PUBLICAÇÕES RECENTES

Seic prende suspeitos de assaltar bancos no Vale do Pindaré

29 de fevereiro de 2016




Operação realizada pela Superintendência Estadual Investigações Criminais (SEIC), nesse domingo (28), em Alto Alegre do Pindaré, resultou na prisão de Wanderson Silva Araújo, Wallison Sousa Santos, Adailton Jose Nascimento Sousa e Renato Meneses da Silva. Eles são suspeitos de participação em assaltos a agências bancárias na região do Vale do Pindaré.

De acordo com informações do Blog do Alto,  Renato Menezes seria o chefe da quadrilha e guardião das armas utilizadas nas práticas criminosas.

Durante a operação, os policiais apreenderam vários celulares.


 Serviço de Inteligencia da Policia Militar do Maranhão, ontem, domingo 28/02, por volta das 15h em deslocamento a cidade e Alto Alegre do Pindaré, efetuou a prisão de Wanderson Silva Araújo e Wallison Sousa Santos, ambos participantes da mesma quadrilha que vem aterrorizando os bancos da região do Vale do Pindaré. A SEIC realizava a prisão de outro membro da quadrilha: Adailton Jose Nascimento Sousa em decorrência desses fatos, a SEIC e DIAE em operação conjunta conseguiram localizar e efetuar a detenção do nacional: Renato Meneses da Silva, apontado pelos membros como o CHEFE da QUADRILHA e guardião das armas destas; foram conduzidos a SEIC para que fosse feito o procedimento devido.

Possuíam Mandato de Prisão em aberto: Wanderson da Silva Araujo e Adailton Jose Nascimento Sousa.

Prefeituras e entidades civis têm até sexta-feira (4) para adesão ao Brasil Alfabetizado


Prefeituras municipais e entidades civis, que se interessarem, podem fazer adesão ao Programa Brasil Alfabetizado (PBA), do Governo Federal, até a sexta-feira (4), no portal da Secretaria de Estado de Educação (www.educacao.ma.gov.br), clicando no banner “Programa Brasil Alfabetizado”.

O programa é realizado pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com os estados e municípios, com foco na alfabetização de jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos não alfabetizados. De acordo com a secretária de Estado de Educação, Áurea Prazeres, com a adesão ao PBA, o município desenvolverá ações de alfabetização, garantindo o direito a cidadania plena, a partir da inclusão social de jovens, adultos e idosos.

“A alfabetização impacta diretamente na melhoria dos indicadores de desenvolvimento humano e essa é uma das metas do Governo do Estado”, destacou a secretária Áurea Prazeres.

Para receber recursos do Governo Federal, os municípios devem aderir ao Brasil Alfabetizado e informar o número de novas matrículas e turmas. O objetivo dessa iniciativa é universalizar a alfabetização e abrir oportunidades de acesso à educação nos ensinos fundamental, médio e profissional, e também à educação superior.

Mais informações podem ser obtidas na Resolução CD/FNDE Nº 08/2015 e na Supervisão de Jovens e Adultos da Seduc, pelos telefones: (98) 3218 2367/ 3227 4447.

Sobre o Parlamento Jovem de Santa Inês e seus desafios

 Assim como o Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), da Câmara dos Deputados, criado em 2004, o Parlamento Jovem de Santa Inês busca possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares do município a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na câmara, em que os estudantes tomam posse e atuam como vereadores.
Em Santa Inês os jovens parlamentares estão entusiasmados e cheios de boas propostas para o município. Merecem ser ouvidos pela população porque buscam, essencialmente, melhorias para o coletivo. No entanto, lamentavelmente, esbarram no visível desinteresse dos vereadores pelo projeto pioneiro. 

Após seletiva feita por professores e diretores em escolas públicas e privadas, 17 estudantes tomaram posse no dia 8 de janeiro. Presidida por Orlando Mendes, a sessão solene contou com a participação de pais, professores e diretores das escolas envolvidas, além do então chefe de gabinete Dimison Guimarães, do presidente da CDL, João Nojosa; do então adjunto de Cultura do município de Santa Inês, Paulo Rodrigues, entre outras autoridades. Vereadores, apenas 3: Orlando Mendes, Carla Sousa e Akson Lopes.

CONFIRA:

Tudo muito bonito... discursos emocionantes e vamos que vamos! 

Pois bem...
A primeira sessão "valendo" foi marcada para depois do recesso de carnaval. 
Na última quinta-feira (25), lá foram os jovens parlamentares, deveras nervosos, mas cada um com suas indicações e/ou requerimentos prontos para apresentar à comunidade. Orgulhosos em ser ativos colaboradores do desenvolvimento deste município, os jovens estudantes esbarraram no primeiro entrave: nenhum vereador foi. 
Roupas bem alinhadas, papelada segundo o regimento interno da casa, discursos afinados e... sem plateia. Para ser justo, registro a presença de pais cheios de orgulho que aplaudiram cada momento.
Mas, afinal, qual é o papel desses jovens vereadores. Antes de se atribuir uma resposta técnica a este questionamento, vale ressaltar a importância da politização de jovens.
“Boa parte da construção política do jovem é influenciada pelo que se ouve em casa. Os pais costumam repassar os valores normativos para os filhos. Mas nos últimos anos, por ter mais acesso a informação, o jovem leva posições diferentes para os pais”, disse o cientista político, Joviniano Carvalho, ao Portal Tribuna da Bahia. 

Apesar de consagrado lugar-comum, eu ainda vejo com bons olhos a frase: o jovem é o futuro do país. Assim sendo, precisa estar antenado com o que ocorre na política e na sociedade na qual está inserido. 
Neste momento adverso, politicamente, no qual vive o município de Santa Inês, muito se fala sobre política e muitos "políticos de carreira", revelaram-se confusos e despreparados. Agora imagine aí boa parte da nossa juventude. Uma sociedade politizada é, sem dúvida, um sociedade consciente de seus direitos e deveres. 

Agora sim, do ponto de vista técnico, os jovens parlamentares de Santa Inês tem a missão de propor melhorias para a sua escola, sua rua, seu bairro etc. Indicações, requerimentos e até Projetos de Lei elaborados por eles devem ser apreciados pela Câmara de Vereadores e, caso tenham substância para seguir, serão votados pelos edis e, se aprovados, serão encaminhados ao Executivo.

