-partidária na frente da loja.

O sentimento de revolta é natural em situações como esta. Todos que acompanharam o desespero dos que estavam realmente preocupados em controlar as chamas estavam revoltados. O motivo da revolta é comum: a ausência do Corpo de Bombeiros em Santa Inês. 


O 'Notas do Daniel Aguiar' compartilha dessa revolta. O que lamentamos profundamente é o fato de alguns simpatizantes políticos realizarem uma espécie de minicomício enquanto as chamas consumiam parte da vida de trabalho de uma família. Palavras de ordem e até bandeiras, típicas de reuniões políticas, foram utilizadas. 

O Blog não está aqui para defender A ou B, mas sejamos sensatos. Não era o momento para euforia política.

Se temos que culpar alguém, que culpemos os verdadeiros responsáveis.

A Carta Magna de 1988 estabelece cabalmente o dever do Estado em garantir a segurança pública:

Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:

I-polícia federal;

II-polícia rodoviária federal;

III-polícia ferroviária federal;

IV-polícias civis;

V-polícias militares e corpos de bombeiros militares.

§ 4o Às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvadas a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as Militares.

§ 5o Às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública...

§ 6o As policias militares e corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do exercito, subordinam-se, juntamente com as polícias civis, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.

Em abril deste ano, o secretário de Segurança Pública do Estado do Maranhão, Aluísio Mendes, na ocasião da inauguração da Delegacia Regional de Santa Inês, afirmou que seria feito um estudo em Santa Inês para que a cidade fosse contemplada com um Instituto Médico Legal (IML) e um Batalhão do Corpo de Bombeiros. A previsão, ainda de acordo com Aluísio Mendes, é que as orbas sejam iniciadas em 2013.




Por meio de indicação, a deputada estadual Vianey Bringel (PMDB), em seu primeiro ano de mandato, solicitou ao Governo do Estado, a instalação de uma Unidade do Corpo de Bombeiros em Santa Inês. 



"À governadora do estado, Roseana Sarney.

A presente indicação torna-se necessária, por saber que, em Santa Inês, uma das mais importantes cidades da Região do Vale do Pindaré não possui uma Unidade do Corpo de Bombeiros para o atendimento da população da região, o que é de fundamental importância e extrema necessidade."





Continua foragido homem que assassinou mecânico em balneário

8 de setembro de 2012






José Maria Moreno foi atingido com
 um gargalo de garrafa e não resistiu
Equipes da polícia ainda estão à procura do homem que assassinou o mecânico José Maria Moreno Lopes, 23 anos, residente no Bairro Vila Marcony e que trabalhava em uma oficina localizada na BR-316, no mesmo bairro. O crime aconteceu na tarde da última sexta-feira (7) durante uma festa realizada no balneário Açúcar, no município de Pindaré-Mirim. O mecânico José Maria Moreno Lopes, conhecido em seu local de trabalho pelo apelido de “Já Morreu”, foi atingido com um golpe do gargalo de garrafa à altura do abdômen (lado esquerdo).

Em conversa com a reportagem do AGORA, o delegado Márcio Dominici, que cuida do caso, informou que no momento do acontecido dois suspeitos e quatro testemunhas foram encaminhados para a Delegacia Regional de Santa Inês, onde as testemunhas não reconheceram os suspeitos como sendo o autor do crime que vitimou o mecânico. Os suspeitos foram liberados e a polícia continua à procura do autor do crime. Ainda segundo o delegado, informações dão conta de que o assassino tem baixa estatura, é magro e trajava camisa vermelha quando cometeu o crime. Ele pede a quem puder passar informações que entre em contato com o 1º DP, na Delegacia Regional de Polícia Civil, localizada na Rua do Comércio, Centro de Santa Inês.


Com informações do Jornal Agora Santa Inês

Santa Inês: Goulart dos Empréstimos renuncia

6 de setembro de 2012







Depois de ter o nome envolvido em um escândalo, Goulart dos Empréstimos (PRB) renunciou. O ex-candidato a vereador pela coligação Amar Santa Inês II é o décimo oitavo candidato a uma das 17 vagas do legislativo municipal de Santa Inês a pedir renúncia.


 

No dia 13 de agosto deste ano o 'Notas do Daniel Aguiar' publicou uma lista com 16 nomes de candidatos desistentes. (Veja aqui). Agora já são 18. Na lista atual incluem-se os nomes de Goulart dos Empréstimos e José Rios (PTdoB) da coligação 'Quanto mais gente cuidar, melhor I'.
 

