PUBLICAÇÕES RECENTES

Desabafo de um cidadão pindareense

29 de novembro de 2013




Título original: UMA CÂMARA EM DEFESA DO POVO - SÓ QUE NÃO.

Por: Valmir Trindade
Professor e cidadão pindareense indignado.
Texto editado por Notas do Daniel Aguiar


"O Pindaré vive um de seus piores momentos. A Câmara Municipal (casa do povo) virou palco de episódios nunca visto por aqui, principalmente em relação à base do governo. Vejam só: durante 4 vezes - só este ano - a administração realizou demissões de funcionários e os edis usaram a tribuna, interpelaram, se mostraram contrários à estas práticas. Vimos vereadores chegar ao ponto de dizer que com seus aliados eles não aceitavam mexer.

No final de outubro assistimos às últimas demissões e, novamente, engrossaram o discurso, pressionaram e fizeram com que o prefeito lhes garantissem uma série de vantagens. Da noite para o dia, pediram tempo, paciência e que logo logo tudo vai estar sob controle.

Cadê aqueles que diziam que não iriam tapar o sol com a peneira? Onde estão aqueles que dizem sempre estar ao lado do povo e não de um grupo?
Ah! eles estão agora repartindo cargos da administração. Estão acomodando parentes, aliados, estrangeiros e tomando conta de todos os setores da administração. Agora eles praticam o velho ditado: "farinha pouca, meu pirão primeiro". Lógico, excluindo qualquer vantagem para lideranças, cabos eleitorais, aliados ou secretários menores.

O atual prefeito e seus secretários estão sendo pressionados a ceder todas as vantagens exigidas pela base que busca incessantemente garantir espaço privilegiado na administração.

Agora um novo fato toma conta da cidade: a possível cassação do prefeito e seu vice. E o que "os defensores do povo", fazem? Um Projeto de Lei antecipando a eleição da mesa da Câmara Municipal. E o povo? Será que não temos outros problemas afetando nossa cidade? 

É amigos... para eles, que incessantemente garganteiam na câmara estarem ao lado do povo, agora articulam nos bastidores uma briga por poder.

Realmente, o grupo político do governo está pronto para enfrentar qualquer campanha política, haja vista que tem uma base governista na câmara com muitos privilégios. Mas, não estranhem quando algum dos parlamentares aliados do governo usar a tribuna e atacar o governo. Ou o jabá tá atrasado ou alguns de seus interesses ainda não foram atendidos.

Vereadores saiam pras ruas! Escutem o clamor do povo! Escutem uma cidade que realmente clama por dias melhores! 

Para onde foram as promessas de que nenhum filho de pindaré iria mais colher maçã e laranja em outros estados? Cadê a garantia de uma educação e de um esporte de qualidade? Ficaram guardados atrás da porta porque neste momento o que interessa a esses senhores é a velha prática do empreguismo e da política do Pão e Circo".


Pindaré-Mrim-MA 29 de Novembro de 2013. 

Valmir Trindade
Professor e cidadão pindareense indignado






Notas Rápidas... 29/11/2013




"Respeite o Secretário"
O vereador Akson Lopes, em discurso inflamado na manhã desta sexta-feira (29), na Câmara de Santa Inês, não mediu palavras para denunciar problemas encontrados no Hospital Menino Jesus durante visita feita por uma comissão de vereadores esta semana. O vereador cobrou medidas urgentes. Até aí, tudo bem. Afinal, essas são algumas das obrigações de quem ocupa o cargo, eleito pelo povo: fiscalizar e cobrar ações do executivo municipal. 


No auge do discurso, Akson chamou o secretário de Saúde de Santa Inês, Tiago Alves, de mentiroso. Aí tocou na ferida do amigo e parente do secretário, o vereador Batista de Biné. Batista ocupou a tribuna e soltou os cachorros pra cima do colega. 


"Respeite o secretário! Eu parabenizo os vereadores Madeira de Melo e Dr. Tomaz que vieram aqui e denunciaram irregularidades no SPA, mas respeitando sempre. Não partiram para o lado pessoal. Quero que conste em ata que o vereador Akson chamou o secretário de Saúde de mentiroso", disse Batista de Biné.

Resultado: Akson pediu desculpas ao Batista e assumiu ter exagerado ao baixar o nível na Casa Legislativa.

Recuperação


O ex-vereador Deutz Cavalcante (PT) recupera-se bem após ser submetido a uma procedimento de desobstrução de artéria que leva sangue para o coração. A angioplastia coronária foi realizada no UDI Hospital, em São Luis. 


O vereador passou mal no último dia 25 quando estava trabalhando em São Luis e foi levado às pressas ao hospital. 

O petista foi vereador em Santa Inês de 2008 a 2012. Ele disputou ainda o cargo de prefeito em 2004. Recentemente, Deutz venceu o Processo de Eleições Diretas do PT (PED) com 41 votos. 

Pelo facebook, Cavalcante mandou mensagem falando sobre o corrido e tranquilizando familiares e amigos.

