PUBLICAÇÕES RECENTES

Santa Inês homenageia Raul Seixas nesta sexta-feira, 28

27 de junho de 2013



Pelo segundo ano consecutivo, fãs de um dos maiores artistas brasileiros, Raul Seixas, que formaram o grupo Sociedade Alternativa Produções, realizam show em homenagem ao “Pai do Rock”. O evento acontece no Badalas Clube, no Centro da cidade, a partir das 20h. Este ano, além de bandas de rock da região central do Estado e da capital, o evento terá a brilhante participação do cantor Wilson Zara, ícone maranhense de interpretarão das músicas do “Maluco Beleza”.

Diferentemente de outras partes do país, em que o artista é homenageado sempre no aniversário da sua morte, 21 de agosto, os seguidores do artista no interior do Estado preferem celebrar todo o legado deixado por “Raulzito” na data em que ele nasceu, 28 de junho. “É uma forma de a gente perpetuar a existência dele num sentido mais literal, se assim podemos dizer. Homenageá-lo a qualquer hora se faz necessário, mas na data em que ele morreu tem todo um sentimento ‘down’” – diz Waldeir Fonseca, um dos organizadores do evento.

Não há como celebrar Raul Seixas sem mencionar a importante colaboração e influência dele para o rock brasileiro. Por isso, além das músicas do artista, as bandas de Santa Inês, Makna Mor, Mãe Juanna, Bagageira Urbana que terão participação fazendo uma releitura de canções que marcaram gerações no país. Os Transados e Wilson Zara prometem fazer uma bela apresentação das canções de Raul.

O evento tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Santa Inês, que tem primado pela propagação e diversidade da cultura no município.

SERVIÇO

Show Raul Seixas, O Tributo
Local: Badalas Clube, Rua do Carmo, Centro, Santa Inês
Data: 28 de junho
Horário: 20h

Atrações: Wilson Zara (São Luís), Os Transados (São Luís), Makna Mor, Mãe Juanna e Bagageira Urbana de Santa Inês.

(Ascom/Santa Inês)

Câmara de Santa Inês aprova 3 projetos em sessão extraordinária


Em sessão extraordinária, realizada na ultima quarta-feira (26), a Câmara de Vereadores de Santa Inês colocou em votação 03 projetos. Além do Projeto de Lei complementar, que cria a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade- SEMMAS, e do Projeto para abertura de crédito adicional no orçamento do município, no corrente exercício financeiro, para cobrir custeio da referida Secretaria, o prefeito também encaminhou para votação, o Projeto de Lei de número 009, que firma convênio entre a Escola Técnica de Comércio Santa Luzia e a Secretária Municipal de Saúde, a fim de que os alunos do curso técnico em enfermagem possam fazer o estágio supervisionado, nas unidades de saúde e hospitais do município. 
Vereador Victor Thágore
A defesa desse projeto foi feita pelo vereador Enfermeiro Victor Thágore. Victor argumentou que a escola técnica é uma referência na região do Vale do Pindaré e que o convênio vai facilitar a vida dos estudantes que precisam do estágio obrigatório e precisavam se deslocar para outras cidades. O projeto foi apreciado e aprovado por unanimidade pelos edis. 

Já a criação da SEMMAS gerou alguns debates, o Secretário de Controle Interno do Município, Jocimey Martins, usou a tribuna para prestar esclarecimentos, ele garantiu que não haverá acréscimo no orçamento do município. O dinheiro, segundo Jocimey, será remanejado da Secretária de Saneamento que já existe. Apesar das discussões, apenas o vereador Drº Thomas votou contra a criação da Secretaria , alegando que no momento existem outras prioridades no município. "A cidade de Santa Inês vive um momento crítico com relação a pagamentos. O caso é que qualquer aprovação neste momento que gere ônus é ruim para o município. O projeto é bom, mas o momento não é conveniente. Existem outras prioridades. Voto contra a aprovação", justificou o vereador.

Os demais oposicionistas votaram a favor da aprovação.
Creusa da Caixa disse que vê o caso "como investimento e não como despesa".
Para Aldoniro Muniz, a Câmara faz o seu papel criando a secretaria. "Agora é fiscalizar", disse.
Madeira de Melo, que também votou a favor, disse que espera que o secretário para a nova pasta seja de Santa Inês. "Espero que seja gente nossa e que seja forte. Temos problemas sérios para resolver como poluições sonora e visual, por exemplo".

Aumento para Professores – 
Na sessão da ultima sexta-feira (21), o vereador Madeira de Melo apresentou o Anteprojeto de Lei, solicitando 8% de aumento aos professores, agentes administrativos e guardas municipais. Madeira destacou que a data base de reajuste desses profissionais é o mês de abril. O projeto foi aprovado por unanimidade pelos demais vereadores presentes. A sessão desta sexta-feira (28), será solene, com encerramento do primeiro semestre legislativo e entrega de títulos de cidadão honorário para convidados.

Editado por Notas do Daniel Aguiar
Fotos e Informações: Gilciléa Marques (Assessora de Comunicação da Câmara)

Professora Gedite Fontes será homenageada com título de cidadania santainesense

Vereadora Carla Sousa ao lado da professora Gedite Fontes
A PhD em Literatura Portuguesa, Gedite Fontes Tavares, será uma das 10 pessoas homenageadas com o título de Cidadão Honorário de Santa Inês nesta sexta-feira, 28. A honraria à professora Gedite será concedida pela Câmara, por meio de indicação da vereadora Carla Sousa (PTB).  Para a vereadora, "a doutora é uma senhora humilde, com uma grande história e um enorme coração. Professora Gedite fez e faz pela educação de Santa Inês", disse.

Gedite Fontes Tavares, 65 anos de idade, é natural de Barreirinha, no estado do Amazonas. Ela chegou ao Maranhão com 4 anos, morou em Bacabal e em 1949 veio para Santa Inês quando ainda era povoado do município vizinho, Pindaré.

Em 1953, Gedite foi pra Pernambuco estudar o ensino fundamental e magistério.
Depois foi para Belém onde, em 1960 formou-se em Letras.
Em 1967 foi aprovada em concurso público e começou a trabalhar na Universidade Federal do Pará. Em 79 concluiu Mestrado em São Paulo.
De 83 a 1989, ainda em São Paulo, fez Doutorado. 

Em 1992 aposentou-se pela UFPA e voltou a Santa Inês.
Gedite foi uma das pessoas responsáveis pela implantação do ensino fundamental no Povoado São João dos Crentes.

De 96 ao ano 2000 começou a trabalhar como professora visitante na Universdade Estadual do Maranhão, em São Luis.

Em 2001 a 2011 voltou novamente para Santa Inês e passou a trabalhar como professora e, em seguida, diretora do Centro de Estudos Superiores de Santa Inês (CESSIN-UEMA).

