PUBLICAÇÕES RECENTES

Obra "Tartaruga Fofoqueira e Outras Estórias" será lançada nesta sexta, 30

30 de agosto de 2013


Com o apoio da Prefeitura de Santa Inês, o poeta Luís Henrique lança nesta sexta-feira, 30, a partir das 20 horas, no Auditório da Prefeitura, o livro a "Tartaruga Fofoqueira e Outras Estórias".

A obra é um livro de fábulas com lições do mundo atual, contadas com bastante simplicidade. São lições de vida, de comportamento, de maneiras de estar no mundo – altamente didático! Os leitores vão se apaixonar pelas estórias, pela linguagem clara e direta, pelos desenhos do Marinho, grande artista de nossa cidade.

Vale a pena participar deste lançamento!

Santa Inês: Assembleia de Deus realizará 2.500 cultos em um só dia


Editado por Notas do Daniel Aguiar

Está chegando a hora em que a cidade de Santa Inês, mais uma vez, será impactada pelo poder transformador da Palavra de Deus! Mais de 90 mil pessoas ouvirão o Evangelho de Jesus Cristo que será pregado no poder do Espírito Santo em pelo menos 2.500 cultos em único dia.

Esta será a 4ª Mobilização Evangelística a ser realizada em Santa Inês, que sempre é antecedida por 100 dias de oração - de pelo menos uma hora em cada dia - em todas as congregações da IEADESI (Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Santa Inês), e por uma grande vigília de clamor a Deus e intercessão em favor da cidade.

Durante o evento, serão realizadas duas grandes cruzadas evangelísticas intituladas "A Vitória da Cruz", que ocorrerão nas noites dos dias 31 de agosto (sábado) e 1 de setembro (domingo) a partir das 19 horas na Praça do Terminal Rodoviário de Santa Inês.

A estrutura de palco já está sendo preparada e a expectativa da organização é de que pelo menos 30 mil pessoas acompanhem as celebrações a cada noite.

Pastor Rayfran Batista

A partir das 8 horas de domingo, mais de 250 equipes pregarão a Palavra de Deus em todas as ruas, avenidas e praças de Santa Inês. O evento, realizado há três anos na cidade, foi idealizado pelo pastor Rayfran Batista da Silva, líder da IEADESI. Mobilização e Cruzadas tem trazido centenas de vidas para Cristo todos os anos.



Os preletores para esta edição serão os pastores Josué Brandão, líder da Assembleia de Deus em Feira de Santana/BA, e Samuel Procópio, de São Paulo. Os cantores do evento serão Ozany Tatainy (cantora indígena), Onildo Reis e Banda Lírio dos Vales, todos de Santa Inês-MA. 

Participe você também desta batalha contra as trevas, pois o nosso General, Jesus Cristo, está alistando soldados valentes para o seu santo exército. Forme já sua caravana e venha conosco ganhar muitas almas para Cristo! 

Para mais informações, ligue para (98) 8186-4369.





Santa Inês: prefeito sanciona Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas



Em cerimônia realizada na noite de quinta-feira, 29, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), com a participação de autoridades políticas do município, empresários e micro-empreendedores, o prefeito de Santa Inês, José de Ribamar Costa Alves, sancionou a Lei Complementar N° 004/2013, que regulamenta as categorias das micro e pequenas empresas do município.

A Lei Geral da Microempresa, da Empresa de Pequeno Porte e do Microempreendedor Individual no Âmbito do Município de Santa Inês foi aprovada por unanimidade na Câmara dos Vereadores na Sessão do dia 23 de agosto. Ribamar Alves preferiu sancioná-la em evento que tivesse a participação da categoria empreendedora do município, em que pudesse conversar mais de perto com os micro e pequenos empresários sobre este novo momento de conquistas para Santa Inês.


“Primeiro, eu tenho um carinho especial por esta Lei, pois fui um dos votaram a sua aprovação quando deputado federal; segundo, a partir de agora, nossos micros e pequenos empresários e os empreendedores individuais terão redução de impostos e facilidade para adquirir recursos junto a agências financeiras. Em outras palavras, é Santa Inês no rumo certo do desenvolvimento”, diz Ribamar Alves.

A Lei Complementar 004/2013 contém os elementos normativos da Lei 123/2006, a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. “Essa era uma luta antiga do Sebrae de Santa Inês. Estamos felizes pela abertura de parceria que o município tem agora com esta nova gestão. Só quem ganha com isso é o próprio município”, diz Aluízio Muniz, gerente regional do Sebrae.

Segundo o secretário de Indústria e Comércio de Santa Inês, João Nojosa de Sousa, por meio da regulamentação da Lei, o setor que mais gera emprego e renda só crescerá. “Agora os micro e pequenos empresários, assim como os empreendedores individuais, têm seus direitos garantidos. Acreditamos que os benefícios da Lei não ficarão só no papel”, enfatiza.

Esta é mais um ação do Governo Sem Fronteiras que vai ao encontro do anseio de toda a população: o desenvolvimento. “Este é um processo que requer passos largos, mas conscientes. É o que estamos fazendo!”, conclui Ribamar Alves.

SERVIÇO
Para conhecer a íntegra da Lei Geral da Microempresa, da Empresa de Pequeno Porte e do Microempreendedor Individual no Âmbito do Município de Santa Inês, acesse o portal da prefeitura – http://www.santaines.ma.gov.br – na seção ‘transparência’, link ‘leis’.

