PUBLICAÇÕES RECENTES

Espetáculo Cultural. Santa Inês realiza 1º Festival de Toadas do município

30 de maio de 2015


Em grande estilo, amantes do Bumba Meu Boi reuniram-se na Praça Viva Lobato, no Centro da cidade, para acompanhar a bertura da primeira edição do Festival de Toadas de Santa Inês (FETOSI), realizada nessa sexta-feira, 29.
Os vereadores de Santa Inês Orlando Mendes e Batista de Binné, grandes entusiastas da
Cultura Maranhense, participaram da festa
O espetáculo cultural é realizado pela prefeitura, por meio de uma parceria entre as secretarias de Cultura e Educação do município. Mais uma iniciativa pioneira que busca a valorização da cultura local e regional.
Cabelo Fino abre o evento cantando a toada imortal "Urro do Boi"
do mestre Coxinho
Ao todo, 19 toadas foram apresentadas no primeiro dia do festival. Os intépretes capricharam no figurino, nas batidas de tambores e matracas e na voz.


Neste sábado (30) será realizada a grande final com 12 toadas classificadas na noite dessa sexta. Os jurados acompanhavam cada detalhe das apresentações (foto).

O evento, marcado pelo brilho, animação, pelas cores e por sons caracteríscos do Bumba Meu Boi, promete ainda muita emoção e surpresas para a noite deste sábado.

A segurança é reforçada. Policiais militares e guardas municipais garantem a diversão dos brincantes.
Além dos Festival de Toadas de Santa Inês, a Prefeitura está preparando outros grandes eventos para comemorar o festejo junino deste ano de 2015.
O festival está sendo realizado na Praça Viva Lobato (confluência das ruas da Bacabeira com Moraes Rego), a partir das 18h30.

MAIS FOTOS:








Prefeitura de Santa Inês divulga novo Edital convocando Professores


Com o objetivo de suprir as vagas deixadas pelos convocados do Edital 001/2015, que não compareceram para compor o quadro de contratados (78, no total), conforme acordo firmado entre a prefeitura de Santa Inês, os educadores e o MPMA, a Secretaria de Educação da Prefeitura de Santa Inês publica novo Edital – o Edital 002/2015 – convocando uma nova lista de excedentes do Concurso Público 001/2011.

No Edital, constam os detalhes para enquadramento na equipe de professores temporários da Prefeitura para o ano letivo 2015.

COMPROMISSO
A publicação deste Edital mostra o compromisso da gestão Ribamar Alves com a Educação do município, que tem como meta levar ensino de qualidade a todos os alunos da rede municipal de ensino. O Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério de Santa Inês foi uma conquista dos educadores com o aval e apoio da atual gestão municipal.

A realidade da educação pública de Santa Inês serve de modelo para muitos municípios brasileiros. No primeiro ano de seu mandato, o prefeito Ribamar Alves, com a atuação forte da primeira-dama Luana Alves, implantou sete creches municipais, atendendo cerca de 1.600 crianças. O projeto deu certo e já recebe o apoio do Governo Federal, através de esforços do prefeito junto ao Ministério da Educação (MEC). Graças a esse trabalho, cinco novas creches já foram conveniadas e serão construídas em Santa Inês.

Atualmente, o município desenvolve um projeto piloto no anexo da escola Maria Martins Bringel (Bairro Sabbak), onde funciona uma escola de tempo integral, beneficiando dezenas de crianças carentes, com atividades diárias e alimentação de qualidade.

A partir deste modelo, o prefeito, através da Secretaria de Educação, está buscando apoio do MEC para implantar mais escolas de tempo integral em Santa Inês. “Nosso compromisso com a Educação de Santa Inês é ver todas as crianças felizes por estudar em escola pública e os educadores felizes por estarem com seu Plano de Cargos; com oportunidade de crescer em sua profissão e acima de tudo, recebendo seus salários rigorosamente em dia”, destaca Ribamar Alves.

Policiais envolvidos em homicídio em Vitória do Mearim são presos e autuados em flagrante


Os policiais militares envolvidos no fato que culminou na morte do homem suspeito de praticar assalto, na tarde de quinta-feira (28), no município de Vitória do Mearim, foram presos e autuados em flagrante pela Delegacia de Homicídios em São Luís, e responderão pelo crime de homicídio qualificado. O principal suspeito de cometer o crime, o vigilante identificado por Luiz Carlos, funcionário do município de Vitória do Mearim, que teria executado um dos assaltantes com dois tiros após perseguição policial, encontra-se foragido, mas as diligências realizadas pelas Polícias Civil e Militar continuam, com o objetivo de prendê-lo. 
Corpo da vítima já sem vida foi colocado na viatura por cima de outro ferido na operação.
Do lado, o vigilante Luiz Carlos usa colete da polícia militar

Segundo o coronel Marco Antônio Alves, comandante Geral da Polícia Militar do Maranhão, os militares presos, o sargento Miguel e o soldado Gomes, que atuavam na Companhia Independente de Viana, afirmaram durante depoimento que após o assalto a polícia teria sido acionada e começou então uma perseguição, onde um dos suspeitos de praticar o assalto, identificado como Irinaldo Batalha, 35 anos, teria revidado, dando início a uma troca de tiros. Ele explicou ainda que os policiais relataram que o vigia Luíz Carlos estava na viatura acompanhando a ação. “Os militares disseram que o vigilante era uma pessoa conhecida na cidade e sempre dava apoio à polícia, sendo funcionário do município. Ele teria sido levado para trazer a motocicleta após a prisão dos suspeitos e quando o garupa foi atingido e veio ao solo ele teria sido designado para permanecer no local e fazer a segurança da área, uma vez que a perseguição continuou”, declarou.

De acordo com o comandante da PM, os policiais relataram ainda que o outro suspeito que seguia na motocicleta em direção ao município de Viana, foi alvejado com um tiro no pé e autuado em flagrante por roubo. O coronel Marco Antônio Alves explicou que após a polícia ter acesso às imagens que mostram a execução de Irinaldo Batalha e a consequente identificação do vigilante Luiz Carlos, as buscas para realizar sua prisão foram intensificadas, uma vez que o mesmo encontra-se foragido. “Os militares receberam ordens para se apresentarem no Comando Geral da PM, e assim o fizeram na noite desta sexta-feira (29), onde foi instaurado um processo administrativo para investigar a participação dos policiais no homicídio, além de terem sido autuados em flagrante pela Delegacia de Homicídios pelo crime de homicídio qualificado”, disse ele.

