Um cenário lúdico compõe a estrutura da unidade móvel que irá encantar o público, com visitação gratuita, circulando em três diferentes pontos da cidade: na praça Deodoro, na praça da Litorânea e no posto Premier, na BR-135. Junto à exposição, haverá uma intensa programação cultural, que inclui apresentações teatrais, com o grupo Encanto Coletivo Cultural; grafitagem ao vivo com o artista Edi Bruzaca; apresentação “O som do Alumínio”, com o músico Ronaldo Bigorna, além de oficinas e visitas escolares.
O trailer cultural onde acontece a exposição possui uma tecnologia com vídeos de realidade virtual, permite visitar o local onde ocorre a mineração da bauxita, conhecer o interior de uma indústria ou mesmo aprender mais como acontece o processo de reciclagem. Tudo isso para fazer circular a arte e o conhecimento, incentivar a criatividade e fortalecer os vínculos e a diversidade cultural. A abertura oficial acontece no dia 6 de setembro, às 10h, na Praça Deodoro, com a presença de representantes da Alumar, autoridades e convidados.
O Centro Cultural do Alumínio (CCAL) tem como objetivo promover a arte, a história e a cultura do alumínio, por meio de atividades que abrangem diversas áreas do conhecimento. Com sede em São Paulo, um de seus principais propósitos é expandir suas atividades para além dos limites de seu espaço físico, ampliando o alcance e as possibilidades das trocas e diálogo com o público. O CCAL Viaja integra o programa de itinerância que busca apresentar diferentes atividades culturais, possibilitando novas experiências e o intercâmbio de ideias com públicos e locais diversos. Após São Luís, a exposição também passará esse ano por Barcarena, Paragominas e Belém, no Pará.
O ALUMÍNIO E TODAS AS COISAS
O Brasil possui um papel importante na produção e na pesquisa sobre o alumínio. Segundo os dados da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), o país é um dos principais produtores de alumínio primário, de bauxita e de alumina. Do mesmo modo, é referência na atividade de reciclagem, tendo em 2022 reciclado 100% das latinhas comercializadas
Tendo em vista a versatilidade, a abrangência de aplicações do alumínio e o modo como ele está presente e inserido em nosso cotidiano, desde embalagens, utensílios domésticos e indústrias, o CCAL apresenta o projeto “O Alumínio e todas as coisas”. O projeto busca estimular por meio de atividades variadas o conhecimento sobre esse metal tão versátil, expondo diversas facetas sobre ele, assim como as maneiras como nos relacionamos com ele em nosso dia a dia.
O CCAL
O Centro Cultural do Alumínio (CCAL) é um espaço público, multidisciplinar que busca fomentar o conhecimento sobre o alumínio, estimulando o diálogo entre sociedade, indústria, arte e cultura.
Fundado em 2017, com a chancela da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), o CCAL desenvolve diferentes atividades artísticas e culturais estimulando a pesquisa sobre o alumínio, metal que está presente em nosso cotidiano há um pouco mais de 100 anos.
Tendo a diversidade e a acessibilidade como eixo primordial, o CCAL atua para a difusão e democratização do conhecimento, estimulando a pesquisa, realizando exposições e organizando diversas atividades que buscam construir e fortalecer os vínculos e a convivência entre o público e o amplo universo que envolve alumínio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.