Observaram a importância desse projeto? A comunidade de Santa Inês tem agora não apenas 17 vereadores mas, sim, 34 representantes. Vamos colar neles e ajudá-los nesse projeto. Sim, eles precisam de apoio e esse projeto ganhando corpo e legitimidade (com a voz do povo), Santa Inês será beneficiada.

Vou citar algumas reivindicações dos jovens parlamentares na primeira sessão realizada na última sexta-feira, 25:

- Melhoria da infraestrutura de ruas e avenidas de Santa Inês;
- Regularização do serviço de coleta de lixo;
- Fiscalização de terrenos baldios não cercados e abandonados e a notificação de proprietários;
- Limpeza de fachada de escolas públicas;
- Construção de mais Unidades Básicas de Saúde;
- Construção de mais escolas e hospitais;
- Ações relacionadas ao Meio Ambiente, como arborização de ruas e avenidas.
- Reunião de líderes de salas de aula para melhoria do convívio no ambiente escolar.
- Novas tomadas e recuperação de rede elétrica em escolas;
- Aquisição de novos bebedouros;
- Aquisição de novos armários para armazenamento de livros em escolas
- Construção de Centro Educacional com diversas atividades que atraiam a atenção dos jovens para a educação;
- Construção de pátio coberto e passarela em escolas;

Caso você tenha interesse em participar desse projeto, dê uma força lá! A presença da comunidade já é um grande empurrão. As sessões ocorrem na última quinta-feira de cada mês, às 16h. Neste caso, a próxima reunião será no dia 31 de março. E você que é vereador de Santa Inês, se tiver um tempinho, passa lá na Câmara no dia 31 de março.

Nota de Esclarecimento

28 de fevereiro de 2016


A assessoria do prefeito afastado de Santa Inês Ribamar Costa Alves, vem através desta, esclarecer que em nenhum momento, foi feito convite a população de Santa Inês, para comparecer na Câmara Municipal da mesma, para participar de solenidade. Como foi publicado em alguns blogs da capital . E esclarece ainda que até o atual momento Alves ainda não foi entrevistado por nenhum veiculo de comunicação. 


Atenciosamente, 

Assessoria de comunicação.

Ribamar Alves: "vamos voltar ao cargo, se Deus quiser"

Do Blog do Abimael Costa
A coluna Estado Maior desse sábado (27), afirmou que advogados do prefeito Ribamar Alves já teriam impetrado recurso no Tribunal de Justiça pedindo a reforma da decisão do juiz Alessandro Bandeira Figueiredo, da 1ª Vara da Comarca de Santa Inês que determinou no dia 17/02 o afastamento do prefeito Ribamar Alves (PSB) e a posse do vice-prefeito Ednaldo Lima (PT).


Questionado pelo jornalista João Carvalho Júnior, do jornal O Imparcial, sobre sua relação com o vice Ednaldo Alves de Lima (PT), o prefeito Ribamar Alves elogiou, afirmando tratar-se de uma boa pessoa.


"Ele estava no direito dele. Enquanto vice, assumiu na eventualidade da falta do titular. Assumiu, é uma boa pessoa, tem um bom caráter,uma pessoa do bem."

Ribamar Alves finalizou afirmando: "Agora vamos voltar ao cargo, com fé em Deus, e vamos tocar a vida, porque a vida é para a frente, o retrovisor está quebrado"


Bandidos invadem creche de Santa Inês e levam até a merenda


A Creche Municipal Castelo Mágico amanheceu, neste domingo (28), com o portão e todas as portas escancaradas. Bandidos invadiram o prédio - localizado na Vila Marcony, em Santa Inês - e roubaram aparelhos de TV, som, dois botijões, merenda escolar e panelas.




Testemunhas afirmam que três bandidos, dois homens e uma mulher, arrombaram o portão do prédio por volta das 2 horas da madrugada deste domingo. Em seguida o bando arrombou as portas da secretaria e do depósito e fizeram um "raspa". Nem os frangos congelados da alimentação escolar foram poupados.

Antes de deixar a Creche, os bandidos defecaram no pátio.

Ainda segundo testemunhas, o trio é dependente de crack e sabia que não há vigilância no local.

Até o momento ninguém foi detido. A Creche permanece aberta. Para evitar nova invasão, moradores vizinhos amarraram o portão.

Santa Inês - PRF recupera camioneta roubada em Teresina

27 de fevereiro de 2016


Policiais rodoviários federais do Grupo de Patrulhamento Tático da delegacia PRF em Santa Inês apreenderam no início da noite desta sexta-feira, 26, uma camioneta Toyota Hilux SW4 roubada em novembro de 2015. A abordagem policial aconteceu por volta das 18h45 na BR 316, no município de Santa Inês. 

O veículo, que ostentava placas de Imperatriz-MA, saiu da capital maranhense com destino a cidade de Zé Doca, no noroeste do estado, mas foi abordado e fiscalizado por uma equipe de agentes da PRF, que perceberam adulteração nos elementos de identificação da caminhoneta. 

Segundo informações do condutor, ele havia adquirido o veiculo a pouco tempo na cidade de Açailândia - MA, pelo valor de R$ 80.000,00 (oitenta mil reais), e não sabia da origem ilícita do bem. Uma curiosidade é que a vítima do roubo é vizinha de um PRF e este sempre se esforçou para recuperar o carro do amigo. No início da noite ele, enfim, pode dar ao mesmo a boa notícia da recuperação do veículo.

Os agentes encaminharam a corrência para a Delegacia de Polícia Civil do município de Santa Inês-MA.

FONTE: NUCOM PRF/com informações da equipe de plantão

Uma Parábola sobre a Injustiça - Por Paulo Rodrigues

25 de fevereiro de 2016


Escrito por Paulo Rodigues


Uma Parábola sobre a Injustiça
Para o líder popular, Ribamar Alves, meu amigo e amigo do povo.

Vidas Secas é um romance exemplar. Tem uma narrativa enxuta. Um enredo simples, capaz de pintar o psicológico do homem em situação angustiante. O Nordeste, a seca e as tragédias são o tema principal desta novela que nascera como um pequeno conto.

