20 de fevereiro de 2013

O primeiro passo para implantação do Plano Safra no Vale do Pindaré



O município de Santa Inês é um grande centro de agronegócios e por essa posição privilegiada, a piscicultura está se tornando um dos atrativos de investimentos para o empresariado local. Com base nisso, a Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura do Maranhão está orientando aos pescadores e piscicultores a se regularizarem para que possam ter acesso à linha de crédito para investimentos no setor, já que o Ministério da Pesca e Aquicultura dispõe de recursos através do Plano Safra da Pesca e Aquicultura, do Governo Federal.

Para esclarecer o assunto, o superintendente federal de pesca e aquicultura do Maranhão, Jesuíno Cordeiro Júnior (Júnior Verde), e o secretário de Estado de Pesca e Aquicultura do Maranhão, Dayvson Franklin, estiveram na cidade de Santa Inês na tarde dessa terça-feira (19), onde foram recebidos pelo diretor do Departamento de Assistência à Piscicultura da Prefeitura de Santa Inês, Manoel Ribeiro Santos (Manoel da Cecília), no Sindicato dos Pescadores, na Travessa Santa Rita, no centro de Santa Inês.


Representantes de sindicatos, colônias e cooperativas de pescadores de Santa Inês e de outros municípios da Região programaram a realização de um encontro regional de pescadores e piscicultores que será sediado em Santa Inês, com data a ser definida.


De acordo com Manoel da Cecília, o encontro servirá para esclarecer aos profissionais da pesca sobre a necessidade da regularização junto às suas entidades representativas para que tenham acesso aos incentivos oferecidos pelo Governo Federal, por meio de linhas de créditos.

O pescador, artesão ou qualquer um que viva direta ou indiretamente da pesca deve procurar as instituições o mais rápido possível para se regularizarem e obter o novo cartão padronizado. Segundo Junior Verde, este recadastramento servirá também para eliminar aquelas pessoas que não pescam e, de modo irregular, estão recebendo algum tipo de beneficio.

O encontro Regional de pescadores e aquicultores do Vale do Pindaré será, de fato, o primeiro passo para implantação do Plano Safra na Região. o Plano é um instrumento para tornar mais efetiva as políticas econômicas e sociais do Governo Federal voltadas à cadeia produtiva da pesca e aquicultura.



O objetivo é ampliar as ações governamentais e o desenvolvimento sustentável por meio de medidas de estímulo à competitividade e ao empreendedorismo.

Famílias serão beneficiadas com mais créditos, juros menores e prazos bem mais estendidos, fortalecendo estas importantes atividades através de implantação de tanques redes e escavados, apetrechos de pescas, reformas e aquisições de embarcações e outras ações de custeio/investimento.

Com informações e foto do Jornal 'A CORDA'

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.