Atualmente Gedite Fontes é diretora e proprietária do IEFA (Instituto de Estudos Fundamentais e Avançado de Santa Inês) localizado na BR 222, Km 2, Nº 52, Bairro Santa Filomena. A instituição oferece cursos de especialização em psicopedagogia, Língua e Literatura Portuguesa, Língua Inglesa e Educação Especial e Inclusiva. 

Gedite mora com o filho e netos em um sítio localizado ao lado do IEFA.

Além da professora, serão agraciados com o títutlo de Cidadão de Santa Inês, durante sessão solene desta sexta-feira, 28:

Antonio Pacheco Guerreiro júnior - Desembargador - Indicação da mesa diretora (Seba, Victor e Vera)
Thiago Lima Alves - Secretário de Saúde do Município de Santa Inês - Indicação de Batista de Biné
Ricardo Jorge Murad – Secretário de Estado da Saúde - Indicação de Aldoniro Muniz
João Oliveira Veloso – Pastor Evangélico - Indicação de Antonio Silva
Luís Fernando Costa Alves – Ex-Secretário de Finanças de Santa Inês - Indicação de Aldoniro e Batista de Biné
José Carlos do Vale Madeira – Juiz federal - Indicação de Madeira de Melo
Maria da Graça Santana Silva - Educadora - Indicação de Akson
Eduardo Acioly Campos - Governador do estado de Pernambuco - Indicação de Seba
Roberto Coelho Rocha - Indicação de Ademarzinho

Haverá também uma Moção de Aplauso para o empresário Ilson Mateus Rodrigues.
A sessão começa as 9h.

BR-316: Van bate em Caminhão e deixa 3 mortos e 4 feridos

3 pessoas morreram e 4 ficaram feridas em um grave acidente registrado na BR-316, no trecho entre Bom Jardim e Santa Inês, nas proximidades do povoado Tirirical, zona rural de Bom Jardim. O acidente aconteceu por volta das 4h madrugada desta quinta-feira (27).

De acordo com as primeiras informações, o motorista da van, identificado como Júlio César Silva de Lima, 46 anos - que fazia o trajeto Zé Doca-São Luis - bateu em um animal de grande porte que tentava cruzar a pista. Após o choque, o Júlio César perdeu o controle do veículo e invadiu a contramão. O choque com um caminhão, conduzido por Jamelson Ferreira da Silva, que trafegava no sentido contrário, não pode ser evitado.

De acordo com o Blog do Maycon Alves, seis pessoas estavam na Van no momento do acidente. O motorista, Júlio César, e dois passageiros que iam para São Luis, a professora Irailde Sousa Silva, 34 anos, e João Muniz Pinheiro, de 55 anos de idade, morreram no local do acidente. Os outros passageiros e o motorista do caminhão tiveram ferimentos não muito graves e foram levados para o Hospital Tomaz Martins, em Santa Inês, onde estão sob observação médica.

Os corpos das vítimas já foram transferidos para Zé Doca onde estão sendo velados na residência de familiares.

Por Notas do Daniel Aguiar
Fotos do Blog do Maycon Alves

ODM implanta núcleo de desenvolvimento em Santa Inês




A coordenadora regional dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), a socióloga Maria Vany Ferreira Sales, esteve em Santa Inês na última terça-feira (25) para coordenar a implantação do núcleo ODM em Santa Inês. A visita foi uma solicitação da primeira-dama do município, Luana Costa.
A reunião de implantação ocorreu no auditório da Câmara de Vereadores e envolveu representantes de órgãos municipais e entidades representativas de Santa Inês.

A sigla é constituída de oito metas, estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000, com o apoio de 191 nações, e ficaram conhecidas como Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

As metas estabelecidas são: 
1 - Acabar com a fome e a miséria; 
2 - Oferecer educação básica de qualidade para todos; 
3 - Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; 
4 - Reduzir a mortalidade infantil; 
5 - Melhorar a saúde das gestantes; 
6 - Combater a Aids, a malária e outras doenças; 
7 - Garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; 
8 - Estabelecer parcerias para o desenvolvimento.

Maria Vany coordenou a implantação
dos ODM em Santa Inês
Com relação aos municípios, as prefeituras têm a responsabilidade de implantar e implementar as metas em seus municípios, o que chama-se de municipalização dos ODM.

Para a coordenadora regional dos ODM, Maria Vany, quando um município soluciona um problema, ele pode estar resolvendo vários outros, principalmente quando pessoas, escolas, governos, organizações de sociedade civil, igrejas e empresas trabalham em conjunto.

Editada por Notas do Daniel Aguiar

Com informações e fotos da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Santa Inês

Projeto que institui Dia Estadual da Liberdade Religosa no Maranhão recebe parecer favorável

25 de junho de 2013

Vários pareceres a projetos foram analisados na reunião desta terça-feira (25) da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Maranhão. Alguns pareceres ficaram para a próxima semana, por conta de solicitação dos autores, a exemplo de projeto deputado Hemetério Weba (PV), que determina que o Detran divulgue no site oficial do órgão a lista de veículos apreendidos.
Deputada Vianey Bringel (PMDB)

Entre os que tiverem o parecer aprovado está o de autoria da deputada Vianey Bringel (PMDB), que institui o dia 25 de maio, como o Dia Estadual da Liberdade Religiosa. Passou também projeto de resolução de autoria do deputado Raimundo Cutrim, que visa conceder o Título de Cidadão Maranhense ao militar Mário Raimundo Alves Filho, natural de Esperantina, Estado do Piauí.

Ficaram para a próxima reunião os projetos de lei ordinária de autoria do deputado Estadual Hélio Soares (PP), que institui a Política de Educação Empreendedora (PEE), nas escolas da Rede Pública e Particular de Ensino do Estado; Marcos Caldas, que tornando obrigatória a oferta de acompanhamento médico, nas especialidades de geriatria e gerontologia nos asilos, instituições de longa permanência para idosos e similares; Alexandre Almeida, que assegura aos portadores de deficiência o direito de receber boletos de pagamento do consumo mensal dos serviços públicos de telefone, energia elétrica e água, confeccionado no Sistema Braille; e Neto Evangelista, que dispõe sobre a inclusão de fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e profissionais da área da saúde e dá outras providências.

(Waldemar Ter / Agência Assembleia)

Santa Inês - Réu é condenado a 12 anos por homicídio qualificado


Em sessão realizada no último dia 19, o Tribunal do Júri da Comarca de Santa Inês condenou o réu Francisco Cleiton Oliveira Ferreira a 12 anos de reclusão, em razão do homicídio de Ocean do Nascimento Alencar, ocorrido no dia 29 de julho de 2009.