Confira a lista atualizada:

Goulart dos Empréstimos (PRB) 

José Rios (PTdoB)                                          
Dr Régis (PDT)                              
Patrícia Silveira (PHS),                                            
Aderlane (PV),                                                    
Professora Ana Maria (PRTB),
Deuzinha (PSL),                                                      
Francismar Ferreira (PT),          
Gilvan da Cooperativa (PSB),  
Potinho (PV),                                                      
João da Cruz (PPS),            
Rapadura (PPS),                  
Luana (PPS),                          
Nely Sousa (PRB),                
Ozielita (PTB),                        
Professor Alves (PTB),        
Paixão (PCdoB),                  
Tamy Cruz (PMDB)                                                  

Além dos que renunciaram, estão fora da disputa mais cinco que tiveram o pedido de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral.

Luizinho dos Cassotes (DEM),
Kleber Maranhão (PV),
Zezão Seixas (PSB),                    
Irmã Fátima (PRP),                          
Dionísio (PV)


Apenas 176 dos 199 nomes que foram apresentados à Justiça Eleitoral estão, tecnicamente, concorrendo as 17 vagas da Câmara de Vereadores de Santa Inês. Algo em torno de 10,3 candidatos por vaga.

Em uma análise mais superficial, considerando aqueles que renunciaram, 61,1% eram candidatos das coligações lideradas por Ribamar Alves (PSB). 

16,6% de coligações lideradas por Sirino (PV)
16,6% de coligações lideradas pelo candidato Nono (PMDB)
 5,5% Partido não coligado (PRTB)


Santa Inês: Vianey Bringel prestigia desfile em homenagem ao Dia da Raça

5 de setembro de 2012









Deputada estadual e primeira dama de Santa Inês, Vianey Bringel, prestigia desfile           (Foto: Daniel Aguiar)
A deputada estadual Vianey Bringel (PMDB) prestigiou, na tarde desta quarta-feira (05), na Praça Matriz de Santa Inês, o desfile de estudantes das pré-escolas municipais em homenagem ao Dia da Raça, comemorado em cinco de setembro. Milhares de alunos participaram do desfile que faz parte das atividades pela semana da pátria.

Concentração: estudantes ansiosos antes do início do desfile (Foto: Daniel Aguiar)
Na concentração, pequenos estudantes ansiosos e pais, avós, professores e demais responsáveis visivelmente orgulhosos. Foi tudo muito bem preparado. O figurino caprichado atraía a atenção dos espectadores e deu um brilho a mais ao evento.

(Foto: Daniel Aguiar)
Ao som da Banda Marcial do Município, cada escola se apresentou e milhares de pessoas disputavam espaço para admirar o desempenho dos estudantes.

Para a deputada Vianey Bringel, "o desfile é importante, pois estimula o espírito cívico das pessoas e 
 integra os alunos às comemorações pela independência do Brasil.".

                                Milhares de pessoas assistiram ao desfile que homenageou o Dia da Raça            (Foto:Daniel Aguiar)

CGU capacitará conselheiros de acompanhamento de políticas públicas

4 de setembro de 2012






A Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com a Controladoria-Geral do Estado (CGE) e a Unidade Regional de Educação de Santa Inês (URE), realizará treinamento de conselheiros de acompanhamento de políticas públicas de 22 municípios maranhenses. O evento será realizado no auditório da Prefeitura de Santa Inês no próximo dia 22.

Receberão treinamento alunos do Programa de Educação Fiscal, conselheiros de políticas públicas, lideranças, agentes públicos e a comunidade em geral dos municípios:
Santa Inês, Pindaré-Mirim, Bela Vista do MA, Tufilândia, Alto Alegre do Pindaré, Santa Luzia, Bom Jardim, Gov. Newton Bello, Zé Doca, Monção, Igarapé do Meio, Pio XII, Satubinha, Olho Dágua das Cunhas, Paulo Ramos, Bacabal, Lago Verde, Conceição do Lago Açu, Vitória do Mearim, Arari, São Mateus e Alto Alegre.

