7 de dezembro de 2021

Governo e Vale lançam diagnóstico de cadeias produtivas do Maranhão


O Governo do Estado, por meio da Rede de Desenvolvimento Territorial (Redetema), e a Vale, com a participação da Suzano apresentaram o Diagnóstico e Perspectivas das Cadeias Produtivas do Maranhão, na tarde dessa segunda-feira (6), no auditório do Centro Cultural do Ministério Público – Rua Oswaldo Cruz, s/n, Centro, São Luís (MA).

O diagnóstico faz parte da estratégia para o fortalecimento de arranjos produtivos da agricultura familiar, como meio de impulsionar o desenvolvimento local. Ele possui amplo levantamento e sistematização de dados de 24 municípios do Maranhão vizinhos à Estrada de Ferro Carajás. É uma importante ferramenta para a construção de um plano de trabalho que visa desenvolver a agricultura nessas localidades e reverter o fluxo de importação de alguns produtos alimentícios no Estado. Esse momento é fruto da colaboração dos municípios envolvidos, Vale, Governo do Estado, Redetema e parceiros.

Na ocasião, além de representantes da Vale, Suzano e das secretarias e órgão do Governo do Estado envolvidas, participaram da solenidade os 24 prefeitos das cidades que margeiam a Estrada de Ferro Carajás no Maranhão, para o recebimento dos diagnósticos das potenciais cadeias produtivas que seus respectivos municípios possuem potencial identificados no estudo. A previsão é que no mês de janeiro de 2022 sejam iniciadas as oficinas para capacitação dos municípios e, em seguida, as ações sejam desenvolvidas em cada território.

Entre os municípios contemplados estão Açailândia, Alto Alegre do Pindaré, Anajatuba, Arari, Bacabeira, Buriticupu, Bom Jardim, Bom Jesus das Selvas, Cidelândia, Igarapé do Meio, Itapecuru Mirim, Itinga do Maranhão, Miranda do Norte, Monção, Pindaré-Mirim, Santa Inês e Santa Rita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.