O Conselho de Sentença acolheu integralmente a tese defendida pela promotora de justiça Norimar Gomes Nascimento Campos, titular da 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Santa Inês.
Segundo o Ministério Público, no dia 29 de julho, à tarde, a vítima Ocean do Nascimento Alencar e sua companheira, Elisabete Santos Campos, foram ao velório de "Luluta", assaltante morto no dia anterior, 28 de julho de 2009, numa operação da Polícia Militar. No velório, também se encontrava o acusado Francisco Cleiton Oliveira Ferreira, conhecido como "Cleitinho", que, visivelmente abalado, prometia se vingar de quem tinha matado Luluta.

No retorno do cemitério, dentro do ônibus, "Cleitinho" quis iniciar briga com Raimundo Ramos dos Santos, a quem xingava e prometia matá-lo. "Chegou a cuspir em sua face e foi acalmado por outros passageiros".

Conforme sustentou o Ministério Público, quando o ônibus chegou à Rua Nova Brasília, no Bairro da Palmeira, "Cleitinho" continuou ameaçando Raimundo Ramos dos Santos, que se refugiou na casa da dona do bar Pinguim. O acusado, então, foi até sua casa, armou-se com uma faca e pediu que a dona do bar colocasse Raimundo para fora, pois iria matá-lo.

Nesse momento, Ocean, sua companheira e a senhora Nila Maria Correa passaram pelo local. Tentando apaziguar a situação, a vítima pediu a "Cleitinho" que fosse para casa, dizendo-lhe: "vai dormir, do jeito que tu tá (sic) com essa perna ferida, Raimundo sai de lá e te bate".

"Ato contínuo,"Cleitinho"perguntou se Ocean estava se doendo por Raimundo e puxou uma faca, postando-se Elisabete entre os dois, sendo empurrada pelo acusado, que investiu contra a vítima desferindo-lhe sete facadas", relata a acusação do MP.

A defesa foi realizada pelo advogado Irandy Garcia da Silva. Proferiu a sentença a juíza Kariny Pereira Reis.

(CCOM - MPMA)

Câmara realiza sessão extraordinária em Santa Inês nesta quarta, 26


Nesta quarta-feira (26), a Câmara de Vereadores de Santa Inês realiza uma sessão extraordinária para votação de dois Projetos de Lei:

-O Projeto de Lei complementar que cria a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade- SEMMAS.

-E o Projeto de Lei para abertura de Crédito Adicional Especial no orçamento do município, no corrente exercício financeiro, para cobrir custeio da Secretária Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade – SEMMAS. 

A sessão está prevista para começar às 9h.

De acordo com o presidente da Câmara, Vereador Franklin Seba (PTB), a sessão se faz necessária porque a próxima reunião na sexta-feira (28), será solene, com encerramento do primeiro semestre legislativo e entrega de títulos de cidadão honorário para convidados.

Serão agraciados com o titulo de cidadão de Santa Inês:

Antonio Pacheco Guerreiro júnior - Desembargador
Thiago Lima Alves - Secretário de Saúde do Município de Santa Inês
Ricardo Jorge Murad – Secretário de Estado da Saúde
João Oliveira Veloso – Pastor Evangélico
Luís Fernando Costa Alves – Ex-Secretário de Administração do Município 
José Carlos do Vale Madeira – Juiz

Haverá também uma moção de aplauso para o empresário Ilson Mateus Rodrigues.

(Gilciléa Marques - Assessora de Comunicação da Câmara)

Vereadora Carla pede transparência na atuação de secretários municipais de Santa Inês

Vereadora Carla Sousa (PTB)
A vereadora Carla Sousa (PTB) destaca-se mais um vez na tribuna da Câmara de Santa Inês. Desta vez, pela iniciativa de buscar transparência efetiva dos atos governamentais da atual gestão.

Na última sexta-feira (21), Carla apresentou uma emenda à Lei Orgânica do Município propondo, além de transparência, objetividade dos atos governamentais de secretários e pessoas que ocupam cargos públicos no município. O Projeto de Lei foi aprovado por unanimidade.

De acordo com a emenda, caberá a cada Secretário Municipal, semestralmente, comparecer perante a Comissão Permanente da Câmara dos Vereadores a que esteja ligada a sua Pasta, para prestação de contas do andamento da gestão, bem como demonstrar e avaliar o desenvolvimento de ações, programas e metas da secretaria correspondente.

“Os Secretários farão declaração pública de bens, no ato da posse e no término do exercício do cargo, e terão os mesmos impedimentos estabelecidos nesta Lei Orgânica para os Vereadores, enquanto permanecerem em suas funções”, explica a vereadora.

Veja abaixo a íntegra do texto do Projeto de Lei e sua justificativa:

PROJETO DE EMENDA À LEI ORGÂNICA ___/2013 da Vereadora Carla Sousa (PTB) “Acrescenta o artigo 54-A, do Título II, do Capítulo II, Seção IV, da Lei Orgânica do Município de Santa Inês para garantir a transparência na atuação dos Secretários Municipais no uso das suas atribuições e dá outras providências”. 

Art. 1º - Fica acrescido o artigo 54-A, do Título II, do Capítulo II, Seção IV da Lei Orgânica do Município de Santa Inês, promulgada em 5 de abril de 1990, com a seguinte redação: 

Artigo 54-A - Caberá a cada Secretário Municipal, semestralmente, comparecer perante a Comissão Permanente da Câmara dos Vereadores a que estejam afetas as atribuições de sua Pasta, para prestação de contas do andamento da gestão, bem como demonstrar e avaliar o desenvolvimento de ações, programas e metas da Secretaria correspondente.

Parágrafo único: Os Secretários farão declaração pública de bens, no ato da posse e no término do exercício do cargo, e terão os mesmos impedimentos estabelecidos nesta Lei Orgânica para os Vereadores, enquanto permanecerem em suas funções”. 

Art. 2º - Esta emenda à Lei Orgânica entra em vigor na data de sua publicação, produzindo desde logo seus efeitos, revogadas as disposições em contrário. 

JUSTIFICATIVA

A presente Proposta de Emenda à Lei Orgânica do Município de Santa Inês visa criar a obrigatoriedade aos Secretários Municipais de prestação de contas semestralmente diante das Comissões Permanentes da Câmara dos Vereadores de Santa Inês afetos às suas Pastas, com o objetivo de gerar acompanhamento periódico das ações, programas e projetos das respectivas pastas, e, por conseguinte, o cumprimento das metas das políticas públicas adotadas, além de se garantir transparência nas ações e interatividade entre o Executivo, o Legislativo e a sociedade santaineisense. 

A Proposta estabelece um caráter de transparência e objetividade dos atos governamentais, e apura, nas audiências objeto desta PLO, a real e efetiva demanda desses atos em favor da população, contribuindo, sobremaneira, para a melhoria contínua do serviço público. 

