29 de outubro de 2021

SEMA promove aula prática de extração de mel no meliponário de Alto Alegre do Pindaré



Com o objetivo de promover conhecimento sobre o manejo das abelhas sem ferrão, a importância desses insetos para o ecossistema e a forma correta de realizar a extração de mel, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), por meio da Superintendência de Economia Verde, promoveu aula prática de extração de mel no meliponário da Casa Familiar Rural, no Povoado Mineirinho, em Alto Alegre do Pindaré, interior do Maranhão.

A atividade contou com a participação dos Agentes Jovens Ambientais do município. O meliponário faz parte do Projeto de Mel Abelha Sem Ferrão, uma importante ação da SEMA em prol do meio ambiente e também da população do entorno.

Dentro do Projeto de Mel Abelha Sem Ferrão, as famílias do povoado podem utilizar o mel em sua própria alimentação, adquirindo vitaminas, e o excedente pode ser vendido. É uma atividade secundária que gera renda secundária. Além disso, o projeto está instalado em um ambiente escolar, onde jovens adquirem conhecimento sobre as abelhas sem ferrão.

Esses insetos do gênero Meliponini são seguros, pois não causam nenhum tipo de acidente com as pessoas que fazem manejo por não possuírem ferrão, diferente das abelhas italianas e africanas que possuem veneno e podem ocasionar acidentes graves.

As abelhas são responsáveis por equilibrar os ecossistemas, pois, na busca do seu alimento, o pólen, as abelhas polinizam plantações de frutas, legumes e grãos, ação necessária para a reprodução de diversas plantas. Outro ponto importante é que as abelhas são produtoras de alimentos com alto valor nutritivo, como mel, geleia real, entre outros, assegurando a segurança nutricional da população.

Assessoria de Comunicação/SEMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.