(Departamento de Comunicação do Gabinete da Prefeitura)

PM prende estelionatária de Santa Inês que tentava aplicar golpe em Lago da Pedra

29 de agosto de 2013

Uma ação da 10ª Companhia Independente de Lago da Pedra resultou na prisão, nesta quinta-feira (28), de quatro suspeitos de estelionato. Eles foram ao tentar aplicar o golpe em um idoso de 74 anos. O vigilante do Banco do Brasil percebeu a ação e acionou a polícia.


Foram presas as irmãs, Érica Frazão Alves, 32 anos, e Eliene Frazão Alves, 27; Francisco da Chave de Araújo, 39 anos, e o sobrinho, Ari Ferreira de Araújo, 29. As irmãs, que são companheiras dos homens, segundo a polícia, são naturais de Santa Inês e Alto Alegre e os outros dois de Imperatriz e do estado do Amazonas.

Durante a abordagem policial, os quatro detectaram a presença da guarnição e conseguiram empreender fuga utilizando um veículo Voyage, de cor preta e placas NHI-0392, de Teresina. A polícia interceptou o grupo na Avenida Vitorino Freire. A quadrilha seguia com destino a cidade de Bacabal.

Com eles, a polícia apreendeu nove aparelhos celulares, vários cartões bancários de pessoas diversas, bilhetes premiados falsos, blocos de notas promissórias, além de envelopes de bancos e o veículo, usado na fuga.

De acordo com investigações do delegado Lúcio Rogério Reis, titular de Lago da Pedra, a quadrilha é conhecida por praticar vários golpes dessa natureza naquela região. “Recebemos várias ligações de pessoas que reconheceram os quatro e se identificaram como vítimas dessas pessoas”, informou o delegado.

O titular de Lago da Pedra disse, ainda, que os outros três integrantes do bando já foram identificados. Equipes das policias Civil e Militar realizam diligências a fim de localizar e os criminosos.

Todos foram encaminhados à delegacia de Lago da Pedra e autuados em flagrante pelos crimes de tentativa de estelionato e formação de quadrilha e permanecem detidos à disposição da Justiça.

Fonte: SSP

Santa Inês: Secretários estão à disposição da Câmara de Vereadores para esclarecimentos


O Notas do Daniel Aguiar já havia antecipado a informação de que o prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves (PSB), estaria colocando todos os secretários e assessores à disposição da Câmara de Vereadores para esclarecer quaisquer pontos relacionados à administração municipal (reveja aqui). Nesta quinta-feira (29), documento assinado por Wady Hadad Neto, Chefe de Gabinete da prefeitura oficializa a informação. 

A decisão, além de atender ao princípio da transparência na coisa pública, é uma reação a questionamentos sobre suposto recúo de secretários quando o assunto é prestar contas à comunidade. A administração municipal coloca o corpo administrativo de primeiro escalão e assessores à disposição do quadro de edis que compõem a Câmara Municipal de Santa Inês.

Para Neto Haddad, essa é uma prova de que a administração do prefeito Ribamar Alves tem dado uma demonstração de que deseja fazer política de alto nível, pois nenhum governo municipal em Santa Inês esteve tão aberto ao diálogo como o atual governo.


O chefe de Gabinete explica que colocando os secretários e assessores à disposição da Câmara Municipal, o prefeito “demonstra o respeito que tem tanto pela Casa Legislativa como pela população”, disse Neto Haddad.

A pedido da Câmara, a primeira secretária a esclarecer assuntos relacionados à gestão é Concita Costa, da Educação. A previsão é que a Concita esteja presente na casa legislativa nesta sexta, 30. 

Milhares vão à inauguração do Mix Mateus em Santa Inês



O novo empreendimento do grupo Mateus foi inaugurado na manhã desta quinta-feira (29) e reuniu milhares de pessoas entre pequenos, médios e grandes comerciantes, empresários de Santa Inês e cidades vizinhas e consumidores em geral. Autoridades políticas também foram conferir a novidade.


O Mix Mateus Santa Inês apresenta-se como alternativa de economia aos mais de 78 mil habitantes do município, bem como para os pequenos e grandes comerciantes da região. 

O Notas do Daniel Aguiar entrevistou o empresário Ilson Mateus durante cerimônia de inauguração do novo empreendimento. O empresário falou sobre as razões que o fizeram investir ainda mais no município. Ilson Mateus mostrou-se bastante satisfeito com a recepção dos moradores do Vale do Pindaré. Assista à entrevista completa:



Com uma área total de 15.762,55 m² e 7.065,00 m² de área de vendas, O Mix Mateus Santa Inês possui mais de 500 vagas no estacionamento, 37 check-outs, têm setores de Hortifruti, Frios, Congelados, Açougue, Floricultura e ainda Padaria e Lanchonete, com selo de qualidade Bumba Meu Pão, marca própria do Grupo Mateus de pães, doces, sorvetes e salgados. Além da comodidade de caixas eletrônicos e ponto de táxi próximo.


"Eu nunca tinha visto um supermercado tão grande como esse. Fiquei encantada com a quantidade de coisas que tem aqui dentro", disse a dona de casa Gracilene Ferreira.