O Comando Geral da PM informou que as primeiras informações deram conta de que o suspeito de praticar o assalto, morto durante a ação policial, Irinaldo Batalha, era usuário de drogas e natural da cidade de Arari. Seu comparsa o piloto da moto, encontra-se preso na delegacia de Vitória do Mearim.

SSP
Fotos/Blog do Domingos Costa

Salários de servidores da Educação de Santa Inês já estão em conta

29 de maio de 2015

Mais uma vez, o pagamento dos servidores da Educação de Santa Inês foi antecipado. Desta vez, os vencimentos foram depositados nas contas dos educadores nesta sexta-feira (29), ou seja, ainda dentro do mês trabalhado. Pelo calendário, o pagamento estava previsto somente para a outra semana nos primeiros dias últeis do mês de junho. A determinação partiu do prefeito Ribamar Alves e chegou em boa hora para os servidores da Educação do município de Santa Inês.


Prefeitura de Santa inês vai divulgar novo Edital de Convocação de professores



Dos cerca de 160 excedentes do último concurso público realizado em Santa Inês, convocados pela prefeitura no dia 19 de maio deste ano, por meio da Secretaria de Educação, 78 não compareceram para a apresentação de documentos. Assim sendo, e diante da carência no quadro de professores do município, um novo Edital de Convocação de APROVADOS do último concurso público será divulgado nas próximas horas. A lista seguirá a ordem dos excedentes mais bem colocados a partir do último que foi chamado na lista divulgada em maio. 
Reforçando: o Edital será divulgado nas próximas horas. 

Prefeitura de Santa Inês intensifica manutenção da trafegabilidade de ruas e avenidas

28 de maio de 2015




A Prefeitura segue empenhando esforços para manter a trafegabilidade das ruas e avenidas de Santa Inês que foram prejudicadas pela escavação para esgotamento sanitário e também pelas fortes chuvas que caem na região neste período.

Esta semana, a Secretaria de Obras da Prefeitura de Santa Inês designou uma equipe para realizar obras de recuperação e pavimentação asfáltica de ruas como a 28 de Novembro – que liga o Centro ao bairros Santo Antonio e Canaã e Rua do Milho, na área central da cidade.
A meta do prefeito Ribamar Alves para este ano é asfaltar o máximo de ruas possível. “Como acontece desde o início do nosso mandato, estamos asfaltando e recuperando ruas com arrecadação própria da Prefeitura Municipal. As dificuldades são enormes, mas o que não falta é vontade de termos uma cidade bonita, com ruas trafegáveis, gerando qualidade de vida para nossa população” destacou o prefeito Ribamar Alves.

Governo antecipa pagamento de servidores para este sábado (30)

O pagamento do funcionalismo estadual será novamente antecipado e será efetuado neste sábado (30), ainda dentro do mês trabalhado. Pelo calendário, o pagamento estava previsto para o 2º dia útil do mês do junho, dia 02, mas, devido à viabilidade financeira do Estado, será antecipado, por determinação do governador Flávio Dino.

Com o pagamento, o Governo do Estado injetará, em forma de salários, cerca de R$ 350 milhões na economia do estado, favorecendo mais de 110 mil servidores, sendo 74 mil ativos (entre efetivos, comissionados e temporários) e 38 mil inativos (aposentados e pensionistas).

O secretário da Gestão e Previdência, Felipe Camarão, ressalta que, por determinação expressa do governador, o Estado tem sempre buscado formas para antecipar o pagamento dos servidores. “A tabela que foi estabelecida ainda no início da gestão apresenta a data máxima para pagamento. Nosso objetivo é sempre antecipá-lo, quando for viável financeiramente, como determinado pelo governador Flávio Dino”, destacou.

Ex-prefeito de Zé Doca presta depoimento sobre envolvimento com agiotagem

Na manhã desta quarta-feira, 27, o ex-prefeito de Zé Doca, Raimundo Nonato Sampaio (Natim), compareceu à 1ª Promotoria de Justiça da Comarca, onde prestou informações no inquérito civil que apura sua participação no esquema de agiotagem comandado pelo grupo de Gláucio Alencar Pontes Carvalho, acusado de ser um dos mandantes da morte do jornalista Décio Sá.

Em depoimento à promotora Simone Chrystine Santana Valadares, Natim negou envolvimento no esquema de agiotagem que envolvia diversos municípios maranhenses, inclusive Zé Doca. O ex-gestor afirmou que apenas recebeu ajuda de Gláucio Alencar para a sua campanha eleitoral em 2008, no valor de R$ 100 mil. Desses, R$ 50 mil seriam a título de empréstimo e o restante como ajuda de campanha, a ser paga com o fornecimento de merenda escolar para o município.

Ainda de acordo com o ex-prefeito, uma das empresas ligadas a Gláucio Alencar forneceu merenda escolar para o Município de Zé Doca por um período de pouco mais de um ano. Natim afirma que sofreu ameaças de morte após rescindir o contrato, tendo em vista que a merenda escolar fornecida era de péssima qualidade e não cumpria o percentual de pelo menos 30% de produtos produzidos no próprio município, pelo programa da agricultura familiar.

De acordo com Simone Valadares, desde abril de 2012, quando assumiu a 1ª Promotoria de Justiça de Zé Doca, já foram propostas 25 ações cíveis e criminais somente contra o ex-prefeito Raimundo Nonato Sampaio. Diversos outros procedimentos administrativos e inquéritos civis sobre desvios de verbas do erário por agentes públicos continuam em tramitação na promotoria.

CCOM-MPMA

Santa Inês - Governo garante emissão de documentos para jovens

O Governo do Estado possibilitará que mais de mil jovens de oito municípios do interior e da capital tenham sua cidadania assegurada com a emissão de documentos de identificação. Durante a ação “Jovem Cidadão”, promovida em parceria entre o Viva Cidadão, por meio da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e as Secretarias de Estado de Juventude (Seejuv), de Educação (Seduc), e de Esporte e Lazer (Sedel) serão emitidas Carteira de Identidade e CPF com atendimento prioritário para jovens.


