PUBLICAÇÕES RECENTES

Santa Inês - PRF prende motorista embriagado que transportava animais silvestres abatidos

28 de outubro de 2015

O condutor tinha dificuldades de se manter em pé e falava com dificuldades em razão da embriaguez

Durante fiscalização de rotina da equipe de plantão da Unidade Operacional da PRF de Santa Inês na BR 316, km 258, às 18:30h, foi dada ordem de parada ao veículo Fiat strada, de placas NWX-3361, que era conduzido pelo senhor 

Manoel Everton Ribeiro silva, 40 anos. Após descer do veículo, o condutor tinha dificuldades em se equilibrar e falar, além de exalar forte teor etílico, ficando constatado que dirigia sob efeito de álcool. Ao vistoriar o veículo, a equipe encontrou dois animais silvestres (pacas) abatidos. Diante dos fatos, foi feito o Termo de constatação de embriagues para o indivíduo, o qual foi enquadrado no artigo 306 do CTB, configurando crime de trânsito e no artigo 29 da lei 9605 de crimes ambientais. Indivíduo encaminhado para a depol civil de Santa Inês juntamente com os animais mortos.

Santa Inês - Neste fim de semana tem “Mais Cultura e Turismo”


A cidade de Santa Inês recebe nesta quinta-feira (29), sexta-feira (30) e sábado (31), o projeto “Mais Cultura e Turismo”. O evento é uma promoção do Governo do Maranhão, realizado pelas Secretarias de Estado de Cultura (Secma) e de Turismo (Setur), com o objetivo de celebrar a diversidade cultural maranhense. Em Santa Inês, o projeto tem o apoio da Prefeitura Municipal, que incluiu na programação a realização do Festival de Fanfarra, onde o município sediará neste sábado a 12ª edição do evento.

Na edição do "Mais Cultura e Turismo" de Santa Inês, a programação do evento será iniciada amanhã, quinta-feira (29), a partir das 9 horas, com a realização do Café com Arte, no Espaço Líbano. O evento marcará a abertura da Exposição Maranhão: Identidades e Tradições, com a presença de grandes nomes da literatura da região.

À tarde, a partir das 16 horas, começará a concentração do Cortejo Cultural realizado por grupos locais no Viva Lobato. Os artistas seguirão em cortejo pelas principais vias da cidade até chegarem a Praça da Saudade. Às 19 horas, ocorrerá a solenidade oficial de abertura do evento, com a presença de autoridades. Logo em seguida começa o show com os artistas maranhenses Mano Borges, César Nascimento e Zé Carlos Dafé.

Os demais dias da programação do “Mais Cultura e Turismo” em Santa Inês inclui palestras e oficinas com foco na institucionalização da cultura, ações estruturantes como doação de livros pela Biblioteca Pública Benedito Leite, que coordena a rede estadual de bibliotecas públicas do Maranhão.

Além do Espaço Líbano, Viva Lobato e Praça da Saudade, o Município disponibilizou o auditório da Prefeitura para palestras, assim como a escola municipal Terezinha Lopes, locais estes onde ocorrerão as palestras e oficinas.
A Fanfarra Municipal Dico Moreno estará como convidada especial do festival em Santa Inês
Fechando a programação do Mais Cultura e Turismo, Santa Inês sedia no sábado, 31, a etapa do 12º Festival de Fanfarras do Maranhão. O evento acontecerá a partir das 19 horas, na Praça da Matriz, e contará com a participação especial de Fanfarra Municipal Dico Moreno e mais 20 fanfarras de vários municípios do Estado, que disputarão o título de primeira colocada no festival.

Santa Inês - Prefeitura realiza melhorias no asfaltamento da Rua do Comércio

A Secretaria de Obras da Prefeitura de Santa Inês aproveitou o feriado do Dia do Comerciário (comemorado no último sábado, 24, emSanta Inês) para realizar obras de melhorias no asfaltamento da via. Equipes de operários da Prefeitura realizaram recuperação da pavimentação em alguns pontos da rua.

O secretário municipal de Obras, Lourival Silva Santos (o Eliezinha) diz que a realização das intervenções atende a determinação do prefeito Ribamar Alves. “Esse serviço atende mais um pleito dos comerciantes e transeuntes da Rua do Comércio, a mais importante via de nossa cidade e por onde diariamente passam milhares de veículos. Por essa razão, mais uma vez o prefeito se preocupou em autorizar de imediato”, destaca o secretário.

Zé Doca - Inscrições abertas para seletivo de Auxiliar de Segurança Penitenciária


A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Maranhão (SEJAP), abre dois Processos Seletivos para formar cadastro reserva de profissionais no cargo de Auxiliar de Segurança Penitenciária Temporário.

O primeiro edital (19/2015) destina-se a cidade de Zé Doca, e o segundo nº 20/2015 é para Presidente Dutra. Em ambos casos de acordo com a necessidade do Estado e do interesse do candidato, estes poderão ser alocados em outras Unidades Carcerária do municípios e localidades circunvizinhas.

Para se inscrever nestes Processos Seletivos é necessário que o profissional tenha dade mínima de 18 anos completo na data da inscrição, concluído o ensino médio, e aptidão física e mental. A remuneração é de R$ 1.500,00, para jornadas de trabalho de 40h por semana, podendo ser cumprida em escala de plantão.

A inscrição deve ser realizada a partir desta terça-feira, 27 de outubro de 2015 até o dia 02 de novembro de 2015, por meio do endereço eletrônico www.sejap.ma.gov.br. Não é cobrada taxa de participação.

Os candidatos serão submetidos às etapas de Análise Curricular e Comprovação de Idoneidade e Conduta Ilibada na vida pública e privada.


Santa Inês - Sessão da Câmara, nesta sexta (30), será no povoado Barro Vermelho

Findando o ciclo de sessões itinerantes da legislatura 2015 da Câmara de Vereadores de Santa Inês, a Casa realiza nesta sexta-feira (30/10), a partir das 17 horas, um encontro entre os vereadores e a população do povoado Barro Vermelho e localidades vizinhas.


De acordo com o presidente da Câmara, vereador Orlando Mendes, a realização da sessão itinerante no Barro Vermelho é muito bem vinda, já que é um grande povoado, onde a população poderá estar mais próxima dos vereadores, compartilhando suas demandas. “Nossas sessões itinerantes nos povoados foram muito produtivas e no Barro Vermelho não será diferente. Esperamos contar com a presença maciça do povo daquela localidade”, enfatiza o presidente.

Segundo Orlando, esta será a última sessão itinerante do ano. “A partir do próximo mês de novembro, o parlamento de Santa Inês volta a se reunir no plenário da Câmara, que está recebendo os retoques finais para acomodar tanto os vereadores como o povo que lota a galeria da Casa”, disse Orlando Mendes.