É mais uma exigência constitucional para o exercício da prerrogativa do Poder Legislativo, especialmente na fiscalização dos atos da Administração Pública, que deve se pautar pelos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência, economicidade, finalidade, motivação e atendimento ao interesse público.

Em face do exposto, submeto à elevada consideração dos nobres pares a presente Proposta de Emenda à Lei Orgânica do Município de Santa Inês.

"Arraial da Alegria em Alto Alegre do Pindaré" contagia a população

O Arraial da Alegria em Alto Alegre do Pindaré segue contagiando milhares de espectadores e brincantes com uma mistura de cores, brilho e muita disposição.  

Na segunda noite de apresentações, o Carimbó da Escola Francisco Batista; a participação destacada do Boi Brilho da Natureza, Dança da Mangaba da Melhor Idade, além da bela apresentação da Dança Indígena Zaruahã, deram um espetáculo à parte, de criatividade. Os presentes também curtiram muito a apresentação de Iraildo e Banda.

Nesta terça-feira (25) tem mais! 

Confira abaixo a programação esta terça–feira (25/06).

Quadrilha CR Almeida
Boizinho Encantado Patello Saldanha
Boi brilho da Lua (São José de Ribamar)
Quadrilha Pinga Fogo - Centro dos Paulos.
Boi Brilho da Ilha (São Luis)
Safadões do Arrocha

Veja a Programação completa AQUI.

Por Civaldo Lopes do Blog do Alto

Polícia Militar apreende mais de 7 kg de maconha em Monção

24 de junho de 2013



A Polícia Militar do município de Monção apreendeu, na manhã desta segunda-feira (24), quase 8 kg de maconha prensada e distribuída em tabletes dentro de um carro de passeio abandonado após colisão em muro, na zona rural do município. Segundo informações do Cb Matos, uma denúncia anônima levou os policiais até o local onde o condutor do veículo estaria distribuindo a maconha, na sede do município. Ao perceber a presença da polícia, o condutor fugiu em direção ao povoado Santa Rita. 



Ao chegar ao povoado, o motorista perdeu o controle do veículo e chocou-se contra o muro de um terreno. O condutor abandonou o carro e consegiu fugir pelo matagal. Dentro do automóvel, os policiais encontraram CNH, carteira de identidade e cartões de crédito em nome de Genilson da Conceição Almeida. 


A droga e os documentos apreendidos, assim como o veículo, foram levados para a delegacia de Polícia Civil de Monção. A polícia investiga agora se os documentos pertencem ao suspeito de tráfico de drogas, ou se o veículo foi roubado e a documentação deixada para trás de propósito para dificultar o trabalho policial. 

Por Notas do Daniel Aguiar
Informações e fotos da PM de Monção

Mais informações a qualquer momento.

Tudo pronto para a 21ª edição da 'Noite Folclórica da Bacabeira', em Santa Inês


Vereador Orlando Mendes, idealizador do evento -
Uma equipe de profissionais finaliza os preparativos para a vigésima primeira edição da tradicional “Noite Folclórica da Bacabeira”. A grande manifestação cultural, realizada no espaço “Viva Lobato” (no cruzamento das ruas da Bacabeira e Moraes Rego, no centro de Santa Inês), é considerada um dos principais eventos fora da programação oficial do São João no município, pois fecha os folguedos juninos em Santa Inês. De acordo com a organização, este ano cerca de 10 mil pessoas devem participar do evento.  

5 batalhões de Bumba-meu-boi animarão o público até o amanhecer
(Foto: Daniel Aguiar)
A festa, idealizada pelo Vereador Orlando Mendes, é realizada sempre na noite de 28 de junho. Este ano, além de Papete, a Noite Folclórica da Bacabeira será recheada de atrações, como danças folclóricas (Cacuriá, Dança Cigana, Carimbó, Forró, Dança Portuguesa, Mistura de Ritmos, Tambor de Crioula, Divino Espirito Santo e Capoeira). Estão sendo aguardados cinco (05) 'batalhões' que se revezarão na área de apresentações até o dia amanhecer. No limiar do dia de São Pedro (29) ocorrerá o tradicional cortejo dos grupos de Bumba-meu-boi até a praça da Matriz, no centro da cidade, finalizando a festa.
Papete será uma das atrações da noite folclórica
(Foto: Daniel Aguiar)
Segurança privada, auxiliada por uma equipe da Polícia Militar do Maranhão, que sempre apoia o evento (com policiais e viaturas), garantirão a tranquilidade dos brincantes e espectadores.

Por Notas do Daniel Aguiar
Com informações e foto 1: Gilciléa Marques

Santa Inês: SEBRAE promove capacitação de pessoal


Neste mês de junho, a Regional do Sebrae em Santa Inês está promovendo cursos de capacitação para empreendedorismo em vários municípios atendidos pela unidade. A programação começou por Nova Olinda, no período de 11 a 14 de junho, onde foi realizado o curso “Mulher Empreendedora”, que reuniu 30 participantes e teve como meta despertar nas mulheres que comandam pequenos negócios, a identidade feminina e a autoestima, favorecendo a capacidade de iniciativa em suas comunidades.

A ação é um retorno às demandas que surgiram partir da Oficina Sebrae de Empreendedorismo (OSE), realizada em novembro do ano passado no município.

“O curso proporcionou o desenvolvimento e o conhecimento sobre como empreender um pequeno negocio e ter sucesso, transformar situações adversas em oportunidades e para sempre estarmos preparadas para desafios e mudanças” avaliou a comerciante Jacirene Pinheiro, que participou das atividades em Olinda Nova.

EM SANTA INÊS - Na sala de treinamento da Sebrae em Santa Inês, foram reunidos durante quatro dias, profissionais de restaurantes e hotéis para treinamento sobre as “Boas Práticas na Fabricação de Alimentos”. Nas aulas teóricas, ministradas pela consultora Flaviana Almeida, os participantes aprenderam técnicas para manipulação adequada dos alimentos, tanto na preparação quando no fornecimento das refeições, contribuindo para garantir uma alimentação saudável e segura.

De acordo com o gestor do projeto Atendimento Territorial do Sebrae em Santa Inês, Fábio André Braga, as empresas que integram o programa Alimento Seguro tiveram participação efetiva na ação de capacitação. Ele que informa que a primeira etapa desta ação será concluída no mês de julho, com as consultorias dentro das empresas. “A expectativa é sensibilizar novas empresas para aderirem ao programa”, alertou Braga.