Para o comerciante da cidade de Zé Doca, Leonardo Silva, o novo supermercado veio em boa hora. "Não suportava mais ter que passar horas na fila do outro Mateus de Santa Inês. Aqui tenho até mais liberdade para escolher e por causa disso a gente acaba comprando mais (risos)".

Seguindo a política de promover o desenvolvimento das regiões onde se instala, o Grupo Mateus gera mais de 500 postos de trabalho diretos.



O blog registrou a presença dos vereadores Franklin Seba e Carla Sousa. Para o presidente da Câmara de Vereadores de Santa Inês, Franklin Seba, o município está de parabéns com a chegada do mega empreendimento. "Santa Inês tem potencial e está, cada vez mais, atraindo a atenção de grande investidores", disse o vereador.

Vereador Franklin Seba cumprimenta o amigo e juiz federal José Carlos Madeira 
O novo empreendimento do grupo Mateus está localizado na BR 316, Km 258, nas proximidades do prédio do IFMA. o Mix Mateus Santa Inês é a segunda loja do grupo na cidade. Em 2002, a empresa instalou o Mateus Supermercados que continuará atendendo a população e oferecendo produtos variados.

MAIS FOTOS






ACORDO: chega ao fim a greve de servidores da Saúde em Pindaré


Depois de reunião realizada na manhã desta quinta-feira (29), na sede da Secretaria de Saúde de Pindaré, servidores grevistas decidiram voltar às atividades. Foram três dias de paralisação. Os manifestantes reivindicavam atualização do pagamento de salários (2 meses de atraso), fixação de um calendário de pagamentos e a implantação do Plano de Cargos, Salários e Carreiras.

Servidores decidiram pelo fim da greve (Foto: Jesiel Lima)
Participaram da reunião, além dos grevistas, o prefeito Walber Furtado, a secretária de Saúde, Kerliana Silva, representantes do Hospital Municipal de Pindaré, da Câmara de Vereadores e da Associação dos Servidores do Município. A negociação durou cerca de duas horas. Por fim, Walber afirmou que fará o pagamento de parte dos valores nessa sexta-feira (30) e o restante será pago até o próximo dia 15.

Servidora mostra os compromissos firmados entre a categoria e o prefeito
(Foto: Jesiel Lima)
Sobre o Plano de Cargos, o prefeito informou que a tabela será encaminhada à Câmara de Vereadores para apreciação e votação no dia 6 de setembro. Quando questionado sobre a elaboração da tabela de pagamentos, o prefeito disse que a folha está inchada. São mais de 45 agentes de endemia atuando no município e alguns, considerados ilegais, serão exonerados, após um breve recadastramento. A partir de então será possível elaborar a tabela de vencimentos e avaliar o pagamento do adicional de insalubridade, outra reivindicação dos servidores.

Após decisão, servidores retiram faixas de protesto fixadas
na sede da Secretaria de Saúde de Pindaré (Foto: Jesiel Lima)
A diretora da Associação dos Servidores afirmou que, todos voltarão ao trabalho imediatamente. Mas, caso o prefeito não cumpra qualquer um dos compromissos firmados na reunião, a paralização será retomada.

Por Notas do Daniel Aguiar
Com informações do jornalista Alex Carlos
Fotos: Jesiel Lima





PM prende jovem que matou namorada em Santa Luzia porque ela desistiu de fugir com ele

28 de agosto de 2013


Policiais militares do 15º BPM, lotados no destacamento da cidade de Marajá do Sena, cumpriram mandado de prisão preventiva contra Juracir Lopes Soares, 19 anos, por volta das 22h, da última segunda-feira, 26.

O mandado foi expedido pela juíza Marcele Adriane Farias Silva, da Comarca de Santa Luzia. Juracir é suspeito de matar a namorada, Maria de Fátima Lica Gama, no dia 14 de agosto, no povoado Fazenda Faísa, em Santa Luzia.

De acordo com informações policiais, Juracir e a namorada, de 17 anos, teriam combinado fugir, mas no dia programado a garota desistiu, o que o deixou furioso. Ele acabou desferindo dois golpes com um facão, na cabeça e no pescoço da vítima, que morreu no local.

A prisão foi realizada com base em informações de denúncias anônimas. O delegado titular de Santa Luzia, Estefânio Assunção Aragão, se dirigiu a cidade de Marajá do Sena para conduzir o homicida à delegacia de Santa Luzia. Ele permanece detido à disposição da Justiça.

Fonte: SSP

Empresas atendidas pela regional do Sebrae em Santa Inês aderem à gestão da inovação





Trinta e seis empresas das cadeias produtivas da Construção Civil, Varejo Têxtil e Vestuário, Saúde e Prestação de Serviços, atendidas pela regional do Sebrae em Santa Inês já aderiram ao Projeto ALI – Agentes Locais de Inovação, desenvolvido pela instituição para acompanhar pequenos empresários na prática da gestão de inovação.

A ideia é sensibilizar empreendedores e empresários sobre a importância de inovar, rotineiramente, como uma estratégia para crescer. De acordo com o gerente do Sebrae Santa Inês, a meta é atender até 50 empresas dentre os 36 municípios atendidos pela regional. O atendimento do ALI é individual, personalizado e totalmente subsidiado pelo Sebrae. Para participar, a empresa precisa ter no mínimo dois anos no mercado, estar em plena atividade, ter disponibilidade em atender o agente e implementar as ações sugeridas pel Sebrae.

Após a empresa assinar o termo de adesão ao projeto, o ALI realiza um diagnóstico e mensura o grau de gestão de inovação da empresa, respeitando sempre a vontade do empresário e a sua situação no mercado. Depois dessa fase inicial, o agente, juntamente com um consultor especialista, realiza um plano de ação com sugestões de melhorias para serem aplicadas na empresa com objetivo de aumentar o grau de inovação, tornando-a mais dinâmica, lucrativa e sustentável no mercado.


Atendendo a demanda das empresas que aderiram ao programa na regional, no último dia 15, o Sebrae Santa Inês deu início às consultorias de gestão financeira, prosseguindo com este trabalho até o próximo dia 31. A consultora Antônia Santana explica que a ação busca promover conhecimento e a melhoria do controle da gestão financeira.

“Através da aplicação de ferramentas que auxiliam os empresários na tomada de decisão para destinação de recursos, para a diminuição da margem de erro ao fazer as compras e a formação dos índices de desempenho econômico do negócio é possível realizar o acompanhamento da situação financeira da empresa a qualquer momento, em geral, utilizando um software de gestão”, destaca a consultora.

De acordo com a ALI Luciana Xavier, os empreendedores participantes do programa tem percebido que as ações são para melhoria da empresa e se mostram abertos às mudanças propostas. “Eles estão se conscientizando que é importante promover inovações para se manter forte e competitivo no mercado empresarial” conclui Luciana.

Satisfeito com os resultados, o empresário Godofredo Júnior, que trabalha no ramo de venda de materiais de construção, reconhece a importância do trabalho. “Chega um momento que a empresa cresce muito e nesse momento precisamos perceber que não é mais possível realizar tudo sozinho”, conta o empresário. “Fica muito difícil fazer o controle como antes, surge a necessidade de inovar e adotar melhorias para se consolidar no mercado”, avalia Godofredo.

O Programa Agente Local de Inovação - ALI é uma iniciativa do Sebrae Nacional com a parceria do CNPq- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico para a promoção da inovação nas pequenas empresas.

Por Gilciléa Marques - Sebrae/Santa Inês

Pindaré: sem acordo, greve de servidores da Saúde segue para o 3º dia




A paralisação de servidores da área da Saúde do muncípio de Pindaré-Mirim segue para o terceiro dia sem que representantes da prefeitura tenham sequer procurado os grevistas para uma tentativa de negociação. A afirmação foi feita ao Notas do Daniel Aguiar na tarde desta quarta-feira (28), pela presidente da Associação dos Servidores Municipais de Pindaré, Núbia Viegas.

Os servidores reivindicam atualização do pagamento de salários que estariam há dois meses atrasados, além da elaboração de tabela de pagamento e a implantação do Plano de Cargos, Salários e Carreiras.

Acompanhe a entrevista cedida ao Notas do Daniel Aguiar pela presidente da Associação do Servidores Municipais de Pindaré nessa terça-feira, 27.



Na terça-feira, publicamos matéria sobre a manifestação pacífica feita pelos grevistas na frente da Secretaria de Saúde do município (veja aqui). A secretária Kerliana Silva disse ao blog que o prefeito confirmou atualização dos pagamentos até o próximo dia 10. No entanto, grevistas afirmam que a informação não condiz com o que ouviram de outros servidores da prefeitura. O que se diz por lá é que somente no dia 20 de setembro os valores seriam pagos. 

Também é fato uma outra vertente nessa história. Governistas afirmam que o movimento é meramente político e busca tão somente desgastar a imagem do atual governo.


Pelo sim e pelo não, ou Walber Furtado resolve essa situação imediatamente, ou as coisas vão piorar ainda mais. Fontes afirmaram ao blog que garis e servidores do hospital do município vão aderir ao movimento grevista nas próximas horas. Caso isso ocorra, o município vai parar e a população vai sofrer, mais ainda, as consequências desse distanciamento do gestor.

Não é hora de birra, senhor prefeito. É hora de sentar, conversar e resolver.




Justiça anula ato de exoneração de servidores públicos de Gov. Nunes Freire



O jovem prefeito do município de Governador Nunes Freire, Marcel Everton Dantas Silva - Marcel Curió (PV) -, levou mais um balde de água fria na administração repleta de atropelos. Desta vez a Justiça precisou entrar em cena para colocar as coisas nos eixos.

Por decisão da Justiça, foi revogado ato administrativo do prefeito Marcel Curió que determinou, em 20 de fevereiro deste ano, a anulação de nomeação de candidatos classificados como excedentes no concurso público de 2010.

A sentença da juíza Raquel Araújo Teles de Menezes, do dia 22 de agosto, determinou a reintegração dos servidores nomeados e empossados pelo Edital de Convocação de 26 de novembro de 2012 e atos posteriores, no prazo máximo de 15 dias, sob pena de multa diária no valor de R$ 5 mil.

O município de Governador Nunes Freire foi condenado ainda ao pagamento dos salários não pagos no período em que os servidores municipais estiveram indevidamente afastados, cujos valores deverão ser corrigidos monetariamente pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), mais juros de 0,5% ao mês, contados da data de cada vencimento.