Santa Inês - PRF apreende motocicleta roubada

Em fiscalização realizada na BR 316, km 264, em Santa Inês, por volta das 11h, a equipe de plantão deu ordem de parada à motocicleta Honda NXR 150 Bros, de placa NMZ-0085, conduzida pelo senhor José Ribamar da silva Oliveira, 47 anos. Após consulta ao sistema, verificou-se que existia ocorrência de furto /roubo datada de 02/07/2015 na cidade de São Luís /MA. Perguntado sobre a origem do veículo, o motociclista afirmou que comprou a moto por R$ 3.500,00 há três meses de uma mulher na cidade de Bela Vista do Maranhão e que veio para Santa Inês apenas para fazer um serviço no motor da mesma. Indivíduo e motocicleta encaminhados para depol civil de Santa Inês.

Os PRFs em Santa Inês contam com o apoio de um microônibus, que faz a vez de posto móvel.

FONTE: NUCOM PRF / com informações da equipe de plantão

Santa Inês - PRF prende dupla com 37 papelotes de crack

27 de outubro de 2015

Os dois motociclistas tentaram fugir da fiscalização e se desfazer da droga 

Por volta das 13h30min desta terça feira (27), na Unidade Operacional da PRF em Santa Inês, na BR 316, uma equipe de policiais rodoviários federais deram ordem de parada à dois ocupantes de uma motocicleta, que não respeitaram a fiscalização e foram seguidos pelos PRFs, que perceberam que o carona jogou algo no mato.
Após a abordagem e conferência verificou-se que se tratava de 37 cabeças de crack. A moto não possuia placa e a ignição estava adulterada, após consulta a partir do chassi chegou-se a placa OJO-4872, sem ocorrência de roubo/furto e os ocupantes sem antecedentes. 

Após consulta junto ao proprietário da moto OJO-4872, o mesmo confirmou que o veículo foi furtado no dia 24/10/15 em Píndaré. Ocorrência encaminhada para a delegacia de Polícia Civil de Sta Inês.


FONTE: NUCOM / com informações da equipe de plantão

Santa Inês sedia “Mais Cultura e Turismo”

26 de outubro de 2015

A cidade de Santa Inês recebe, nesta quinta-feira (29), sexta-feira (30) e sábado (31), o projeto “Mais Cultura e Turismo”. O evento é uma promoção do Governo do Maranhão, realizado pelas Secretarias de Estado de Cultura (Secma) e de Turismo (Setur), com o objetivo de celebrar a diversidade cultural maranhense.

Na edição de Santa Inês, a programação do evento será iniciada, na quinta-feira (29), a partir das 9h, com a realização do Café com Arte, no Espaço Líbano. O evento marcará a abertura da Exposição Maranhão: Identidades e Tradições, com a presença de grandes nomes da literatura da região.

À tarde, a partir das 16h, começará a concentração do Cortejo Cultural realizado por grupos locais na Vila Lobato. Os artistas seguirão em cortejo pelas principais vias da cidade até chegarem a Praça da Saudade. Às 19h ocorrerá a solenidade oficial de abertura do evento, com a presença de autoridades. Logo em seguida começa o show com os artistas maranhenses Mano Borges, César Nascimento e Zé Carlos Dafé.

Os demais dias da programação do “Mais Cultura e Turismo” em Santa Inês inclui palestras e oficinas com foco na institucionalização da cultura, ações estruturantes como doação de livros pela Biblioteca Pública Benedito Leite, que coordena a rede estadual de bibliotecas públicas do Maranhão.

A edição do projeto “Mais Cultura e Turismo” em Santa Inês, terá a participação de 10 escolas públicas e, também, do Instituto Federal de Educação Tecnológica, (Ifma). A realização do projeto conta com a parceria da Prefeitura de Santa Inês, que garante todas as condições necessárias para a organização do evento.

DMT de Santa Inês representa o MA no "Seminário Internacional Cidades em Trânsito"

Acontece nesta terça e quarta-feira (27 e 28/10), em Porto Alegre-RS, o Seminário Internacional Cidades em Trânsito – Desafios para o Desenvolvimento. Santa Inês, através da diretora do Departamento Municipal de Trânsito (DMT), Sylvia Bezerra, é a única cidade maranhense presente ao evento.

O seminário reúne palestrantes especialistas em suas áreas de atuação, através de discussões técnicas, difusão de boas práticas nas áreas de trânsito e transporte pelo conhecimento de ações efetivadas em cidades que servem de referência para a qualidade de vida.

Estão sendo abordados também temas como mobilidade, educação, acessibilidade, transportes alternativos, urbanismo e meio ambiente como forma de destacar a necessidade de humanização do trânsito e desenvolvimento sustentável das cidades.

Serão apresentados trabalhos de 16 palestrantes ao longo dos dois dias deste Seminário Internacional Cidades em Trânsito, com a programação iniciando a partir das 8h30 de terça-feira, com o credenciamento dos participantes e seguindo com formação de mesa inaugural; mesa de abertura e a partir a sequencia de palestras. O evento encerra na quarta-feira, 28, às 17h30.

PROCON inaugura unidade em Santa Luzia

Dessa vez foi o município de Santa Luzia que foi contemplado com a inauguração de uma unidade do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-MA). A inauguração aconteceu, na quinta-feira (22). O 16º posto do órgão vai atuar na prevenção de conflitos na relação consumerista. A iniciativa integra o projeto de municipalização do órgão, que busca levar os serviços de proteção e defesa do consumidor a todas as regiões do estado.

O evento foi iniciado com o Diálogo com Fornecedores, realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação, em que o presidente do órgão, Duarte Júnior, ministrou palestra para esclarecer dúvidas e orientar quanto às normas na relação de consumo entre consumidores e fornecedores.

De acordo com o presidente, nos dias atuais, em que o consumo está diretamente relacionado à cidadania, a relevância de um projeto de municipalização do Procon se destaca porque auxilia os consumidores na identificação de seus direitos e, consequentemente, a vigilância dos mesmos. “Temos uma unidade do Procon em Santa Inês, distante 48km de Santa Luzia. Então vamos alinhar as ações dessas equipes em prol dos consumidores da região”, pontuou.

O prefeito de Santa Luzia, Veronildo Tavares dos Santos, comemorou a chegada do órgão ao município, destacando que isso representa uma grande conquista da população. “Esse é um momento de muita alegria, nossa cidade possui quase 80 mil habitantes, é importante termos uma unidade do Procon-MA aqui. Agradecemos ao governo Flávio Dino pela parceria conosco, isso mostra o interesse por Santa Luzia”, disse.