GESTÃO DE PESSOAS - Também aconteceu o treinamento “Gestão de Pessoas e Equipes na Medida”, As atividades começaram no dia 17, sendo encerradas na sexta (21), direcionadas a empresários, gerentes e profissionais com responsabilidades sobre gestão de pessoas e recursos humanos. Esta é a primeira turma formada para este tema na regional, com base na nova ferramenta de capacitação desenvolvida pelo Sebrae Maranhão, voltada para desenvolvimento de equipes. 

(Assessoria/Sebrae)

ENQUETE: Quem fará dobradinha com Luana Costa em 2014?


Questionado pelo blog sobre nomes de possíveis pré-candidatos a uma vaga na Assembleia legislativa do Maranhão, compondo dobradinha com a primeira dama, Luana Costa, nas eleições de 2014, o prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves (PSB), afirmou que existem nomes de peso. No entanto, Alves deixou claro que, pelo menos por enquanto, nada está definido. "Política é inconstante", disse o prefeito. 

Os vereadores petebistas Franklin Seba (presidente da câmara) e Ademarzinho, além do ex-secretário de finanças de Santa Inês, Luis Fernando (PSB), estão entre os mais cotados para disputarem as eleições ao lado da primeira dama. Alves não confirmou que Luana será candidata a uma vaga na Câmara Federal, mas deu mostras de que não se trata apenas de cogitação. "Existe a possibilidade e Luana tem legitimidade dentro do partido. Ela é uma militante atuante", sinalizou Ribamar.

O Notas do Daniel Aguiar inicia, então, mais uma rodada de enquetes. A primeira já está no ar, na lateral do blog.
Queremos saber qual dos três personagens (foto acima) deve entrar na briga por uma vaga de deputado estadual e fazer 'dobradinha' com Luana Costa: Fernando, Seba ou Ademarzinho? 

Lebrando que enquete ficará no ar durante 15 dias. Depois de encerrada, o Notas do Daniel Aguiar pretende confrontar - em nova enquete - o vencedor da primeira com a atual representante do Vale do do Pindaré na Assembleia Legislativa e possível candidata à reeleição, Vianey Bringel (PMDB).

Ribamar Alves é sabatinado em Santa Inês

23 de junho de 2013

O prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves (PSB), concedeu entrevista coletiva na última quinta-feira (20), no auditório da prefeitura. Repórteres da TV Remanso, Eldorado, Jornal Agora Santa Inês, Assessoria de Comunicação da prefeitura e Notas do Daniel Aguiar, além de vereadores e representantes da sociedade, promoveram uma verdadeira sabatina.

A iniciativa foi do próprio prefeito que aproveitou a oportunidade para esclarecer algumas denúcias e reclamações feitas por moradores de Santa Inês relacionadas à administração municipal.
O chefe de gabinete da prefeitura, Wady Hadad Neto abriu a reunião afirmando que coletivas irão ocorrer com frequência regular (uma a cada dois meses) ou antes, caso sejam necessárias. Segundo Hadad, o "Governo sem Fronteiras reafirma o compromisso com a transparência nos trabalhos e sempre está aberto para ouvir os clamores da população".

O Notas do Daniel Aguiar faz aqui um resumo dos principais temas levantados na coletiva:

Antes de ser sabatinado, Alves apresentou um balanço de receitas e despesas do município. De acordo com os dados apresentados, a prefeitura recebeu cerca de 15 milhões de reais de janeiro a maio deste ano. Somando despesas com impostos, gastos com pessoal, custeio, tranferência para Saúde e investimentos, o saldo praticamente zerou. Não houve sobra.

O prefeito lamentou ainda a queda brusca nos repasses federais por causa da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados determinada pelo próprio governo federal.  "Estamos fazendo das tripas, o coração para fazer com que a cidade ande", afirmou o prefeito.

Apesar das lamentações sobre a carência de recusos, Ribamar apresentou o que pode ser a saída para amenizar os problemas e cumprir, de fato, o programa de governo apresentado durante a campanha. "A mudança no código tributário do município, com a implementação da nota fiscal eletrônica, aumentará a arrecadação do município daqui há 3 ou 4 meses". 

Educação

Piso Salarial
Ribamar Alves afirmou que a partir deste mês (junho) os professores receberão o valor correspondente ao piso salarial. 

Pagamento - 
"Inicialmente, tivemos problema de gestão. Levaram o computar "mãe" com todos os dados da prefeitura. Para recompormos um trabalho danado e, em consequência dessa falta de informações, uns servidores foram pagos e outros não. O problema foi resolvido e, depois disso, nunca atrasamos o pagamento. Ao contrário, estamos pagando dentro do mês trabalhado. A única excessão são os funcionários da Saúde que, por causa do da data do repasse, só recebem até o dia 10 do mês seguinte".

Concursados - 
"Cada concursado vale o dobro do contratado. Não existe possibilidade de trabalhar somente com concursados. Em lugar nenhum do país isso é possível. Não temos receita para suportar e não podemos infringir a Lei de Responsabilidade Fiscal. Temos 2 anos para chamar, prorrogável por mais 2 anos", disse.

Merenda Escolar -  
Questionado sobre a situação atual da merenda escolar, Ribamar foi taxativo: "O problema da merenda foi resolvido. Estamos servindo merenda de qualidade para todas as escolas do município. Não faltará mais merenda em Santa Inês".

Fardamento Escolar
"Eu cometi um erro. Pensei que pudesse tirar do Fundeb a confecção dos uniformes, mas a lei não permite. Para as fardas os recursos precisam sair do Fundo de Participação e, lamentavelmente, não temos receita no momento".

 Secretários

Antes de responder a questionamentos específicos, Ribamar adiatou-se: "Nenhuma mudança no nosso secretariado foi motivada por corrupção ou incompetência".

Tiago Lima - 
Ao ser perguntado sobre os boatos relacionados ao secretário de Saúde, Tiago Lima, Ribamar sorriu e negou com veemência a notícia de que Tiago estaria depressivo e teria tentado suicidar-se. O prefeito reafirmou a informação já publicada por este blog (veja aqui) sobre o procedimento endoscópico pelo qual passou o secretário. Tiago já recebeu alta e, inclusive, já está trabalhando.

Fernando Alves -
A saída do ex-secretário de Finanças, Fernando Alves, também está envolta em especulações. Estas relacionadas ao desvio de verbas e uma briga com a primeira dama, Luana Costa. "Fernando é um homem bastante competente. No final do ano passado, ele demonstrou interesse em participar - de maneira mais incisiva - da política local. Fernando é um dos pretensos candidatos a deputado estadual pelo PSB. Isso requer tempo e dedicação. Fernando pediu desligamento para dedicar-se a esse projeto. Não houve desvio de verbas. Não houve desentendimento com Luana".

