Uma equipe gestora comprometida e qualificada é componente fundamental para garantir o aprendizado dos alunos. Essa liderança, composta pela direção e coordenação das escolas, tem a responsabilidade de promover uma cultura escolar de altas expectativas e uma gestão eficiente e democrática para garantir que todos os alunos aprendam. Este é o perfil das atuais coordenação e gestão educacionais do município de Santa Inês. Perfil este com potencial de liderança transformador latente. Não é por caso que o município de Santa Inês é referência em Educação no estado do Maranhão!
Secretária de Educação, Concita Costa, ao lado do prefeito Ribamar Alves |
E a evolução não para. Com o objetivo de formar gestores para que
tenham como centro da sua gestão o trabalho pedagógico da escola, com foco
no aprendizado dos alunos, 4 duplas de gestores e coordenadores da Educação Pública Municipal de Santa Inês foram selecionadas (em meio a 7 mil inscritos de 10 estados brasileiros) para participar do curso "Gestão para a Aprendizagem", fruto de uma parceria entre a Fundação Lemman e o Instituto Elos Educacional.
Para Clécio Lima, coordenador da Secretaria Municipal de Educação de Santa Inês (Semed), "o seletivo nacional foi concorrido, entretanto valeu o esforço, haja vista a excelente ementa do curso e a metodologia que vai ser socializada em nossas formações locais".
Os selecionados de Santa Inês foram a Fortaleza, no Ceará, acompanhar o módulo presencial do curso, segunda (20) e nesta terça-feira (21).
O curso é composto por dois módulos temáticos (sendo o primeiro com carga
horária de 30 horas e segundo de 60 horas) e de uma etapa de
acompanhamento para implementação do plano de ação (45 horas).
O
primeiro módulo é comum a todos os cursistas, e abordou o tema Gestão
Estratégica. Ao final do primeiro módulo, o cursista pode optar entre os
seguintes temas:
a) Gestão Pedagógica e Formação de Professores,
b) Gestão Pedagógica e Planejamento,
c) Gestão de Resultados,
d) Gestão de Pessoas e Liderança, ou
e) Gestão de Pessoas e Clima Escolar.
No encontro presencial foram abordados os temas de liderança e gestão
estratégica, com apresentação de casos e oficinas práticas, além da rica
experiência de troca entre os cursistas e os formadores.
Ao final desse semestre, o cursista desenvolverá um plano de ação como
atividade final. Esse plano de ação será implementado na escola pela equipe
gestora ao longo do semestre seguinte (1º semestre 2016) e acompanhado
pelos formadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.