O setor comerciário e os consumidores parabenizaram a palestra pelos esclarecimentos enriquecedores que contribuirão com a melhoria das relações de consumo. Para o empresário Geones Barreto esse momento foi de grande importância, pois muitas vezes o erro ocorre devido à falta de informação. “Algumas vezes cometemos irregularidades por desconhecermos a lei, mas hoje aprendemos muitas coisas, fomos orientados e agiremos buscando um melhor atendimento para o consumidor, trabalharemos para que os direitos deles sejam respeitados”, informou.

Conforme o coordenador da unidade, Jarbson Lopes da Silva, a equipe passou por treinamento antes da inauguração e será treinada constantemente, buscando a melhoria no serviço prestado aos consumidores e a unidade seguirá as diretrizes conforme orientação do governador Flávio Dino. O Procon-MA em SantaLuzia funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.

Somente este ano, 11 unidades foram inauguradas e as cinco já existentes receberam melhorias. O Procon está presente, também, em Açailândia, Bacabal, Balsas, Barreirinhas, Caxias, Codó, Estreito, Imperatriz, Itapecuru-Mirim, Pedreiras, Pinheiro, Santa Inês, São José de Ribamar, São Luís, Santa Luzia e Timon. Nesta gestão, ainda serão inauguradas mais quatro unidades nos municípios do interior do estado.

Estiveram presentes na cerimônia de inauguração a secretária Municipal de Educação, Francinete Torres, o presidente da Câmara de Dirigentes Logistas, Francisco Dias, representante da Associação Comercial, José Welker Morais, o chefe de gabinete da Prefeitura, Valdinei, a secretária Municipal de Meio Ambiente, Ana Elizandra, o presidente da Câmara de Vereadores, Jonas de Mesquita, e os vereadores, Osmar Júnior, Klebson Barbosa e Gilson Rocha.

Santa Inês - Números positivos no setor da construção civil

O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC) divulgou, neste sábado (24), a Nota Mensal de Conjuntura Econômica sobre Mercado de Trabalho Formal do Estado do Maranhão, referente ao mês de setembro de 2015. Segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o Maranhão registrou saldo de 221 contratações celetistas em setembro de 2015, obtendo a oitava colocação no ranking nacional e a sétima de sua região.


Os destaques em admissões líquidas no mês de setembro foram a construção civil, com a geração de 388 empregos, em especial nos municípios de Santa Inês, com 195 e Vila Nova dos Martírios, com 185 novos postos de trabalho. E também o comércio, com a assinatura de 184 carteiras de trabalho, sobretudo na capital, São Luís, que registrou 145 novos postos de trabalho.

Já em relação aos números em nível nacional, segundo dados do Caged/MTE, o emprego formal no Brasil apresentou queda pelo sexto mês consecutivo em 2015. Em setembro, a redução foi da ordem de 95,6 mil postos de trabalho. No acumulado do ano, registra-se a eliminação de 657,8 mil postos de trabalho. Na distribuição Regional, somente o Nordeste registrou abertura de 26,1 mil novas vagas em setembro de 2015 e a região Sudeste obteve o pior resultado, com o saldo de 88,2 mil demissões.

A Nota de Mercado de Trabalho é um dos objetos analisados pelo Boletim de Conjuntura Econômica, publicado trimestralmente pelo Imesc. A proposta é fazer uma discussão do resultado do comportamento do emprego formal maranhense a partir do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged), tendo como referência a Região Nordeste e o Brasil, divulgado mensalmente pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O Caged trata do fluxo entre admitidos e desligados e constitui-se em um importante termômetro do desempenho dos setores de atividade econômica.

Monção - MPMA aciona prefeito por dívida de quase meio milhão de reais com a Cemar

Uma dívida de R$ 463.981,83 do Município de Monção com a Companhia Energética do Maranhão (Cemar) levou o Ministério Público do Maranhão (MPMA) a ajuizar, em 20 de outubro, Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa (ACP) contra o prefeito João de Fátima Pereira (Queiroz). O débito refere-se ao período de maio de 2014 a julho de 2015.

Baseada na Notícia de Fato nº 052/015, a manifestação é de autoria do titular da Promotoria de Justiça da Comarca, Leonardo Santana Modesto.

Na Ação, o representante do MPMA ressalta que a conduta negligente do prefeito em pagar dívidas do Município acarreta prejuízo ao erário de Monção.

“A inadimplência vem gerando uma dívida vultuosa em juros e multa, ensejando repercussão patrimonial negativa ao Município, além da possibilidade de ocorrer cortes de fornecimento de energia elétrica em prédios e logradouros públicos”, diz.

Para Leonardo Modesto, a conduta viola a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000), configurando ato de improbidade administrativa. “Apesar de ter sido notificado para apresentar justificativa, o prefeito permaneceu inerte”, acrescenta.

PEDIDOS
Na ACP, o membro do MPMA requer que o gestor municipal seja condenado a ressarcir aos cofres municipais o valor de R$ 27.728,37, referentes aos juros da dívida.

Entre os pedidos estão a condenação do prefeito à perda da função pública; à suspensão de direitos políticos, pelo período de três a cinco anos, e à proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios e/ou incentivos fiscais pelo prazo de três anos.

Outro pedido é a condenação de João de Fátima Pereira ao pagamento de multa de até 100 vezes o valor da remuneração recebida à época da dívida.

Na manifestação, Leonardo Modesto também solicita que a Cemar informe os débitos atualizados do Município de Monção junto à empresa. O promotor requer, ainda, o encaminhamento, pela Câmara de Vereadores, das leis orçamentárias referentes aos anos de 2014 e 2015.

CCOM-MPMA

Santa Inês - Guardas municipais reivindicam melhores condições de trabalho


Guardas municipais de Santa Inês paralisaram as atividades na última sexta-feira, 23. A categoria reivindica pagamento salarial e melhores condições de trabalho. 
Segundo Roberto Pinho, o atraso de cerca de 20 dias no pagamento dos agentes não é a única reclamação da categoria.

"A gente não está aqui só pelo salário mas, sim, por melhoria das condições de trabalho. A gente precisa de um espaço maior. Nossa sala é muito pequena. Nosso fardamento tem quase dois anos. Tem guarda com o coturno e calça rasgados e remendados. A gente tá diariamente na rua e a gente é cobrado. Agora, nós estamos reivindicando nossos direitos. A gente também tem direitos", enfatizou o guarda municipal.
Segundo o secretário de Segurança Cidadã da Prefeitura de Santa Inês, João Evangelista, o pagamento do salário dos guardas municipais será feito esta semana. Com relação ao fardamento, Evangelista afirmou que a compra já está em fase de licitação. 