"Na U. T. I do hospital U. D. I, depois da angioplastia. Coronária, colocado dois stent, mas, Graça A Deus, tudo correu bem", escreveu.


Gramado

Na manhã desta sexta-feira (29) o Notas do Daniel Aguiar registrou a chegada de uma carreta na Praça da Matriz carregada de pequenos blocos de grama. O gramado é uma das etapas de revitalização da praça.

Prefeitura de Pindaré Convoca
A prefeitura de Pindaré-Mirim divulgou, na tarde desta sexta – feira (29), o Edital de Convocação dos Aprovados no Concurso Público realizado em 2011. 


24 classificados foram convocados. Confira lista abaixo.





(Imagens retiradas do Portal Pindaré)


Dinheiro no Bolso
A Prefeitura Municipal de Alto Alegre do Pindaré, sob a gestão do Prefeito Atemir Botelho, efetuou, nesta sexta-feira, 29/11, o pagamento do terço de férias relativo ao ano base de 2012/2013, para todos os servidores públicos municipais concursados e efetivos.

Segundo o setor de contabilidade, o repasse já foi feito e o dinheiro já está disponível na conta dos servidores.

O setor de contabilidade esclarece ainda que o décimo terceiro salário é pago integralmente no mês posterior ao aniversário de cada servidor e aos que aniversariam em dezembro o pagamento é feito até o dia 20 do mês.

5 Poços Artesianos
O município de Igarapé do Meio foi contemplado com perfuração de 5 poços artesianos. A ação faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, no âmbito do programa Água para Todos.

O prefeito Raimundo Damasceno recebeu a noticia em solenidade realizada na última quarta-feira (27), no Salão de Atos do Palácio dos Leões em São Luis, onde contou com a presença de vários prefeitos, do secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Maranhão e também presidente do comitê gestor estadual do programa Água para Todos, Cláudio Azevedo, e do Secretário-Chefe da Casa Civil do estado, João Abreu.

Municípios beneficiados
Os Sistemas de Abastecimento implantados pela Codevasf, no total de 100, beneficiarão cerca de 20 mil pessoas em povoados da zona rural de 21 municípios. São eles: Aldeias Altas, Buriti Bravo, Água Docedo Maranhão, São João do Sóter, Lagoa do Mato, Timon, Coroatá, Codó, Alto Alegre do Maranhão, Matões do Norte, São Mateus do Maranhão, Zé Doca, Bom Jesus das Selvas, Arari, Viana, Vargem Grande, Lago da Pedra, Santa Filomena do Maranhão, Igarapé do Meio, Vitória do Mearim e Vitorino Freire.

Paes 2014
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realiza, nesse domingo (1º), a segunda etapa do Programa de Acesso à Educação Superior (PAES/2014), em todos os campi da instituição. Os portões serão abertos às 12h, para a entrada dos candidatos, e as provas serão aplicadas às 13h, com duração até às 18h.

Nesta segunda etapa, 10.070 candidatos farão provas, concorrendo a vagas nos 21 campi da Uema em São Luís, Caxias, Imperatriz, Bacabal, Balsas, Santa Inês, Açailândia, Pedreiras, Timon, Grajaú, Lago da Pedra, Zé Doca, Itapecuru-Mirim, Colinas, Pinheiro, Presidente Dutra, São João dos Patos, Coelho Neto, Barra do Corda, Codó e Coroatá.

É indispensável que o candidato porte o cartão de confirmação de inscrição com foto, e/ou documento oficial de identificação, no ato de apresentação aos locais de prova.

A Universidade oferece um total de 3.544 vagas para o ano de 2014, sendo 3.154 para a modalidade presencial e 390 para a modalidade à distância.

Entre os cursos com maior número de inscrições, estão: Medicina (Caxias) com 3.962; Direito (São Luís) com 2.863; Engenharia Civil (São Luís) com 1.988; Direito (Bacabal) com 1.093; Administração (São Luís) com 990; e CFO-PM (São Luís) com 896.

Prefeito de Arame sofre acidente





(Foto: Antonio Costa)

O prefeito do município de Arame, Marcelo Lima de Farias (PMDB) sofreu acidente automobilístico na manhã desta sexta-feira, 29 na MA - 006 no trecho entre Santa Luzia e Arame. 

Caminhonete ficou parcialmente destruída. Ninguém se feriu gravemente
(Foto: Antonio Costa)

De acordo com as primeiras informações, além do prefeito, outras 3 pessoas ainda não identificadas estavam no veículo. O motorista perdeu o controle do carro que chocou-se contra uma cerca e em seguida um barranco às margens da rodovia estadual. Todos os ocupantes da caminhonete tiveram apenas ferimentos leves.



Por Notas do Daniel Aguiar
Com informações do Portal Aramense




Macabro! Bandidos furtam crânios humanos do cemitério de Pindaré



O coveiro do cemitério de Pindaré-Mirim, identificado como Benedito Martins, procurou a Polícia Militar, o Ministério Público e a Prefeitura para denunciar o furto de crânios humanos. O fato repercutiu na Região esta semana depois de reportagem exibida no programa Cidade no Ar, da TV Difusora.