Na Ação Civil Pública para anular o ato do prefeito, o promotor de justiça Hagamenon de Jesus Azevedo, titular da Promotoria de Governador Nunes Freire (a 446 km de São Luís), observou que o atual gestor não comprovou que as nomeações efetuadas pelo seu antecessor teriam resultado em aumento de despesa com pessoal nos 180 dias anteriores ao final do mandato, o que é vedado pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

O membro do Ministério Público considerou as exonerações imotivadas, pois ocorreram sem que os servidores tivessem direito ao contraditório e à ampla defesa. "Ressalte-se que grande parte de tais funcionários exonerados sumariamente eram professores, gerando um déficit no número desses profissionais, conforme informação do sindicato da categoria", acrescentou.

Hagamenon Azevedo argumentou ainda que os servidores exonerados foram todos aprovados e/ou classificados em concurso público cujo resultado final foi homologado em período não abrangido pelas vedações do artigo 73, inciso V, alínea "c", da lei nº 9.504/1997, em relação ao pleito eleitoral de 2012.

Com informações do MPMA

Organizador do Bacabal Folia é multado em R$ 70 mil por descumprir acordo

O organizador da micareta Bacabal Folia, José Clécio Souza Silva, tem até 30 de agosto para pagar R$ 70 mil, a título da execução judicial do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público do Maranhão (MPMA). A execução foi requerida nesta terça, 27, pela titular da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente da Comarca de Bacabal (a 249 km de São Luís), Klycia Menezes, depois que a organização do evento, realizado nos dias 19 a 21 de julho deste ano, descumpriu sete termos do acordo assinado em 26 de junho. A ação tramita na 1ª Vara da Comarca.


O TAC estabelecia limites quanto à duração do evento e determinava medidas sanitárias e de atendimento de saúde aos participantes. Também determinava ações preventivas para reprimir delitos e danos ao patrimônio público. Além de regulamentar a venda de bebidas alcóolicas, o acordo exigia a apresentação prévia das autorizações dos órgãos competentes para a realização do evento.

A multa por descumprimento foi estipulada em R$ 10 mil por infração, a ser revertida em favor do Fundo Municipal da Infância e Adolescência de Bacabal.

"Embora ciente das obrigações assumidas no TAC, o organizador descumpriu diversos itens do acordo, restando ao Ministério Público ingressar com a ação de execução para cobrar a multa estabelecida", esclarece a promotora de justiça Klycia Menezes.

Ela enfatiza que, durante os três dias do evento, foi necessária a intervenção policial em virtude do esgotamento do horário estabelecido, fazendo com que o Comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar de Bacabal solicitasse o término dos shows aos próprios músicos.

A organização do Bacabal Folia também não apresentou o Alvará Municipal, a Licença da Delegacia Regional de Polícia Civil e o Certificado de Aprovação do Corpo de Bombeiros Militar no prazo determinado no TAC. Os documentos deveriam ter sido encaminhados até as 14 horas do dia 18 de julho. "A Autorização Provisória do Grupamento Técnico do Corpo de Bombeiros Militar e a Autorização Especial para Evento, da Delegacia Regional de Polícia Civil de Bacabal, somente foram emitidas na noite do 19 de julho, dia de início da realização do evento" exemplifica a representante do MPMA na Ação de Execução.

NÚMERO REDUZIDO

Segundo os termos do TAC, a estrutura física do evento deveria ter sido montada até as 15h de 16 de julho de 2013 mas, no dia 18 de julho, a montagem da estrutura ainda não tinha sido concluída. Apesar das repetidas notificações do Grupamento de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar, as diversas irregularidades constatadas não foram solucionadas pela organização do evento.

O TAC também estabelecia a contratação de 200 homens para fazer a segurança privada durante o evento, mas somente 95 seguranças foram contratados, favorecendo a ocorrência de diversos delitos. "A quantidade reduzida de seguranças propiciou furtos, roubos e o comércio de entorpecentes, colocando em risco a integridade física e o patrimônio dos brincantes", acentua Klycia Menezes.

Outra omissão da organização foi a não contratação dos 13 brigadistas que atuariam diariamente na prevenção de incêndios e pânico do local. A organização se utilizou dos serviços dos guardas municipais do Departamento Municipal de Trânsito, sendo que somente uma média de seis brigadistas estava disponível durante os dias do evento.

As ambulâncias previstas no TAC não foram contratadas, mas, sim, disponibilizadas pelo Serviço Ambulatorial de Emergência (SAMU) a requerimento do Diretor de Marketing da TV Nova Esperança, Salomão Duarte Oliveira. "Duas ambulâncias do SAMU foram colocadas à disposição do evento, o que leva a concluir que bens públicos municipais foram indevidamente disponibilizados à organização do Bacabal Folia, evento de cunho particular que visa unicamente à obtenção de lucro", enfatiza a representante do MPMA.

De acordo com os termos do TAC, a limpeza do Centro Cultural de Bacabal, onde foi realizado o evento, deveria ter sido feita até o meio-dia do dia 22 de julho, mas às 19h desse dia o lixo ainda se acumulava no local.

"Segundo as conclusões do Grupamento de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiro Militar e do 15º Batalhão de Polícia Militar de Bacabal, o Bacabal Folia foi realizado de forma negligente e descompromissada, uma vez que as pendências constatadas não foram regularizadas", conclui a promotora.