No capítulo três, o narrador descreve a injustiça do cárcere. Observem só. Fabiano vai à feira da cidade comprar mantimentos. Saiu pechinchando para comprar querosene e um pedaço de chita para Sinhá Vitória. Como tudo era caro, encostou para tomar uma pinga. Aparece então o soldado amarelo que o obriga a jogar cartas, ganhando em segundos todos os tostões do pobre coitado. O soldado então atacou. Disse que o cabra ia saindo sem se despedir, estava desrespeitando autoridade, prendeu-o sem motivo algum.

No nosso grande sertão ainda é assim. Há força maior que a força da lei. O anti-herói da seca poderia ter enfrentado aquele homem do governo, mas preferiu se diminuir para salvar a família, cuidar dos filhos, ou melhor, preferiu cuidar dos sonhos.

Lá no capítulo onze, Fabiano procurava, na caatinga, uma égua que tinha fugido. Quando se depara com o amarelo, todo rasgado, frágil. Pensou na roda da vida. Pensou também no ocorrido. Agora poderia vingar-se, mas seu coração não confirmou a maldade do facão. Acabou deixando-o ir tomar mais ordens das autoridades.

Mesmo saindo da ficção. É preciso manter a nobreza de um personagem literário. Devemos corrigir a injustiça, entregando o melhor de nós para fazer o sol brilhar para todos.




Paulo Rodrigues

PRF apreende veículo roubado em Igarapé do Meio


No município de Igarapé do Meio, BR 222, por volta das 11h00 desta quinta-feira (25), uma equipe de plantão da PRF em Santa Inês realizava patrulhamento quando avistou o veículo GM/KADETT de placas HOS-4701 de São Luís / MA estacionado às margens da BR na altura do km 328, de frente à uma oficina mecânica. Ao realizar a consulta pelo sistema Serpro, verificou-se que havia ocorrência de FURTO / ROUBO para o veículo, datada de 12/08/2014 na capital maranhense. O proprietário da oficina, senhor Antônio Carlos Santos da Silva, 53 anos, apresentou - se como sendo proprietário do veículo e afirmou que adquiriu o carro por uma quantia de R$ 800,00 reais à uma pessoa no povoado São Vicente, que também pertence à cidade de Igarapé do Meio. Diante dos fatos a equipe encaminhou Antonio Carlos e o condutor à delegacia de Polícia Civil daquele município.

NUCOM/com informações da equipe de plantão

OPINIÃO - De Volta e Fortalecido


OPINIÃO
A população de Santa Inês vibra a liberdade de Ribamar Alves. Manifestações de alegria estão sendo registradas nos quatro cantos da cidade e na zona rural do município. Santa Inês - sede e povoados - está em festa.

"Se trata de um prefeito que recebeu milhares de votos e que parte da população, a família e os amigos clamam por sua liberdade", disse o desembargador José Luiz Almeida justificando o seu voto a favor da substituição da prisão preventiva por medidas alternativas na manhã desta quinta-feira (25), na 2ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão.Para o magistrado a prisão é a última das opções, sendo utilizada em situações em que o acusado apresenta risco à sociedade, além de considerar a possibilidade que o gestor, ao final do processo criminal, possa vir a ser absolvido da acusação do crime de estupro.


O relator ressaltou, ainda a fragilidade do depoimento da vítima como a única prova da acusação. “A prisão seria uma medida extrema diante de uma situação que, a meu juízo, não está devidamente esclarecida”, avaliou José Luiz Almeida, cujo voto foi seguido pelo desembargador João Santana.

Festa em Santa Inês
A mim, a reação popular deixa nítido o maior temor de opositores políticos: Alves retorna à sua cidade natal ainda mais fortalecido. Era tudo o que eles não queriam. Vítima de perseguição política e "tramóia", Ribamar sofreu o pão que o dia amassou do dia 29 de janeiro, quando teve a prisão preventiva decretada, até esta quinta-feira. A oposição tripudiou como pode nesse período e, sob efeito de liminar, Dino assumiu a prefeitura. 

Com "trocentas" pulgas atras da orelha, o povo começou a questionar o porquê disso, a razão daquilo e chegou à conclusão óbvia de que Ribamar não é o ser humano exemplo de toda a raça, mas daí a fazer o que tentaram imputar a ele seria duvidar da inteligência do povo.

A primeira batalha foi vencida. O povo de Santa Inês desvencilhou-se da armação e seu representante maior (de fato) está em liberdade. Uma nova batalha inicia-se. 
Do ponto de vista criminal, Ribamar está apto a voltar ao lugar aonde o povo o colocou e de onde foi arrancado à força. Mas, uma nova batalha deve ser vencida. Os advogados do socialista buscam agora derrubar a liminar que determinou a posse do vice, Ednaldo Alves Lima, para devolver o mandato a quem de direito.

Fakes
A associação criminosa montada por perfis falsos no Facebook corre contra o tempo para criar factoides e outras mentiras (inerentes ao próprio ser dela) na vã tentativa de macular a vitória popular. O pior é que, lamentavelmente, ainda há ignorantes nesse nível de se deixar levar por montagens fotográficas e meia dúzia de palavras digitadas na escuridão do calabouço do castelo.

Ah... e antes que alguém repita a imbecilidade: "as tuas reportagens eram mais imparciais etc etc etc", ressalto tratar-se de um artigo de opinião. MINHA opinião enquanto ser pensante. 

Eu conto a minha história. Quem quiser que conte outra.

A saber
Decisão da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão: por 2 votos a 1, os desembargadores decidiram pela liberdade de Alves na manhã desta quinta-feira, 25. A saber: José Luis Almeida e João Santana votaram a favor e Vicente de Paula, contra.


Veja mais

Justiça liberta Ribamar e determina retorno imediato ao cargo de prefeito



Informações atualizadas às 13h04 de quinta-feira 25 de fevereiro de 2015

clique no link abaixo:


OPINIÃO - De Volta e Fortalecido


ATUALIZAÇÃO - Casos de Microcefalia no Maranhão

24 de fevereiro de 2016

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informa que, de acordo com a atualização da versão do‘Protocolo de vigilância e resposta à ocorrência de microcefalia’ lançado pelo Ministério da Saúde (MS), até segunda-feira (22), no Maranhão, de acordo com o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc), o total de casos notificados de microcefalia de 2015 a 2016 é de 181.

Destes, 16 foram descartados (devido a mudança estabelecida pelo Ministério da Saúde, que alterou de 33cm para 32cm o tamanho do perímetro cefálico).

