23 de abril de 2018

Sobre a crise na Rede Municipal de Ensino de Pindaré-Mirim

O prefeito Henrique Salgado está - mais uma vez - com graves problemas relacionados à Educação Municipal. Desde que assumiu o mandato em janeiro 2017, o atual gestor cultiva uma relação complicada com educadores e pais de estudantes. Salários atrasados, insatisfação, revolta e inúmeras paralisações são feridas abertas que comprometem a qualidade da Educação naquele município. Pais de alunos dizem que as escolas de Pindaré passaram mais tempo fechadas que abertas nesse curto período de mandato de Salgado. E isso, certamente, terá resultados catastróficos no futuro dos estudantes pindareenses.


Nesse fim de semana teve mais manifestação da categoria. 

Assista ao vídeo abaixo

"Esses professores vão acabar morando na frente da prefeitura porque 'tão' praticamente todos os dias aí na frente e nada é resolvido", enfatizou o vendedor ambulante Geraldo Carvalho referindo-se ao movimento de professores e pais de alunos em frente ao prédio da sede do governo municipal de Pindaré nesse fim de semana (vídeo).

O assunto foi parar, de novo, na Câmara de Vereadores e o que ocorreu nessa sexta-feira (20) deixou moradores de Pindaré ainda mais revoltados. Parlamentares da base governista (aliados de Henrique Salgado) simplesmente, deixaram o prédio da câmara.
Vereadores oposicionistas permaneceram na câmara, debateram o assunto
 e condenaram a fuga de aliados de Salgado.
Nas redes sociais o 'pau canta'. Confira abaixo alguns comentários:






Por meio de Nota Oficial divulgada no domingo (22), o prefeito Henrique Salgado informou que o movimento grevista foi liderado por "um sindicato ilegal que distorce os fatos e realiza atos por pura motivação política e com clara intensão de desmoralizar a administração municipal."

Confira a íntegra da Nota emitida pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pindaré:

PREFEITURA ANUNCIA MEDIDAS PARA GARANTIR O RETORNO NORMAL DAS AULAS NA REDE MUNICIPAL

Em respeito à população pindareense, em especial aos professores e aos pais ou responsáveis de alunos da rede municipal, a Prefeitura vem a público fazer os seguintes esclarecimentos:


Nas últimas semanas foi liderado um movimento grevista por um sindicato ilegal, que distorce os fatos e realiza atos por pura motivação política e com a clara intenção de desmoralizar a administração municipal.

Deixamos claro que a GREVE É ILEGAL segundo decisão do Tribunal de Justiça do Maranhão, em 12 de março de 2018, através do procedimento ordinário nº 0801470-53.2018.8.10.0000 - PJe

Esclarecemos que professores concursados recebem os seus salários em dia, NÃO ESTÃO COM PAGAMENTO EM ATRASO e ainda possuem o benefício de receber metade do décimo terceiro no mês de aniversário. Concederemos o reajuste de 6,81% no mês de maio, conforme determina o Plano de Educação Municipal, e estamos realizando ainda a reforma de escolas e avançaremos cada vez mais em diversos pontos importantes para a classe.

Devido ao descumprimento da decisão judicial por parte do Sindicato, notificamos todos os servidores da educação que se encontram em greve para se reapresentarem aos seus postos de trabalho nesta segunda-feira. Foi determinado à Secretaria de Educação que os diretores das escolas realizem o corte do ponto aos que aderiram a este movimento ilegal, o que vai gerar a abertura de processo administrativo por abandono de função, que será averiguado por uma Comissão Disciplinar.
Todas essas medidas estão sendo tomadas na forma da lei com a devida orientação e supervisão da assessoria jurídica do município.

O prefeito Henrique Salgado é o homem público que mais fez pela educação de Pindaré. Trouxe a Universidade Federal do Maranhão para capacitar centenas de professores, construiu mais de 100 salas de aula, ampliou a rede municipal de ensino, e em suas gestões os índices da educação sempre foram referência em todo o estado.

Apesar das dificuldades que estamos enfrentando demos início ao maior programa de recuperação e asfaltamento de ruas da história do Pindaré, iniciamos a Reforma do Hospital Municipal, do Ginásio de Esportes e outras ações pontuais que estão inseridas dentro do projeto de reconstrução de nossa cidade.

Por fim, garantimos aos pais que as aulas serão retomadas, com ou sem a presença de servidores concursados, que caso não retornem ao trabalho, servidores contratados assumirão os postos de forma emergencial para garantir o que realmente está em jogo e que não é pensado por quem continua a insuflar este movimento ilegal: o bem estar e ensino das nossas crianças.
Não iremos retirar nenhum direito ou conquista dos nossos educadores.

Vamos seguir avançando, debatendo e dialogando diretamente com a classe, para JUNTOS fazermos que a nossa educação volte a se tornar referência em toda a região.

Pindaré Mirim, 22 de abril de 2018.

HENRIQUE CALDEIRA SALGADO- Prefeito Municipal

PREFEITURA DE PINDARÉ
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

4 comentários:

  1. Sou professor, e não estamos reivindicado não que não esteja estabelecido em lei. A gestão atual é omissa. SINPROEPIM FORÇA!

    ResponderExcluir
  2. Jamais faria parte de um sindicato ilegal, se é ilegal por que nunca foi notificado?

    ResponderExcluir
  3. Caso os recursos do FUNDEB fossem usados adequadamente não haveria um porquê da nossa manifestação.

    ResponderExcluir
  4. A CULPA DISSO TUDO É DO ELEITOR QUE VOTOU NELE. ELE NÃO ASSUMIU A PREFEITURA SEM VOTOS. O ELEITOR É O CULPADO DISSO AÍ. JÁ SABEM COMO HS É E BOTARAM ELE DE NOVO.

    ResponderExcluir

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.