O “Jovem Cidadão”, ocorrerá neste sábado (30), simultaneamente nos municípios de São Luís, Turiaçu, Urbano Santos, Campestre do Maranhão, Arari, Imperatriz, Alcântara, Alto Parnaíba e São João dos Patos e garantirá que 100 jovens de cada uma das unidades móveis do Viva Cidadão nos nove municípios, além das unidades fixas instaladas em 14 municípios do estado (Santa Inês é um deles) tenham acesso a emissão dos documentos de identidade. A ação reforça o compromisso do governo Flávio Dino em garantir cidadania e inclusão social para os jovens maranhenses, consolidando cada vez mais o protagonismo juvenil no estado.

Além dos documentos de identificação, nas unidades do Viva Cidadão, os jovens poderão acessar serviços online (inscrição do Enem 2015, emissão de Contas de Água, Luz e Telefone, Certidão Negativa da Justiça Federal e Militar, NIT - Previdência Social, Boleto Bancário) e emitir o certificado de Antecedentes Criminais.

A Unidade do Viva Cidadão de Santa Inês está  localizada na Rua Wady Haddad, nº 64 – Centro

De acordo com os órgãos parceiros na ação, o “Jovem Cidadão” tem como objetivo, garantir a ampliação de direitos e acesso à cidadania, além de fazer com que um número maior de jovens maranhenses possam realizar sua inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e nos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) 2015, uma vez que, os documentos são indispensáveis no ato da inscrição nestes e em outros eventos. Para isso, as equipes da Seejuv, Sedel e Seduc, realizarão mobilização nas unidades de ensino, escolinhas de futebol e demais esportes e nos mais diversos grupos juvenis, no intuito de sensibilizar os jovens a procurar as unidades do Viva Cidadão para ter acesso a emissão dos documentos.

“A ação ‘Jovem Cidadão’, pela emissão de documentos de identificação, possibilitará a ampliação da garantia de direitos aos jovens, tirando-os da invisibilidade social. Muitos jovens nestes municípios ainda não têm Carteira de Identidade ou CPF. A falta que esses documentos faz é evidenciada, principalmente, quando eles precisam acessar algum programa ou ação de política pública ou mesmo fazer inscrição em algum evento, como, por exemplo, os JEMs e o Enem. Por isso mesmo, neste momento, em que estão em curso, as inscrições para estes dois eventos, iniciamos esta, que é uma ação de governo Flávio Dino e será contínua, dando prioridade à juventude na emissão desses documentos, numa grande parceria entre o Viva Cidadão, a Seejuv, a Sedel e a Seduc.”, explicou a secretária da Seejuv, Tatiana Pereira.

Ação continua
O lançamento do “Jovem Cidadão” ocorrerá neste sábado, entretanto, de acordo com os órgãos governamentais que coordenam a ação, o objetivo é que ela seja contínua, ocorrendo outras vezes. Para isso, será reservado sempre um dia do período de atendimento das unidades do Viva Cidadão nos municípios do estado, para priorizar a emissão de documentos de identificação para a juventude.

Além do dia prioritário de atendimento aos jovens, as unidades móveis atenderão ao público geral durante uma semana, iniciando suas ações na sexta-feira (29) e encerrando no dia 6 de junho. Durante o período, os jovens que não conseguirem atendimento na ação “Jovem Cidadão”, no sábado (30), poderão procurar as unidades e agendar um horário para emissão dos documentos. 


Ribamar Alves participa da XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios




Diante do atual cenário de crise econômica enfrentada pelos municípios brasileiros, nos quais as demandas são bem maiores que os recursos, os prefeitos foram à capital federal onde se reuniram na Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.   


Em sua décima oitava edição, a marcha promovida anualmente pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), começou no último dia 25 e foi finalizada nesta quinta-feira (28) com a Leitura da Carta da XVIII Marcha a Brasília.


O prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves, participou do evento e, de Brasília, falou sobre a importância da união dos prefeito em defesa dos entes federativos. "Unidos, todos os prefeitos, podemos reivindicar melhorias para os nossos municípios. Santa Inês não é diferente dos demais e a nossa batalha diária é em prol da população que é a que mais sofre com a escassez de recursos e a consequente  dificuldade de atendermos à demanda. Mesmo com toda essa dificuldade, estamos realizando um trabalho digno nas áreas da Educação, Saúde, Cultura e Assistência Social e outras. Santa Inês, assim como os demais municípios brasileiros, caminha com dificuldade. No entanto, estamos avançando e vamos avançar ainda mais", disse o prefeito. 
Prefeito de Santa Inês busca apoio da bancada maranhense na Câmara Federal
Por meio de rede social, Alves disse, ainda,  que em reunião da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) com a bancada de deputados federais buscou angariar o apoio à pauta de carências dos municípios Maranhenses, dando enfoque aos do Vale do Pindaré.

"Dentre as reivindicações pautadas temos a melhoria do Fundeb e dos recursos da Saúde - que hoje estão muito aquém da realidade dos municípios e, portanto, com grande dificuldade de manterem esses serviços ativos", ressaltou e continuou: "além da grave crise financeira por que passa o nosso país (causando o caos nos municípios), principalmente agora com esse brutal corte no orçamento da união, que chegou a R$ 69,9 bilhões".
Prefeito Ribamar Alves e deputada suplente Luana Alves buscam apoio do vice-presidente
da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão
Ribamar Alves e a deputada suplente Luana Alves reuniram-se, ainda, com o vice-presidente da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP), solicitando apoio para arranjar recursos para Santa Inês.

A Confederação Nacional dos Muniípios (CNM) convidou não só os gestores municipais, como também os governadores, para debater com o governo federal as dificuldades da administração pública. Os Municípios estão sendo representados pela Diretoria da CNM e pelos presidentes das entidades estaduais.

No painel “A força do Poder Legislativo local no Movimento Municipalista”, o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, recebeu entidades como a Associação Brasileira de Câmaras Municipais (Abracam), União dos Vereadores do Brasil (UVB), União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e presidentes das Assembleias Legislativas dos Estados.



"Agora, temos uma preocupação maior, pois se percebe que a recessão chegou também aos governos federal e estaduais, e – certamente – as medidas adotadas também vão trazer impacto ao Ente municipal. Isso, além das leis que são aprovadas pelo Congresso Nacional e sancionadas pela Presidência da República, as quais transferem mais encargos aos gestores municipais", disse Ziulkoski.