Segundo o coveiro, o crime macabro ocorre desde 2012. Pelo menos cinco túmulos já foram violados Benedito Martins disse que no ano passado um homem não identificado o perguntou quanto ele queria para furtar ossos de um dedo de criança. O servidor não aceitou a proposta: "Eu não posso fazer isso. Você não sabe que isso é crime pra mais de cem anos de cadeia?", disse em entrevista ao Cidade no Ar.

A recusa do coveiro não evitou a violação dos túmulos e o furto de crânios e outras ossadas de corpos sepultados no cemitério de Pindaré.

"Uma pessoa só não consegue mover uma pedra dessas. Precisa de pelo menos três homens para fazer isso" disse o coveiro.

Qual a finalidade do criminoso ou bando quando furtam crânios? Seria algo relacionado à prática de magia negra ou vandalismo, apenas? Certamente, a Polícia Civil vai investigar o caso.

O coveiro Benedito Martins, que trabalha sozinho no cemitério de Pindaré desde 1982, diz estar assustado.




Prefeitura de Santa Inês convoca classificados em concurso



A Prefeitura de Santa Inês publicou o Edital número 010/2013 convocando candidatos classificados no Concurso Público 001/2011, realizado para provimento do quadro de pessoal na área da Educação. Os candidatos convocados deverão se apresentar no prazo de 20 dias, munidos de documentação para investidura nos cargos.


Zona Urbana
Professor Educação Básica - Educação Infantil








Notas Rápidas... 28/11/2013

28 de novembro de 2013




Interditar?
Uma comissão formada pelos vereadores Dr. Tomaz, Akson e Solange Nerval (nomeada para fiscalizar o Hospital Menino Jesus) realizou uma rigorosa vistoria no conhecido SPA. A conclusão, segundo Dr. Tomaz é que o hospital está em péssimas condições na estrutura física. 

O vereador questiona por que a Vigilância Sanitária ainda nao interditou o Menino Jesus.
Com a palavra a Vigilância Sanitária de Santa Inês... 

E falando em precariedade...


Em Santa Luzia a situação não parece ser muito diferente. De acordo com informações do Blog do Platy, atraídos pelo lixo, animais e insetos são vistos com frequência nos fundos do hospital. Ainda de acordo com o blog, é comum ver ratos, baratas, gatos e cachorros circulando pela área externa do SPA. Esta semana um paciente flagrou a presença de um cão dentro do prédio, mais especificamente no corredor principal do Hospital Municipal.

Com a palavra a Vigilância Sanitária de Santa Luzia... 

Recorrendo
O ex-prefeito de Santa Inês, Robert Bringel, disse ao Jornal Agora Santa Inês que vai recorrer da decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que desaprovou, nessa quarta-feira (27), as contas da prefeitura relativas ao ano de 2009. O jornal diz ainda que Bringel está tranquilo e vai provar que não existem irregularidades.

O TCE diz que houve irregularidades, sim. Estas, de acordo com o tribunal, concentram-se em algumas medidas adotadas no Fundo Municipal de Saúde (FMS), no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) e no Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS).

Pela decisão do TCE, o ex-gestor terá que devolver aos cofres do município R$ 204.833,00 e pagar multas que totalizam R$ 131.082,00

Parabéns!
O campus de Santa Inês do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFMA) está entre as cinco escolas do Maranhão com melhor desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio de 2012. De acordo com o Ministério da Educação (MEC) com a média 546,55 o IFMA/Santa Inês ocupa a 4ª colocação. As médias foram divulgadas na última terça-feira, 26.

1º  Instituto Federal do Maranhão – Unidade Monte Castelo – (São Luís/MA) – 612,90
2º  Instituto Federal do Maranhão (Imperatriz/MA) – 598,20
3º  Colégio Universitário (São Luís/MA) – média 560,78
4º  Instituto Federal do Maranhão (Santa Inês/MA) – 546,55
5º  Colégio Militar do Maranhão (São Luís/MA) – 530,76

Tragédia
Uma criança de 10 anos de idade morreu ao ser atingida na cabeça por um tiro de espingarda durante uma "brincadeira" na zona rural de Bom Jardim. O irmão da vítima, de 11 anos de idade, teria encontrado a arma em casa e começou a brincar com o irmão. A arma estava carregada. A tragédia ocorreu no povoado Santa Luz na última terça-feira.


Abertas inscrições para II Seminário Pedagógico da UAB de Santa Inês

27 de novembro de 2013


A Universidade Aberta do Brasil realizará no próximo dia 29, o II Seminário Pedagógico da UAB de Santa Inês com o tema: Arte e Diversidade na Educação. 
O evento será realizado no auditório Anísio Teixeira do Polo UAB de Santa Inês que funciona compartilhado com a Escola Municipal Maria Martins Bringel na Travessa Santa Luzia n º 55 no Bairro Sabbak  das 8h às 12h e de 14h às 18h. 