MPMA

Santa Inês promove Mobilização contra Leishmanioses nesta quarta, 28

27 de agosto de 2013


Esta quarta-feira (28), é o dia “D” da mobilização municipal de combate às leishmanioses, realizada pelo Departamento de Vigilância Sanitária e Zoonoses da Secretaria Saúde de Santa Inês.

De acordo com Ricardo Soares de Almeida, diretor do Departamento, nesta quarta-feira haverá pessoal de plantão em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, na Praça da Matriz, no Parque das Laranjeiras.

Segundo Ricardo Almeida, estarão presentes enfermeiros, veterinários e pessoal de apoio, os quais farão distribuição de panfletos e prestarão informações sobre a leishmaniose.

CAMPANHA CONTRA A RAIVA

No sábado, dia 31, a Prefeitura de Santa Inês estará realizando a Campanha Municipal de Vacinação contra a Raiva Animal. O Departamento de Zoonoses orienta para que todos levem o seu cão e o seu gato a um posto de vacinação mais próximo de sua residência para fazer a imunização.

Haverá postos de vacinação em todas as Unidades Básicas de Saúde e em várias escolas municipais, com o trabalho de vacinação acontecendo no horário das 8 às 17 horas.


Sobre as leishimanioses

A Leishmaniose é uma doença infecciosa, não contagiosa, causada por parasitas do gênero Leishmania. Os parasitas vivem e se multiplicam no interior das células que fazem parte do sistema de defesa do indivíduo, chamadas macrófagos. 

Há dois tipos de leishmaniose: leishmaniose tegumentar ou cutânea e a leishmaniose visceral ou calazar. A leishmaniose tegumentar caracteriza-se por feridas na pele que se localizam com maior frequência nas partes descobertas do corpo. Tardiamente, podem surgir feridas nas mucosas do nariz, da boca e da garganta. Essa forma de leishmaniose é conhecida como “ferida brava”. A leishmaniose visceral é uma doença sistêmica, pois, acomete vários órgãos internos, principalmente o fígado, o baço e a medula óssea. Esse tipo de leishmaniose acomete essencialmente crianças de até dez anos; após esta idade se torna menos freqüente. É uma doença de evolução longa, podendo durar alguns meses ou até ultrapassar o período de um ano.

Transmissão 

A leishmaniose é transmitida por insetos hematófagos (que se alimentam de sangue) conhecidos como flebótomos ou flebotomíneos. Os flebótomos medem de 2 a 3 milímetros de comprimento e devido ao seu pequeno tamanho são capazes de atravessar as malhas dos mosquiteiros e telas. Apresentam cor amarelada ou acinzentada e suas asas permanecem abertas quando estão em repouso. Seus nomes variam de acordo com a localidade; os mais comuns são: mosquito palha, tatuquira, birigüi, cangalinha, asa branca, asa dura e palhinha. O mosquito palha ou asa branca é mais encontrado em lugares úmidos, escuros, onde existem muitas plantas.

As fontes de infecção das leishmanioses são, principalmente, os animais silvestres e os insetos flebotomíneos que abrigam o parasita em seu tubo digestivo, porém, o hospedeiro também pode ser o cão doméstico.

Na leishmaniose cutânea os animais silvestres que atuam como reservatórios são os roedores silvestres, tamanduás e preguiças. Na leishmaniose visceral a principal fonte de infecção é a raposa do campo.

Período de incubação 

O período de incubação da doença no ser humano é, em média, de dois a três meses, podendo variar de duas semanas a dois anos. 


Com informações do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Santa Inês
 e do site passeiweb

Prefeito de Monção é denunciado à PF, ao MPF e MEC por uso irregular de verbas do FUNDEB


A denúncia foi feita pelos vereadores oposicionistas Marcos Aurélio Rodrigues, Jonsson Jackson dos Santos, Dayvit de Araújo Cunha e Erion Célio Pereira Silva (Chixolinha). Além do prefeito do município de Monção, João de Fátima Pereira, conhecido como Queiróz (DEM), a secretária de Educação Laura Rosa Borges Mendes (ex-conselheira do FUNDEB), também foi denunciada à Polícia Federal, Ministério Público Federal e ao MEC (Ministério da Educação) por uso irregular da verba do FUNDEB. As informações são do Blog do Neto Ferreira.

Os vereadores apresentaram denúncia baseados em documentos que comprovariam inúmeras irregularidades observadas na administração municipal que por si só já configurariam crimes contra os cofres públicos nestes 8 meses do mandato de Queiroz.

Às graves acusações que pesam contra o prefeito, junta-se o relatório emitido pelo Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, referente aos balancetes do FUNDEB dos meses de janeiro e fevereiro.

Além disso, foram pedidas investigação e auditoria na Prefeitura de Monção que está sob suspeita de cometer atos que configuram improbidade administrativa. Confira abaixo a denúncia protocolada na Polícia Federal e Ministério Público Federal:






Grupo Mateus inaugura Mix em Santa Inês nesta quinta, 29

Dia 29 de agosto, o Grupo Mateus abre as portas de mais uma loja em Santa Inês, o Mix Mateus.