Prefeitura de Santa Inês executa serviços de drenagem no Centro e em bairros


Da leva de inúmeros serviços executados pela Secretaria de Obras da Prefeitura de Santa Inês, os de infraestrutura continuam como prioridade para a Administração Municipal, haja vista a possibilidade da chegada do período chuvoso, onde a falta dessas melhorias acarretaria transtornos na mobilidade das ruas da cidade.

Com recursos próprios, o Município mantém frentes de serviços em vários pontos da cidade e zona rural, com equipes trabalhando na limpeza de canaletas, galerias e córregos e principalmente na reconstrução de bueiros, visando possibilitar a drenagem da água servida de esgoto das residências.

Um dos locais contemplados com este tipo de serviço é o encontro da Avenida Castelo Branco com a Rua 31 de Março, um setor que até então era crítico e oferecia riscos de acidentes, devido a uma cratera enorme que se formou com o passar dos tempos. Lá, a Secretaria Municipal de Obras construiu pontos de passagem de água e revitalizou toda a área; recuperou a rua e colocou meio-fio, dando um novo visual e garantindo a segurança para o tráfego no local.
Também durante esta semana, a Prefeitura finalizou o trabalho de construção de parte da rede de esgoto no Bairro Mutirão, onde as ruas Manoel Garrincha e Carlos Drummond receberam serviço de drenagem, com a colocação de manilhas e construção de pontos de passagem de água.
Outro bairro que entrou para a lista das prioridades e que há muito tempo passa por transtornos pela não canalização das águas de esgoto, o Sabbak começa a receber serviços de infraestrutura. Nesta sexta-feira (23), a Secretaria de Obras iniciou a construção do ponto de passagem de água da Rua Delfino Morais. Antes, foi realizado o trabalho de limpeza do canal que corta várias ruas do bairro.
Mostrando-se satisfeito com o trabalho desempenhado pelo secretário de Obras, Lourival Silva Santos (o Eliezinha), o prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves, disse que apesar das dificuldades as obras do Município não irão parar. “As dificuldades financeiras são enormes. Os cortes dos repasses foram grotescos, mas não estamos deixando de envidar esforços para oferecer o melhor para a população. Remando contra essa crise que afeta a todos, estamos mantendo os serviços básicos ao povo de Santa Inês, assim como os que por esta cidade circulam”, enfatizou o prefeito.

FOTOS: MAGNO LIMA

Santa Inês - PRF prende empresário por porte ilegal de arma de fogo

A Polícia Rodoviária Federal prendeu um empresário do ramo madeireiro na BR 316, em Santa Inês, na madrugada desta segunda-feira, 20. Por volta das 2h, agentes da PRF abordaram um veículo conduzido por Moisés das Chagas Silva, 52 anos de idade. No interior do carro os policiais encontraram um revóver calibre 30 municiado e mais 25 cartuchos intactos dentro um saco plástico. Moisés assumiu a propriedade da arma. 
O empresário de Bacabal disse aos policiais que vinha de Zé Doca onde estaria negociando a compra de madeira serrada.
Moisés Silva foi encaminhado à Delegacia Regional de Polícia Civil de Santa Inês.

Sancionada lei que regulamenta profissão de artesão

23 de outubro de 2015


Os artesãos maranhenses têm um bom motivo para comemorar. A presidenta Dilma Rousseff sancionou, na última quinta-feira (22), o projeto de lei 7.755/2010, que regulamenta a profissão de artesão. O projeto estabelece diretrizes para as políticas públicas de fomento à profissão, institui a carteira profissional para a categoria e autoriza o poder Executivo a dar apoio profissional aos artesãos.
A secretária de Estado de Turismo, Delma Andrade, destacou a importância da regulamentação da profissão para o desenvolvimento do setor. “O Governo do Maranhão reconhece o artesanato como ferramenta de promoção do Estado e, também, como importante meio de geração de emprego e renda para milhares de cidadãos”, disse.
De acordo com o autor do projeto, o ex-senador Roberto Cavalcanti, artesão é toda pessoa que exerce atividade predominantemente manual, que pode contar com o auxílio de ferramentas e outros equipamentos de forma individual, associada ou cooperativada. No mês passado, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara Federal aprovou o projeto, que tramitava de forma conclusiva e já havia sido aprovado pelo Senado. Restava apenas a sanção presidencial.

Segundo a secretária de Turismo, o próximo passo é desenvolver políticas públicas que atendam a categoria. “Para isso, realizaremos o I Seminário Estadual sobre o Artesanato do Maranhão, que acontecerá entre os dias 9 e 11 de dezembro, em parceria com o Serviço de Apoio as Micro e pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-MA), Câmara Municipal de São Luís, Secretaria de Estado da Mulher e toda a cadeia produtiva do artesanato maranhense”, anunciou Delma.

Seminário
A proposta do seminário é de que artesãos de todas as regiões do Maranhão possam discutir alternativas para o sucesso comercial de sua arte, deixando o segmento, cada vez mais, regularizado e rentável. Serão analisadas as formas de produção e de comercialização do artesanato maranhense, bem como obrigações, direito tributário, interação com o meio acadêmico, associativismo e abertura para novos mercados para o produto maranhense.

“O seminário tem por objetivo discutir e traçar diretrizes para a formulação de políticas para alavancar o desenvolvimento e a promoção do artesanato maranhense, reunindo os envolvidos e gerando oportunidades de crescimento para as regiões onde a atividade ainda é caracterizada como segunda fonte de renda”, completou a gestora do turismo.

Conquistas
Mais duas pautas do setor avançaram nos últimos dias. Na quinta-feira (22), as Comissões de Desenvolvimento Regional e Turismo, de Relações Exteriores e Defesa Nacional aprovaram o projeto (PLC 149/2015) que dispensa de vistos os estrangeiros que vierem ao Brasil durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. Turistas dos Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália podem ser beneficiados pela medida. O texto agora segue para votação no Plenário do Senado.

Também, foi aprovado, na quinta-feira (220, o projeto de lei (PL 5559/9) do deputado Otavio Leite que permite o uso da Lei Rouanet no financiamento de projetos turísticos. Com isso, as empresas do setor, como hotéis, pousadas, bares e restaurantes poderão descontar do Imposto de Renda valores investidos em projetos culturais aprovados pelo Ministério da Cultura ou pela Agência Nacional do Cinema (Ancine).

Prefeitura de Santa Inês doa terreno para perfuração de poço da Caema

Caema diz ter 1 milhão para construção de poço no município. Prefeitura garante doação de terrenos
O problema da falta de água em Santa Inês pelo desabastecimento por parte da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) continua prejudicando milhares de moradores do município. A reclamação é geral e o sofrimento da população é grande. A falta de água afeta vários bairros e ruas do Centro da cidade, onde as famílias dizem que há meses não têm água encanada em suas torneiras.

