15 de abril de 2014

Defesa da Fauna: Promotor de Pindaré participa de oficina de planejamento




Os promotores de justiça que compõem o Grupo Especial de Defesa da Fauna (Gedef), criado em fevereiro deste ano, participaram nesta segunda e terça-feira, 14 e 15 de abril, de uma oficina de planejamento composta por visitas técnicas, reuniões e palestras com profissionais que atuam em diversos órgãos ligados ao tema.

No primeiro dia de trabalho, os promotores de justiça realizaram visitas ao Hospital Veterinário da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), ao Centro de Controle de Zoonoses, que também funciona dentro do Campus Paulo VI, e ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Houve, ainda, uma reunião na sede do Ibama na qual foram discutidos aspectos relacionados à fiscalização de crimes contra a fauna e a pesca.

Durante as visitas, os promotores verificaram a falta de estrutura existente na maior parte das instituições, além de conhecer os principais problemas enfrentados pelos profissionais que atuam nesses segmentos, como a questão dos animais abandonados em ruas e feiras, a falta de locais adequados para onde esses animais podem ser encaminhados e os reduzidos investimentos feitos pelo poder público na saúde animal.

Nesta terça-feira, o grupo recebeu o professor e membro do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Nordman Wall. O professor e a estudante de Medicina Veterinária Liziane Gomes Carvalho apresentaram uma palestra sobre o bem-estar animal.

Nordman Wall também abordou temas como a esterilização de animais; a necessidade de ampliação do grupo de vacinas garantidas pelo Poder Público, que hoje se restringe à imunização contra a raiva, no que diz respeito aos animais domésticos; e à necessidade de identificação dos animais com chips, que trariam informações sobre esses bichos e seus donos, o que reduziria a quantidade de animais abandonados.

A partir das experiências nesses dois dias, os promotores integrantes do Gedef irão trabalhar no planejamento estratégico do grupo, elegendo prioridades que serão trabalhadas em todo o estado do Maranhão. A próxima reunião do Grupo Especial de Defesa da Fauna será realizada em 28 de abril.

Participam do Grupo Especial de Defesa da Fauna os promotores de justiça Carlos Rafael Fernandes Bulhão (Balsas), Érica Éllen Beckman da Silva (Morros), Isabelle de Carvalho Fernandes Saraiva (Zé Doca), Juarez Medeiros Filho (Mirador), Klycia Luiza Castro de Menezes (Bacabal), Lúcio Leonardo Froz Gomes (Pindaré-Mirim), Maria Cristina Lima Lobato Murillo, (Anajatuba), Michelle Adriane Saraiva Silva (Igarapé Grande), Paulo Roberto da Costa Castilho (Esperantinópolis) e Reinaldo Campos Castro Junior (Raposa).

(CCOM-MPMA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.