27 de abril de 2017

Raimundo Oliveira, novo presidente do Sinproesemma, é de Santa Inês

O novo presidente do Sinproesemma, professor Raimundo Oliveira, nasceu na cidade de Santa Inês, em 1971. Veio morar em São Luís na luta pela realização de um sonho: vencer por meio dos estudos. Na capital maranhense, cursou licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Maranhão. Oliveira também é bacharel em Ciências Contábeis. Ingressou na rede municipal de Educação de São Luís, em 2002, e na rede estadual, em 2004. Antes de se tornar presidente do maior sindicato de trabalhadores do Maranhão, Raimundo foi diretor de Administração e Patrimônio da entidade, na gestão anterior. Encabeçou a chapa 1, Unidade e Luta por mais Conquistas, alcançando mais de sete mil votos de aprovação.


1. Como o senhor avalia a responsabilidade de representar os interesses de mais de 30 mil educadores, nesses próximos quatro anos?

A responsabilidade é grande. Nós temos hoje na nossa base quase 40 mil educadores, sendo mais de 30 mil sindicalizados. Então é uma responsabilidade enorme na condução do sindicato. Mas sabemos que essa responsabilidade será levada a todos os educadores para buscarmos as conquistas, assegurar as que nós já tivemos, consolidar a unidade da base e lutar por mais direitos. Então, a representação dos interesses da categoria de educadores do Maranhão passa por esse tripé. É isso que faz nos mover em todo o Estado do Maranhão. Com o reconhecimento da nossa chapa, eleita com mais de sete mil educadores que depositaram os votos de confiança, o caminho é continuar lutando pela garantia dos direitos dos trabalhadores em educação do Maranhão.

2.Após não reunir a quantidade de membros suficiente para compor uma chapa nas eleições, a oposição adotou um discurso divisionista. Qual sua avaliação a respeito desse posicionamento do grupo derrotado nas eleições?

A direção do Sinproesemma avalia com indignação, porque nós observamos hoje um grupo da base do sindicato conduzindo um posicionamento de forma a dividir a categoria, com posições retrógradas, porque estão pensando nos seus interesses particulares. A direção do Sinproesemma tem a convicção de que todo o processo ocorreu dentro da licitude, a partir da constituição de uma Comissão Eleitoral que conduziu todo o processo de forma coerente e condizente com que foi estabelecido no Estatuto da entidade e no regimento da eleição.

Infelizmente esse grupo que faz oposição ao Sinproesemma, derrotado nas eleições de 2012, derrotado nas eleições de 2016 e derrotado na justiça, adota um discurso de divisão da categoria. Mesmo depois da derrota nas urnas, levou para a justiça uma eleição que transcorreu dentro da legalidade. Porém, foram derrotados novamente. Então, hoje esse grupo oposicionista que disputa o Poder no sindicato tem interesse particular de conduzir o maior sindicato do estado do Maranhão, com o objetivo de fazer do sindicato um instrumento para suas ambições políticas. Os educadores do Maranhão sabem que nunca foi esse o nosso perfil. Trabalhamos em prol da coletividade. Ou seja, nós lutamos em prol de uma categoria, desses mais de 30 mil educadores do estado do Maranhão. Esse grupo age assim, simplesmente, para confundir a categoria e, com certeza, atende a outros interesses de grupos políticos derrotados, porque ataca a direção do sindicato ao menos tempo em que se disputa eleições municipais, estaduais, que não é o foco do Sinproesemma. É preciso que a categoria observe isso de forma correta e coerente para que nós não tenhamos essa divisão e que prevaleça a unidade porque somente com unidade nós teremos mais lutas e mais conquistas.

3.Como o Sinproesemma vai enfrentar os retrocessos desencadeados pelo Governo Federal, a política de Temer contra o trabalhador, e preservar os direitos conquistados pelos educadores?

Nós enfrentaremos como sempre enfrentamos: na luta. São reformas maléficas, que estão em curso no Congresso Nacional, elaboradas por um governo golpista e ilegítimo. Isso vai destruir direitos garantidos pelos trabalhadores há muitas décadas. Diante desse retrocesso, achamos que toda a sociedade civil e as entidades sindicais têm que unir forças para combater esses ataques e os danos que essas reformas representam, em especial aos trabalhadores em educação, porque está em risco a aposentadoria especial.

A reforma iguala idade mínima e aumento o tempo de contribuição. A crise que eles alegam ter na Previdência nunca foi provada para que justifique essa reforma. Então é preciso que os educadores estejam juntos e unidos com os demais trabalhadores para que nós possamos combater todas essas medidas maléficas que vêm de encontro aos direitos já garantidos e assegurados por décadas e décadas. O Sinproesemma tem o compromisso e a responsabilidade de enfrentar todos esses retrocessos com a luta na rua, mobilizações e paralisações, para que essas medidas não comprometam a vida dos trabalhadores brasileiros, em especial os da educação.