Inscrição: R$ 5,00 com direito a certificado de 10h. Poderá ser feita antecipadamente no Polo UAB de Santa Inês com o tutor presencial João Batista ou na abertura do evento. 

Presenças confirmadas:
- Euzamar Medeiros - mestre da cultura popular e sambista.
- Jucélio Franco- Instituto Agontimé de São Luís.
- Rosilene Caragiu Guajajara- professora e indígena da etnia guajajara.
- Gerlândia Vale- arte- educadora.
- Rosilene Araújo- professora e coordenadora pedagógica.

Santa Inês: TCE desaprova contas do ex-prefeito Robert Bringel


O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA) desaprovou, em Sessão Plenária realizada na manhã desta quarta-feira (27), as contas apresentadas pelo ex-prefeito de Santa Inês, relativas ao exercício financeiro de 2009, Raimundo Robert Bringel Martins.

A decisão do TCE determina que o ex-gestor devolva aos cofres do município a quantia de R$ 204.833,00 e pague multas que totalizam R$ 131.082,00. As irregularidades verificadas na análise concentram-se em algumas medidas adotadas no Fundo Municipal de Saúde (FMS), no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) e no Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS). O gestor ainda pode recorrer da decisão.

Fonte: TCE/MA

OPINIÃO: Por que não eu?



Há dias observo - com certa surpresa-, confesso, o bate-boca online entre o Chefe de Gabinete da Prefeitura de Santa Inês, Wady Hadad Neto, e o vice-prefeito do município, Ednaldo Alves Lima (Dino). Alfinetadas com respostas imediatas. Dois homens respeitáveis e respeitados que descem do salto e solam o piso gélido do palanque eleitoral. Mas, o meu artigo não é para falar das pessoas e sim de atitudes claras em resposta a comportamentos obscuros.
Dino (PT), vice-prefeito de Santa Inês
O vice-prefeito está magoado. Fato. Notadamente, Dino esperou bem mais do que uma vitrine. E, as barras da prateleiras já começam a causar profundo desconforto nas vértebras do ego de um político acostumado a comandar pelotões de infantaria. Couraça e espada não passam agora de adornos empoerados e nostágicos.

O segundo em exercício do executivo municipal sentiu-se apunhalado quando soube de um decreto assinado pelo prefeito Ribamar Alves que dá plenos poderes à secretária de Administração Solange Cunha. Assim como escreveram Herbert Vianna, Leoni e Paula Toller, as indagações repetidas "Por que não eu? Por que não eu?" devem tilintar como o choque de espadas na cabeça do vice.

Dino sabe e finge não saber. Todas as secretarias receberam plenos poderes para executar tarefas relacionadas exclusivamente à sua pasta. E, caso haja irregularidade, o Ministério Público vai agir com veemência.

Em determinado comentário publicado via Facebook, há poucos dias, Wady Neto escreveu:

"O Dino vai terminar me convencendo de que não conhece o papel de bibelou que as leis eleitorais brasileiras atribuem ao vice-prefeito e cobra por meios tortos do prefeito Ribamar Alves uma fatia maior da administração".

Dino rebateu imediatamente:
 "Você mais do que ninguém nesta Administração sabe o quanto pedi ao Prefeito e a você próprio como secretario de governo uma sala pra que eu pudesse trabalhar pra ajudar na administração de alguma forma, mas sempre me foi negado, então não vejo motivos pra estar todo dia dentro da prefeitura sem ter o que fazer".

Volto aos ilustres compositores já citados e a sua obra:
"Você tá nessa rejeitada
Caçando paixão
Eu com a cara mais lavada digo
Por que não?

Por que não eu?
Por que não eu?"

Fontes afirmam, porém, que dias antes da publicação deste comentário, Dino saiu da prefeitura satisfeito porque assumiria um cargo de chefia. "Exatamente quando eu atravessava uma fase de involuntária meditação sobre a inutilidade da minha pessoa, recebi uma carta assinada (...)" - Clarice Linspector. 

Nada que uma reunião com o vice-governador do Maranhão Washington Luis não fosse capaz de reverter. O de lá, assim como o de cá, parece sofrer do mesmo mal: são eternos incompreendidos do PT. Colocam-se à margem de tudo e de todos. Um claro sintoma do coitadismo. A diferença entre os dois é que o de lá deve assumir uma vaga no conselho vitalício do Tribunal de Contas do Estado.

Além disso, a derrota nas urnas durante o último Processo de Eleições Diretas do PT (PED) - diretório de Santa Inês - também parece ter balançado Dino. O irmão dele, Elinaldo Lima (Neguinho), mesmo apoiado pelo vice-governador do Estado e pelo vice-prefeito de Santa Inês não conseguiu vencer o colega petista Deutz Cavalcante, supostamente apoiado pelo prefeito Ribamar Alves. Dino tentou mostrar força política, mas revelou apenas que não tem mais tanto prestígio (nem na sua base).

Fica claro, portanto, que o descontetamento não é porque as Secretarias tem papeis definidos para executarem e sim porque Dino parece fingir não ter entendido o papel figurativo que muitos vices se atribuem.