Operação policial prende envolvidos em desvio de R$ 34 milhões da Univima

27 de maio de 2015

A Polícia Civil, por meio da Superintendência Estadual de Prevenção e Combate à Corrupção, deflagrou uma megaoperação, na manhã desta quarta-feira (27), que culminou com a prisão de quatro pessoas envolvidas em desvio de dinheiro da Universidade Virtual do Maranhão (Univima).

A operação batizada de ‘Cayenne’ prendeu Paulo Giovanni Aires Lima, José de Ribamar Santos Soares, Inaldo Damasceno Correa e Valmir Neves Filho. Eles são suspeitos de desviar aproximadamente R$ 34 milhões da Univima.

Na ação, foram apreendidos carros de luxo; muitas joias, estimadas em mais de meio milhão de reais; e relógios caríssimos, algumas unidades superam R$ 20 mil. As buscas e apreensões foram realizadas em mansões na cidade de São Luís. As diligências ainda estão sendo em curso.

O delegado geral da Polícia Civil, Augusto Barros, destaca que a operação deflagrada nesta manhã é o cartão de apresentação da nova superintendência. “A operação visa investigar desvios na monta de R$ 34 milhões da Univima, a partir de ordens de pagamentos bancários feitos de forma fraudulenta e com vista à simulação de pagamento de fornecedores”, destacou.

Educação: Santa Inês 'Planejando a Próxima Década'


O desafio foi lançado e os municípios do Vale do Pindaré não se acanharam. Ao contrário, gestores e coordenadores educacionais arregaçaram as mangas e mostram nítidos empenho e determinação na elaboração do Plano de Educação de seus respectivos municípios para os próximos 10 anos. Definitivamente, atingir equidade e qualidade na educação não é tarefa fácil. Mas, a parceria do ministério e das secretarias municipais e de Estado da Educação tem sido fundamental para sanar eventuais dúvidas, orientar os gestores e agilizar o processo. 
Nestas terça (26) e quarta-feira(27), representantes de oito municípios da regional estiveram reunidos na escola José Sarney, em Santa Inês. Estes municípios estão concluindo o texto-base de seus planos, considerando a realidade de cada um dos municípios e, orientados por técnicos da SEDUC e MEC, alinhando-os ao Plano Nacional de Educação (PNE). 

O alinhamento dos planos de educação nos estados, no Distrito Federal e nos municípios constitui-se em um passo importante para a construção do Sistema Nacional de Educação (SNE), pois esse esforço pode ajudar a firmar acordos nacionais que diminuirão as lacunas de articulação federativa no campo da política pública educacional. 

Para a gestora da Unidade Regional de Educação (URE) de Santa Inês, professora Maria Zuíla Silva, o planejamento estratégico das ações busca tão somente a melhoria da qualidade da educação nos municípios brasileiros e no Distrito Federal. 

O Plano Municipal de Educação, bem como o nacional, busca aproximar, ainda mais, agentes públicos e sociedade em geral dos debates e desafios relativos à melhoria da educação, tendo por eixo os processos de organização e gestão da educação, seu financiamento, avaliação e políticas de estado, com centralidade no PNE e na efetiva instituição do SNE. 
Ou seja, todos os segmentos da sociedade devem participar da elaboração do documento. 

Santa Inês finaliza a etapa de análise do texto e orientação de estratégias propostas. Uma coisa mais técnica. O prefeito Ribamar Alves reforça a informação sobre o próximo passo que será a realização de conferência e aí, sim, entra a participação popular dos mais diversos setores da sociedade para discutirem sobre as propostas e finalizarem o Projeto de Lei que será encaminhado à Câmara de Vereadores. A expectativa do prefeito é de que até 24 de junho deste ano o projeto já tenha sido aprovado e sancionado.
"É crucial que todos estejam sensibilizados sobre as responsabilidades a serem assumidas para os próximos 10 anos. Este não é um projeto político partidário. É um plano para a Educação seja ela pública, privada ou oferecida por entidades filantrópicas", enfatizou Ribamar Alves.

Que a população conheça e discuta a relevância de todas as metas, contribuindo para que o País avance na universalização da etapa obrigatória e na qualidade da educação. 

Vivemos atualmente um momento fecundo de possibilidades, com bases legais mais avançadas e com a mobilização estratégica dos setores públicos e de atores sociais importantes neste cenário. É possível realizar um bom trabalho de alinhamento dos planos de educação para fazermos deste próximo decênio um virtuoso marco no destino do nosso País. 

Por Notas do Daniel Aguiar
Com informações do Portal do MEC

Santa Inês recebe o curso “Noções Gerais do Sistema VEP-CNJ”

26 de maio de 2015

Teve início nessa segunda-feira (25), e vai até a quinta-feira (28), na Comarca de Santa Inês, o primeiro curso sobre o sistema VEP-CNJ, promovido pela Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) para servidores do Poder Judiciário. A turma possui 30 alunos de várias comarcas da região.

O curso completo tem 20 horas e atende a um anseio dos servidores. “A ESMAM está atendendo a esse anseio dos servidores, inovando com esse curso, que com certeza terá outras turmas, devido a grande procura”, comentou o Wendel Pinto, servidor da Unidade de Monitoramento Carcerário e um dos professores do curso. Também estará na capacitação o servidor Willame Silvieira. Os dois são tutores do sistema VEP-CNJ.

O sistema VEP-CNJ é utilizando nos processos criminais e na execução penal como um método de padronização dos procedimentos e guias. “Constatamos que 80% dos problemas nos processos criminais são causados pelas guias irregulares (documento com todas as informações do acusado)”. Para Wendel, o curso vem num momento de necessidade de tramitação correta dos processos, seguindo o fluxo ideal, diminuindo consideravelmente os problemas nos processos criminais e de execução penal, consequentemente, o tempo na tramitação.

“A guia é um documento de extrema necessidade e precisa estar corretamente preenchida. Tudo isso é regido pela Resolução 113/2010 do CNJ, mas os servidores precisam de auxílio, principalmente os que estão começando a mexer com isso. O curso cumpre com esse papel, com o trabalho que tínhamos de tirar dúvidas e fazer todo o tutorial por telefone”, completou Willame Silveira.

(Assessoria de Comunicação do TJMA)

MPMA e CGU realizam I Encontro de Conselheiros do Vale do Pindaré

Em parceria com as Promotorias de Justiça de Santa Inês, a Controladoria Geral da União – CGU, realizará no próximo dia 27, no auditório da CDL, o I Encontro de Conselheiros do Vale do Pindaré.