Corte de energia da prefeitura
"Nós pagamos débitos grandes da gestão anterior. Agora, a Cemar está zangada com a gente porque entramos com um processo de R$ 2 milhões contra ela cobrando o ISS que o gestor anterior não cobrou. Desta vez, eles cortaram a energia com contas apenas um mês em atraso. A suspensão do fornecimento foi irregular e, por causa disso, nosso departamento jurídico já foi acionado para tomar as medidas cabíveis".

Transporte público
"15 ônibus 'zero', de uma empresa maranhense, estão chegando em Santa Inês para fazer o transporte coletivo da nossa população nas zonas urbana e rural. Os ônibus são climatizados. Ainda estamos em fase licitatória, mas já é está concretizado".

Manifestação de protesto
"Assino em baixo. Aprovo. Foi isso que fiz a vida inteira. Briguei muito por melhorias na Educação e Saúde. Não podemos aceitar os excessos".

"Vamos ter um pouquinho de paciência. Em 6 meses é impossível elaborar todos os projetos que temos", finalizou o prefeito Ribamar Alves.

Estes foram apenas alguns dos temas (considerados mais polêmicos) levantados durante a coletiva. No decorrer desta semana o blog vai mostrando o teor dos demais assuntos.


Vianey destaca manifestações de protesto realizadas em diversas capitais do País

19 de junho de 2013

A deputada Vianey Bringel (PMDB) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão, na sessão dessa terça – feira (18), para comentar sobre as manifestações que estão ocorrendo pelo país. Para ela, não foi o aumento de R$ 0,20 da passagem que levou as pessoas às ruas, mas sim a falta de políticas públicas aplicadas no Brasil.

Pra onde vai o dinheiro da redução de IPI de um automóvel, senão para o transporte público? Um país desenvolvido é aquele em que rico anda de metrô, e não aquele em que o pobre se endivida em 48 prestações para comprar um carro”, disse a parlamentar.

Segundo a deputada, tudo que a população quer são programas sociais que cheguem a eles, um emprego digno, uma educação digna, uma saúde digna. O povo reivindica promessas não cumpridas, como, por exemplo, estradas que demoram anos para serem concluídas.

“A indignação do povo não se reflete nos 0,20 centavos não; é a indignação do povo que há muito vem sofrendo e que vem só sendo enganado por programas que não chegam até eles”, disse.

Por Notas do Daniel Aguiar
Com informações e foto da Agência Assembleia

PMDB-MA participa de reunião em Brasília


O PMDB do Maranhão terá candidatura própria a governador nas eleições de 2014 e lançará nomes para o Senado Federal, para a Câmara dos Deputados e a Assembleia Legislativa. Essa decisão foi comunicada pelos membros da Executiva Estadual da sigla ao presidente nacional do Partido, o senador Valdir Raupp (RO), durante reunião ocorrida nesta segunda-feira (17), em Brasília. “Os nomes para governador e para o Senado Federal serão anunciados, em breve”, disseram os membros do Diretório maranhense. 

Participaram do encontro a governadora do estado, Roseana Sarney, os deputados federais Alberto Filho (MA), Francisco Escórcio (MA) e Professor Sétimo (MA), além do presidente estadual do PMDB, Remi Ribeiro e da deputada estadual Vianey Bringel (MA). 

Em entrevista, a governadora Roseana Sarney parabenizou o presidente nacional, Raupp, pela realização dessas reuniões com os membros dos Diretórios Estaduais. “No estado do Maranhão, o PMDB sairá fortalecido das urnas com a eleição do futuro governador e da maior bancada no Congresso Nacional”, afirmou. 

O presidente estadual do Partido, Remi Ribeiro, foi taxativo. “O PMDB maranhense ganhará as eleições de 2014 elegendo o governador, o senador e uma grande bancada federal. A nossa meta é o fortalecimento do PMDB no estado e o lançamento de nomes com densidade eleitoral para concorrerem e para vencerem o pleito do próximo ano”, disse.
 
O presidente nacional da legenda, senador Valdir Raupp, reafirmou que o ciclo de reuniões  com os Diretórios Estaduais caminha de forma célere e que a perspectiva é concluí-lo o mais breve possível. “Vamos realizar uma reunião da Executiva Nacional programada para o dia 25 deste mês, quando apresentaremos um quadro geral sobre as candidaturas do Partido nos estados”, ressaltou o senador.

“A reunião com os peemedebistas do Maranhão serviu para avaliar a força do Partido no estado”, afirmou o presidente do PMDB.

Lista de municípios maranhenses que aderiram às manifestações

Confira a relação de municípios maranhenses nos quais a população promete ir às ruas em protesto. A lista pode ser atualizada a qualquer momento...


Imperatriz – Dia 20, às 18h na Praça de Fátima

Bacabal – Dia 20, às 16h30, Praça Silva Neto


Timon – Dia 21, às 16h na praça Sao José, centro.

São Luis (nova manifestação) - Dia 22, às 14h na Praça Maria Aragão

Carolina – Dia 22, às 16:00h, concentração em frente a câmara municipal da cidade.

Barra do Corda – Dia 22, às 14:00h na praça da rodoviária.

Bom Jardim – Dia 23, no Ginásio de Esportes o Pedrosão.

Rosário – Dia 23, às 09h, na Praça Benedito Leite.

Santa Luzia – Dia 24, às 08h no Alto do Guarim.

Caxias - Dia 24, às 14h na Praça da UEMA

Presidente Dutra – Dia 29, às 16h no estacionamento do Clube dos Jovens.


Ministro declara apoio a municípios que buscam compensações da Vale

Durante audiência pública realizada na Câmara Federal com os 23 prefeitos participantes do Consórcio dos Municípios da Estrada de Ferro Carajás no Maranhão (COMEFC), o ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, declarou apoio a todas as ações estruturantes para que a VALE S.A inicie os pagamentos das compensações socioeconômicas e ambientais destinados às regiões impactadas.

“O povo espera de nós aquilo que vocês estão fazendo hoje, ou seja, defendendo os mais atípicos interesses de nossas cidades. Permito-me dizer que todas as reivindicações que estão sendo pautadas, me parecem absolutamente legítimas e terão em mim um defensor delas”, afirmou o ministro.

Ele pontuou ainda, que se trata da maior mineradora do mundo, que há muitos anos vêm exportando minério e assim, garantindo a saúde da nossa balança comercial, entretanto acredita que esse fator não exime a empresa de suas responsabilidades e compromissos com os municípios. “Aquilo que é dever DELA não é favor DELA”, disse.

Como maranhense ele acredita que é seu dever defender os interesses dos municípios. “Estou certo que é meu dever como ministro de estado e como maranhense fazer isso com todas as minhas forças. Essa luta veio exatamente para por ordem em um setor que estava em desordem por anos”.