A Prefeitura de Santa Inês garante o fornecimento de água para grande parte da zona urbana e também nos povoados do município, disponibilizando o líquido através dos 57 poços perfurados e mantidos pela gestão municipal. Além disso, a atual administração criou um departamento de águas para cuidar do fornecimento e manutenção dos poços do município, além de disponibilizar carros-pipa, os quais fornecem diariamente milhares de litros de água para a população.

O prefeito Ribamar Alves explica que esse abastecimento que a Prefeitura faz é uma iniciativa própria do Município, buscando aliviar o sofrimento da população. "A administração municipal utiliza de recursos próprios para oferecer o líquido precioso para a população. Água é vida e sem ela é impossível alimentar o corpo e cumprir os afazeres do dia-a-dia. Desde o início de nossa gestão que estamos nesta luta árdua, garantindo o fornecimento que é de responsabilidade da Caema, já que ela recebe para isso", disse o gestor.

Nesta sexta-feira (23/10), o assunto falta de água veio á tona durante a sessão itinerante da Câmara de Vereadores de Santa Inês, realizada no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), onde os 12 vereadores presentes dos 17 que compõem a Câmara Municipal de Santa Inês se uniram para pedir soluções urgentes por parte da Caema com relação ao desabastecimento de água no município de Santa Inês.

O vereador Madeira de Melo, citou o caso de um antigo poço mantido pela Caema no Centro da cidade (Alto da Raposa). O vereador diz ter cobrado da concessionária a melhoria no poço e teve como resposta que a mesma dispõe de um milhão de reais para construir um poço no setor. Porém, a concessionária alega que depende da legalização de uma área por parte da Prefeitura de Santa Inês, através de doação, para a perfuração do poço.
Ainda durante a sessão, o prefeito Ribamar Alves informou através de sua assessoria que a doação está autorizada e o Município está procedendo a documentação da área para que a Companhia perfure o poço. Resta saber se somente este poço resolverá o déficit de água da Caema para com a população de Santa Inês.

Santa Inês - Orlando Mendes busca agilizar inauguração do Hospital Macrorregional

Não é a primeira manifestação de preocupação do presidente da Câmara de Vereadores de Santa Inês, Orlando Mendes, com relação ao atraso na entrega do Hospital Macrorregional. Ao lado do prefeito Ribamar Alves, o parlamentar é um dos grandes entusiastas do - já engatilhado - pólo de saúde do Centro Oeste Maranhense.

Na sessão desta sexta-feira (23), relizada na Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Inês (CDL), Mendes sugeriu um requerimento, a ser assinado por todos os vereadores, pedindo agilidade na inauguração do hospital Macrorregional de Santa Inês.

O vereador ressaltou a necessidade da unidade médica de grande porte para atender a população do município e de toda região. “O hospital está pronto, temos que cobrar das autoridades competentes o funcionamento imediato para receber o povo que tanto precisa e carece desse atendimento especializado, vamos unir forças e correr atrás desse objetivo", disse.
De acordo com o projeto inicial, o hospital terá 100 leitos de internação em enfermarias, 12 leitos de UTI, quatro salas de cirurgia, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) funcionando 24 horas, central de imagem com exames de ultrassonografia, raio-x, endoscopia e mamografia, além de laboratório de análises clínicas. Dispõe, ainda, de lavanderia, cozinha, reservatórios de água, tratamento de esgoto, subestação e poços artesianos próprios.
No dia 3 deste mês, o secretário de Estado da Saúde, Marcos Pacheco, visitou o prédio e, na ocasião, disse que as obras seriam aceleradas. "Nós estamos aqui para retormar a celeridade da obra. Neste momento não podemos dar uma previsão, apenas uma estimativa de que nós ainda vamos ter, aproximadamente, mais uns 90 dias de obras. A ordem expressa do governador é que a gente monte uma força-tarefa para trabalhar intensamente para entregar à população o mais rápido possível, assim como já fizemos com o Hospital Macrorregional de Pinheiro". enfatizou Marcos Pacheco.

O presidente da Câmara de Vereadores de Santa Inês "pressiona a tecla", mais uma vez, para que os prazos sejam cumpridos. 

Santa Inês - Falta d'água foi tema de sessão itinerante da Câmara de Vereadores

Os vereadores de Santa Inês reuniram-se nesta sexta-feira (23), no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), para a sessão semanal. Os encontros estão sendo realizados em locais distintos, em função da reforma do plenário da câmara, que deve ser concluída no mês de novembro.

As sessões itinerantes estão sendo realizadas nos bairros e na zona rural do município, oportunidade que a população tem para reivindicar e cobrar melhorias da administração pública municipal por meio dos vereadores.

Na reunião desta semana além dos requerimentos e indicações, dois projetos de lei entraram em pauta, o PL nº 18, de autoria da vereadora Solange Nerval, que denomina de Cemitério São João, o cemitério localizado no povoado Encruzilhada, na Br 222, KM 04, zona rural de Santa Inês e o PL nº 19, de autoria dos vereadores Akson Lopes e Madeira de Melo que declara de utilidade pública o Instituto Educacional Ana Paula Costa Oliveira Andrade, localizado na Vila Militar.

Entre os assuntos em pauta, o desabastecimento de água em Santa Inês foi um dos pontos bastante debatidos; de acordo com o vereador Madeira de Melo, a Caema dispõe de um recurso de mais de dois milhões e meio de reais para resolver o problema, mas questões burocráticas estão atrapalhando o processo, a aquisição de um terreno para perfuração de um poço de grande vazão seria a solução, o vereador sugeriu ainda um movimento para a criação do “Maranhão do Norte”, que seria uma forma de atrair mais investimentos e força politica para resolver as necessidades dos municípios que estão nessa região do estado e segundo o vereador são desfavorecidos pelo poder público.

Com relação ao terreno para a construção do poço artesiano, ainda durante a sessão, o vereador Ademarzinho, anunciou que o Prefeito Ribamar Alves havia se manifestado, dizendo que o município vai doar a área para a companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – CAEMA. Já o Presidente do Legislativo, Orlando Mendes, sugeriu um requerimento assinado por todos os vereadores, pedindo agilidade na inauguração do hospital Macrorregional de Santa Inês, Orlando destacou a necessidade de uma unidade médica de grande porte, equipada com o que há de mais moderno, com especializações em varias áreas da medicina, para atender a população do município e toda região. “O hospital está pronto, temos que cobrar das autoridades competentes o funcionamento imediato para receber o povo que tanto precisa e carece desse atendimento especializado, vamos unir forças e correr atrás desse objetivo”. Pontuou Mendes.

Também participaram da sessão os presidentes da Câmara de Dirigentes Lojistas-CDL, João Nojosa, da Associação Comercial de Santa Inês, Fernando Vicente, e o presidente da Associação dos Camelôs, Maycon Pereira da Costa. 