O evento, que terá duração de 8h (oito horas), tratará de temas como o papel dos conselhos no controle social das políticas públicas, a Lei de acesso à informação, análise de prestação de contas, mecanismos de controle social, dentre outros, todos voltados ao aperfeiçoamento dos conselheiros dos mais diversos conselhos de controle social existentes no âmbito municipal, como os conselhos da área de educação (conselho municipal de educação, de alimentação escolar, FUNDEB), da infância (Conselho Tutelar e CMDCA), da saúde e de assistência social. 

Segundo o Diretor das Promotorias de Justiça de Santa Inês, Dr. Marco Antonio Santos Amorim, a realização do evento foi um dos compromissos assumidos pelo Ministério Público durante o I Fórum de Educação realizado no ano de 2014, e será de extrema importância para capacitação dos conselheiros dos mais diversos setores, de modo que os mesmos possam adquirir conhecimento que os tornem cada vez mais aptos a procederem o controle social das verbas públicas. 

Embora destinado a conselheiros, qualquer pessoa interessada em ter conhecimento sobre a matéria poderá participar do evento. Não há taxa de inscrição. Foram convidados conselheiros dos municípios de Monção, Pindaré-Mirim, Santa Luzia, Bom Jardim, Igarapé do Meio, Santa Inês, Tufilândia, Alto Alegre do Pindaré, São João do Caru, Pio XII e Bela Vista. Segue abaixo a programação. 

PROGRAMAÇÃO

7h30 às 8h – Credenciamento
8h às 8h30 – Abertura Solene
8h30 às 9h30 – Palestra: “Educação Fiscal e Cidadania”
Responsável: SEFAZ – MA
9h30 ÀS 10h30 – “Lei de Acesso à Informação”
Responsável: STC - MA
10h30 às 10h45 – Intervalo
10h45 às 12h – Palestra: “O papel dos conselhos no controle social das políticas públicas e os Instrumentos de Planejamento”
Responsável: CGU
12h às 13h30 – Intervalo
13h30 às 15h30 – Minicurso: “Análise de prestações de contas”
Responsável: TCE - MA
15h30 às 16h30 – Minicurso: “Mecanismos jurídicos disponíveis para o exercício do controle social”
Responsável: TCU
16h30 às 17h30 – Encerramento com distribuição de certificados

Regional da Agerp em Santa Inês planeja assistência técnica na agricultura familiar

Com o objetivo de avaliar a realidade rural do Maranhão e planejar ações de assistência técnica na agricultura familiar, o Governo do Estado abriu, na manhã de segunda-feira (25), a 1ª Oficina de Nivelamento de Gestores Regionais, no auditório do Palácio Henrique de La Rocque.

A oficina reúne os novos gestores que irão organizar as ações de assistência técnica nas regionais da Agerp, que têm o desafio de melhorar o atendimento aos agricultores e contribuir para o desenvolvimento da produção agrícola. São as regionais de Bacabal, Açailândia, Caxias, Imperatriz, Viana, Pinheiro, Codó, Itapecuru, Barra do Corda, Balsas, Pedreiras, Chapadinha,Santa Inês, Rosário, São João dos Patos, Zé Doca, Timon e São Luís.

O evento se estende até esta quarta-feira (27) e é realizado pelo Sistema de Agricultura Familiar, composto pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF) e seus órgãos vinculados: Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp) e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma).

“Importante ter a participação de vários gestores porque a ação do governo Flávio Dino, por meio do Sistema de Agricultura Familiar passa a ter várias frentes, desde a parte de assistência técnica, de aquisição de terras e dos programas e projetos que estamos desenvolvendo. Os gestores da Agerp levarão para suas regionais o que está sendo planejado para desenvolver a agricultura”, ressaltou o secretário de Estado de Agricultura Familiar, Adelmo Soares.

O presidente da Agerp, Fortunato Macedo, destacou a importância da assistência técnica, ressaltando a participação popular nas ações. “A presença dos movimentos sociais e de outros órgãos parceiros nos projetos de agricultura familiar significa a transversalidade que nós buscamos, a interação entre o governo e a sociedade para um resultado satisfatório, sobretudo a elevação do nosso IDH”, disse Macedo.

O secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, falou da importância do Plano de Ações ‘Mais IDH’ que veio para estabelecer equilíbrio na distribuição de renda no estado e combater a pobreza extrema, destacando o papel da agricultura familiar nesse processo, principalmente na assistência ao agricultor.

O secretário de Estado de Articulação Política, Márcio Jerry, também deu contribuição na abertura da oficina, enfatizando o esforço do governador Flávio Dino nesses quatro meses de gestão, buscando executar os compromissos que assumiu em campanha. Segundo ele, há déficit acumulado em vários setores do Estado que precisam ser trabalhados de forma corajosa.

“O governador Flávio Dino diz que o nosso governo precisa mudar o Maranhão e estamos motivados para isso. O desenvolvimento acontece com distribuição de renda, melhoria dos indicadores sociais, com acesso a escolas dignas, à saúde, e fortalecimento da agricultura familiar. E é o caminho estratégico dessa gestão que estamos seguindo para que a mudança aconteça”, disse Jerry. 

Representando o presidente do Iterma, Mauro Jorge, o diretor de Reordenamento Agrário do órgão, Francisco Freitas, disse que o governo Flávio Dino está empenhado em transformar a realidade rural do Maranhão e destacou a iniciativa do governador em retomar o Programa Nacional do Crédito Fundiário no Maranhão após oito anos de abandono.

“Nesse tripé da agricultura familiar é muito importante a ação de cada um, a Agerp com assistência, a SAF com a coordenação geral no sistema, e o Iterma na regularização fundiária, principalmente aos pequenos agricultores, que sem terras legais não têm acesso às linhas de crédito”, ressaltou Freitas.

Apresentação
No final da solenidade de abertura, o presidente da Agerp, Fortunato Macedo, fez a apresentação dos novos gestores regionais e o secretário Adelmo Soares fez uma apresentação sobre as ações e projetos da SAF, além de uma avaliação do cenário agrícola, destacando que o Maranhão é essencialmente rural, portanto não há como promover desenvolvimento sem fortalecer a agricultura familiar, levando em conta as pessoas, a qualidade da produção e os territórios, com sustentabilidade. 

O evento, também, contou com a participação de representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Maranhão (Fetaema), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa-Cocais).

