Fórum em Defesa da Baixada Maranhense conheceu projeto de piscicultura modelo no estado. Sebrae oficializou projeto de desenvolvimento da cadeia produtiva
O Sebrae integrou missão do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense, que realizou visita técnica aos piscicultores que atuam no povoado Itans – no município de Matinhas – no sábado (11). O fórum é composto por autoridades e líderes de classes dos municípios dessa região do estado, que tem demonstrado preocupação com a realidade das comunidades locais, buscando alternativas para o crescimento econômico e sustentável dos municípios.
A caravana contou com a participação de prefeitos, deputados, intelectuais, empresários e formadores de opinião, com o objetivo de conhecer as boas práticas implementadas na comunidade que se tornou referência para o mercado estadual da piscicultura, aproveitando ideias que poderão ser utilizadas em outras cidades, contribuindo na melhoria de vida das famílias da Baixada Maranhense.
O superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, que integra o fórum, acompanhou a caravana a Itans, onde relatou a parceria do Sebrae com a comunidade local, ressaltando a importância das capacitações técnicas e em gestão que foram ofertadas aos produtores. “A principal mudança foi na qualidade de vida das famílias do povoado, que passou a ter garantidos o trabalho e a renda, dando a eles a possibilidade de planejar um futuro cada vez melhor. O Sebrae tem caminhado junto com essa comunidade e vai permanecer na caminhada”, reiterou o superintendente.
O gerente da Regional do Sebrae em Santa Inês, Aluízio Muniz, que acompanha o projeto de criação de peixe em cativeiro da região há quase dez anos, disse que o papel do Sebrae é apoiar e mostrar que, através do conhecimento, é possível mudar para melhor uma realidade, proporcionando desenvolvimento e melhoria de vida. Muniz lembrou que na última semana, a unidade regional do Sebrae em Santa Inês – que atende à comunidade de Itans – oficializou um projeto estruturante que vai dinamizar a cadeia produtiva da piscicultura.
“Nossa meta é trabalhar com 220 piscicultores em 11 municípios da região, através de ações que visam fortalecer a cultura da cooperação, estimular o empreendedorismo, melhorar os processos de gestão da produção e comercialização dos empreendimentos”, declarou.
Comprometimento público - Durante a reunião, os prefeitos de Viana, Francisco Gomes; e de Matinha, Beto Pixuta, assinaram o termo de contratualização do projeto voltado para o desenvolvimento da cadeia produtiva da piscicultura, juntamente com o superintendente do Sebrae, João Martins. Pelo documento, todos se comprometeram em apoiar as ações do projeto – previstas até 2017.
“Neste momento, o Sebrae renova o compromisso de continuar nos próximos três anos apoiando e trazendo conhecimento para os piscicultores de Itans e toda região da Baixada Maranhense através do projeto que aqui foi contratualizado”, declarou o gerente do Sebrae em Santa Inês.
Texto: Gilciléa Marques - Sebrae/Santa Inês
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.