Prefeitura de Santa Inês realiza mobilização de luta contra a AIDS




Com o slogan "Não fique na dúvida, fique sabendo", a campanha do Dia Mundial de Luta contra a Aids 2013 de Santa Inês enfatiza e incentiva o diagnóstico precoce do HIV, o sigilo e confidencialidade do teste, além do respeito aos direitos humanos. Ela está aliada à estratégia de mobilização nacional de testagem Fique Sabendo, que ocorre desde o último dia 25 e vai até 29 de novembro. 

O público a ser alcançado é a população geral das classes sociais C, D e E, e as populações segmentadas tais como profissionais e gestores de saúde, homens que fazem sexo com outros homens (HSH), travestis, mulheres profissionais do sexo.

*Dia 27/11: 
Realização de Testes para o HIV no Estacionamento do Centro de Testagem e Aconselhamento, com distribuição de Kit com camisinha, folder e gel lubrificante, das 08:00 às 12:00 h.

*Dia 28/11:
Realização de Teste para o HIV e palestra na VALE, das 08:00 às 12:00 h. Realização de Testagem para o HiV nos prostíbulos da cidade a partir das 14:00h.

*Dia 29/11: 
Realização de Teste para o HIV na Praça da Laranjeira, com distribuição de Kit com camisinha, folder e gel lubrificante, das 08h às 12h.

Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Santa Inês


Santa Inês: Ribamar Alves visita obras da Avenida da Palmeira e Praça da Matriz

26 de novembro de 2013





O prefeito Ribamar Alves cumpriu um dia de agenda cheia nesta terça-feira (26/11) em Santa Inês. Pela manhã, o gestor despachou com secretários e diretores de departamentos.

À tarde, Ribamar Alves e comitiva percorreram obras de infraestrutura no município, como a Avenida da Palmeira (Bairro da Palmeira), que está sendo construída em parceria com o Governo do Estado.

Na sequencia, prefeito e caravana estiveram em visita à Praça da Matriz, que está sendo revitalizada pela Prefeitura de Santa Inês, numa força-tarefa de todas as secretarias.


No logradouro, Ribamar Alves verificou os detalhes do trabalho de reforma dos canteiros; bancos; piso; iluminação e demais serviços. Em seguida, ele percorreu o trabalho de ajardinamento e plantação de mudas.

O gestor municipal ficou satisfeito com resultado do trabalho de revitalização, o qual dará um belo aspecto à Praça da Matriz.

Por Departamento de Comunicação do Gabinete da Prefeitura 
Fotos: Alex Carlos

Santa Inês: Prefeitura abre inscrições para nova etapa do Minha Casa Minha Vida





A Prefeitura de Santa Inês iniciou nesta terça-feira (26) as inscrições para uma nova etapa de unidades do Programa Habitacional Minha Casa Minha Vida.

De acordo com o Edital, o processo de cadastramento será gerenciado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e terá como objetivo a geração de Demanda Habitacional para análise e subsequente aprovação de novas unidades habitacionais, junto ao Ministério das Cidades.
A conquista das novas unidades habitacionais para o município de Santa Inês foi anunciada recentemente pelo prefeito Ribamar Alves. Segundo ele, nessa etapa serão construídas duas mil casas.

Ainda de acordo com o Edital, o processo de cadastramento será realizado entre até o dia 20 de dezembro do corrente ano, no Pátio do Anexo da Prefeitura Municipal, antigo Fórum, localizado na rua Wady Haddad, em frente ao Viva Cidadão, no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Será disponibilizado atendimento prioritário para portadores de necessidades especiais, idosos, grávidas e mulheres em processo de amamentação.

DOCUMENTAÇÃO

Serão exigidos de todos os candidatos os seguintes documentos originais: RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de estado civil e renda e comprovante de inscrição no Cadúnico. Caso o candidato não possua Cadúnico deve primeiramente procurar a Secretaria de Desenvolvimento Social para fazê-lo.

Fonte: Departamento de Comunicação do Gabinete da Prefeitura
Foto: Alex Carlos




ENQUETE: Quem melhor representaria o Vale do Pindaré na Câmara Federal?




O Notas do Daniel Aguiar inicia mais uma rodada de enquetes relacionadas às eleições de 2014. Desta vez queremos saber a sua opinião sobre os pré-candidatos a uma vaga na Câmara Federal e Assembleia Legislativa do Maranhão. Iniciaremos a rodada com a enquete sobre pretensos deputados federais.

Antes, vamos apresentar o resultado final da enquete sobre a Lei de reajustes da Contribuição de Iluminação Pública (CIP) de Santa Inês. (Veja reportagem sobre o assunto)

O Blog quis saber qual a opinião dos leitores sobre a aprovação da nova lei. 
A maioria (50, 42%) reprovam. 40, 47% aprovam os reajustes e 9% declararam ser indiferentes quanto ao asssunto em questão.