A criação do Dia Municipal do Camelô acabou entrando em pauta e ficou definido que o dia 6 de novembro será dedicado aos trabalhadores informais.

Orlando Mendes encerrou a sessão agradecendo a participação da comunidade e anunciando a próxima reunião para sexta-feira às 17 horas no Povoado Barro Vermelho, zona rural do Município.

(Assessoria de Comuncação)

Alto Alegre do Pindaré - Criança morre atropelada por veículo de coleta de lixo

Uma criança de nove anos de idade morreu atropelada por um veículo de coleta de lixo no centro da cidade de Alto Alegre do Pindaré. A tragédia aconteceu na manhã desta sexta-feira (23).

Segundo informações de testemunhas, a criança passeava de bicicleta pela Praça Padre André, no centro da cidade, quando chocou-se contra a lateral da caçamba de coleta de lixo urbano da prefeitura de Alto Alegre do Pindaré. A vítima ficou presa na bicicleta sob uma das rodas diateiras do carro. O motorista, ainda que em baixa velocidade, não teria visto a criança e prosseguiu. Dezenas de pessoas tentaram ajudar, mas a vítima morreu no local.

O motorista, ainda não identificado, evadiu-se do local.

Santa Inês - Eleição de conselheiros tutelares pode ser anulada ainda nesta sexta, 23


Foi protocolado na tarde da última segunda-feira, dia 19, na sede do CMDCA(Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), o pedido de anulação da eleição do Conselho Tutelar realizada no dia 04 de Outubro deste ano. 

O pedido de impugnação da eleição do Conselho Tutelar é formado por 13 candidatos. Eles solicitam a anulação do pleito e que seja designada nova data para realização da eleição para escolha dos conselheiros tutelares de Santa Inês.

A resposta ao pedido deve sair ainda nesta sexta-feira, por volta das 17h.

Dentre as justificativas apresentadas pelos candidatos estão:

Na maioria das escolas as pessoas chegavam pra votar e voltavam sem exercer seu direito de cidadania, porque não encontrava seu nome na lista. As mesárias não procuravam de forma correta e ainda diziam esse voto não é obrigatorio, portanto muitas pessoas voltavam mesmo com o nome na lista.

• Eleitores da escola Thales Ribeiro do bairro Cutia Pelada chegavam no local e as mesárias diziam que a zona não era lá, levando várias pessoas a desistirem de votar, enquanto outras da mesma zona e seção votavam.

• Na escola Vitorino Freire estava tão desorganizado que foi preciso uma pessoa da comunidade (Maria do Socorro da Conceição Rocha) de forma voluntária de ajudar na procura dos nomes e seções, por que havia várias pessoas deixando de votar. 

• Na escola Coração de Jesus não foi diferente. Várias pessoas que tinham intenção de votar não votaram por falta organização e demoras nas filas e outros que não encontraram seus nomes nas listas.

• Na escola Darcy Ribeiro muitas pessoas que eram analfabetas não puderam votar porque segundo as mesárias as mesmas não tinham conhecimento de como fazer o procedimento, e até mesmo pessoas que apresentaram a CNH como documento de identificação foram impedidas de votar, casos que foram solucionados próximo ao meio dia. Tudo isso porque as mesárias não haviam participado de nenhum treinamento.

• Na escola Horas Alegres, uma eleitora não sabia como fazer para votar, então ela perguntou para a mesária: E agora, como eu faço para votar? - E a mesária respondeu: isso é muito simples, basta você marcar um X no número 14, fato que causou bate boca na sala e revolta em todos que ali estavam, por tamanha falta de respeito. Esse é apenas mais fato pode ser comprovado por várias testemunhas que ali estavam.

O CMDCA é o orgão que detém a competência administrativa para conduzir o processo de escolha e tomar todas as decisões a ele referentes, tendo inclusive o poder de reconhecer a nulidade do certame, caso entenda que houve falhas. Porém, segundo Júlio Rodrigues Humilde, coordenador de campanha de um dos candidatos, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Raniere Moreno Dias Carneiro, afirmou que o CMDCA só realizará nova eleição com ordem judicial. "Então fica a pergunta: e a autonomia do CMDCA?" questionou Júlio Humilde, que finalizou: "O que pedimos é que os membros do conselho analisem a questão e julguem com total imparcialidade sem aceitar nenhum tipo de pressão, de quem quer que seja".

A resposta ao pedido deve sair ainda nesta sexta-feira, por volta das 17h.

Santa Luzia - Polícia apreende 40 kg de maconha prensada

13 de outubro de 2015

A Polícia Militar apreendeu 40 kg de maconha prensada na madrugada de sábado (10), em Santa Luzia, na região do Vale do Pindaré.

De acordo com informações repassadas pelo tenente-coronel Machado, comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Pindaré-Mirim, uma equipe que fazia policiamento de rotina na região da Rodoviária de Santa Luzia abordou o motorista de uma motocicleta, que conseguiu fugir, abandonando o veículo e uma caixa. Ele entrou em um matagal e está foragido.

Os policiais informaram que a droga foi encontrada dentro da caixa. A maconha e a motocicleta foram apreendidas e encaminhadas para a Delegacia de Santa Luzia. A polícia realiza diligências em busca do suspeito.

Santa Inês - Prefeitura realiza ações comemorativas ao Dia da Criança

 A Prefeitura de Santa Inês, por meio de suas secretarias, realizou durante toda a semana passada uma série de atividades em comemoração ao Dia da Criança (12 de outubro).

Na segunda-feira (5), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania iniciou sua programação com a “Caminhada das Crianças”. Na terça-feira, a criançada atendida pelos programas sociais participou de brincadeiras e palestras sob vários temas.
A partir da quarta-feira, a programação seguiu com atividades nos povoados da zona rural de Santa Inês e, para encerrar, Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com a Secretaria de Educação e demais secretarias da Prefeitura de Santa Inês, realizou uma tarde/noite de lazer para toda a criançada do município.

O evento foi realizado na sexta-feira (9), no espaço Dona Zima, e reuniu dezenas de crianças, que se divertiram a valer com a turma do circo da alegria, contratada pela Secretaria de Desenvolvimento Social para animar a criançada.

Entre as brincadeiras, a meninada extravasou as energias no pula-pula; tobogã, casinha de bolinha, cama elástica, além de assistir apresentações dos palhaços patati patatá; banda infantil circo elétrico, Tiririca e Anita couver. “Foi um dia de alegria que ficará marcado na vida dessa criançada. É ótimo para os que fazem essa administração poder proporcionar esses momentos, pois nossas crianças merecem”, disse a secretária de Desenvolvimento Social do Município, Rosângela Lima.