4.O Sinproesemma está presente em cerca de 100 municípios, sendo instrumento de luta dos educadores contra dezenas de gestões que desrespeitam o trabalhador e não investem em educação pública de qualidade. Quais são as propostas de luta dessa gestão para as redes municipais?

O Sinproesemma tem essa dimensão de ser o sindicato de base estadual, mas que congrega os educadores não só da rede estadual, mas também das redes municipais. Com certeza, esse nome leva a sua característica principal que é a luta dos educadores, de congregar todos contra gestões que atacam os trabalhadores. Temos, principalmente, nos municípios, a proposta de assegurar políticas de expansão, ou seja, constituir mais núcleos, ampliar mais ainda a luta dos trabalhadores em educação em todos os municípios do estado do Maranhão. Esse é nosso esforço, para ampliar mais ainda nossa atuação, para que possamos fazer a luta nesses municípios com os nossos combativos educadores. Inclusive, contamos com uma nova pasta agora nessa gestão: a Secretaria de Núcleos Municipais, que terá um papel importantíssimo em congregar mais ainda esses 100 núcleos que já existem e agregar companheiros que têm interesse em constituir novos núcleos para que possamos fazer a luta mais geral do nosso estado e com isso assegurar direitos aos nossos educadores, que sempre buscam a educação de qualidade e a valorização profissional.

5.O Sinproesemma se consolidou como um dos sindicatos mais importantes, conquistando o pagamento de progressões salariais, eleições diretas, o novo Estatuto, ampliação e unificação de matrículas. Essas conquistas ajudaram a fortalecer essa marca de luta na entidade?

Com certeza. Essas conquistas históricas fazem parte de todo um contexto de luta de anos da direção do Sinproesemma. Tínhamos uma luta que estava emperrada há 20 anos que foram as dívidas das progressões dos trabalhadores em educação da rede estadual e depois de duas décadas de muita luta nós conseguimos essa vitória importante. Outra conquista decisiva foi o Estatuto do Educador, aprovado em 2013, uma luta antiga, vitoriosa. Hoje, os educadores da rede estadual têm uma lei que assegura todos os direitos.

Também temos a efetivação das eleições diretas para diretor, porque o espaço escolar precisava ser democratizado, com oportunidade para que todos os educadores possam participar de um processo democrático de escolha da gestão, tornando a escola um ambiente agradável e atrativo para alunos e educadores.

Importantíssima também foi a conquista da unificação e ampliação de matrícula, regularizando a situação de quem tem mais de duas matrículas de 20 horas. Uma solução do sindicato para que os detentores de duas matrículas de 20 horas no Estado e outra de 20 em rede municipal, unifiquem as matrículas do Estado, ficando com apenas uma de 40 e mantenha a de 20 no município.
A ampliação permite que o educador saia do regime de 20 horas semanais e vá para 40 horas semanais, recebendo, proporcionalmente, sem precisar fazer novo concurso. São conquistas históricas para a carreira do magistério e, para esta nova gestão, temos muitos outros pontos de reivindicação para avançarmos muito mais.

6.Nesta nova gestão, quais são as pautas que vão nortear a luta pela educação pública de qualidade no Maranhão?

Na nossa gestão, vamos lutar para assegurar as Gratificações de Difícil Acesso, Risco de Vida e Educação Especial e garantir a automaticidade das progressões salariais na rede estadual, além do pagamento de promoções e titulações. O concurso público é outro ponto importante e permanente da nossa Campanha Salarial e que precisa contemplar todas as áreas da educação, visando reduzir a carência na rede.

Para os funcionários de escola, defendemos o pagamento imediato das gratificações do Pró-funcionários aos trabalhadores do Cintra, assim como a extensão do programa do pró-funcionário em todo o estado.

O Sinproesemma também vai cobrar a oferta de formação continuada permanente aos educadores, tanto da rede estadual quando nas municipais, garantindo o aperfeiçoamento da rede pública. Outra luta que será desencadeada será contra a terceirização, que vem na contramão da luta diária da entidade, que combate essas medidas maléficas do governo federal.

Na parte de infraestrutura, uma das bandeiras será a implantação de internet nas escolas e laboratórios para criar um ambiente mais agradável para o aprendizado dos educandos do nosso estado, além de cobrar o reforço na segurança para combater a violência nas escolas.

O Sinproesemma reafirma o seu compromisso com a luta pela qualidade da educação e acredita que esse objetivo só será alcançado com a valorização dos educadores, o que vai elevar a qualidade dos ensinos e proporcionar aos jovens a cidadania e a qualificação para o mundo do trabalho. O educador que compartilha dessa ideia precisa se juntar ao sindicato, manter a unidade e ir para a luta.

Sinproesemma

Um comentário:

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.