Foram confirmados 14 casos de microcefalia causados pelo Zika Vírus, restando 151 casos sob investigação no Maranhão em 65 municípios.

Dos casos apresentados, 51 mães tiveram sintomas do Zika Vírus em algum período da gestação.

Os municípios com casos confirmados são: São Luís (4), São José de Ribamar (1), Apicum Açu (1), Paço do Lumiar (3), Mata Roma (1), Colinas (1), Presidente Dutra (2) e Presidente Vargas (1).

Dentre os casos apresentados, ocorreram dois óbitos que estão em investigação: São José de Ribamar (1) em dezembro de 2015 e Pedreiras (1) em fevereiro de 2016.

SES

Operação Faro Fino - Polícia Civil prende suspeito de tráfico de drogas em Pio XII

Polícia Civil tira de circulação suspeito de ser um dos maiores traficantes de Pio XII
A Polícia Civil deflagrou, na tarde desta quarta-feira (24), mais uma etapa da Operação Faro Fino, que objetiva combater o tráfico de drogas no município de Pio XII.

Cumprindo mandado de busca e apreensão, os agentes foram à residência de Raimundo Silva Mendes, na Vila Esperança. Ele é suspeito de comercializar crack na cidade. No local os policiais encontraram aproximadamente meio quilo da droga (dividida em invólucros), pronta para ser comercializada. 
A polícia apreendeu ainda televisor, aparelho de som, jóias e telefones celulares - que seriam provenientes do tráfico - e um veículo Montana que, de acordo a polícia, era usado para transportar a droga. Duas mulheres que estavam na casa no momento da batida policial também foram conduzidas à delegacia. Elas foram ouvidas e liberadas em seguida.
Participaram da operação os policiais civis de Pio XII com apoio da 7ª Delegacia Regional de Santa Inês, sendo eles: o Delegado Ederson Martins, a Escrivã Lisandra e os Investigadores Marcos Porto, Ferreira, Gleison, Nordman, Braga e André. 

Santa Inês - PRF apreende madeira e rádio comunicador irregulares

Flagrante do crime ambiental ocorreu em trecho da BR 316, que passa pela cidade de Santa Inês - MA. Caminhoneiro foi detido; carga, caminhão e rádio comunicador foram apreendidos.
Agentes da PRF apreenderam carga de madeira ilegal em um trecho da BR 316, que passa pela cidade de Santa Inês-MA, na tarde desta quarta-feira, dia 24, às 15h, na altura do KM 235.

O flagrante do crime ambiental ocorreu durante a fiscalização de rotina da PRF. No momento da abordagem foi constatada pela equipe que um rádio comunicador localizado na cabine de um dos veículos, placa JQU2580, marca Mercedez Benz, cor branca, estava informando acerca da presença da PRF na região, fato que chamou a atenção da equipe policial.

Após inspeção técnica ficou constatado que um dos veículos, o caminhão Mercedez Benz, cor amarela de placa, NVM5838, apresentava excesso de aproximadamente 09 metros cúbicos de madeira sem documentação legal, o que ensejou a condução do condutor Sr. Jaílson da Silva Monteiro, para a Delegacia de Polícia Civil de Santa Inês-MA e apreendido o aparelho rádio comunicador amador que estava na posse do Sr. Márcio Alves Rodrigues, visto nao possuir autorização legal para uso do equipamento, conforme legislação da ANATEL, sendo o aparelho encaminhado para a Polícia Federal, onde deverá ser instaurado procedimento cabível que poderá culminar em multa ou até a prisão do motorista, nos ternos da Lei das telecomunicações, lei n° 9.472/97.

(PRF)

Justiça determina bloqueio das contas do Município de Monção


Medida objetiva garantir tratamento de saúde de pessoa com deficiência

A pedido do Ministério Público do Maranhão, a Justiça determinou, no dia 18 de fevereiro, o bloqueio imediato de 50% das verbas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) da Prefeitura de Monção. A medida objetiva obrigar o município a garantir o tratamento de saúde da cidadã Thaliane Trindade Cardoso, com o fornecimento de materiais e medicamentos indicados em relatório médico.

Para dar cumprimento à decisão, a juíza Ivna Cristina de Melo Freire, titular da comarca de Monção, determinou que o gerente da agência do Banco do Brasil em Pindaré-Mirim, onde o município-réu tem conta bancária, seja notificado da determinação, “a fim de que se abstenha de acatar qualquer pagamento que venha a comprometer a quantia bloqueada”, sob pena de incidir em crime de desobediência.

De acordo com a sentença, o gerente deve, ainda, comunicar à juíza, via ofício, no prazo de 48 horas, os valores creditados, ou a serem creditados, referentes ao bloqueio determinado, nas próximas parcelas do FPM.

DESCUMPRIMENTO DE ORDEM JUDICIAL

O pedido de bloqueio foi efetuado pelo promotor de justiça Leonardo Santana Modesto depois que o Município de Monção descumpriu uma ordem judicial, que concedeu liminar na Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público que solicitava, além de materiais e medicamentos para a paciente, a inclusão desta no Sistema Único de Saúde e no programa de Tratamento Fora do Domicílio (TFD).

O membro do MPMA requereu o bloqueio do valor de R$ 703.172,33 da cota do FPM, para assegurar o tratamento médico.

Segundo o teor da Ação Civil, Thaliane Cardoso ficou paraplégica após um acidente de motocicleta sofrido em 2010. De acordo com o laudo médico que compõe os autos, ela tem bexiga e intestino comprometidos e pode vir a perder a função renal, caso não realize o tratamento adequado.

Como não dispõe de recursos financeiros para custear as despesas com materiais e medicamentos, a paciente buscou auxílio junto à Secretaria de Saúde de Monção, que se recusou a ajudá-la, alegando não possuir obrigação para atender a demanda.

O promotor de justiça rebateu a negativa do Município citando o artigo 196 da Constituição Federal que estabelece que a saúde é direito de todos e dever do Estado. “Cabe ao Poder Público, como recebedor de toda a gigantesca massa tributária, arcar com o custeio de ações e serviços de saúde, especialmente, aos hipossuficientes”.

