16 de julho de 2015

Santa Inês - Universitários debatem sobre experiências vivenciadas em salas de aula


Os acadêmicos do 6ª período do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia a Distância da Universidade Estadual do Maranhão vinculados ao Polo Universitário de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil – UAB de Santa Inês e ao ao Núcleo de Tecnologias para Educação – UEMANET realizaram no dia 11 de julho de 2015, Seminário de Estágio de Educação Infantil, apresentação de Portfólios e Banners. O objetivo foi divulgar as experiências vivenciadas em sala de aula na primeira etapa da educação infantil, nas escolas públicas dos municípios de Santa inês-MA, Pio XII-MA, Tufilândia-MA e Bom Jardim-MA.
O evento fez parte das atividades da disciplina de Estágio Supervisionado de Educação Infantil. As apresentações ocorreram no auditório Anísio Teixeira, do Polo UAB de Santa Inês. Na oportunidade estiveram presentes, acompanhando as exposições, o coordenador do Polo UAB de Santa Inês , Antonio David Filho da Silva Morais; a coordenadora geral do curso de Pedagogia do Uemanet, Heloísa Cardoso Varão Santos e a professora da disciplina citada acima, Loianne Cristiny Morais de M. Ferreira. Bem como, os avaliadores de seminários de estágio, a professora Jocelia dos Reis Soares; o tutor presencial professor Francisco Rokes; e a Supervisora de Estágio Pollyana Glauce.

Para a coordenadora geral do curso de Pedagogia do Uemanet, Heloísa Cardoso Varão Santos, “o estágio de Educação Infantil proporciona aos graduandos um intenso processo de revisão de concepções sobre educação, fortalecendo as práticas pedagógicas mediadoras de aprendizagens e do desenvolvimento das crianças, tal qual assevera as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil”.

Segundo a professora da disciplina de Estágio de Educação Infantil, Loianne Cristiny, “as experiências vivenciadas em salas de aula na primeira etapa da educação básica revelam uma visão crítica da realidade, além de gerar uma atitude ética e um compromisso com a cientificidade, no instante da construção do relatório final do estágio”.

Ao fim do evendo a Supervisora de Estágio Pollyana Glauce corrobou com a professora da disciplina Loainne, ao passo que afirmara que “conhecemos para comunicar, para utilizar, para criticar, para viver na sociedade educação! E, isso só pode ser realizado com o conhecimento científico, devidamente referencial e metodologicamente respeitado. O estágio só mostra a indissociabilidade entre teoria e prática”.

Por Antonio David Filho da Silva Morais
Coordenador do Polo Universitário de Apoio Presencial UAB de Santa Inês

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.