No final da conversa ele pediu aos integrantes da reunião que solicitassem uma audiência com a VALE, para que as reivindicações sejam apresentadas diretamente com os diretores da instituição. “É legitimo que a VALE como empresa, se beneficie do seu trabalho. Mas ela não pode enriquecer olhando de costas para os municípios pelos quais ela passa com suas ferrovias e vagões. Por isso minha solidariedade e apoio ao COMEFC”, finalizou.

Nas mais de doze audiências realizada pelo consórcio, a mineradora nunca enviou representantes ou respondeu aos questionamentos levantados pelos gestores municipais e sociedade civil organizada que comparecem nas reuniões. No próximo dia 24, o município de São Pedro D’Água Branca estará recebendo a partir das 14h, na Câmara Municipal da cidade, mais uma audiência pública para que o governo municipal e lideranças comunitárias sejam ouvidos.

Manifestantes prometem ir às ruas em Santa Inês nesta sexta, 21

O nível de insatisfação popular dos brasileiros atingiu patamares insustentáveis. Basicamente, não se acredita mais nas políticas governamentais de modo geral. O aumento da tarifa de transportes públicos é apenas a ponta do iceberg, o estopim, a última gota d'água mas, não é o motor das manifestações espalhadas pelo Brasil. O que está levando o povo para as ruas é o desejo de mudança. Pelo fim da corrupção, pela transparência dos governos, pelo melhoramento da prestação de serviços públicos, enfim, pela valorização do povo brasileiro a grande massa abandona o estado de letargia e mostra ao mundo a força que tem. O momento é histórico.
Santa Inês pretende participar da onda de protestos. Por meio do Facebook, jovens organizam manifestação prevista para a sexta-feira (21), na Praça da Matriz, no centro da cidade. No local ficam a prefeitura e a Câmara de Vereadores do município. 

O Notas do Daniel Aguiar apoia o movimento e estará presente fazendo o trabalho de cobertura jornalística. Deixamos claro que o blog condena todo e qualquer ato de vandalismo.
Na verdade, não acreditamos que os manifestantes de Santa Inês percam o foco e partam para a violência ou depredação de prédios públicos. 
Certamente a Polícia Militar já tem um esquema montado para o dia da manifestação e vai reprimir eventuais excessos por parte de manifestantes.

Acreditamos ainda que o movimento pode ser ainda mais amplo e contar com a participação de moradores de cidades vizinhas, como Pindaré, Santa Luzia e Igarapé do Meio, por exemplo. Um movimento "Acorda Vale do Pindaré!". Sem bandeiras partidárias. Pelo bem comum da Região. 

É preciso muito cuidado. O protesto corre um sério risco de servir como muleta para partidos políticos.

Assunto relacionado: Lista de municípios maranhenses que aderiram às manifestações

Assim como ocorre em grandes capitais, a presença de bandeiras ou faixas alusivas a partidos políticos deve ser coibida. Holofotes sobre ex e/ou pretensos candidatos ou mandatários políticos, bem como palanques e microfone, precisam ser evitados. É a vez do POVO mostrar que acordou.

São várias as revindicações. Além dos já relatados neste texto, existem pontos específicos como o problema histórico de abastecimento de água, o baixo efetivo policial incapaz de garantir a segurança da população, a falta de transparência nos governos municipal, estadual  e federal, entre muitos outros. O blog sugere, inclusive, a participação de representantes do Consórcio dos Municípios da Estrada de Ferro Carajás (COMEFC). O consórcio foi criado com o objetivo de garantir a diminuição nos impactos sofridos pela população dos municípios sob influência da ferrovia da Vale. 

Vamos acreditar que o povo de Santa Inês e da Região sabe fazer barulho também fora do Facebook. O grupo Santa Inês-MA tem mais de 9 mil membros na rede social. Vamos ver quantas pessoas vão às ruas.


Notas Rápidas... 18/06/2013

18 de junho de 2013

Prefeito do Interior...

Um motorista de ônibus escolar da zona rural de Santa Inês está causando o maior "bafafá" entre vereadores, secretária, lideranças políticas e moradores de povoados. O cidadão estaria mandando e desmandando na área do São João dos Crentes e comunidades vizinhas, o que tem irritado moradores. Pelo menos é o que alegam alguns vereadores de Santa Inês.
Durante encontro realizado na Câmara de Vereadores de Santa Inês, Madeira de Melo e Akson denunciaram que o motorista chegou ao absurdo de impedir que um aluno entrasse no ônibus escolar. 
O vereador Madeira de Melo quis saber da secretária de Educação qual é mesmo a função do cidadão. 
"Motorista", disse Concita.
Creusa da Caixa disse à secretária que, na verdade, o motorista é tido como o prefeito da zona rural. "Na Boa Vistinha, por exemplo, ele bota e tira de cargo público quem ele quiser. Ele pensa que pode tudo", reclamou a vereadora.
Enfermeiro Victor mostrou-se o mais indignado com a situação. "Quem escolhe a liderança é a própria comunidade. É inadmissível que alguém chegue e imponha um líder. A população está indignada", disparou o vereador Victor.
A secretária de Educação respondeu: "A comunidade que indicou o líder dela".
Enfermeiro Victor mostrou-se visivelmente irritado com a resposta da secretária: "É mentira. Se fosse assim lá, eu aceitaria e a comunidade não estaria querendo fazer abaixo assinado para tirar ele daquela posição".
O presidente da Câmara, vereador Franklin Seba, pediu que os ânimos fosse acalmados.
Victor finalizou: "Quando faço uma critica, não quero que as coisas desandem. Eu quero que as coisas melhorem", disse.

Não gostou? Troca...
E a sopa servida nas escola públicas municipais de Santa Inês foi rejeitada pela maioria dos estudantes. Na remessa que chegou nesta segunda-feira (17) ela já não veio mais. Os nutricionistas da secretaria de Educação foram bem claros: estão abertos para ouvir pais e estudantes. Se não gostarem de um produto reclamem que o mesmo será substituído. Teve vereador que não aprovou, por exemplo, o fato de a prefeitura servir arroz parbolizado aos alunos. O produto em questão está em análise -assim como os demais. Caso seja reprovado pelos consumidores, também será substituído.

Aumento Salarial...
O secretário de Educação de Pindaré-Mirim, Altair Ribamar de Sena convida todos os professores e demais funcionários da Educação para participarem de uma importantíssima reunião para tratar de assuntos referentes ao aumento salarial. O encontro será realizado nesta quinta-feira(20/6), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Comandante Pedro Melo S/N (onde funcionava o Real Clube).