CCOM-MPMA

SINPROESEMMA vai dialogar nas regionais sobre a pauta e mobilizar para a greve nacional

22 de fevereiro de 2016


O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) visitará todas as suas regionais para fazer esclarecimentos e debates sobre o andamento das negociações com o governo do Estado, acerca da pauta da campanha salarial de 2016. As visitas também servirão para mobilizar a categoria para a greve nacional da educação marcada para os dias 15, 16 e 17 de março.

Os encaminhamentos foram definidos na reunião da direção do sindicato realizada nesta sexta-feira (19) para avaliar as respostas do governo para a pauta dos educadores, entre outros temas. Na última rodada de negociação, ocorrida nesta quinta-feira (18), houve alguns avanços quanto ao pagamento das progressões, a efetivação da ampliação da jornada de 20 para 40 horas e o compromisso do governo de estudar meios para o pagamento do reajuste do piso, que este ano tem percentual definido em 11,36%.

O presidente do Sinproesemma, professor Julio Pinheiro, explicou aos cerca de 50 diretores presentes na reunião que a definição de um prazo de trinta dias para o governo apresentar sua proposta de pagamento da última parcela das progressões representa um grande avanço nas discussões da pauta.

“A nossa maior luta é pela carreira do educador, que acontece quando há progressão. Se o profissional não progride dentro da sua classe funcional não há carreira. Por isso, é preciso zerar esse passivo da dívida de vinte anos das progressões, para que esse mecanismo passe a ser automático, a partir de 2017, como manda o Estatuto do Educador, beneficiando todos os trabalhadores”, ressalta Julio Pinheiro.

O dívida do Estado, que se arrastava por cerca de 20 anos, era em torno de 25 mil progressões. Já foram pagas mais de dezoito mil, nos anos de 2014 e 2015. Faltam ainda, aproximadamente, cinco mil progressões, que o governo do Estado deve pagar este ano, conforme o acordo firmado nos autos do processo que cobrou a dívida judicialmente e o resultado da greve de 2013 comandada pelo Sinproesemma, mobilizando educadores de todas as regiões do Maranhão.

Maranhão Contra a Corrupção já conta com a participação de 45 unidades judiciais

O mutirão de julgamentos do Maranhão Contra a Corrupção será realizado de 7 a 18 de março em 45 unidades judiciais de todo o Estado. Durante o período, o movimento espera julgar mais de 100 ações de improbidade administrativa contra gestores e ex-gestores públicos.

O movimento Maranhão Contra a Corrupção é uma ação idealizada por juízes e promotores de Justiça do Estado do Maranhão convencidos de que o combate à corrupção é uma importante medida de prevenção a violações de Direitos Humanos. Além de buscar a responsabilização de gestores por atos de improbidade na gestão de recursos públicos, o grupo também concentra esforços em trabalhos e medidas de prevenção.

A prevenção é realizada com atos que privilegiam valores morais e éticos, transparência e a prestação de contas. Nesse quesito a atuação do grupo consiste na elaboração, execução e colaboração em projetos institucionais e sociais voltados à plena eficácia dos mecanismos de prevenção da corrupção.

De acordo com o juiz titular da comarca de Urbano Santos, Samir Mohana, a ação inicial consiste sempre nos trabalhos de prevenção e sensibilização para a utilização responsável dos recursos públicos. “Entretanto, sempre que falharem os mecanismos de prevenção, as energias do grupo se voltarão às medidas de responsabilização dos gestores ímprobos”, completou o magistrado.

O processamento das ações cíveis ou criminais que serão julgadas já ocorre nas diversas unidades judiciais do Estado. Os direitos dos acusados ao contraditório e ampla defesa estão sendo respeitados. Para Mirella Freitas, juíza titular da 2ª Vara da comarca de Itapecuru-Mirim, o movimento, no entanto, tem a preocupação de não descuidar da necessária celeridade e rigor contra atos que visem, exclusivamente, o adiamento no julgamento dessas ações.

Já confirmaram a participação no mutirão as Varas Únicas das comarcas de: Amarante do Maranhão; Anajatuba; Arame; Araioses; Barão de Grajaú; Bequimão; Bom Jardim; Colinas; Cantanhede; Cururupu; Dom Pedro; Governador Nunes Freire; Joselândia; Magalhães de Almeida; Maracaçumé; Monção; Montes Altos; Morros; Paraibano; Raposa (Termo da Comarca da Ilha); São Bento; São Bernardo; Senador La Roque; Tutóia e Urbano Santos.

As 1ª Varas Cíveis de Açailândia; Bacabal; Barra do Corda; Coelho Neto; Estreito; João Lisboa; Lago da Pedra; Paço do Lumiar; Pedreiras;Santa Helena; Santa Luzia; Santa Quitéria; Santa Inês e Zé Doca também irão participar. A 2ª Vara Cível de Estreito; a Vara da Fazenda Pública de Imperatriz; Interesses Difusos e Coletivos de São Luís e as três Varas da comarca de Itapecuru-Mirim também já enviaram processos para julgamento. 

AÇÕES -
Como primeiras medidas serão realizados seminários voltados à qualificação cada vez maior dos agentes do sistema de Justiça que atuam na investigação, processamento e julgamento de ações civis e/ou penais relativas à corrupção. O primeiro acontece de 02 a 04 de março de 2016 na ESMAM. Em seguida, será realizado mutirão de julgamentos das ações penais e de improbidade movidas contra gestores e ex-gestores no período de 7 a 18 de março de 2016. O Tribunal de Justiça, a Corregedoria Geral da Justiça, Procuradoria Geral de Justiça, Escola da Magistratura do Maranhão, Escola do Ministério Público e as associações de classe da Magistratura e Ministério Público apoiam o movimento.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão

OPINIÃO - "Oi! Tchau?"

OPINIÃO

O Ministério Público do Maranhão (MPMA) - inexorável defensor da Justiça e do estado democrático de direito, deve acionar o novo prefeito de Santa Inês, Ednaldo Alves Lima, o Dino (PT),  por Ato de Improbidade Administrativa. Se condenado, Dino mal entrou, já vai sair. O famoso "Oi! Tchau!"

Mal orientado e com intensões obscuras, o novo prefeito usou o batido "discurso da terra arrasada" na tentativa de convencer a população de Santa Inês de que tomaria uma decisão drástica, mas necessária. Armou um circo, chamou a imprensa e anunciou um decreto de 'estado de emergência'. Não deu certo e agora vai ser investigado pelo MPMA.