Nas terça (26) e quarta-feira (27), a oficina terá continuidade no auditório da Agerp, favorecendo a interação entre os novos gestores das regionais e as demais equipes do órgão.

Governo do MA lança novo edital para contratar Auxiliar Penitenciário. Salário R$ 1.500

As inscrições para Auxiliar Penitenciário em Pinheiro, Itapecuru e Balsas encerram, nesta quarta-feira (27). O Governo do Estado decidiu publicar novo edital para o seletivo nos municípios em que o número de inscritos não foi o suficiente para formar quadro de reserva, como pretendia a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Sejap). Na próxima semana, a mesma estratégia será repetida em outros cinco municípios (Coroatá, Bacabal, Viana, Pedreiras e Santa Inês) com publicação de novo edital na segunda-feira (1° de junho).

“O seletivo marcará uma nova etapa no sistema prisional que passa a ter um quadro de servidores capacitados e muito bem avaliados”, afirmou o secretário Murilo Andrade, animado com a repercussão da primeira fase do seletivo em oito regiões do Estado que teve mais de 7.000 inscritos. “Essa meta que o governador Flávio Dino nos pediu já foi cumprida”, declarou ele.

Para cada um dos municípios, a Sejap deslocou equipe de servidores para orientar os candidatos nas inscrições – que só podem ser feitas pela internet – e na coleta de documentos da primeira fase. “O importante é garantir o maior número possível de inscritos”, afirmou Vanessa Flores, coordenadora do seletivo da Sejap. Além disso, também foi ampliada nos municípios a divulgação das datas e do site para as inscrições (www.sejap. ma.gov.br). O cargo de Auxiliar Penitenciário terá salário de R$ 1.500,00 para trabalhar em uma das 32 unidades prisionais do Estado na segurança intramuros dos presídios.

(Fonte: Sejap)

Governo visita famílias beneficiadas com titulação de terras em PIO XII


As famílias da comunidade Santo Antônio, conhecida como Quebra Cabo, no município de Pio XII, Região Central do Maranhão, estão otimistas com a melhoria da qualidade de vida na área, após a titulação de suas terras, viabilizada pelo Governo do Estado, por meio do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), executado pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF).

Após oito anos de paralisação, o PNCF foi retomado no Maranhão, este ano, por determinação do governador Flávio Dino, e a primeira área contemplada, 417 hectares, beneficia 18 famílias, com títulos definitivos e individuais das terras.
Secretário Adelmo Soares e equipe técnica com os moradores do povoado de Quebra Coco,
 no município de Pio XII (Foto/Divulgação)
O secretário de Estado de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, acompanhado da sua equipe técnica, visitou a comunidade de Santo Antônio, na quarta-feira (20), quando pode constatar a importância dessa conquista para as famílias, que esperavam por esse momento há cerca de 15 anos.

“Em menos de cinco meses de gestão, o governador Flávio Dino está resolvendo problemas que já se arrastavam por oito anos, tempo que o crédito fundiário estava travado e agora essas famílias poderão ter paz em saber que são donas de suas propriedades”, disse Adelmo Soares.

“Há 15 anos ocupamos essa área e, enfim, podemos dizer que essa terra é nossa. Temos esperança de que nosso futuro vai melhorar em todos os sentidos. Esse é um sonho conquistado”, ressaltou o presidente da Associação de Moradores da Comunidade Santo Antônio, Carlos da Silva.

Segundo Adelmo Soares foram custeados, nessa primeira ação, R$ 160 mil, que serão pagos durante 20 anos pela comunidade. A entrega das escrituras, pelo governador Flávio Dino, está prevista para o mês de junho.

De acordo com o secretário Adelmo Soares, esses são os primeiros beneficiários, mas está prevista, no Plano Operativo Anual da SAF, a titulação de mais 13 áreas de assentamentos, pelo crédito fundiário, que beneficiarão mais cerca de 300 famílias no Maranhão.

Regularização e assistência
Para chegar à titulação, as terras foram regularizadas pelo Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma) e após a entrega dos títulos, os agricultores receberão assistência técnica da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), que irá orientá-los a desenvolver a agricultura local.

O PNCF
O Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF) é desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e integra o Programa de Combate à Pobreza Rural. Envolve um conjunto de ações para promover o acesso à terra e aos investimentos básicos e produtivos para estruturar imóveis rurais.

O público beneficiário do PNCF são trabalhadores rurais sem-terra, na condição de diarista ou assalariado; arrendatários, parceiros, meeiros, agregados, posseiros e proprietários de terra cuja dimensão é inferior ao módulo rural, cerca de 60 hectares.

(Fonte: SAF)

Pindaré festeja o padroeiro da cidade


A Paróquia São Pedro Apóstolo, no município de Pindaré (Diocese de Viana),  covida a todos os devotos e paroquianos para participarem do Festejo de São Pedro Apóstolo 2015.


O Tema das festividades deste ano é: "Com São Pedro Apóstolo, somos Igreja Fraterna em Missão na Sociedade"

LEMA: Eu vim para servir (Mc 10,45).

Confira programação completa de peregrinação da Imagem de São Pedro pelas comunidades de Pindaré:

25/05 – São Francisco – Santa Helena
26/05 – São Francisco – Oásis 
27/05 – São João Batista – Pitombeira 
28/05 – Santo Antônio – Boi Montado 
29/05 – Santa Luzia – Santos Dumont
30/05 – Sagrado Coração de Jesus – Vila Roseana
01/06 – São Benedito – Aline Salgado
02/06 – Santo Expedito – Vila Mariana
03/06 – São Tarcísio – Vila Esperança
04/06 – SOLENIDADE DE CORPUS CHRISTI
05/06 – São Francisco – Nova Cibrazém
06/06 – São Judas – Cibrazém 
08/06 – Nossa Sra. de Fátima – Novo Tempo
09/06 – São José Operário – Residencial Pindaré
10/06 – São Brás – Campo Agrícola
11/06 – São Sebastião – Palmeira 
12/06 – Nossa Sra. da Conceição – Nova Brasília 
13/06 – Santa Luzia – Formosa 
15/06 – Nossa Sra. da Conceição – Oscar Romero
16/06 – Nossa Sra. de Nazaré – Sorriso 
17/06 – Nossa Sra. das Graças – Alto do Bode
18/06 – Santa Teresinha e N.S. Aparecida – Beira Rio 
19/06 – NAVEGADA DA FÉ E MISSA NA MATRIZ

DE 20 a 29 de junho serão realizadas novenasde São pedro. 

