Focado no estudo dos avanços qualitativos da política educacional dos povos indígenas maranhenses e em cumprimento ao termo de ajustamento de conduta (TAC) firmado com o Ministério Público Federal, será aberto nesta quarta-feira (12), no município de Santa Inês, o 1º Encontro Regional da Educação Indígena, iniciando a fase preparatória para o encontro estadual que será realizado no próximo ano. Promovido pelo Governo do Estado, por meio da secretaria de Educação (Seduc) e da secretaria Adjunta de Projetos Especiais (Sape), o encontro, que será encerrado na sexta-feira (14), terá como público alvo os povos indígenas Guajajaras, da região do Pindaré.
A secretária adjunta de Projetos Especiais da Seduc, Conceição Andrade disse que esta ação da secretaria tem como objetivo propiciar o desenvolvimento da educação escolar indígena específica e diferenciada. Ela explica que nessa busca de avanços qualitativos, a participação de representações indígenas e indigenistas constituem-se pilares para construção e (re) definição de ações organizativas e pedagógicas a serem implementadas na política educacional indígena do Maranhão.
Preparatória para a conferência estadual que será realizada no próximo ano, a série de cinco encontros regionais representará momento de reflexões e preposições em torno das diretrizes para a política estadual de educação escolar indígena, avalia Conceição Andrade.
A política estadual de educação indígena também inclui questões como os debates sobre o plano de cargos, carreiras e salário, formação de professores indígenas e a reativação do Conselho de Educação Escolar Indígena e a discussão sobre os Territórios Etnoeducacionais (TEE).
Segundo Conceição Andrade, estes serão os eixos condutores da dinâmica do encontro e motivadores da construção de uma educação indígena capaz de superar as limitações para os avanços na formação educacional dos povos indígenas, de modo a manter sua identidade cultural, bem como acessar conhecimentos de outras culturas.
Até o próximo ano serão realizados cinco encontros regionais e um estadual, envolvendo todas as etnias do estado. A Seduc, por meio da Sape, Superintendência de Modalidade e Diversidade Educacional e Supervisão de Educação Indígena, contará com a parceria das universidades estadual (Uema), federal (Ufma), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma), vice-governadoria do Estado e representantes de diversos segmentos sociais.
A secretária adjunta Conceição Andrade frisou que os encontros abrirão um espaço participativo para discutir problemas pontuais diretamente com os povos e lideranças indígenas de cada região, destacando os debates sobre a implantação do curso de Licenciatura Intercultural Bilíngüe – formação superior de professores indígena.
Depois de lembrar que 45 alunos-professores maranhenses freqüentam atualmente as aulas na Universidade Federal de Goiás (UFG), ela disse que o secretário Pedro Fernandes Ribeiro manteve contatos com a reitoria da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), que atuará como coordenadora do processo de implantação do curso. Frisou que está em fase de estudos a elaboração do projeto, para posterior apresentação à governadora Roseana Sarney e ao ministério da Educação (MEC).
Seduc
(Foto/Ilustração: Internet)
o melhor blog do maranhão é o seu Daniel
ResponderExcluirEsse encontro é aberto ao público? Gostaria de participar na condição de estudante de Antropologia
ResponderExcluirCADA POSTAGEM (PERGUNTA), CLARO MEU FILHO, SE É PROMOVIDO PELA SEDUC, CERTAMENTE SERA ABERTO AO PÚBLICO.... ABRACOS FRED RUAN....
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