O petista sabe muito bem que não existe o decretado estado de emergência na esfera pública e uma "situação de emergência" só se justificaria em caso de desastres de grande proporção, capazes de comprometer, de forma significativa, a administração do município. Ele sabe disso. Mas, por que cargas d'água ele decretou?

Simples.O tal decreto abre os cofres do município. Exatamente! Os mesmos cofres que ele alega estarem vazios. Com o decreto, o prefeito pode contratar empresas sem precisar do processo de licitação, o que levanta a suspeita de que aliados do novo prefeito seriam beneficiados e uma reserva para a campanha eleitoral que se aproxima seria feita.(Vale lembrar que Dino almeja ser prefeito por meio de voto em 2016.)

Pois bem... e daí?

Daí que a medida viola os princípios constitucionais da impessoalidade, moralidade, boa-fé administrativa, motivação, legalidade e eficiência no serviço público.

Daí que, como Dino violou ainda os deveres de honestidade, imparcialidade e lealdade às instituições, caso condenado, poderá perder o cargo e ter seus direitos políticos suspensos por até cinco anos, além de ser obrigado a reparar os danos causados, entre outras sanções. 

Daí que o Ministério Público não vai deixar barato.

Por Notas do Daniel Aguiar
Com informações do Atual7

Fufuca de olho no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alto Alegre do Pindaré

19 de fevereiro de 2016

OPINIÃO
Francisco Dantas Ribeiro Filho, o Fufuca, não tem jeito mesmo. Quando a população  de Alto Alegre do Pindaré acredita que ele desapareceu de vez do cenário, ele surge com mais polêmicas e artimanhas. 
Simplesmente, o ex-prefeito não suporta a realidade de ter sido esquecido pelo povo.  E, na mesma proporção, o povo não suporta a ideia de ter vaga lembrança daquele cidadão. 
Não é pessoal. A questão é que o governo Fufuca foi tão desastroso que até os aliados mais fiéis preferem não recordar.

Desta vez o ex-prefeito direcionou as atenções ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alto Alegre do Pindaré. 

Vou explicar...
Os trabalhadores rurais do município Alto Alegre do Pindaré participaram no último sábado (13), da tradicional eleição da entidade para eleger seu representante legal (presidente), conforme estabelece os princípios legais.


Três chapas foram inscritas para a disputa:

Chapa 1 - encabeçada por Chico da Telma
Chapa 2 - representada por Vavá Marques 
Chapa 3 - representada por Riba. 

A votação ocorreu na sede e nos povoados Mineirinho e Auzilândia.

Pois bem... de acordo com informações do Blog do Alto e do Portal Veras, insatisfeito e cabisbaixo com a magnifica campanha realizada pela chapa 2, Francisco Dantas Ribeiro Filho (fufuca), ex-prefeito de Alto Alegre do Pindaré e ex-deputado declarou apoio à chapa 1 e, de acordo com informações de alguns cidadãos, aplicou estratégias distintas e injustas – pessoas fazendo boca de urna aos arredores do Sindicato, implantação de advogados dentro do Sindicato para intimidar as demais chapas, quitação de carteiras sindicais a preço de banana em troca de votos, exclusão de alguns eleitores votantes da chapa 2, dentre outras. A adoção destas medidas tinha um objetivo comum – assegurar a vitória da respectiva chapa.

Segundo informações de alguns cidadãos altoalegrenses, há indícios que apontam para outras irregularidades como permitir o eleitor votar com cópia de comprovante de quitação sem a apresentação de documento com foto. Assim, um eleitor votava mais de uma vez em urnas diferentes. Tal processo só era permitido para os votantes da chapa 1. Os eleitores suspeitos de votar nas chapas 2 e 3 eram impedidos de votar só com o comprovante de quitação. Além do mais, muitos eleitores aptos a votar desapareceram da folha de votação e não tiveram justificativas cabíveis e convincentes para tal processo.

Só estavam aptos a votar os eleitores que estivessem com processo regular na instituição (sindicato) ou os que regularizassem sua situação até o dia 29 de janeiro de 2016. Constatou-se votantes com processo de quitado após esta data, o que aponta para atos inconstitucionais.

As chapas 2 e 3 estão buscando recursos judiciais para anular a eleição, devido ao processo injusto constatado no decorrer do processo eletivo (eleição) tanto na sede quanto na zona rural do município.

Números Absurdo da votação:
Chico da Telma chapa 1 = 500 votos
Vavá Marques chapa 2 = 112 votos
Riba chapa 3 = 79 votos.

Polícia prende dupla com 30 kg de maconha em Santa Inês

A polícia prendeu Priscila Maxwellane Silva Brito, de 20 anos, e Audilene Pereira da Cruz, 19, na noite desta quarta-feira (17), em Santa Inês. Elas foram presas, em flagrante, no terminal rodoviário da cidade quando recebiam aproximadamente 30 kg de maconha.

De acordo com a polícia, a droga veio do estado de Goiás e as mulheres presas receberiam em Santa Inês e levariam até a capital maranhense. A dupla só não contava que estava sendo monitorada pela polícia. Quando o ônibus parou no terminal, Priscila e Audilene pegaram o carregamento, momento que a guarnição deu voz de prisão.

A dupla foi presa e apresentada na manhã desta quinta-feira (18), na sede da Superintendência de Investigações ao Narcotráfico (SENARC), em São Luís.

Santa Inês - Dino começa a nomear os novos secretários de governo

18 de fevereiro de 2016

O prefeito Ednaldo Alves Lima, empossado sob efeito de liminar na manhã desta quinta-feira (18), começa nomear o novo secretariado que o auxiliarão nos trabalhos à frente do Executivo Municipal. A exemplo de Antônio Jorge Matias Alves, que assume a Secretaria de Saúde do município.


O Notas do Daniel Aguiar teve acesso alguns nomes que devem compor o novo secretariado da prefeitura de Santa Inês.

Antônio Jorge Matias Alves - Secretaria de Saúde (Foto)
Nicolau Miranda - Secretaria de Obras
Gleiber Paz - Secretaria de Meio Ambiente
Samuel do PT - Secretaria de Agricultura

O Notas do Daniel Aguiar está apurando e a qualquer momento traz mais informações...