Confira a programação:

8h às 9h – Credenciamento

Responsável: Francisco Filho (SEFAZ-MA)

9h às 9h15 - Abertura

Responsável: Maíra (URE-Santa Inês)

9h15 às 10h15 – Palestra: “Educação Fiscal e Cidadania”

Responsável: Fernando Resende (Gerente da SEFAZ-MA)

10h15 às 10h30- Intervalo

10h30 às 11h30-Seminário: “O Papel do Conselheiro”


Responsável: George Santana (auditor da CGU)

11h30 às 12h30 – Oficina prática: “Sistemas informatizados que auxiliam os Conselhos (Portal da Transparência, CNES)”

Responsável: George Santana (auditor da CGU)

12h30 às 13h30-Almoço

13h30 às 14h30 – Palestra: “Os impactos da Consocial e da Lei de Acesso à Informação”

Responsável: Rita Freire (auditora da CGE)

14h30 às 14h45 – Intervalo

14h45 às 16h – Minicurso: “Análise de Prestação de Contas”

Responsável: Welliton Resende (auditor da CGU)

16h – Encerramento com entrega de certificados

Responsável: Maíra (URE-Santa Inês)


Manifesto dos povos indígenas da Terra Indígena Pindaré





Manifesto dos povos indígenas da Terra Indígena Pindaré enviado ao blog pelo professor David Morais:

 "Participamos da manifestação em prol das terras indígenas hoje pela manhã ! Queremos externar a nossa solidariedade e a defesa da etnia indígena!"  

"TERRA INDÍGENA PINDARÉ, CARU E ALTO TURIAÇU ! 

PELA REVOGAÇÃO DA PORTARIA 303 DA AGU ( ADVOCACIA GERAL DA UNIÃO)!

NOSSO PROTESTO À PORTARIA 303 DA AGU!


Estamos bloqueando temporariamente esse trecho da Br 316 (que passa por dentro de nossa Terra) em protesto à portaria 303 da AGU por entendermos que ela não somente fere nossos direitos , como tenta usurpar o que os nossos antepassados duramente conquistaram. A nossa Terra é a continuidade de nossa vida. É com ela que garantimos nosso sustento: a manutenção do nosso dia a dia e a realização de nossas expressões culturais . Imagine como você se sentiria se o governo quisesse tomar boa parte do seu quintal? É isso que essa Portaria pretende fazer com a nossa Terra. Nós, índios Tentehar ( Guajajara) , Guajá e Ka'apor da Terra Indígena Pindaré , Caru e Alto Turiaçu não aceitamos e sim repudiamos... Por isso, estamos bloqueando pacificamente esse trecho da Br 316.


Agradecemos a sua compreensão!"


Crianças e adolescentes em campanhas políticas





O Ministério Público do Maranhão (MPMA) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) reuniram-se, às 14h30, desta segunda-feira, 3, com representantes dos partidos políticos para alertar contra a prática ilegal do trabalho de crianças e adolescentes na campanha política. Uma Notificação Recomendatória conjunta foi expedida pelas instituições alertando contra a prática. Dos 28 partidos convidados, apenas dois – Democratas e PTC – atenderam ao convite. O encontro foi realizado na sede da Procuradoria Regional do Trabalho.

A notificação é assinada pelo titular da 1ª Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude de São Luís, Márcio Thadeu Silva Marques (foto), e pela procuradora do trabalho e titular da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente, Virgínia Neves Saldanha (foto).


No documento, os representantes do MPMA e do MPT recomendam aos presidentes dos partidos políticos e coligações eleitorais que se abstenham de contratar menores de 16 anos para atividades relativas à campanha política como panfletagem, exposição de faixas e pesquisas. O documento também recomenda a imediata paralisação de contratações de crianças e adolescentes para atividades desta natureza.

O próximo passo será o envio da recomendação à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) para efetuar a fiscalização e combater a presença do trabalho de crianças e adolescentes.

Para o representante do PTC – Partido Trabalhista Cristão – Jocerlan Gusmão, um candidato que não respeita a infância não merece representar o povo. “O eleitor precisa ficar alerta”, afirmou. Ele destacou a contribuição dos eleitores para coibir o trabalho ilegal. “Cada um pode ajudar, denunciando as irregularidades”.

A representante do Democratas Roseane Pereira enfatizou a responsabilidade de toda a sociedade no cuidado com o público infanto-juvenil. “Respeitamos o eleitor e isso passa pelo respeito à infância. Lugar de criança é na escola”.

As denúncias contra a exploração ilegal de crianças e adolescentes na campanha política podem ser feitas pelos números (98) 2107-9300 e 2107-9301 (MPT) e 0800-098-1600 (MPMA).

