4 de setembro de 2012

Índios interditam trecho da BR-316 em Bom Jardim





                                                                                                                                  (Foto: Rosimeire Diniz)
Como o Notas do Daniel Aguiar noticiou - em primeira mão - na noite dessa segunda-feira (3), índios interditaram a BR-316, entre Bom Jardim e Santa Inês na manhã desta terça, 4.

A manifestação, até o momento da publicação deste post, pacífica deve estender-se até o meio dia. Cerca de 400 índios das etnias Guajajara, Kaapor e Guajá (com 
o apoio de representantes quilombolas da região) ocupam, desde o início da manhã desta terça, trecho da BR-316 entre os municípios de Bom Jardim e Santa Inês.
Os índios prostetam contra a Portaria n°303, da Advocacia-Geral da União, que dispõe sobre salvaguardas institucionais às terras indígenas. O documento estabelece, entre outras coisas, que nem a comunidade indígena ou a FUNAI precisam ser ouvidas, caso a União decida pela instalação ou desenvolvimento de qualquer tipo de ação ou projeto estratégico em área indígena.

Para os manifestantes, a Portaria fere os direitos indígenas e a Constituição Federal. "Estamos fazendo uma manifestação de alerta. Caso essa portaria não seja revogada pelo Governo Federal, já nos mobilizamos para interditar todas as rodovias e ferrovias do Maranhão. Não queremos briga, nem confusão. Queremos apenas nossos direitos preservados", declarou ao G1, um dos líderes do movimento, Flauberth Guajajara.

Caso a Portaria da AGU não seja revogada, uma nova manifestação deve ocorrer nos próximos dias. Lideranças indígenas afirmam que além da Rodovia, ferrovias podem ser interditadas em uma nova manifestação.


Clique aqui para ler o Manifesto dos povos indígenas da Terra Indígena Pindaré

Um comentário:

  1. Theѕе аre really imρгessive ideaѕ in concеrning blogging.
    You havе toucheԁ ѕome fastіdious factors here.

    Any waу κeep up wrinting.
    my page - v2 cigs review

    ResponderExcluir

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.