Santa Inês: vice-prefeito toma posse às 9h desta quinta-feira, 18

17 de fevereiro de 2016

O presidente da Câmara de Vereadores de Santa Inês, Orlando Mendes (PDT), concedeu entrevistas a emissoras de TV locais e blogueiros da região logo após a divulgação do deferimento da liminar que determina a posse do vice-prefeito Ednaldo Alves (Dino - PT) no cargo de chefe do executivo municipal.

"Aprovamos o afastamento do prefeito e estávamos aguardando a decisão da Justiça que acaba de chegar. A liminar do juiz do município anula a última sessão e pede que a Câmara Municipal dê posse ao vice-prefeito. Nós aqui vamos cumprir", enfatizou o parlamentar.

Orlando Mendes já definiu o horário da sessão que marcará a posse de Dino. 
"Eu convoco todos os vereadores de Santa Inês e a comunidade para estarem presentes amanhã aqui às 9h para a posse do vice-prefeito de Santa Inês".

Sorrindo com o vento...

 

OPINIÃO
O vice-prefeito Ednaldo Alves (Dino) tentou, tentou, tentou e..., finalmente, conseguiu ordem judicial nesta quarta-feira (17). Agora ele corre contra o tempo para assumir a chefia do executivo municipal.
 
O Juiz Alessandro Bandeira Figueiredo, respondendo pela 1ª vara de Justiça da comarca de Santa Inês, deferiu pedido de liminar em favor do vice. A decisão determina o afastamento do prefeito Ribamar Alves e a posse de Ednaldo em até 24h. 

Grupos de oposição já comemoram a decisão, mesmo sabendo que a liminar pode ser derrubada, em instância superior, mesmo antes de Dino assumir.
 

Judiciário em Arari vai instalar Conselho da Comunidade na comarca




 
A juíza Anelise Reginato, titular de Arari, está convocando a sociedade arariense para comparecer ao Salão do Júri do Fórum de Arari, às 4 horas da tarde da próxima sexta-feira, dia 19 de fevereiro. O motivo é a instalação do Conselho da Comunidade e a eleição dos membros do conselho, que se dará por voto direto durante a reunião.

De acordo com a magistrada, os candidatos ao conselho deverão preencher os requisitos do artigo 80 da Lei de Execução Penal, que versa que “haverá, em cada comarca, um Conselho da Comunidade composto, no mínimo, por 1 (um) representante de associação comercial ou industrial, 1 (um) advogado indicado pela Seção da Ordem dos Advogados do Brasil, 1 (um) Defensor Público indicado pelo Defensor Público Geral e 1 (um) assistente social escolhido pela Delegacia Seccional do Conselho Nacional de Assistentes Sociais”.

De acordo com a LEP, são competências do Conselho da Comunidade: Visitar, pelo menos mensalmente, os estabelecimentos penais existentes na comarca; Entrevistar presos; Apresentar relatórios mensais ao Juiz da execução e ao Conselho Penitenciário; e Diligenciar a obtenção de recursos materiais e humanos para melhor assistência ao preso ou internado, em harmonia com a direção do estabelecimento.

No edital de convocação, a magistrada expressa que não será permitida qualquer propaganda sobre a vida ou qualificação dos candidatos, nem apresentação formal ou informal deles, sendo permitida apenas a identificação. “É válido observar que na falta da representação prevista neste artigo, ficará a critério do Juiz da execução a escolha dos integrantes do Conselho”, ressalta Anelise Reginato.

Sobre o Conselho da Comunidade - O Conselho da Comunidade é um dos órgãos da execução penal, regulado pela Lei 7.210, de 11/07/1984, - Lei de Execução Penal. Ele representa a real possibilidade de intervir nas relações sociais dentro e fora da prisão, trazendo à tona a necessidade de modificar o modelo de convivência individualizador.

O conselho promove a aproximação da comunidade com a prisão e da prisão com a comunidade, além de favorecer o desvelamento e o enfrentamento de esquemas que originam e reforçam a criminalidade, que se encontram dentro da própria sociedade.

Atualização - Casos de Microcefalia no MA


A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informa que, até esta terça-feira (16), no Maranhão, de acordo com o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc), já foram notificados 159 casos de bebês com microcefalia em 61 municípios. Dos casos apresentados, 50 mães tiveram sintomas do Zika Vírus em algum período da gestação

Os casos ocorreram nos municípios de Açailândia (1), Aldeia Altas (1), Amarante do Maranhão (1), Apicum-Açu (4), Axixá (1), Barra do Corda (3), Bom Lugar (1), Balsas (3), Buriticupu (8), Buritinara (1), Campestre (2), Carolina (1), Caxias (1), Chapadinha (1), Codó (1), Coroatá (3), Cururupu (1), Davinópolis (1), Dom Pedro (2), Esperantinópolis (1), Fortuna (1), Governador Edson Lobão (1), Governador Nunes Freire (2), Grajaú (2), Humberto de Campos (1), Imperatriz (9), João Lisboa (1), Lajeado Novo (1), Lagoa Grande (1), Lima Campos (2), Loreto (3), Mata Roma (2), Miranda (1), Paço do Lumiar (3), Paraibano (3), Pinheiro (1), Pedreiras (1), Pio XII (3), Presidente Dutra (2), Porto Franco (2), Presidente Vargas (1), Raposa (1), Rosário (1), Santa Inês (4), Santa Rita (1), Santa Luzia (3), Santo Amaro (1), Santo Antônio dos Lopes (1), São Domingos do Azeitão (1), São Francisco do Brejão (1), São João dos Patos (2), São José de Ribamar (5), São Luís (45), Senador La Roque (2), Timon (2), Timbira (2), Trizidela do Vale (2), Turiaçu (2), Urbano Santos (1) e Viana (1).

Dentre os casos apresentados, um óbito ocorreu em São José de Ribamar em 2015.

SES

Quanta insegurança, deputado!

16 de fevereiro de 2016

OPINIÃO
O deputado Juscelino Filho usou a tribuna da Câmara Federal nessa terça-feira (16), para falar sobre a decisão da Câmara de Vereadores de Santa Inês de aprovar licença de 30 dias ao prefeito Ribamar Alves em sessão realizada na segunda, 15.