SAÚDE
Também como parte das comemorações do Dia da Criança, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Santa Inês realizou na manhã de sexta-feira (09/10) uma ação especial voltada para a criançada. No bairro Sabbak, equipes da Saúde realizaram palestras com temas sobre odontologia, fonoaudiologia e também atividades físicas e distribuição de lanche.

No Centro de Saúde do bairro, a sexta-feira foi especial para as crianças, com aplicação de flúor, atualização de vacinação, entre outros. “A saúde é primordial para o desenvolvimento dessa criançada que representa o futuro do nosso Município e do nosso país. Por isso, a Secretaria de Saúde de Santa Inês preocupa-se com o bem-estar de todas”, enfatizou a secretária municipal de Saúde, Ana Josélia.

Zé Doca - Polícia apreende drogas e pacotes de cigarros em operação

Cinco pessoas presas e apreensões de drogas, dinheiro e itens diversos foi o resultado de ação da Polícia Civil, por meio da superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc), realizada na última sexta. A operação denominada ‘Mão de Ferro’, cumpriu mandados de prisão e busca e apreensão no município de Cururupu. O alvo foram quadrilhas de assaltos e tráfico de drogas que vinham sendo investigadas e, segundo testemunhas, usavam de violência e faziam terror com suas vítimas.

Participaram da operação agentes das delegacias regionais de Pinheiro, Viana e Zé Doca. “Os que foram presos eram procurados há muito tempo e com um trabalho investigativo conseguimos tirá-los de circulação, ressaltou o titular da Regional de Zé Doca, Henrique Mesquita. A operação Mão de Ferro integra a série de ações que a Polícia Civil vem realizando no Maranhão para desarticular o crime organizado e quadrilhas de tráfico e roubos.

Segundo as investigações, a quadrilha que foi presa tinha como marca registrada os assaltos com uso da violência e o tráfico de drogas intenso na região. “Eles aterrorizavam onde agiam”, reitera o delegado Mesquita. Estão presos Fabrícia Silva Pinto, Ivanildo Lima Bezerra, o ‘Bigudinho’ e Wanderson Rodrigues “Cego”, por tráfico de drogas. Todos surpreendidos no ato e presos em flagrante. Ainda na lista, Luís Carlos Vaz Lopes, detido por contrabando, porte e comercialização de arma de fogo; e Eligenilson Pinto Ramos, que foi preso em cumprimento de mandado de prisão que já havia sido expedido contra ele.

Durante a operação a equipe de polícia das regionais apreendeu ainda várias cabeças de crack, armas de fogo, munições, aproximadamente R$ 15 mil em espécie e aparelhos celular. A polícia conseguiu aprender uma carga de cigarro que a quadrilha contrabandeava. Foram 385 pacotes de cigarro, que, segundo as investigações, estavam avaliados em cerca de R$ 10 mil. Toda a carga de cigarro e drogas seria incinerada, conforme determina o artigo 50-A da lei 11.343/2006.

Ainda na operação, após realizar uma revista minuciosa na cela da delegacia, os policiais foram surpreendidos com muitos aparelhos celulares, chuchos e algumas serras fabricadas pelos próprios detentos para tentativa de fugas e intimidação de desafetos. O delegado Mesquita reitera que o combate ao tráfico de drogas é intenso e vem tido resultados positivos na desarticulação de grupos e interceptação de materiais e drogas.

Portal Meio Norte

Prefeito de Santa Inês reduz salários e mantém serviços à população

Crise faz com que prefeito corte 20% do próprio salário e de quem ganha acima de 1.500 reais. Decreto é do dia 02/10 e a medida é temporária.

O efeito dominó da crise instalada no país fez com que a Administração Municipal de Santa Inês baixasse um decreto no último dia 2, reduzindo em 20% o salário do prefeito, seu secretariado, diretores e contratados que recebem acima de 1.500 reais por mês. A medida não afetará concursados.
Ao anunciar o Decreto, o prefeito Ribamar Alves disse que a medida foi necessária para que o município mantenha a continuidade da prestação de serviços essenciais e não prejudique a qualidade de vida da população, já que o repasse, principalmente do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), teve uma redução drástica e afetou a administração municipal, assim como a de todos os municípios do País.

De caráter temporário, o decreto (de número 401/2015) diz que “considerando a adequação do Município às previsões de arrecadação, especialmente quanto ao equilíbrio orçamentário-financeiro e a necessidade de manutenção dos serviços básicos à população” busca manter o controle na aplicação dos recursos sem infringir a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Durante a divulgação do Decreto, o prefeito Ribamar Alves comentou sobre a medida. “Tivemos que cortar na carne, baixando nosso próprio salário e fomos obrigados a decretar essa redução de despesas para não endividar o Município; não atrasar os salários do funcionalismo e pagamento de nossos fornecedores e principalmente não ter que demitir nenhum colaborador do Município”, disse Ribamar Alves.

Paulo Rodrigues lança "Apenas um Sujeito Lírico" nesta quarta-feira, 14


O poeta e escritor Paulo Rodrigues lança "Apenas um Sujeito Lírico" nesta quarta-feira (14), no auditório da CDL, em Santa Inês, a partir das 20h. 

ANAMNESE

Toda vez que minha vó Zabel
me olhava pelos cantos,
sem palavra em minha boca,
dizia baixinho em meu ouvido:
Te afasta do desconsolo!

E emendava as palavras
com ideias existenciais:
Menino, a inquietude
só esquenta a moleira
não molda o homem
em sua plenitude.

Aquela sagacidade de minha vó
não eliminava as minhas angústias
mas, jogava água nas brasas
do meu delírio.

Paulo Rodrigues


ENTERVISTA COM PAULO POETA

1. Quais as suas outras atividades, você realiza além de escrever?

Sou graduado em Letras, com especializações na área do magistério, por isso me dedico ao ensino de Língua Materna nas redes estadual e municipal de ensino. Estou dedicado ao ensino superior em várias faculdades da região. Agora para me realizar uso a poesia como instrumento de reconstrução do meu universo. Como todo criador passo muito tempo dedicado ao ato de ler e de escrever.

2. Poeta, como surgiu seu interesse pela literatura, e especificamente pela poesia?

Desde muito cedo, me dediquei ao estudo de livros literários. Quando estava fazendo a quinta série do ensino fundamental conheci o professor Pedro Filho, um ser genial. Ele nos ensinou
amar mais ainda o universo ficcional, a sentir o sabor das palavras num alto grau simbólico. Eu aprendi a viver com as palavras nas aulas de Literatura do Pedro. E de lá para cá a vontade de ser poeta, de ser escritor só aumentava dentro de mim. Vislumbrei na poesia a minha maneira particular de suportar as maldades da existência. 

3. Quais são os novos projetos que você tem para sua carreira literária, e qual é a sensação de participar de várias feiras de livro pelo Nordeste?

