A Promotoria da Infância e Juventude de Santa Inês realizou na manhã desta segunda-feira, 18, uma Palestra educativa com os alunos do 1º ano da Escola Estadual José Sarney Costa, sobre tema referente ao “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.
O evento foi idealizado pelo Promotor de Justiça Marco Antônio Santos Amorim em parceria com a direção da escola e teve como objetivo principal conscientizar os alunos sobre a gravidade da violência sexual, e a importância da luta em defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes, bem como sensibilizá-los e ensiná-los as formas de se proteger e como denunciar os agressores.
Participaram, ainda, do evento representantes dos Conselhos Tutelares de Santa Inês e de Bela Vista do Maranhão que relataram a importância dos respectivos Conselhos no combate à exploração sexual das crianças e dos adolescentes.
Por que 18 de Maio?
Araceli Cabrera Sanches |
Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o "Caso Araceli". Este era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados. Foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. Apesar de diversas pessoas terem testemunhado o crime, não houve denúncia e o caso ficou impune.
Portanto, em memória à menina Araceli, o dia 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com a aprovação da Lei Federal nº 9.970/2000.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.