Agora o blog quer saber: na sua opinião, "quem melhor representaria o Vale do Pindaré na Câmara Federal?". Os nomes apresentados na enquete estão ligados, direta ou indiretamente, ao cenário político de Santa Inês. São eles:

Luana Costa (PSB)
Luis Fernando (PSB)
Carlos Magno (PTRB)
Astrogilson (PTB)
André Fufuca (PEN) 

A enquete ficará no ar até o próximo dia 10. Em seguida iniciaremos a enquete sobre os pré-candidatos a deputado estadual. 
Lembrando que os nomes e as respectivas imagens ocupam posições aleatórias e mudam a cada atualização. Ressaltamos ainda que trata-se de uma enquete. Não é pesquisa eleitoral.

Participe! Vote!





Notas Rápidas... 26/11/2013




Deutz
Atualizado às 17h28 de 26/11/2013
Corrigindo a informação publicada anteriormente, O ex-vereador Deutz Cavalcante  NÃO sofreu um infarto. Ele passou mal quando estava na Vale em São Luis na manhã desta terça-feira (26) e encaminhado a um hospital da capital maranhense. De acordo com familiares, o estado de saúde é estável.


Eleições 2014
Antonio Alves Lopes Silva, 50 anos, conhecido em Santa Inês como Toinho (PSB), anunciou que entrará na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa do Maranhão em 2014. 



Em contato com o Notas do Daniel Aguiar, o pré-candidato a deputado estadual afirmou que a decisão foi tomada após convite feito por vereadores e outras lideranças políticas do município, além de amigos e familiares.

Na Corda Bamba
Será retomado na tarde desta terça-feira (26), o julgamento do processo de cassação do mandato do prefeito Walber Furtado e do vice-prefeito de Pindaré Aldemir Lopes no TRE, em São Luis. Nessa segunda-feira (25), o julgamento foi suspenso com o placar de 3 a 1 a favor da atual gestão. Ao todo serão seis desembargadores a votar. Faltam dois votos. Em caso de empate, o presidente decide.


Na manhã desta terça, o ex-prefeito Henrique Salgado pediu calma aos correligionários por meio do Facebook.

"Bom dia! Vamos manter a calma e evitar discussões. Não existe maior justiça do que a de Deus. 
Estamos limpos com nossa consciência e nos manteremos sempre unidos, firmes e fortes para fazer de nossa cidade um lugar melhor para se viver. E isso é o que realmente importa.", disse o ex-prefeito.


Notas Rápidas... 25/11/2013

25 de novembro de 2013



Creusa Chora
A vereadora Creusa da Caixa foi aos prantos na sessão da última sexta-feira (22), na Câmara de Vereadores de Santa Inês. O motivo principal seria o emocionante discurso de um dos filhos do amigo Joãozinho do Bilhete. Joãozinho morreu vítima de parada cardíaca na última semana (veja matéria aqui). 

Mas, a parlamentar estendeu as lágrimas ao entrar em outro assunto. Creusa chorou que soluçou! A vereadora revelou-se amendrontada com supostas ameaças do prefeito Ribamar Alves (PSB) depois que a vereadora votou a favor dos reajustes da Contribuição de Iluminação Pública (CIP). Pelo que Creusa disse na tribuna, Ribamar pretende jogar "coisas" no ventilador. Creusa mostrou-se bastante preocupada. O que será que vem por aí? Pelo chororô, as "coisas" são bem cabeludas! Ou seria blefe? Sei não, mas sei lá...

Renovada 
A Prefeitura de Santa Inês vai pagar à Construtora Sales Soares Ltda. um total de R$ 2.068.822,83 (dois milhões sessenta e oito mil oitocentos e vinte e dois reais e oitenta e três centavos). Caberá à empresa executar serviços de pavimentação asfáltica em CBUQ (recuperação) de ruas urbanas nos bairros Centro e Sabbak, e com drenagem superficial com meio fio, sarjeta, urbanização e iluminação pública da Av. Palmeira. O contrato foi assinado em outubro.


Aterro
A TV Mirante, por meio do telejornal do meio dia, JMTV 1ª Edição, divulgou reportagem sobre a situação atual do local onde está sendo depositado o lixo recolhido em Santa Inês. De acordo com a denúncia, a estrada de acesso ao aterro está parcialmente destruída, o material usado para a impermeabilização do solo está danificado e os catadores cadastrados ainda não receberam botas e uniformes prometidos pela prefeitura.

O secretário de Meio Ambiente do município, Luis Carlos Almeida respondeu que a compra do material de trabalho dos coletores será licitada nos próximos dias. A manta que protege o solo está ragasda por causa do grande fluxo de veículos coletores no local e será recuperada em breve. Quanto à estrada, as chuvas atrapalham, mas esta também será recuperada em breve.

Pedradas e Mordidas
De acordo com a polícia, Francisco Edson Lima do Nascimento foi preso após tentar matar a pedradas a sogra dele, Maria Tomaz da Silva. O flagrante ocorreu na Rua Eduarda da Costa, bairro Coheb.

Francisco teria agredido a sogra com duas pedradas e uma mordida no maxilar.
De acordo com informações do Jornal Agora Santa Inês, o supeito teria chegado em casa e falado que estava com vontade de matar alguém. A sogra ouviu e, em tom de brincadeira, falou que ele não matava nem cachorro...