Os novos rumos da Saúde em Santa Inês

22 de maio de 2015

O prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves, e a deputada suplente Luana Alves estiveram hoje em São Luis reunidos com o secretário de Estado da Saúde, Marcos Pacheco. Na pauta, o que a maioria dos moradores de Santa Inês quer saber: - E o hospital macrorregional, sai ou não sai? 
Pois bem... aos que ainda duvidam veio a resposta: - O Hospital Macrorregional de Santa Inês já é uma realidade. Estamos finalizando as obras.
Aos do contra, (aqueles que torcem pra tudo dar errado) a resposta mais 'doída': - Em pouco mais de três meses o hospital vai estar funcionando plenamente e atendendo milhares de pacientes de Santa Inês e Região.

O compromisso já foi firmado e reafirmado. Mesmo assim, Ribamar Alves ao secretário que fizesse uma visitinha ao município. Marcos Pacheco, solícito como poucos, tratou logo de agendar a visita. Ele e uma comitiva da secretaria de Estado da Saúde estarão em Santa Inês no dia 14 de Julho. Na ocasião, o secretário afirmou que fará o anúncio da data precisa de inauguração do hospital. "Esta é, sem dúvida, uma excelente notícia...", comemorou Ribamar Alves

O pedido de urgência na inauguração, feito por Ribamar Alves, busca, além de disponibilizar atendimento médico especializado, desafogar o Tomaz Martins que, atualmente, recebe pacientes de quase duas dezenas de municípios maranhenses. 

O Hospital Macrorregional de Santa Inês terá 100 leitos de internação em enfermarias, 12 leitos de UTI, quatro salas de cirurgia, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) funcionando 24 horas, e central de imagem com exames de ultrassom, raio-x, endoscopia e mamografia, além de laboratório de análises clínicas. Dispõe, ainda, de lavanderia, cozinha, reservatórios de água, tratamento de esgoto, subestação e poços artesianos próprios.

Faculdade de Medicina
E, falando em boas notícias... esta vem direto de Brasília. 

Ribamar Alves solicitou ao deputado federal André Fufuca que, estando o deputado em Brasília, desse uma passadinha no Ministério da Educação (MEC) para verificar como está a habilitação de Santa Inês com relação à liberação do curso de Medicina por meio do programa Mais Médicos. 

"O nobre deputado, mostrando compromisso com o mandato popular, foi até o Dr Josualdo Pereira, Secretário de Ensino Superior do MEC e nos trouxe a informação que a vistoria aos 22 municípios brasileiros habilitados a ter o curso de Medicina será iniciado agora no início de junho", informou o prefeito de Santa Inês e finalizou: "Estamos ansiosos por termos o hospital regional de Alta Complexidade funcionando e o curso de Medicina implantado. Santa Inês e a região do Vale do Pindaré agradecem!"

Prefeitura realiza congresso técnico para os Jogos Escolares de Santa Inês


"(...) entendemos que a escola tem uma participação fundamental na vida dessas crianças e o esporte praticado com disciplina só engrandece esse processo”
- Ribamar Alves - 
Prefeito de Santa Inês

Mais um exemplo de parceria que deu certo. A Secretaria Municipal de Educação e  o Departamento de Esportes da Prefeitura de Santa Inês, juntos, realizaram na manhã desta sexta-feira (22/05) o Congresso Técnico dos Jogos Escolares de Santa Inês (JESI), versão 2015. O encontro reuniu diretores e responsáveis pelos setores de esportes das escolas da zona urbana e também dos povoados do município.
O Congresso Técnico é o momento de apresentar a lista das categorias que serão disputadas; explicar o regulamento, checar documentação e tirar as últimas dúvidas a respeito dos Jogos, que prometem ser dos melhores já realizados em Santa Inês.

De acordo com o diretor do Departamento de Esportes da Prefeitura, Edeilson Oliveira (Gafanhoto), este ano, 34 escolas participarão desta que é a 27ª edição dos jogos em Santa Inês. “Teremos cerca de 1.800 atletas participando em várias modalidades. Para isso, temos todo o apoio da Prefeitura, através do prefeito Ribamar Alves”.

Participando da coordenação dos JESI, o diretor-adjunto de Educação, Luís Silva, explica - que pela primeira vez - um povoado sediará partidas dos Jogos Escolares de Santa Inês. “Estaremos descentralizando algumas modalidades, onde teremos o povoado São João dos Crentes como sede regional da zona rural”, enfatizou ele.

Esta é concretização de mais um tópico do Plano de Governo do Prefeito Ribamar Alves: Valorização do Esporte nos bairros e, principalmente, nas escolas.

“Por isso não abrimos mão de realizar os JESI, dando todo o suporte necessário tanto na zona urbana como nos povoados. Pois, entendemos que a escola tem uma participação fundamental na vida dessas crianças e o esporte praticado com disciplina só engrandece esse processo”, ressalta o prefeito Ribamar Alves.

A solenidade de abertura do que promete ser o grande espetáculo esportivo do interior do Maranhão deve ocorrer às 14h do dia 4 de junho, no ginásio João Cambinha, em Santa Inês. 

De volta! Lidiane Rocha, mais uma vez, é reconduzida ao cargo de prefeita

O juiz Cristovão Sousa Barros acatou o mandado de segurança, com pedido liminar, impetrado pela gestora afastada e reconduziu Lidiane Rocha ao cargo de prefeita do município de Bom Jardim nesta sexta-feira (22).

Lidiane havia sido afastada no último dia 19, pela Câmara de Vereadores. A jovem prefeita foi denunciada pelo sindicato dos professores por, supostamente, omitir as prestações de contas de 2013 e 2014.

VEJA ASSUNTO RELACIONADO:Após denúncia de professores, vereadores afastam prefeita de Bom Jardim e empossam vice

A vice-prefeita Malrinete Gralhada pode sentar-se, mais uma vez e por algumas horas, na poltrona da chefinha. Gralhada voltou a ser vice.

Ministério da Saúde prorroga Campanha de Vacinação contra gripe

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que a Campanha Nacional de Vacinação foi prorrogada pelo Ministério da Saúde até o dia 5 de junho. O Estado do Maranhão atingiu 45,8% da meta, que é de 80%. A vacina protege contra os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B.