(Foto/llustração)
Uma das cidades mais importantes do Maranhão no sentido geoeconômico, com conexões de rodovias e ferrovias que são importantes para o estado, Santa Inês recebe mais uma loja do Grupo Mateus, desta vez, o Mix Mateus, marca que atua no formato de cash and carry, popularmente conhecido por atacarejo, serviço que oferece ao mesmo tempo a opção de atacado e varejo na mesma área de vendas.

O Mix Mateus Santa Inês será uma alternativa de economia aos mais de 78 mil habitantes da cidade, bem como para os pequenos e grandes comerciantes da região. Com uma área total de 15.762,55 m² e 7.065,00 m² de área de vendas, O Mix Mateus Santa Inês possui mais de 500 vagas no estacionamento, 37 check-outs, têm setores de Hortifruti, Frios, Congelados, Açougue, Floricultura e ainda Padaria e Lanchonete, com selo de qualidade Bumba Meu Pão, marca própria do Grupo Mateus de pães, doces, sorvetes e salgados. Além da comodidade de caixas eletrônicos e ponto de táxi próximo.

Seguindo a política de promover o desenvolvimento das regiões onde se instala, o Grupo Mateus vai gerar mais de 500 postos de trabalho direto. Localizado na Rodovia BR 316, Km 258, nas proximidades do prédio do IFMA, o Mix Mateus Santa Inês é a segunda loja do grupo na cidade. Em 2002, a empresa instalou o Mateus Supermercados que continuará atendendo a população e oferecendo produtos variados.

Sobre o Grupo Mateus

Atualmente, o Grupo Mateus, empresa de origem maranhense, é considerado a maior rede regional com capital 100% nacional e opera nos segmentos de Varejo (com a bandeira Mateus Supermercados), Autosserviço (bandeira Mix Mateus), Eletroeletrônicos, Eletrodomésticos, Móveis e Confecções (bandeira Eletro Mateus), Indústria de Pães (bandeira Bumba Meu Pão), Distribuição de Produtos Farmacêuticos (bandeira Invicta) e Atacados (bandeira Armazém Mateus) – este último garante, com uma frota própria de 235 caminhões, a distribuição de produtos para os estados do Pará, Piauí, Tocantins e Maranhão. Para atender a demanda dessa grande estrutura, o Grupo Mateus dispõe de 03 Centros de Distribuição, totalmente automatizados que garantem o abastecimento com agilidade e eficiência.

O crescimento do Grupo Mateus é traçado por um planejamento consciente e estratégico. O objetivo é oferecer produtos e serviços de qualidade, com foco na valorização de pessoas, no apoio a comunidade e ao crescimento responsável. Tem como base três fortes pilares: dedicação, comprometimento e respeito. Hoje, a família Mateus conta com mais de 15 mil funcionários e está presente em quatro estados: Maranhão, Tocantins, Pará e Piauí e mantém 50 empreendimentos em sua plataforma de operação.

Por Futura Produção

Empresário de Santa Inês deve entrar na disputa por uma vaga na Câmara Federal



A decisão saiu durante encontro da Executiva Nacional do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) realizado em Brasília. Ficou decidido que em Santa Inês a legenda terá candidatura própria tanto para deputado federal como para estadual. A orientação do PTB nacional, corroborada pelo presidente nacional do partido, Benito Gama é que o empresário Astrogilson Leal (do Malucão do Queima) dispute uma vaga na Câmara Federal. O empresário é um dos grandes defensores de um PTB independente no município de Santa Inês, além de Alstrogilson ter trânsito livre no grupo político dos Sarney.

Astrogilson Leal e Benito Gama
Ainda por sugestão de Benito Gama, o PTB pretende disputar uma vaga no Legislativo estadual. Para a disputa o partido apresenta nomes de grande expressão política, tais como o do advogado, presidente da Câmara Municipal e ex-prefeito de Santa Inês, vereador Franklin Seba, o empresário Fernando Soares (do Centro Elétrico) e o Dr. Danilo Borges, médico de Santa Inês. 

As orientações agradaram tanto ao presidente estadual do partido e atual secretário de Estado da Educação, Pedro Fernandes, como ao presidente da sigla em Santa Inês, professor Lucílio Gomes. Este acredita que o PTB, com sua história de luta, tem muito a oferecer à sociedade em geral. "O PTB tem a história que todo partido gostaria de ter. Conquistas históricas e um dos grandes defensores da industrialização, o partido fará bonito em 2014. Em 2014 tudo será 14", frisou Lucílio. 

Professor Lucílio, Pedro Fernandes e Astrogilson
Vale ressaltar que o Partido Trabalhista Brasileiro, em Santa Inês, elegeu a maior bancada individual (por partido) na Câmara de Vereadores em 2012. São três vereadores. A presidência e a vice-presidência da casa são ocupados por parlamentares petebistas, Franklin Seba e Ademarzinho, respectivamente. Outro orgulho do partido é contar com a atuação inquestionável da representante da mulher de Santa Inês, vereadora Carla Sousa.

O PTB conta ainda com a suplente Amanda que obteve 725 votos no último pleito.



Sem receber há quase 2 meses, servidores cruzam os braços em Pindaré



Servidores públicos municipais de Pindaré-Mirim, lotados na Secretaria de Saúde, iniciaram paralisação das atividades, por tempo indeterminado, na manhã desta terça-feira, 27. Os profissionais reivindicam atualização do pagamento de salários. 