Sistemas de Abastecimento de Água
Nesta terça-feira (26), no Salão de Atos do Palácio dos Leões, a governadora Roseana Sarney participará da solenidade de assinatura da Ordem de Serviço e do contrato para implantação de 100 Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água (SSAA), do Programa Água para Todos. O programa é realizado no Maranhão pela 8ª Superintendência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima).

Os 100 sistemas serão implantados pela Codevasf e atenderão cerca de 20 mil pessoas em povoados da zona rural dos municípios de Aldeias Altas, Buriti Bravo, Água Doce do Maranhão, São João do Sóter, Lagoa do Mato, Timon, Coroatá, Codó, Alto Alegre do Maranhão, Matões do Norte, São Mateus do Maranhão, Zé Doca, Bom Jesus das Selvas, Arari, Viana, Vargem Grande, Lago da Pedra, Santa Filomena do Maranhão, Igarapé do Meio, Vitória do Mearim e Vitorino Freire.

Também participarão da assinatura, o superintendente da Codevasf no Maranhão, João Batista Martins e o secretário da Sagrima, Cláudio Azevedo.




Moção de Aplausos pelos 74 anos da Assembleia de Deus em Santa Inês

22 de novembro de 2013


A proposição do vereador Antonio Silva foi aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores de Santa Inês nesta sexta-feira, 22. O parlamentar apresentou a Moção de Aplausos nº 04/2013 congratulando evangélicos pela passagem dos 74 anos (desde a fundação) da Assembleia de Deus no município.


A Moção será registrada nos anais da Câmara e as felicitações serão encaminhadas à Assembleia de Deus.

Sobre a operacionalização de serviços do sistema de trânsito de Santa Inês




O Governo do Estado do Maranhão, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), a Polícia Militar do Maranhão e os prefeitos das cidades de Santa Inês, Arari, Axixá, Açailândia, Balsas, Caxias, Estreito, Icatu, João Lisboa, Passagem Franca, Santa Helena, São Luís Gonzaga do Maranhão, Timon e Viana assinam, nesta segunda-feira (25), às 11h no auditório do Palácio dos Leões, sede do Governo do Estado, em São Luís, os convênios de operacionalização dos serviços do sistema de trânsito dos municípios.

Os convênios tem amparo legal no artigo 25, da Lei nº 9503, de 23/09/2013 (Código de Trânsito Brasileiro - CTB), com base nas resoluções do Contran nºs 106, de 21/12/1999; 145, de 21/08/2003; 149, de 19/09/2003 e 155, de 28/01/2004, que autoriza os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito, no caso o Detran-MA, a celebrarem convênios delegando competências uns aos outros, para o exercício das atividades nele previstas, visando a maior eficiência e a segurança para os usuários das vias, bem como a recíproca prestação de serviços de controle eletrônico das infrações de trânsito, disponibilização de capacitação técnica, assessoria, monitoramento e fiscalização das atividades relativas ao trânsito.

Dentran-MA

Deputado diz que prefeito de Santa Inês corre o risco de ter mandato cassado




O deputado Manoel Ribeiro (PTB) declarou, na sessão desta quinta-feira (21), que ficou estarrecido com a notícia veiculada na internet dando conta de que o prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves (PSB), assinou um decreto, publicado no Diário dos Municípios, nomeando a secretária de Administração, Solange Cavalcanti da Cunha, para a função de "delegar a prolação dos atos administrativos à gestão do município de Santa Inês".

De acordo com o relato de Manoel Ribeiro, o prefeito Ribamar Alves pediu licença da prefeitura, e simplesmente nomeou uma espécie de ‘prefeita substituta’, ignorando a função institucional do vice-prefeito, eleito exatamente para substituí-lo em casos como este. Para o deputado, este decreto é ilegal e pode levar à cassação do mandato do prefeito.

“Li esta notícia na internet e acho que isto é um escândalo; é uma vergonha. O prefeito de Santa Inês, que foi nosso colega, eu tenho agora a impressão de que ele não está batendo bem da cabeça”, afirmou o deputado.

Ele frisou que, com o decreto do prefeito Ribamar Alves, a secretária municipal de Administração passa a ter poderes para, "em nome do município de Santa Inês assinar contratos administrativos, convênios, protocolos, termos de parcerias, com organizações sociais de interesse público, ou órgãos públicos nas esferas estadual e federal, suas fundações e autarquias".

Manoel Ribeiro disse que o prefeito, ao baixar o decreto, invocou o Artigo 52 da Lei Orgânica do Município, para dar poderes à secretária municipal de Administração.

“Este Artigo 52 que o prefeito cita, com o Inciso II, fala o seguinte: Compete ao prefeito em outras atribuições iniciar o processo legislativo dos casos previstos nesta lei. Parágrafo 2º: Sancionar, promulgar, fazer e publicar as leis, expedir decretos e regulamentos para a sua fiel execução. Isso é o que diz o Artigo 52 da Lei Orgânica do Município de Santa Inês e aqui ele dá poderes para a secretária dele exonerar e fazer contratos”, explicou Manoel Ribeiro.