Índios interditam trecho da BR-316 em Bom Jardim





                                                                                                                                  (Foto: Rosimeire Diniz)
Como o Notas do Daniel Aguiar noticiou - em primeira mão - na noite dessa segunda-feira (3), índios interditaram a BR-316, entre Bom Jardim e Santa Inês na manhã desta terça, 4.

A manifestação, até o momento da publicação deste post, pacífica deve estender-se até o meio dia. Cerca de 400 índios das etnias Guajajara, Kaapor e Guajá (com 
o apoio de representantes quilombolas da região) ocupam, desde o início da manhã desta terça, trecho da BR-316 entre os municípios de Bom Jardim e Santa Inês.
Os índios prostetam contra a Portaria n°303, da Advocacia-Geral da União, que dispõe sobre salvaguardas institucionais às terras indígenas. O documento estabelece, entre outras coisas, que nem a comunidade indígena ou a FUNAI precisam ser ouvidas, caso a União decida pela instalação ou desenvolvimento de qualquer tipo de ação ou projeto estratégico em área indígena.

Para os manifestantes, a Portaria fere os direitos indígenas e a Constituição Federal. "Estamos fazendo uma manifestação de alerta. Caso essa portaria não seja revogada pelo Governo Federal, já nos mobilizamos para interditar todas as rodovias e ferrovias do Maranhão. Não queremos briga, nem confusão. Queremos apenas nossos direitos preservados", declarou ao G1, um dos líderes do movimento, Flauberth Guajajara.

Caso a Portaria da AGU não seja revogada, uma nova manifestação deve ocorrer nos próximos dias. Lideranças indígenas afirmam que além da Rodovia, ferrovias podem ser interditadas em uma nova manifestação.


Clique aqui para ler o Manifesto dos povos indígenas da Terra Indígena Pindaré

Índios ameaçam interditar BR-316 em Bom Jardim nesta terça-feira, 3

3 de setembro de 2012









Imagem: Internet
Índios Guajajara estão reunidos na Aldeia Januária, no município de Bom Jardim (a 270km de São Luis-MA) desde o início da tarde desta segunda-feira, 3. De acordo com as primeiras informações, eles planejam interditar a BR-316 no trecho entre os municípios de Bom Jardim e Santa Inês em protesto à Portaria n. 303 expedida pela Advocacia-Geral da União (AGU) em 16 de julho deste ano e publicada no dia seguinte.

A Portaria n. 303 que dispõe sobre as salvaguardas institucionais às terras indígenas, conforme entendimento fixado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na Petição 3.388 RR, estabelece, entre outras coisas, que nem a comunidade indígena, nem a FUNAI precisam ser ouvidas, caso a União decida pela instalação ou desenvolvimento de qualquer tipo de ação ou projeto estratégico em área indígena. 


Clique aqui e leia a íntegra da Portaria 
Para atender a um pedido da FUNAI, a AGU decidiu adiar por 60 dias a entrada em vigor do texto, que passa a valer a partir do próximo dia 17. 

De acordo com fontes ligadas ao movimento indígena na Região, os Guajajara devem cortar a BR-316 - principal ligação entre os estados do Maranhão e Pará - por volta das 6h desta terça-feira, 4.

Gratuidade é liberada, mas Santa Inês está fora




Desde o último dia 30, as ligações locais para telefones fixos feitas em orelhões da operadora Oi em 2.020 municípios não podem ser cobradas. A medida, determinada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), faz parte do Plano de Revitalização de Telefonia de Uso Público, que começou em agosto de 2011.


A Anatel exigiu de cada uma das concessionárias um plano de vistoria e reparo dos orelhões e melhoria nos sistemas de supervisão. Como a Oi não atingiu integralmente os objetivos do plano, especialmente em relação à densidade de orelhões por número de habitantes e aos reparos nos telefones, foi feito um acordo com a agência para isentar a cobrança da ligação. A gratuidade vale até outubro ou dezembro, de acordo com o problema apresentado pela operadora em cada cidade. A Oi tem atualmente 760 mil orelhões no país. 

A Oi divulgou uma lista no site oficial da empresa. Santa Inês, Pindaré, Bela Vista, Zé Doca e Bom Jardim não estão incluídos na lista dos municípios contemplados.

Veja abaixo os municípios maranhenses nos quais usuários já podem ligar de graça para telefones fixos via orelhão.