E as creches de Santa Inês?
Na segunda-feira (17) duas das sete creches municipais que irão funcionar este ano em Santa Inês tiveram seu primeiro dia letivo, com a realização de aulas inaugurais. 
Em instalações reformadas, a primeira unidade a entrar em funcionamento foi a Creche Jardim Colorido, localizada na Rua Edmilson Gonçalves, anexa à Pré-escola Maria Cristina, bairro Aeroporto. Esta creche absorverá 185 crianças com idade entre dois e três anos.
A ‘Jardim Colorido’ conta com sete salas dotadas de mesas e cadeiras e um corpo docente composto por 13 professores, mais diretoria e pessoal de apoio. Lá, seis turmas funcionarão no período vespertino e sete no matutino.

A outra unidade a ter aula inaugural nesta segunda-feira foi a Creche Castelo Mágico, que funciona na Rua Fernando Sarney, bairro Vila Marcony. De acordo com a diretoria da creche, 160 alunos estão matriculados para estudar em quatro turmas vespertinas e quatro no período matutino.
Além dessas creches, a maior unidade instalada em Santa Inês será inaugurada ainda este mês. Trata-se da Creche Pedacinhos de Sonhos, localizada na Avenida Brasil, prédio onde funcionou a Casa do Atleta (próximo ao estádio municipal Artema Santos – Binezão).
A Creche Pedacinhos de Sonhos conta com 316 alunos matriculados para estudarem divididos em 11 turmas no período vespertino e outras 11 no matutino. Além da diretoria e pessoal de apoio, 23 professores integrarão o quadro de funcionários da creche.

Ainda sobre as Creches...
Durante encontro de vereadores e representantes da Secretaria de Educação de Santa Inês, realizado na última quinta-feira, a vereadora Carla Sousa quis saber quando serão contruídas creches para atender moradores dos bairros Canaã, Santo Antonio, Vila Adelaide Cabra e adjacência. Segundo a vereadora, "não há nenhuma creche nas proximidades dos bairros citados". Lúcia Alves respondeu que o Município não tem terrenos nesses bairros que atendam aos pré-requisitos do Ministério da Educação. "No entanto, o prefeito Ribamar Alves está avaliando o caso de perto e, reafirma o compromisso com os moradores desses bairros. Além das 7 creches que serão inauguradas este ano, mais 4 devem ser construídas e esses bairros serão beneficiados", disse.


Rapidinhas...
O Notas do Daniel Aguiar recebeu a informação de que um certo ex-representante do trânsito de Santa Inês foi detido pela Polícia Militar após envolver-se em uma suposta agressão a um menor de idade que teria tentado furtar objetos de um loja na cidade. O ex-representante do trânsito foi liberado após pagamento de fiança.

E que história é essa de corte de energia elétrica - de novo - na prefeitura de Santa Inês? Pois é... esse é o boato que corre pela cidade e ganha ênfase no Facebook. Não há confirmação oficial do fato até o momento, mas há quem diga que a culpa é do atual prefeito e outros não titubeiam ao afirmar que é reflexo de dívidas da gestão anterior.

A atual secretária de Educação pediu pra sair? Não acredito. Mas, é isso que uns e outros andam espalhando pela cidade. Já dizem até que Lucia Alves é a nova secretária. Será? Vale ressaltar que nenhuma nota oficial foi divulgada até o momento da publicação deste texto.

Papete abre arraial de Santa Inês - VEJA PROGRAMAÇÃO


20/06/2013 - QUINTA-FEIRA
Abertura Oficial : 19h – Fala do Prefeito e Secretário de Cultura
Prata da Terra e Calanguinho do Sertão – Calango
Tambor de Crioula (Alto do Angelim)
Quadrilha Chapéu Junino
Dança Portuguesa União de Lisboa
Show com Jojoh e Banda
Boi do Engenho - Pindaré
Show com Papete (foto)
Boi da Lua – São Luís
Boi Estrela do Vale

21/06//2013 – SEXTA-FEIRA
Quadrilha Estrelas do Pindaré
Quadrilha Liberdade Coração Caipira
Show com Jorge Miranda e Banda
Show com Jonny Casanova
Boi Milagre de São João
Show com Roberto Ricce
Boi Brilho da Ilha – São Luís
Boi de Penalva

22/06/2013 – SÁBADO
As Bonequinhas do Forró (Darcy Ribeiro)
Realeza de Portugal (Bela Vista)
Quadrilha Canários do Reino
Show com Chico Mirim
Tambor do LABORARTE
Show com Rosa Reis 
Show com Kaio e Márcio
Boi Pirilampo – São Luís
Boi Brilho de Santa Inês

23//06/2013 – DOMINGO
Dança Linda Joia de São João
Quadrilha Flor de Campina
Boizinho Sonho de São João – Pindaré
Balé Indígena Guassu Guarani (Tribal)
Show com Tutuca
Boi Brilho da União
Show com Flávia Bitencourt 
Boi de Nina Rodrigues
Boi Desejo de São João – Pindaré
Boi Linda Joia Jacareí

24/06/2013 – SEGUNDA-FEIRA
Dança das Escolas prenda de valor Miranda
Dança Encanto Cigano
Show com Boanerges Lacerda
Boi Milagroso de Pindaré
Balé Indígena Guassu Guarani (Lendas)
Show com Josias Sobrinho 
Grupo Guarnecer – Vitória
Boi Capricho do Povo
Boi do Outeiro
Boi Proteção de São João

25/06/2013 - TERÇA-FEIRA
Dança Estrela do Calypson
Show com Marcos França
Quadrilha Explosão Junino de Maranhãozinho
Show com Paulo Babilônia
Boi Barrica – São Luís
Tião Carvalho
Quadrilha Flor de Campinas
Show com Erasmo Dibel
Turma do Zuquinha de Penalva
Boi Brilho da União

26/06/2013 – QUARTA-FEIRA
Forró Pé-de-Serra com Chico Baú
Grupo Folclórico de São João - Bom Jardim
Show com Luís Carlos Dias
Boi Milagroso de Pindaré
Show com Vicente Telles
Show com Cesar Nascimento
Boi de Axixá
Boi de Igarapé do Meio
Boi Desejo de São João - Pindaré
Boi Rei das Ondas

27/06/2013 – QUINTA-FEIRA
Show Guto dos Teclados
Dança Portuguesa Raízes Portugal
Dança Encanto Cigano
Show com Daffé
Boi Prenda de Valor
Show com Beto Pereira
Dança Portuguesa ‘Estrela de Portugal’
Boi Bonito - Arari
Boi do Lobo – Pindaré
Boi Estrela do Vale


 

Fale com o blogueiro

- Daniel Aguiar -
WhatsApp: (98) 9 8256 6682
Email: danielaguiarpereira@gmail.com

O que você procura?

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WhatsApp do 7º BPM/Pindaré

WhatsApp do 7º BPM/Pindaré

OPORTUNIDADES

Tags