O IFMA está oferecendo 6.320 vagas em cursos técnicos de nível médio pelo Programa de Educação Profissional Técnica de Nível Médio na Forma Integrada na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) e pelo Seletivo 2024. São duas oportunidades para os estudantes que buscam uma oportunidade de ingressar na instituição. Confira os detalhes das seleções em aberto:
Pelo Proeja, são ofertadas 710 vagas para pessoas com 18 anos de idade ou mais que desejam concluir o Ensino Médio e ao mesmo tempo obter uma formação técnica. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas pela internet, de 27 de setembro a 6 de novembro.
Há cursos disponíveis em 14 campi: Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas, Buriticupu, Caxias, Codó, Imperatriz, Santa Inês, São João dos Patos, São José de Ribamar, São Luís – Centro Histórico, São Luís – Maracanã, São Raimundo das Mangabeiras e Zé Doca. O quadro completo de vagas pode ser consultado nos anexos do edital.
Não haverá prova, e os candidatos serão selecionados por meio da análise de Questionário Socioeconômico, que será preenchido no ato da inscrição on-line. O resultado do seletivo deverá ser divulgado no dia 20 de dezembro de 2023, com período de matrículas dos convocados em primeira chamada de 2 a 12 de janeiro de 2024.
Há vagas para os cursos técnicos em Administração, Agroindústria, Agropecuária, Comércio, Gastronomia, Manutenção e suporte em informática, Redes de computadores, Hospedagem, Panificação, Rede de computadores, Secretaria escolar, Vendas e Vestuário. O quadro completo com turnos, cidades e unidades que ofertam esses cursos está disponível no site do seletivo.
Cotas
O edital estabelece que 50% (cinquenta por cento) das vagas em cada curso são reservadas aos candidatos egressos de escola pública, conforme disposto na Lei nº 12.711/2012. Desse percentual destinado a candidatos egressos de escola pública, a metade (25% do total de vagas) se reserva aos candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita, e a outra metade (25% do total de vagas) é reservada a candidatos oriundos de famílias que recebem acima dessa faixa de renda per capita. Em cada metade, são garantidos os percentuais de 76,74% das vagas a autodeclarados pretos, pardos e indígenas, e de 9,1% a pessoas com deficiência.
Ao efetuar a inscrição, os candidatos que desejarem concorrer às vagas reservadas a pretos e pardos devem confirmar a autodeclaração étnico-racial e incluir uma foto de acordo com as especificações contidas no Edital. Essa foto será utilizada apenas no procedimento da heteroidentificação, que consiste na validação da condição autodeclarada (pretos e pardos) no ato da inscrição.
No caso de os candidatos concorrentes às vagas reservadas a indígenas, deve-se apresentar na matrícula o Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI), se tiver, ou declaração de pertença a grupo indígena, com assinatura do candidato, do cacique e de dois representantes da comunidade indígena a qual pertença, ou ainda declaração de pertença emitida por entidade legítima das articulações e organizações dos povos indígenas, com assinatura do candidato e de dois membros da coordenação.
Canais de Comunicação
Dúvidas e informações complementares sobre o Seletivo 2024 podem ser encaminhadas ao e-mail mailto:acessodiscente@ifma.edu.br.
As inscrições para o Seletivo de Cursos Técnicos 2024 do IFMA vão até o dia 9 de outubro. Ao todo, estão sendo disponibilizadas 5.610 vagas abrangendo diversas áreas de estudo. Para se inscrever, é necessário preencher um formulário eletrônico e pagar uma taxa de R$ 30,00 por meio da guia de pagamento que será gerada. O valor poderá ser pago por PIX (via leitura de QR code) ou boleto (via código de barras) em qualquer agência bancária ou seus correspondentes. O prazo para pagar vai até o dia 10 de outubro. As inscrições só serão homologadas após o pagamento. Já os candidatos contemplados com a isenção da taxa de inscrição (encerrada no dia 8 de agosto) estão automaticamente inscritos no processo seletivo, eliminando a necessidade de efetuar uma nova inscrição. Por outro lado, aqueles cujos pedidos de isenção foram indeferidos também deverão pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 30,00 até o dia 10 de outubro, para efetivar a inscrição.
Clique aqui para se inscrever no Seletivo 2024
Em todos os campi do IFMA, haverá terminais de computadores com acesso à internet para os candidatos que precisem efetuar sua inscrição, podendo ser auxiliados por um servidor da instituição. Os computadores estarão disponíveis das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Formas – integrado, concomitante e subsequente
Os candidatos podem optar por uma das três formas de ensino nos cursos ofertados: integrado, voltados para quem ainda vai cursar as disciplinas regulares do currículo do ensino médio, e ao mesmo tempo receber a formação técnica na área desejada; concomitante, para quem está matriculado no ensino médio em outra instituição de ensino e pretende apreender paralelamente os conhecimentos técnicos de um curso profissionalizante; e subsequente, destinado a quem já concluiu o ensino médio, mas tem intenção de se formar em uma carreira específica para ampliar as oportunidades no mercado de trabalho.
Sistema de Cotas
Em cada curso, 50% do total de vagas serão reservadas aos estudantes que cursaram integralmente o ensino fundamental ou médio em escola pública.
Dessa reserva, metade será destinada aos candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e a outra metade a candidatos com renda familiar bruta maior que 1,5 salário mínimo per capita. Em cada uma dessas cotas, é garantido o percentual de 76,74% das vagas aos autodeclarados pretos, pardos e indígenas e de 9,10% às pessoas com deficiência.
Além disso, o IFMA reserva 2,5% das vagas para candidatos com deficiência, independentemente da escola de origem.
Canais de Comunicação
Dúvidas e informações complementares sobre o Seletivo 2024 podem ser encaminhadas ao e-mail acessodiscente@ifma.edu.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.