MA          AGUA DOCE DO MARANHAO              Até Dezembro de 2012

MA           ALDEIAS ALTAS                              Até Dezembro de 2012

MA           ALTAMIRA DO MARANHAO Até Dezembro de 2012

MA          ALTO ALEGRE DO MARANHAO Até Outubro de 2012

MA         AMAPA DO MARANHAO Até Outubro de 2012

MA          ANAPURUS Até Outubro de 2012

MA         ARAIOSES Até Dezembro de 2012

MA          BACURITUBA Até Dezembro de 2012

MA BARRA DO CORDA Até Outubro de 2012

MA BARREIRINHAS Até Dezembro de 2012

MA BERNARDO DO MEARIM Até Outubro de 2012

MA BOM LUGAR Até Dezembro de 2012

MA BREJO Até Outubro de 2012

MA BURITI Até Dezembro de 2012

MA BURITICUPU Até Dezembro de 2012

MA CACHOEIRA GRANDE Até Dezembro de 2012

MA CAJAPIO Até Dezembro de 2012

MA CAJARI Até Dezembro de 2012

MA CAMPESTRE DO MARANHAO Até Outubro de 2012

MA CANDIDO MENDES Até Outubro de 2012

MA CANTANHEDE Até Dezembro de 2012

MA CAPINZAL DO NORTE Até Outubro de 2012

MA CENTRAL DO MARANHAO Até Outubro de 2012

MA CENTRO DO GUILHERME Até Dezembro de 2012

MA CHAPADINHA Até Dezembro de 2012

MA CODO Até Dezembro de 2012

MA COLINAS Até Dezembro de 2012

MA DAVINOPOLIS Até Outubro de 2012

MA DOM PEDRO Até Outubro de 2012

MA FEIRA NOVA DO MARANHAO Até Dezembro de 2012

MA FORMOSA DA SERRA NEGRA Até Dezembro de 2012

MA FORTALEZA DOS NOGUEIRAS Até Dezembro de 2012

MA GOVERNADOR ARCHER Até Outubro de 2012

MA GOVERNADOR EDISON LOBAO Até Dezembro de 2012

MA GOVERNADOR NEWTON BELLO Até Outubro de 2012

MA GRACA ARANHA Até Outubro de 2012

MA GRAJAU Até Dezembro de 2012

MA IGARAPE DO MEIO Até Dezembro de 2012

MA ITAPECURU MIRIM Até Dezembro de 2012

MA ITINGA DO MARANHAO Até Outubro de 2012

MA JUNCO DO MARANHAO Até Outubro de 2012

MA LAGO DO JUNCO Até Dezembro de 2012

MA LAGO DOS RODRIGUES Até Outubro de 2012

MA LAGOA DO MATO Até Outubro de 2012

MA LAJEADO NOVO Até Outubro de 2012

MA LUIS DOMINGUES Até Outubro de 2012

MA MAGALHAES DE ALMEIDA Até Dezembro de 2012

MA MARACACUME Até Outubro de 2012

MA MARAJA DO SENA Até Dezembro de 2012

MA MARANHAOZINHO Até Dezembro de 2012

MA MATA ROMA Até Dezembro de 2012

MA MATINHA Até Dezembro de 2012

MA MATOES Até Dezembro de 2012

MA MATOES DO NORTE Até Dezembro de 2012

MA MILAGRES DO MARANHAO Até Dezembro de 2012

MA MIRADOR Até Dezembro de 2012

MA MIRANDA DO NORTE Até Outubro de 2012

MA MONCAO Até Dezembro de 2012

MA MONTES ALTOS Até Outubro de 2012

MA MORROS Até Dezembro de 2012

MA NINA RODRIGUES Até Dezembro de 2012

MA NOVA COLINAS Até Outubro de 2012

MA NOVA IORQUE Até Outubro de 2012

MA NOVA OLINDA DO MARANHAO Até Dezembro de 2012MA OLINDA NOVA DO MARANHAO Até Dezembro de 2012