Lancei recentemente meu livro de crônicas, cujo título é: ‘Crônicas da Cidade e Outras Narrativas’, que faz uma louvação aos personagens e histórias de minha Santa Inês. Foi um sucesso total. Eu recuperei através destas narrativas, muitos mitos quase perdidos na memória oral de nossa gente. Lancei também as Dissonâncias Poéticas em Poemas Acidentais na Casa do Escritor, em São Luís. Fico feliz em participar de uma das maiores feiras do livro do Brasil, porque me motivo ainda mais para produção literária.

4. E o que o público pode esperar de novidade na sua produção literária?

Estou montado um trabalho de pesquisa sobre a Literatura de Santa Inês, que servirá muito para entendermos a vasta produção artística de nossa cidade. É um trabalho necessário, pois carecemos de material pedagógico, de pesquisa que fale sobre nós. Por outro lado, estou trabalhando no livro infantil, O Pião Azul e Outros Poemas, que reúne sessenta poemas ilustrados. Eu o considero um livro fantástico, pois consegui capturar belíssimas metáforas. Estou feliz com a qualidade literária deste trabalho.

Secretário estadual e CIR/Santa Inês debatem a saúde nos municípios

O município de Santa Inês foi sede de um importante encontro sobre o destino da gestão da Saúde nos municípios. O evento foi realizado na última quinta-feira (08/10), no auditório da Prefeitura, com a presença do secretário estadual de Saúde, Marcos Pacheco, prefeitos da região e representantes da Comissão Intergestores Regional (CIR/Santa Inês).

A mesa de abertura da reunião foi composta pelo secretário estadual de Saúde, Marcos Pacheco; o prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves; o gestor regional de Saúde, Marcos Correia; pela secretária municipal de Saúde de Santa Inês, Ana José Gaioso; pelo coordenador da CIR/Santa Inês, Lindonélio Pereira Silva; pela coordenadora da CIR/Zé Doca, Cristina Oeiras; e por Adailton Batista, gestor regional de Saúde de Zé Doca.

A reunião durou cerca de cinco horas e abordou vários assuntos relacionados aos novos modelos de gestão da Saúde do atual Governo do Estado do Maranhão; como serão tratadas as diretrizes gerenciais e demandas de atendimentos de saúde nos municípios; nas regionais de saúde e no Estado.
O assunto principal da reunião foi o modelo de gestão compartilhada da saúde, onde o secretário Marcos Pacheco explicou que todas as decisões serão tomadas em conjunto com as comissões intergestores regionais (CIR). “O gabinete da Secretaria de Saúde do Estado não será o local de decisões unilateralmente. Todas as decisões em comum acordo do que for discutido com a CIR”, resumiu Marcos Pacheco.
A secretária de Saúde de Santa Inês, Ana Josélia, agradeceu a presença de todos e falou da importância do evento. “A saúde estadual vive um novo momento; com uma visão nova; um novo Governo, onde o modelo de gestão compartilhada será um grande passo. Santa Inês é uma região muito importante e estratégica. Vamos discutir de que forma iremos implementar esse sistema em nossa região e contamos com a participação de todos nessa empreitada”, disse Ana Josélia.

O prefeito Ribamar Alves disse que buscar soluções para os problemas da Saúde no Estado e nos municípios é uma missão de todos. “A Saúde de Santa Inês é vítima dessa má gestão do governo anterior no Estado do Maranhão, onde a Saúde do município foi penalizada. Isso precisa mudar e acreditamos que com esse modelo de gestão compartilhada que será implantado as questões da saúde nos municípios terão grandes avanços”, enfatizou o prefeito.

(FOTOS: MAGNO LIMA)

Prefeitura de Santa Inês institui o Dia Municipal do Motocross

O prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves​, assinou a Lei nº 128, que cria no município o Dia Municipal do Motocross. A data escolhida foi o dia 15 de novembro. Os desportistas e amantes dessa categoria agradecem e já planejam a primeira competição da modalidade, que será realizada no dia 15 de novembro, na pista preparada pela Prefeitura (localizada na entrada da cidade, sentido Bacabal).

A iniciativa da criação do Dia do Motocross em Santa Inês partiu de pedido dos amantes desse tipo de esporte. Eles procuraram a gestão municipal para solicitar construção de uma pista para motocross, no que foram prontamente atendidos e o prefeito Ribamar Alves decidiu então instituir uma data para uma comemoração específica dessa modalidade de esporte no município.

O projeto foi encaminhado para a Câmara de Vereadores de Santa Inês e foi aprovado na sessão itinerante realizada no dia 2 deste mês, no bairro Sabbak.

Etapa do "Mais Cultura e Turismo" em Santa Inês será dias 29 e 30 deste mês

 Integrante do Território I como uma das cidades-polo do projeto “Mais Cultura e Turismo”, que a Secretaria Estadual de Cultura realiza em parceria com os municípios, Santa Inês já tem sua data definida para a realização da etapa do projeto.
A programação foi repassada na sexta-feira (9), em reunião ocorrida na Prefeitura de Santa Inês, com a presença do prefeito Ribamar Alves, do secretário de Cultura de Santa Inês, José Carlos Daffé; e representantes estaduais do projeto “Mais Cultura e Turismo”

ITINERÂNCIA
O “Mais Cultura e Turismo” conta com edições especiais em seis territórios do estado, passando por 22 cidades polos de todas as regiões do Maranhão. Cada edição receberá uma exposição coletiva intitulada “Maranhão de Identidades e Tradições”. A exposição será composta por um acervo já pertencente à Secretaria de Estado da Cultura selecionado nas Casas de Culturas e museus, e também coletados nas comunidades.

A exposição foi organizada com o objetivo de aproximar a população deste tipo de atividade e de reforçar a valorização das tradições culturais maranhenses. O acervo apresentado na exposição inclui mais de 200 peças que permitem um passeio lúdico pelo universo da cultura popular do estado.

Os municípios Polo do projeto “Mais Cultura e Turismo” são: Território I (Carutapera e Santa Inês); Território II (Mirinzal, Pinheiro, Viana e Chapadinha ); Território III (Barreirinhas, Tutóia, Itapecuru Mirim e Rosário); Território IV (Imperatriz, Carolina e Balsas); Território V (Barra do Corda, Presidente Dutra e Grajaú); Território VII (Bacabal, Pedreiras, Codó, Caxias, Timon e São João dos Patos).
 

Fale com o blogueiro

- Daniel Aguiar -
WhatsApp: (98) 9 8256 6682
Email: danielaguiarpereira@gmail.com

O que você procura?

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WhatsApp do 7º BPM/Pindaré

WhatsApp do 7º BPM/Pindaré

OPORTUNIDADES

Tags