Ele acrescentou que a Câmara de Vereadores e o Ministério Público podem abrir imediatamente um processo visando a cassação do mandato do prefeito:

“Simplesmente, o prefeito está mentindo nesse decreto dele, uma vez que o Artigo 52, Inciso II, não fala nisso, e ele dá esses poderes para essa secretária, até de demitir secretários, exonerar, nomear, fazer o que quiser. Isso aqui está errado e nós, eu, deputado, principalmente, que fui responsável por essa lei orgânica e fui vereador durante mais de dez anos em São Luís, não vou consentir um absurdo desses e que se faça com o município e com a Câmara Municipal. O prefeito que crie juízo, e trate de administrar, e não faça tanta baboseira”, advertiu Manoel Ribeiro.

Câmara aprova Moção de Pesar pela morte de "Joãozinho do Bilhete"




O vereador Orlando Mendes (PTB) apresentou Moção de Pesar pelo falecimento de João Ferreira Sousa, o "Joãozinho do Bilhete", durante sessão solene realizada nesta sexta-feira (22), na Câmara de Vereadores de Santa Inês.


Joãozinho do Bilhete tinha 65 anos e lutava contra um problema de saúde no coração (válvula mitral). Na manhã da última segunda-feira ele não resistiu a uma parada cardíaca. O corpo foi velado e sepultado em Santa Inês sob muita comoção.

Filhos e amigos de Joãozinho participaram da sessão. Johnaina Oliveira, filha de Joãozinho, fez um discurso que emocionou a todos os presentes. "Perdemos nosso pai, nosso melhor amigo e agora estamos juntando os cacos que sobraram de nossos corações", disse em lágrimas. 


Em seu discurso, Johnaína clamou aos vereadores: "Por favor, Santa Inês precisa de ambulância. Cobrem isso. Passamos 12 horas com nosso pai em estado grave em Santa Inês esperando para ser transferido e uma ambulância de Coroatá foi que veio buscá-lo aqui".

Johnaina agradeceu ainda a ajuda oferecida pelo atual prefeito Ribamar Alves, pelo ex-prefeito Roberth Bringel e pela deputada estadual Vianey Bringel, além do apoio do ex-candidato a vice-prefeito de Santa Inês Sousa Neto e do Secretário de Estado da Saúde Ricardo Murad.


Jonildo Oliveira, filho de Joãozinho do Bilhete, também teceu comentários acerca do pai. O filho lembrou a humildade, o caráter e as inúmeras amizades que o pai consquistou na cidade. Jonildo também falou sobre a carência de ambulâncias no município de Santa Inês.
Não vou dizer aqui que a falta de ambulância foi responsável pela morte do nosso pai, mas um município do tamanho de Santa Inês precisa de ambulâncias equipadas.

O assunto falta de ambulâncias rendeu e a apresentação da Moção de Pesar pela morte de Joãozinho acabou tomando outro rumo. 


O vereador Akson Lopes ocupou a tribuna para relembrar uma denúncia feita por ele naquela casa no dia 11 de outubro. Akson havia denunciado que o dinheiro para compra de ambulâncias estava depositado na conta da prefeitura desde o fim de 2012, ainda durante o governo de Roberth Bringel, e mesmo assim o município padecia pela falta desses veículos equipados. (Veja matéria completa aqui)
"O prefeito disse aqui nesta casa que as ambulâncias estariam em Santa Inês em 15 dias e até agora, nada."


Dr. Uchôa tachou de caos e baixaria a situação na qual se encontra o município de Santa Inês. "Como é que uma cidade como esta não tem uma UTI móvel (ambulância). Eu estou envergonhado com isso tudo", disse.


O vereador Madeira de Melo também lamentava a falta de ambulâncias quando foi interrompido pelo vereador Orlando Mendes, autor da proposição. Orlando lembrou ao colega que o momento era de homenagens póstumas a João e de pesar pela família enlutada. "As cobranças são legítimas, mas acredito que o momento não é oportuno. A gente pode marcar uma audência pública para discutir o assunto. A família não está aqui para ouvir isso", disse o vereador.


O presidente da Câmara, Franklin Seba, foi a favor do que disse Orlando e pediu que os demais oradores evitassem entrar em polêmicas naquele momento.

Solagen Nerval, inscrita para usar a tribuna, recusou-se a falar. Ficou de pé e disse: "O que eu tinha para dizer era isso que os colegas anteriores falaram, mas como não deixam eu falar, eu vou ficar aqui".

Voltando à Moção de Pesar, esta foi aprovada por unanimidade, será registrada nos anais da Casa e encaminhada aos familiares.


 

Fale com o blogueiro

- Daniel Aguiar -
WhatsApp: (98) 9 8256 6682
Email: danielaguiarpereira@gmail.com

O que você procura?

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WhatsApp do 7º BPM/Pindaré

WhatsApp do 7º BPM/Pindaré

OPORTUNIDADES

Tags