O C.E. Liceu Maranhense, escola da rede pública estadual de ensino estará comemorando nesta sexta-feira (25) seu aniversário de 176 anos de trabalho pedagógico voltado para formação educacional de jovens maranhenses. A solenidade ocorrerá às 9h, no auditório da escola, no Centro.
Ocasião em que será entregue à comunidade um bicicletário, espaço proposto pelos alunos do Grêmio Estudantil Aluísio Azevedo com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da comunidade liceísta e contribuir para a sustentabilidade da cidade.
O Liceu Maranhense é uma tradicional instituição de ensino médio, fundada em 1838, no bairro Centro.
A palavra Liceu vem do grego Lykeion e refere ao local onde Aristóteles ministrava suas aulas e significava “matador de lobos”, este por não concordar com o ensino sofista e platônico difundido na época, fundou sua própria escola, em meados do século IV a.C sendo este nome dedicado ao Templo de Apolo devido à proximidade da escola.
Ao longo da história da Grécia antiga, o Liceu foi o nome dado aos ginásios que preparavam os jovens para a vida com uma formação completa, abrangendo exercícios físicos e intelectuais. Durante o Império Romano, Lycaeu ganhou o sentido de “escola onde os jovens podiam dominar alguns ofícios”. A mesma idéia prevaleceu no Brasil, como prova o Liceu de Artes e Ofícios.
No Maranhão, surgiu a partir da fundação do Seminário diocesiano de Santo Antonio por influência de D. Marcos Antonio de Souza e nesse mesmo ano o então presidente da província do Maranhão, Vicente Thomaz de Figueiredo Carvalho por meio da Lei n° 17, no dia 24 de julho de 1838,.
Nasceu assim o Liceu Maranhense, primeiro colégio público de ensino secundário do estado. Historicamente, é considerado um símbolo de referência na área de educação.
Seduc
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.