Segundo a presidente da Associação dos Servidores Municipais de Pindaré-Mirim, Núbia Viegas, funcionários concursados estão com os vencimentos atrasados há quase dois meses. "A gente sempre recebe dinheiro com quase dois meses de atraso desde que o atual prefeito, Walber Furtado, assumiu o cargo em janeiro deste ano e isso maltrata os servidores e nossas famílias", lamentou Núbia Viegas. 


Os manifestantes cruzaram os braços e ocupam a frente da secretaria de Saúde à espera de respostas da prefeitura. Até o fechamento desta matéria ninguém da prefeitura havia comparecido para tentar resolver o impasse.


Ainda segundo Núbia Viegas, os servidores já procuraram a Secretaria de Comunicação e o Departamento Jurídico do Município, mas teriam sido mal recebidos.


Por várias vezes os funcionários tentaram conversar com representantes do Executivo, mas como as datas apresentadas eram sempre adiadas, perderam a paciência e paralisaram as atividades.

A presidente do Associação concedeu entrevista ao Notas do Daniel Aguiar e falou sobre as reivindicações da categoria. Acompanhe a entrevista abaixo:



O blog foi à prefeitura na manhã desta terça, mas foi informado que o prefeito não estaria no prédio. A tentativa de ouvir representantes do jurídico também fracassou. No local fomos informados que ninguém tinha informação sobre o caso e somente a secretária de Saúde poderia falar sobre o assunto.

Secretária Kerliana Silva afirmou que até o próximo dia 10 os salários serão atualizados
(Foto: Daniel Aguiar)

O Notas do Daniel Aguiar ouviu a secretária Kerliana Silva, que não quis gravar entrevista, mas disse que o prefeito Walber afirmou que o pagamento dos servidores será atualizado até o dia 10 de setembro deste ano. Kerliana lamentou o fato de servidores estarem com salários atrasados e disse que esse é um problema generalizado e não exclusimente de Pindaré, considerando que o Fundo de Participação dos Municípios caiu vertiginosamente.
Quando perguntada sobre a tabela de pagamento e o Plano de Cargos, Salários e Carreiras, a secretária disse que essas informações somente podem ser obtidas com o prefeito de Pindaré.



Seduc e Sindicato discutem ações de valorização dos profissionais da educação

O secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, se reuniu, nesta segunda-feira (26), com a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado do Maranhão (Sinproesemma). No encontro, que contou com a presença da equipe técnica da Seduc, eles discutiram questões referentes à formação de professores, titulação e promoção, bem como as ações que estão sendo desenvolvidas para valorização dos profissionais da educação.


Pedro Fernandes destacou que a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) inaugurou, recentemente, a nova sede da Superintendência de Recursos Humanos, na Rua Grande, onde funciona, de forma centralizada, setores como Folha de Pagamento, Inspeção Escolar, Gestão e Controle Docente e protocolo de atendimento dos servidores da Seduc para proporcionar comodidade e rapidez no atendimento aos servidores da rede. “O setor de recursos humanos é o mais importante da secretaria”, ressaltou.

O secretário informou aos diretores do sindicato que a Seduc implantou recentemente o Sistema de Mapeamento Funcional Eletrônico, com o objetivo de agilizar os procedimentos e encaminhamento de dados dos servidores para folha de pagamento, o que irá possibilitar o fornecimento de informações com mais precisão sobre a necessidade de profissionais em cada unidade de ensino. 

Fernandes, também, frisou que acontecerá entre os dias 17 e 19 de setembro a Conferência Maranhense de Educação (Comae), onde será discutido e encaminhado para aprovação o Plano Estadual de Educação, construído com base nas discussões feitas nas 28 conferências intermunicipais. 


Formação

Durante a reunião, a coordenadora do Fórum de Formação Permanente de Apoio à Formação Docente da Rede Pública e supervisora de Desenvolvimento e Capacitação de RH da Seduc, Sílvia Leda, informou que devem ser abertas no mês de outubro um total de 1.174 vagas no âmbito do programa Prófuncionário, que foi reestruturado pelo Ministério da Educação.

Ela, também, ressaltou a importância da participação do sindicato na mobilização dos professores no programa de formação Parfor, que oferta cursos de formação inicial e continuada para docentes da rede pública em renomadas Instituições de Ensino Superior (IES) do país. 

Titulações e progressões

Na reunião, também, foi informado que a Seduc enviou à Secretaria de Estado de Gestão e Previdência (Segep), na sexta-feira (23), a relação de professores que estão aptos para concessão de promoção e titulação, para o pagamento em folha suplementar em setembro. Os professores, que requisitaram os benefícios e não receberem seus pagamentos, deverão comparecer à Superintendência de Recursos Humanos para sanar suas pendências.

Ao final da reunião, o presidente do Sindicato, Júlio Pinheiro, observou a importância do diálogo permanente com a Seduc para resolução de questões ligadas ao servidor. “Considero pertinente tratarmos sobre essas questões frequentemente”, finalizou.



 

Fale com o blogueiro

- Daniel Aguiar -
WhatsApp: (98) 9 8256 6682
Email: danielaguiarpereira@gmail.com

O que você procura?

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WhatsApp do 7º BPM/Pindaré

WhatsApp do 7º BPM/Pindaré

OPORTUNIDADES

Tags