CONFIRA

"(...) E é com muita tristeza, mas me sinto no dever de, como cidadão, registrar os fatos negativos lá [em Santa Inês] ocorridos que me envergonham também como parlamentar federal", iniciou o discurso, visivelmente nervoso na leitura e altamente cauteloso com as palavras, principalmente quando falou sobre a prisão do prefeito. "Eu e todo o povo maranhense estamos atentos acompanhando a evolução do caso confiantes em que a independência e a imparcialidade façam a verdade prevalecer e que, SE houver um culpado, que ele seja punido com a severidade proporcional aos danos causados".

O plenário, praticamente vazio, registrou a insegurança nas palavras do inexperiente deputado.

Depois de um ano como membro daquela casa, Juscelino ainda não conseguiu familiarizar-se com o ambiente (não sei... talvez não frequente muito!) e, para intensificar o nada latente desconforto, quando questionava o fato de o presidente da Câmara de Vereadores de Santa Inês, Orlando Mendes, ter recebido o pedido de licença foi abruptamente interrompido pelo colega Gilberto Nascimento, que presidia a reunião. "Anda rápido! Tá demorando demais...", disparou, impaciente.

ASSISTA AO VÍDEO:
video
Caro leitor, Juscelino já não estava confortável... depois dessa, a mim, pareceu que ele queria cavar um buraco e sumir. Que situação, deputado! A impressão que eu tenho é de que o parlamentar recebe o discurso pronto e é empurrado lá para o plenário. 'Vai lá e diz isso que tá escrito nesse papel aí...'

Enfim, o jovem parlamentar engasgou, mas conseguiu finalizar o discurso e deixou a mensagem dele.

Caso tenha interesse, confira a íntegra do discurso AQUI.

Caema prorroga prazo para seleção de estágio

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) prorrogou, até 26 de fevereiro, as inscrições para o Processo Seletivo de Estágio 2016. Estão sendo oferecidas 58 vagas distribuídas em diversas áreas de níveis superior e médio como Administração (8), Análise de Sistema (2), Ciências Biológicas (1), Ciências Contábeis (6), Comunicação Social (2), Direito (5), Engenharia Ambiental (1), Engenharia Civil (4), Engenharia de Produção (2), Engenharia Elétrica (2), Engenharia Mecânica (2), Engenharia Química (1), Geologia (2), Serviço Social (4), Técnico em Edificações (9), Técnico em Eletromecânica (1), Técnico em Meio Ambiente (2), Técnico em Saneamento (2) e Técnico em Segurança do Trabalho (2).

Uma banca examinadora composta por 3 (três) membros será responsável por conduzir a seleção. O processo de seleção será constituído por duas fases: a primeira pela análise do histórico do candidato (período compreendido entre 29 de fevereiro a 4 de março), e a segunda onde os candidatos pré-selecionados na etapa anterior serão submetidos a uma entrevista, o que deverá ocorrer entre 7 e 11 de março. A classificação dar-se-á em ordem decrescente de pontos.

Os classificados nas duas etapas cumprirão estágio na sede da Companhia, na Superintendência Metropolitana, nas Gerências de Negócios da Capital, de Santa Inês e São João dos Patos, com carga horária de 20 (vinte) horas semanais. O valor da bolsa para os selecionados que fazem curso superior é de R$ 459, acrescido de auxílio transporte no valor de R$ 57,20. Para estagiário de curso técnico (nível médio), a bolsa é de R$ 357 com auxilio transporte de R$ 57,20.

O edital de seleção do Processo Seletivo está disponível no site da Caema (www.caema.ma.gov.br)

Santa Inês - Escolas da rede municipal de volta às aulas

Acabaram-se as férias e os alunos da rede municipal de ensino já estão em sala de aula. De acordo com a titular da Secretaria de Educação da Prefeitura de Santa Inês, Maria da Conceição Costa (Concita), as aulas iniciaram nesta terça-feira (16/02) para os alunos da pré-escola ao fundamental maior, tanto na zona urbana como nos povoados.
De acordo com a secretária de Educação, Santa Inês conta atualmente com cerca de 17 mil alunos matriculados nas 53 escolas e sete pré-escolas, do município, sendo 24 unidades escolares e as sete pré-escolas funcionando na zona urbana. A zona rural conta com 29 escolas.

O transporte escolar continua com uma frota de 14 ônibus à disposição dos alunos de todo o município, ressaltando que o município banca também o transporte de alunos da rede estadual e acadêmicos que estudam em faculdades da cidade de Bacabal.

Terror em Colinas

15 de fevereiro de 2016

Do G1 MA
Cerca de 10 homens fortemente armados e a bordo de três veículos roubaram uma agência do Banco do Brasil, por volta das 21h desta segunda-feira (15), na cidade de Colinas, a 438 quilômetros de São Luís. Os suspeitos se distribuíram pela cidade fizeram reféns, trocaram tiros com a Polícia Militar e atiraram pelas ruas. Uma pessoa morreu.

Ao G1, o Secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, confirmou que uma mulher morreu ao ser baleada durante a ação dos bandidos. No entanto, não soube dizer se a vítima seria uma das reféns ou uma pessoa que transitava pelo local no momento da troca de tiros.

Este foi o 16º ataque a agências bancárias registrado no Maranhão em 2016. O valor roubado não foi revelado. Os criminosos fugiram em um carro roubado em direção a cidade de Mirador. Os reféns foram liberados na saída da cidade.

Com esta ação, chega a 14 o número de cidades que foram alvo de ladrões de banco em 2016. Em 2015, foram registrados 60 arrombamentos em 52 municípios.

A polícia está em busca dos assaltantes e mobilizou todas as bases ao em torno da cidade para colaborarem na busca dos criminosos envolvidos no roubo a agência bancária.

O nome da vítima ainda não tinha sido revelado pelas autoridades. Até a atualização desta matéria ás 0h02 (horário local) nenhum dos envolvidos havia sido preso.

Cidades atacadas
Entre as cidades atacadas neste ano estão: Alto Alegre do Pindaré, Igarapé Grande, Bacuri, Maracaçumé, Icatu, Grajaú, Alcântara, Paulo Ramos, Paraibano, Araguanã, Duque Bacelar, Tufilândia, Peri-Mirim e agora Colinas.

 

Fale com o blogueiro

- Daniel Aguiar -
WhatsApp: (98) 9 8256 6682
Email: danielaguiarpereira@gmail.com

O que você procura?

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WhatsApp do 7º BPM/Pindaré

WhatsApp do 7º BPM/Pindaré

OPORTUNIDADES

Tags