11 de novembro de 2013

Notas Rápidas... 11/11/2013



BR-316 Interditada
Pelo terceiro dia consecutivo, manifestantes ocuparam e interditaram o trecho da BR-316 nas proximidades do povoado Zé Chicão, zona rural do município de Olho d'Água das Cunhãs. O motivo da revolta foi o atropelamento que resultou na morte de uma criança de seis anos ocorrido no fim da tarde do último sábado. O motorista fugiu sem prestar socorro à vítima.


Os revoltosos abriram uma vala no meio da pista e queimara árvores e pneus reivindicando a instalação imediata de redutores de velocidade no local.
A Polêmica da Iluminação Pública
A Câmara de Vereadores de Santa Inês aprovou o Projeto de Lei 044/2013 de autoria do Executivo Municipal que reajusta valores da Contibuição de Iluminação Pública (CIP) de Santa Inês. A bancada oposicionista não conseguiu evitar que o Projeto fosse analisado, discutido, votado e aprovado tudo em uma mesma sessão. Os governistas acreditam que a audiência pública realizada um dia antes da sessão da última sexta-feira (8) foi suficiente para dirimir as dúvidas e fazer as modificações necessárias em pontos considerados polêmicos da primeira versão do Projeto. Depois de um recesso de 10 minutos, Madeira de Melo, Aldoniro Muniz, Creusa da Caixa e Dr. Tomaz não foram convecidos e votaram contra. A "supresa", do ponto de vista político-partidário foram os votos a favor dos vereadores Akson Lopes e Dr. Uchôa. Outra oposicionista ferrenha, a vereadora Solange Nerval, não estava presente na sessão.


Na prática (sendo até simplista), a nova lei determina o aumento da CIP para "grandes e médios consumidores de energia elétrica - o reajuste pode atingir a casa dos 400% - e simplesmente reduz para zero o valor da contribuição de cerca de 10 mil famílias pobres de Santa Inês. 

Diante da polêmica, o Notas do Daniel Aguiar abre uma nova enquete: Você aprova o reajuste da Contribuição de Iluminação Pública de Santa Inês?
Vote à vontade!!! A enquete está na lateral do blog.

Regulando
Ponto para o vereador Dr. Uchôa!
O projeto de Lei 211/2013, de autoria do parlamentar, que regula horário de funcionamento de bares, boates, restaurantes, shows e demais eventos realizados em Santa Inês foi aprovado por unanimidade na última sexta-feira, 8. 

De acordo com a nova lei municipal, bares, boates e casas de shows só podem funcionar até meia noite de segunda a quinta-feira. Sextas, sábados e domingos os estabelecimentos devem fechar as portas, no máximo, às 3h. Lanchonetes poderão funcionar até ás 6h, desde que não comercializem bebidas alcoólicas.

O único "porém" agora é saber quem vai fiscalizar os estabelecimentos e de que forma essa fiscalização será feita. É preciso ter mão de ferro e punir quem descumprir a lei. Se não for assim, tudo vai continuar como está: um bagunça generalizada.

Serviço Incompleto

 A prefeitura de Santa Inês iniciou uma pequena obra na BR-222 que está causado dores de cabeça em condutores de veículos que precisam passar pelo local. Há pelo menos 3 dias, uma vala foi aberta para melhorar o abastecimento de água nas proximidades da Santa Filomena, mas o buraco ainda está aberto. Para piorar a situação, a sinalização no local é precária. Pelo menos duas batidas de carros de passeio já foram registradas e pelo menos três motociclistas caíram.


Tragédia
Uma excursão de uma igreja evangélica de Vitorino Freire terminou em tragédia neste domingo (10). Três pessoas morreram afogadas após caírem de uma canoa. O grupo saiu de Vitorino Freire para o Pesque & Pague do Valdemar, ponto turístico em Olho d´Água das Cunhãs.

Segundo informações da polícia, que divulgou somente os primeiros nomes das vítimas, Simeone, Rangel e Maria estavam em uma canoa, quando a embarcação virou e nenhum deles conseguiu nadar até a superfície. Os corpos dos três só foram encontrados no fim da tarde e em seguida encaminhados para Vitorino Freire. (Do Jornal Agora Santa Inês)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.