Desde o dia 4 de maio, a vacina está disponível para crianças com idades de seis meses a menores de cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (crianças até 45 dias após o parto), população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais.

É importante levar o cartão de vacinação e o documento de identificação para receber a dose. As pessoas com doenças crônicas ou com outras condições clínicas especiais também precisam apresentar prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina.

Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a dose, sem necessidade de prescrição médica.

Oportunidades de Emprego 25/05/2015


O Sistema Nacional de Empregos (Sine) de São Luis oferece vagas para a próxima segunda-feira, 25/05.

Os candidatos interessados devem se cadastrar no portal Trabalho Maranhão no endereço www.trabalho.ma.gov.br ou na agência do Sine, portando Identidade, CPF, Carteira de Trabalho e certificados originais de escolaridade. O Sine de São Luís fica localizado na rua da Paz, nº 316, Centro. Contato 0800-980-300.

RELAÇÃO DE VAGAS – 25/05/2015

AÇOUGUEIRO
CHEFE DE SEÇÃO DE SERVIÇOS GERAIS
CHEFE DE SERVIÇO DE LIMPEZA
CONFEITEIRO
EMPREGADO DOMÉSTICO NOS SERVIÇOS GERAIS
FAXINEIRO
SERRALHEIRO DE ALUMÍNIO
TÉCNICO DE ENFERMAGEM

RELAÇÃO DE VAGAS – PCD 25/05/2015

AUXILIAR ADMINISTRATIVO
AUXILIAR DE ALMOXARIFADO
AUXILIAR DE CRÉDITO
AUXILIAR DE ESCRITÓRIO
AUXILIAR DE LAVANDERIA
AUXILIAR DE LIMPEZA
ESTOQUISTA
SERRALHEIRO DE ALUMÍNIO
TÉCNICO DE EDIFICAÇÕES

Cadastro no Sine
Para candidatos em busca de emprego e qualificação profissional que desejamos cadastro no Sistema Nacional de Emprego (SINE), o mesmo pode ser feito presencialmente, em um dos postos do SINE ou via internet, por meio do Portal Mais Emprego, do Ministério do Trabalho.

Cadastro presencial
Para o cadastro presencial, basta comparecer a um dos Postos de Atendimento do Sine-MA - Casa do Trabalhador, instalados em 15 municípios do Estado com os seguintes documentos: Carteira de Trabalho; Cartão ou Número do PIS; Identidade; CPF; Comprovante de Residência; e Comprovante de Escolaridade.

Cadastro pela internet
O trabalhador também pode se cadastrar no Portal Mais Emprego, do Ministério do Trabalho, para verificar vagas de emprego sem sair de casa, e ainda se candidatar para a vaga que aparecer no seu perfil, tendo somente que comparecer a um posto do Sine-MA mais próximo de sua residência para pegar a Carta de Encaminhamento.Lembrando que o cadastro no Sine-MA oportuniza ao trabalhador maranhense a concorrer a vagas de emprego em qualquer lugar do Brasil, sendo que Empregadores de todo o Brasil também poderão ter acesso ao cadastro destes trabalhadores.

Governo abre 240 vagas de cursos profissionalizantes para Santa Inês


Link para inscrição corrigido

O Governo do Maranhão disponibilizará 2880 vagas de cursos profissionalizantes para 13 municípios maranhenses. As inscrições para os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Auxiliar Administrativo e Auxiliar de Marketing e Vendas ofertados pelo Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) iniciam na próxima segunda-feira (25). Para Santa Inês serão disponilizadas 240 vagas: 120 para Auxiliar Administrativo e 120 para Auxiliar de Marketing e Vendas.
A formação profissional à distância é voltada para quem tem mais de 18 anos e já concluiu ou está cursando o Ensino Médio.


Com carga horária de 160 horas, os cursos têm duração de, aproximadamente, dois meses (de 08 de junho a 07 de agosto de 2015). As aulas da modalidade semi-presencial serão ministradas nos Centros de Capacitação Técnica (CCT), no Centro de Vocação Tecnológica Estaleiro Escola e em escolas públicas da rede estadual. As inscrições gratuitas serão realizadas no site sg.ip.tv/inscricoes2015 até 30 de maio.

As ofertas atendem às demandas locais, possibilitando o crescimento profissional dos alunos. Para o Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Bira do Pindaré, ao ofertar os cursos o governo Flávio Dino aposta na inclusão social e na geração de oportunidades. “A Formação Inicial e Continuada é uma forma de inclusão social, uma vez que os jovens podem, em pouco tempo, se tornar empreendedores qualificados”.

O edital pode ser acessado AQUI ou no endereço www.secti.ma.gov.br, com todos os prazos e distribuição das vagas, que serão preenchidas de acordo com a confirmação de matrícula dos candidatos, realizada pela internet. Os municípios contemplados pelos cursos são: Açailândia, Balsas, Mata Roma, Barra do Corda, Carolina, Caxias, Codó, Colinas, Imperatriz, Pinheiro, Pedreiras, Santa Inês e São Luís. A lista com os nomes dos inscritos estará disponível no site no dia primeiro de junho.

Jovens Aprendizes
As FIC’s dialogam com a proposta do governo Flávio Dino de assegurar educação de qualidade, gerando oportunidades. No Fórum Estadual de Aprendizagem Profissional e Inclusão de Adolescentes e Jovens no Mercado de Trabalho do Maranhão, que aconteceu no final de abril, o governador anunciou que a meta é incluir cinco mil pessoas no Programa Jovem Aprendiz até o fim do ano. O Iema garante a profissionalização destes jovens.

“O Governo do Estado tem que dar o exemplo para incentivarmos as empresas do Maranhão a aderirem ao Programa Jovem Aprendiz”, declarou o governador Flávio Dino na ocasião.

A meta do governo é que, ainda neste ano, 5 mil jovens sejam incluídos no programa e comecem a trabalhar. No acumulado dos quatro anos de gestão, a expectativa é que 17 mil jovens aprendizes estejam no mercado de trabalho em todo o estado.
 

Fale com o blogueiro

- Daniel Aguiar -
WhatsApp: (98) 9 8256 6682
Email: danielaguiarpereira@gmail.com

O que você procura?

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WhatsApp do 7º BPM/Pindaré

WhatsApp do 7º BPM/Pindaré

OPORTUNIDADES

Tags