Em sessão extraordinária, realizada na ultima quarta-feira (26), a Câmara de Vereadores de Santa Inês colocou em votação 03 projetos. Além do Projeto de Lei complementar, que cria a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade- SEMMAS, e do Projeto para abertura de crédito adicional no orçamento do município, no corrente exercício financeiro, para cobrir custeio da referida Secretaria, o prefeito também encaminhou para votação, o Projeto de Lei de número 009, que firma convênio entre a Escola Técnica de Comércio Santa Luzia e a Secretária Municipal de Saúde, a fim de que os alunos do curso técnico em enfermagem possam fazer o estágio supervisionado, nas unidades de saúde e hospitais do município.
Vereador Victor Thágore |
A defesa desse projeto foi feita pelo vereador Enfermeiro Victor Thágore. Victor argumentou que a escola técnica é uma referência na região do Vale do Pindaré e que o convênio vai facilitar a vida dos estudantes que precisam do estágio obrigatório e precisavam se deslocar para outras cidades. O projeto foi apreciado e aprovado por unanimidade pelos edis.
Já a criação da SEMMAS gerou alguns debates, o Secretário de Controle Interno do Município, Jocimey Martins, usou a tribuna para prestar esclarecimentos, ele garantiu que não haverá acréscimo no orçamento do município. O dinheiro, segundo Jocimey, será remanejado da Secretária de Saneamento que já existe. Apesar das discussões, apenas o vereador Drº Thomas votou contra a criação da Secretaria , alegando que no momento existem outras prioridades no município. "A cidade de Santa Inês vive um momento crítico com relação a pagamentos. O caso é que qualquer aprovação neste momento que gere ônus é ruim para o município. O projeto é bom, mas o momento não é conveniente. Existem outras prioridades. Voto contra a aprovação", justificou o vereador.
Os demais oposicionistas votaram a favor da aprovação.
Creusa da Caixa disse que vê o caso "como investimento e não como despesa".
Para Aldoniro Muniz, a Câmara faz o seu papel criando a secretaria. "Agora é fiscalizar", disse.
Madeira de Melo, que também votou a favor, disse que espera que o secretário para a nova pasta seja de Santa Inês. "Espero que seja gente nossa e que seja forte. Temos problemas sérios para resolver como poluições sonora e visual, por exemplo".
Aumento para Professores –
Na sessão da ultima sexta-feira (21), o vereador Madeira de Melo apresentou o Anteprojeto de Lei, solicitando 8% de aumento aos professores, agentes administrativos e guardas municipais. Madeira destacou que a data base de reajuste desses profissionais é o mês de abril. O projeto foi aprovado por unanimidade pelos demais vereadores presentes. A sessão desta sexta-feira (28), será solene, com encerramento do primeiro semestre legislativo e entrega de títulos de cidadão honorário para convidados.
Editado por Notas do Daniel Aguiar
Fotos e Informações: Gilciléa Marques (Assessora de Comunicação da Câmara)
SO FALTA DAR TITULO DE CIDADAO HONORARIO PARA ADAMASTOR PITACO, VAI FAZER TODO MUNDO SORRIR....
ResponderExcluirESSE VEREADOR TOMAS NAO SABE DE NADA... SO O QUE O MUNICIPIO DEIXOU DE APLICAR MULTAS E RECEBER NAO SE CONTA... ESSES TERRENOS AI QUE AINDA TAO SENDO VENDIDOS PERTO DA SANTA FILOMENA FORAM TODOS INFRINGINDO E DESTRUINDO COM O MEIO AMBIENTE, MAS COMO NAO TINHA SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE ENTAO FICOU POR ISSO MESMO E OS EMPRESARIOS QUE LUCRAM. NAO É GASTO VEREADOR, TA TIRANDO DE UMA SECRETARIA E COLOCANDO EM OUTRA.. ATE SUA CLINICA VAI AGRADECER LOGO PORQUE VAI ACABAR A BARULHEIRA E A POLUICAO AMBIENTAL PROXIMO A SUA CLINICA. PODE SER MEDICO MAS TEM QUE ESTUDAR A LEI.
ResponderExcluirVocê não sabe é de nada o que está por trás da venda destes terrenos. Só pense um pouco! lembra do Estado Maracanã é parecido.
ExcluirALOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO Madeira, nós professores não queremos droga de 8% queremos é o piso que equivale a 14%.
ResponderExcluirTu ta sem noção mesmo!
Sobre o ultimo ponto colocado: AUMENTO PARA PROFESSORES E OUTROS PROFISSIONAIS, Madeira destacou que a data base de reajuste desses profissionais é o mês de abril. Agora eu faço a pergunta, onde está definido (qual lei) que a data base para reajuste é o mês de abril?
ResponderExcluirSe alguém souber e puder me informar eu agradeço, inclusive o blogueiro Daniel Aguiar, isso me interessa muito é para um trabalho acadêmico.
OS NOBRES VEREADORES SE ATENTEM BEM, AO ABSURDO QUE É A SOLANGE CUNHA ESTÁ ACUMULANDO DUAS SECRETARIASMUNICIPAIS, ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS E ISTO É ILEGAL MINHA GENTE, ONDE A CAMARA MUNICIPAL NADA FAZ EM RELAÇÃO AO ABUSO DO PREFEITO. AS LEIS MUNICIPAIS NESTE GOVERNO NÃO ESTÃO SENDO RESPEITADAS.
ResponderExcluirMeu vereador, vossa excelência está no terceiro mandato e nao aprendeu q vereador não pode legislar em matéria que crie despesa para o executivo.
ResponderExcluirAprenda, meu amigo
COMOÉ KI É MADEIRA? 8%? QUEREMOS É PISO SALARIAL NÃO VEM COM ESSA DE 8% QUE A VERDADE NÃO É ESSA. CARA NEM PARECE QUE A TUA MULHER É PROFESSORA E TU NÃO VALORIZA MESMO NÉ? ATÉ QUE EU ESTAVA CONFIANDO EM VC ACHANDO QUE VC IRIA NOS AJUDAR A RECEBER O NOSSO PISO. MAIS FAZER O QUE ? VCS NÃO SÃO NADA MESMO. AH, MADEIRA TU NÃO VAI RECEBER TITULO DE VEREADOR HONORÁRIO TAMBEM? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
ResponderExcluirSeria justo os vereadores de Santa Inês darem o titulo de cidadão honorário para o Dr sapateiro que já fez sua historia ai...
ResponderExcluirtomem cuidado vereadores, com armadilhas como esta vindo de Pernambuco pra cá, atentem bem os fatos recentes, as matérias de prazo legal para o municipio o Prefeito não toma providencias, como o PPA, que saudades do Bringel e o Ribamar em vez de aproveitar conhecedores da matéria na prefeitura, faz o contrário, os menospreza. A arrecadação do município está abandonada e não existe hoje na prefeitura nimguém capaz de coordenar isto. A câmara precisa estar de olho neste descaso, o ministério público com certeza está a caminho, e os 40 40 40 agradece.
ResponderExcluirEsses Vereadores deviam está ligado com a Roubalheira da Gestão Municipal, ou seja no Executivo, estão todos famintos por Propinas + Dinheiro, se ligam vereadores da base aliada....KKKK, o povo está de olho vivo....KKKK nessa Gestão e nos senhores....KKKK
ResponderExcluirGENTE O RIBAMALA TÁ MUDANDO A COR DA CIDADE KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK O MINISTERIO PUBLICO PROIBIU A VENDA DAS FARDAS DOS ALUNOS KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK E AINDA FALTA MUDAR AS CAPAS DOS DIARIOS KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
ResponderExcluirSEUS VERIADORES VOCES JA PRESTARAM ATENÇÃO QUANTOS CARROS TEM TRABALHANDO PARA A PREFETURA SÓ PARA DEIXAR E BUSCAR FUNCIONARIOS NO SERVIÇO AQUI DENTRO DE SANTA INES, NA ZONA RURAL TUDO BEM MAS AQUI DENTRO DA CIDADE É UM ABSURDO NUNCA TINHA VISTO ISSO SÓ NO GOVERNO SEM FRONTEIRA,SEM NOÇÃO SEM RESPEITO PELO DINHEIRO PUBLICO.O PATRÃO DA O SERVIÇO O EMPREGADO TEM QUE IR COMO ELE PUDER CHEGAR,UM DETALHE ESSES CARROS NAÕ SÃO DA PREFEITURA SAÕ CARROS PARTICULAR ALUGADOS.
ResponderExcluir