2 de outubro de 2023

Alumar leva o primeiro lugar no Prêmio Ser Humano, da ABRH, na modalidade Grande Empresa


Com os projetos “Meu Lugar é Aqui: quebrando barreiras, construindo futuros” e “Formação de PCDsna comunidade”, a Alumar conquistou o primeiro lugar no Prêmio Ser Humano Oswaldo Checcia, na modalidade Grande Empresa. A premiação foi entregue na última quinta-feira (21), durante o 13º Congresso Maranhense de Recursos Humanos (COMARH), evento realizado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos do Maranhão (ABRH), no Multicenter Sebrae, em São Luís.

“Esse projeto afirmativo reforça o quão a nossa empresa tem um olhar genuíno para promover um ambiente igualitário, com oportunidades para todas as pessoas”, disse a gerente de RH da Alumar, Tereza Cavalca. Para ela, neste aspecto, a empresase destaca entre tantas outras, na medida que busca garantir os direitos das pessoas com deficiência, qualificando-as para atuarem no mercado, transformando assim, potencial em progresso verdadeiro. “Ganhar o prêmio reforça a ideia de que a Alumar está no caminho certo”, ressaltou.

A premiação é realizada desde 2015 e certifica organizações e estudantes do estado do Maranhão que tenham realizado contribuições diferenciadas e inovadoras para a evolução da gestão com pessoas,como nas áreas do conhecimento, de desenvolvimento humano e empresarial. No caso das organizações, os trabalhos devem ser apresentados na forma de cases, descrevendo uma prática em gestão com pessoas, apresentando evidências do resultado quantitativo e/ou qualitativo obtido.

O projeto

“Eu me sinto muito orgulhoso por fazer parte deste projeto de forma direta e trabalhar em uma empresa que lida com a inclusão e a diversidade com um olhar de oportunidades”, pontuou o líder do EAGLE, grupo de incentivo à Igualdade LGBTQIA+, Johnatan Ferreira, um dos coordenadores do projeto. Ele recebeu o prêmio com a supervisora de Treinamento Jaqueline Rossi, que também integra o projeto e, com Rosileide Rocha e Eldeneide Serra, respectivamente, líder e co-lider do ABLE, grupo voltado para a valorização de pessoas com deficiência.

Construído com o objetivo de contratar e qualificar pessoas para que realizem seus trabalhos com segurança, “Meu Lugar é Aqui: quebrando barreiras, construindo futuros”, busca acolher, valorizar e incentivar a diversidade. É mais uma iniciativa dentro do compromisso da Alcoa, uma das consorciadas da Alumar, em construir ambientes cada vez mais diversos, plurais e equitativos para todas as pessoas, estando alinhado às diretrizes globais de inclusão e diversidade da empresa. No projeto foram contratadas 53 pessoas com deficiência para participar da iniciativa e atuar em diversas áreas operacionais da produção de alumínio.

Como complemento, em uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), a Alumar promoveu um curso de qualificação profissional em assistência administrativa, totalmente financiado pelo Instituto Alcoa, beneficiando cerca de outras 15 pessoas com deficiência de comunidades vizinhas à fábrica.

“O compromisso da Alumar com a coletividadeinclusiva, que respeita e cuida das pessoas se traduz na conquista deste prêmio concedido pela ABRH 2023”, disse Rosileide Rocha. A líder doABLE ainda afirmou que se orgulha de fazer parte de uma empresa que incentiva a igualdade de oportunidades e que estará cada vez mais focada nessa questão. “Sinto que tenho um papel muito importante neste processo. E quero, a cada dia, que conquistemos o nosso espaço no mercado de trabalho, na sociedade e, em qualquer lugar que estejamos e que sejamos reconhecidos como profissionais competentes que somos”, concluiu.

Sobre a Alumar - O Consórcio de Alumínio do Maranhão - Alumar é um dos maiores complexos industriais de produção de alumina e alumínio do mundo. Inaugurado em julho de 1984, é formado pelas empresas Alcoa, Rio Tinto e South32 e desempenha um papel importante no Maranhão. Cerca de 90% de seus colaboradores são maranhenses, além de contar com centenas de fornecedores locais.

O sistema de gestão da Alumar é integrado e engloba gestões de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente estabelecido com base nas normas NBR ISO 9001, NBR ISO 14001 e NBR ISO 45001. Em 2019, obteve a certificação ASI (AluminiumStewardship Initiative), o mais importante Selo de Sustentabilidade na cadeia de valor do alumínio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.