Políticas públicas voltadas para o fortalecimento da atividade pesqueira e da aquicultura foram na manhã deste sábado (23), durante o lançamento do Plano Safra da Pesca e Aquicultura 2013, realizado no clube da Maçonaria da cidade de Santa Inês.
O evento foi coordenado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Piscicultura de Santa Inês e contou com a presença do superintendente federal de Pesca e Aquicultura do Maranhão, Jesuino Cordeiro Júnior (Júnior Verde); do secretário de Estado de Pesca e Aquicultura do Maranhão, Dayvson Franklin de Sousa, além do prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves, e da primeira-dama Luana Costa, e diversas autoridades da região do Vale do Pindaré.
Estiveram presentes também representantes de prefeituras jurisdicionadas ao Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional dos Lagos Maranhenses (Conlagos); representantes dos bancos BNB, Basa e BB, que são fomentadores do Plano Safra na região; do Sebrae/Santa Inês; da Câmara de Dirigentes Lojistas e da Associação Comercial de Santa Inês.
Durante o encontro, voltado para pescadores e criadores da região do Vale do Pindaré, foram apresentados dispositivos que visam melhorar a cadeia produtiva da pesca e aquicultura no Vale do Pindaré, por meio de diversas linhas de crédito, onde os pequenos pescadores e aquicultores poderão investir em novas estruturas, equipamentos e barcos.
O prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves, disse que o Rio Pindaré é o grande responsável pela bacia de lagos da região e citou o lago do Remanso, que fomentado com recursos do Plano Safra, trará grande incentivo à classe piscicultora do município de Santa Inês.
“Precisamos repovoar nosso rio e com o apoio de órgãos voltados para essa finalidade, vamos fazer com que os peixes continuem em abundância no Pindaré. Mas é importante que os piscicultores busquem alternativas para a produção e ela está sendo dada através do Plano Safra da Pesca e Aquicultura, que está sendo lançado neste momento em Santa Inês”, disse Ribamar Alves.
A primeira-dama Luana Costa também fez uso da palavra e se disse orgulhosa por participar deste momento tão importante para a classe pesqueira, que é responsável por colocar o peixe na mesa de milhares de cidadãos da região.
Departamento de Comunicação da Prefeitura de Santa Inês
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.