Associações de Bumba Meu Boi e quadrilhas juninas tradicionais de Santa Inês comemoram o apoio recebido da prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura do município. Eles e, claro, uma multidão de brincantes que toma conta da sede e zona rural no mês de junho são os responsáveis pelo brilho e sucesso absoluto dos festejos do município.
Ao lado do prefeito, o secretário municipal de Articulação Política, Franklin Seba e o vereador Victor Thágore (Enfermeiro Victor), que também estiveram presentes |
"Lá será um espaço da Cultura. Vai ter o Bumba Boi, vai ter o espaço para as quadrilhas, para os cantores de brega, de música erudita, espaço do escritor, do sarau no fim da tarde... e vai ter oficinas para se produzir. Vai ser de todos! Vai ser nosso, de Santa Inês!", anunciou o prefeito.
A primeira-dama, Luana alves, falou sobre o resgate da cultura do município de Santa Inês |
A primeira-dama de Santa Inês, Luana Alves destacou a preocupação da prefeitura em reacender a chama da cultura popular do município de Santa Inês, como forma de resgatar a identidade do próprio município.
Vice-presidente da Associação Boi Milagre de São João agradece os incentivos |
O vice-presidente da Associação de Bumba Meu Boi Milagre de São João, José Ribamar Maranhão, o "Ribamar Cabelo Fino", também ressaltou os progressos - quanto à valorização dos grupo de 'boieiros' - ocorridos nos últimos dois anos. "As coisas melhoraram muito pra gente e estão melhorando cada vez mais. Hoje, com Ribamar Alves na prefeitura, os boieiros estão sendo lembrados e valorizados de verdade. Essa é a cultura do nosso povo. É a nossa tradição", disse.
Outro anúncio que agradou, sobremaneira, os presentes foi (a exemplo do 1º Festival de Toadas de Santa inês) a autorização para a criação de um concurso municipal de quadrilhas juninas. O evento promete incendiar ainda mais o período festivo.
Para completar o encontro produtivo, a prefeitura de Santa Inês autorizou repasse de verbas para as associações e quadrilhas cadastradas na Secretaria de Cultura do município.
Cada uma das 14 associações de Bumba Meu Boi receberá 3 mil reais e os 6 grupos de dança receberão 500 reais cada. A iniciativa busca incentivar ainda mais a Cultura no município de Santa Inês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.