8 de maio de 2013

Notas Rápidas... 08/05/2013

Homem nu anda pelo centro de Santa Luzia...
Um homem identificado apenas como Antonio e aparentemente sofrendo de problemas mentais percorreu boa parte da Avenida Nagib Haickel, no centro de Santa Luzia, completamente sem roupas. O caso ocorreu na manhã dessa terça-feira (7) e atraiu a atenção de dezenas de populares que estavam próximos ao local. O homem estaria indo em direção ao hospital do município. A Polícia Militar foi acionada e agilizou a ida do cidadão ao hospital onde foi medicado e passa bem.  

Covardia...
(Foto: O Blogueiro Luziense)
Glaucimar Satuba de Oliveira, 44 anos de idade, foi encontrado desmaiado na rodovia estadual que liga os municípios de Santa Luzia e Alto Alegre do Pindaré. O autônomo afirma que teve a bicicleta e ferramentas de trabalho roubadas por dois homens e em seguida foi brutalmente agredido por pelos bandidos. Glaucimar foi encontrado por um morador de Alto Alegre que passava pelo local e levado ao hospital. Até o memento da publicação deste texto, nenhum suspeito havia sido preso. 


Consórcio que já nasceu grande...
Os prefeitos Atemir Botelho (Alto Alegre do Pindaré) e Dr. Neto (Tufilândia) seguem firmes na luta do Consórcio dos Municípios da Estrada de Ferro Carajás no Maranhão. O COMEFC  tem entre os focos e metas o recolhimento de tributos municipais, pagamento de compensações socioeconômicas e ambientais, contribuição para o Fundo de Desenvolvimento Municipal (FDM) – a ser criado em todos os municípios consorciados – e contribuição para o Fundo de Desenvolvimento e Mobilidade Urbana (FDMU) – a ser criado em São Luís.

Dr. Neto, Atermir Botelho e Ribamar Alves falam sobre a
importância do consórcio
No último fim de semana, durante audiências realizadas em Açailândia e Santa Inês, Atemir e Dr. Neto enfatizaram a importância da participação dos 23 municípios impactados. "Ao todo somos quase dois milhões de habitantes dentro do consórcio. Sozinho não conseguirei muita coisa, mas, se juntos conseguiremos êxito com certeza", disse Atemir Botelho durante encontro em Santa Inês.

Para o prefeito de Tufilândia, "a primeira de muitas vitórias do COMEFC veio com a criação do consórcio em 49 dias. Temos muito a conquistar e estamos com o povo ao nosso lado", finalizou Dr. Neto.

Os prefeitos de Santa Inês (Ribamar Alves), Monção (Queiroz) e de Bom Jesus das Selvas (Cristiane Damião) também participaram das audiências.

Por meio do Comefc, será possível a constituição de Planos Diretores Municipais eficientes e eficazes que trarão como consequência a realização de ações estruturantes para a melhoria do IDH-M desses municípios.



Balanço da Saúde em Santa Inês...
Depois de cerca de 120 dias do novo governo municipal, O setor da saúde pública de Santa Inês divulga avanços. De acordo com o secretário de Saúde, Thiago Lima Alves, na última semana foi concluída a primeira fase da expansão dos ambulatórios de especialidades médicas.

Ainda segundo Tiago, a partir deste mês de maio, a população de Santa Inês passa a contar com as especialidades em ginecologia e obstetrícia, com 680 consultas/mês; cardiologia 600 consultas/mês; pediatria 450 consultas/mês; ortopedia 400 consultas/mês.
Para as especialidades de endocrinologia, otorrinolaringologia dermatologia e psiquiatria são 240 consultas/mês, enquanto que para gastroenterologia são 200 consultas/mês, urologia 180 consultas/mês e neurologia 140 consultas/mês.
Para cirurgia pediátrica, são 200 consultas/mês e cirurgia geral 160 consultas/mês. Exames de ultrassonografia chegam a 1.160 por mês e endoscopia podem ser realizados até 120 procedimentos/mês.

Passos importantes, diga-se de passagem, mas é preciso bem mais do que isso para transformar a Saúde do município, como prometido durante a última campanha política. Não podemos deixar de reconhecer, é óbvio, que o tempo é fator primordial.  Se o ritmo for mantido, o plano de governo será cumprido. Caso contrário... novo governo, velhos problemas.

E quem é mesmo a secretária de Educação de Santa Inês?  
No atual quadro de secretários do governo Ribamar Alves (PSB), Ednalva Lima é, de longe, a campeã de insatisfação tanto de colegas servidores como - e principalmente - de pais e alunos da rede municipal de ensino. Certamente, a doutora sabe como gerir a pasta da Educação, mas não tem demonstrado para que veio. Faltam ações e pulso firme e sobram reclamações e bagunça no setor. Abre o olho prefeito, conveniências à parte, é bom tratar de resolver o problema. Com a palavra, o cidadão...

Homenagem às Mães
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania da Prefeitura de Santa Inês antecipa para este sábado (11), uma grande programação em comemoração ao Dia das Mães. O evento será na Escola Maria Martins Bringel, localizada no bairro Sabbak, com início a partir das 14 horas.

Serão realizadas várias atividades, entre elas concursos de danças, músicas, poesias, desfile de fantasias com a mãe mais criativa e a poesia mais emocionante de filho para mãe. O evento contará ainda com premiação para a mãe que trajar a fantasia mais criativa e para o filho que declamar a poesia mais bonita, além do sorteio e distribuição de brindes.

“Oferecer um evento como este a nossa comunidade é dar a muitas mães a oportunidade de confraternização e lazer, tão escassos nos dias atuais. Nos sentimos muito felizes por isso”, disse Luana Nathálya, secretária de Desenvolvimento Social.

Encontro Cultural em Pindaré

No último fim de semana, um encontro cultural realizado pela Associação Amigos do Engenho Central (AAEC) reuniu dezenas de pessoas na Casa do Conhecimento, em Pindaré. Na ocasião, além de representantes da associação, o poeta maranhense Joãozinho Ribeiro  participou das apresentações e juntou-se ao grupo que defende o patrimônio cultural Engenho Central. Mais informações no Portal Pindaré


Crime em Zé Doca...

Edvan é suspeito de tentativa de assassinato
Continua foragido o homem identificado como Edvan de Jesus Borges. Ele é suspeito de ter tentado matar a ex-mulher, Charlande Rodrigues Costa, de 24 anos na madrugada do dia 1º deste mês na cidade de Zé Doca.
Charlande Costa
Inconformado com o fim do relacionamento, Edvan teria disparado um tiro à queima roupa em Charlande. Familiares da vítima pedem Justiça para o caso.


2 comentários:

  1. É INCRIVEL A CORVADIA COM DONA EDNALVA, ESPERARAM ELA VIAJAR PRA TIRÁ-LA DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, ACHO QUE UM POUCO DE PROFISSIONALISMO POR PARTE DO PREFEITO SERIA BOM, ESSE PREFEITO ESTÁ MOSTRANDO REALMENTE SEU CARATER.

    ResponderExcluir

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.