MA PACO DO LUMIAR Até Dezembro de 2012

MA PARAIBANO Até Outubro de 2012

MA PERI MIRIM Até Dezembro de 2012

MA PINHEIRO Até Outubro de 2012

MA PIO XII Até Outubro de 2012

MA PIRAPEMAS Até Outubro de 2012

MA PRESIDENTE JUSCELINO Até Dezembro de 2012

MA PRESIDENTE MEDICI Até Outubro de 2012

MA PRESIDENTE VARGAS Até Dezembro de 2012

MA RAPOSA Até Dezembro de 2012

MA RIBAMAR FIQUENE Até Outubro de 2012

MA ROSARIO Até Dezembro de 2012

MA SAMBAIBA Até Outubro de 2012

MA SANTA FILOMENA DO MARANHAO Até Dezembro de 2012

MA SANTA HELENA Até Dezembro de 2012

MA SANTA LUZIA Até Dezembro de 2012

MA SANTA LUZIA DO PARUA Até Dezembro de 2012

MA SANTA QUITERIA DO MARANHAO Até Dezembro de 2012

MA SANTO AMARO DO MARANHAO Até Dezembro de 2012

MA SAO BENTO Até Dezembro de 2012

MA SAO BERNARDO Até Dezembro de 2012

MA SAO DOMINGOS DO AZEITAO Até Outubro de 2012

MA SAO DOMINGOS DO MARANHAO Até Outubro de 2012

MA SAO FRANCISCO DO BREJAO Até Outubro de 2012

MA SAO FRANCISCO DO MARANHAO Até Dezembro de 2012

MA SAO JOAO BATISTA Até Dezembro de 2012

MA SAO JOAO DO CARU Até Dezembro de 2012

MA SAO JOAO DO PARAISO Até Outubro de 2012

MA SAO JOAO DO SOTER Até Dezembro de 2012

MA SAO JOSE DE RIBAMAR Até Outubro de 2012

MA SAO LUIS Até Outubro de 2012

MA SAO MATEUS DO MARANHAO Até Outubro de 2012

MA SAO PEDRO DOS CRENTES Até Outubro de 2012

MA SAO RAIMUNDO DAS MANGABEIRAS Até Outubro de 2012

MA SAO ROBERTO Até Outubro de 2012

MA SAO VICENTE FERRER Até Dezembro de 2012

MA SENADOR ALEXANDRE COSTA Até Outubro de 2012

MA SITIO NOVO Até Dezembro de 2012

MA SUCUPIRA DO RIACHAO Até Outubro de 2012

MA TIMBIRAS Até Dezembro de 2012

MA TRIZIDELA DO VALE Até Outubro de 2012

MA TUTOIA Até Dezembro de 2012

MA VARGEM GRANDE Até Dezembro de 2012

MA VIANA Até Dezembro de 2012

MA VILA NOVA DOS MARTIRIOS Até Outubro de 2012



Clique aqui para ver a lista com a inclusão dos demais estados: 


Polícia apreende menor que esfaqueou três irmãos em Santa Inês






A polícia apreendeu o adolescente de 15 anos de idade suspeito de esfaquear os irmãos Klemilson, Klécyo e Kleber Barros na noite do domingo (2) em Santa Inês. Kleber Barros foi atingido na região do abdômen e não resistiu. 

Kleber Barros foi atingido na região
do abdômen e não resistiu ao ferimento
De acordo com as primeiras informações, o fato com desfecho trágico teve início por volta das 20h do domingo, na Praça da Matriz, no centro da cidade, quando o menor teria oferecido um aparelho celular a Klemilson. A vítima recusou-se a comprar. O menor teria insistido na tentativa de vender o aparelho. Houve discussão e o menor teria aplicado um golpe de faca em Klemilson.

Informados sobre o ocorrido, dois irmãos da vítima foram ao encontro do adolescente. Encontrara-no em uma casa de shows localizada na rua 15 de Novembro, no bairro São Benedito. Klécyo e Kleber Barros abordaram o menor que revidou usando a mesma faca utilizada para ferir a primeira vítima. 

O funcionário público Kleber Barros foi atingido na região do abdômen e não resistiu ao ferimento. Klemilson e Klécyo foram encaminhados ao Hospital Tomaz Martins e estão sob observação médica.

O menor apreendido será ouvido pela Polícia Civil de Santa Inês e deve ser encaminhado para uma casa de custódia de São Luis ainda nesta semana.
 

Fale com o blogueiro

- Daniel Aguiar -
WhatsApp: (98) 9 8256 6682
Email: danielaguiarpereira@gmail.com

O que você procura?

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WhatsApp do 7º BPM/Pindaré

WhatsApp do 7º BPM/Pindaré

OPORTUNIDADES

Tags