(Foto: Rosimeire Diniz) |
A manifestação, até o momento da publicação deste post, pacífica deve estender-se até o meio dia. Cerca de 400 índios das etnias Guajajara, Kaapor e Guajá (com o apoio de representantes quilombolas da região) ocupam, desde o início da manhã desta terça, trecho da BR-316 entre os municípios de Bom Jardim e Santa Inês.
Os índios prostetam contra a Portaria n°303, da Advocacia-Geral da União, que dispõe sobre salvaguardas institucionais às terras indígenas. O documento estabelece, entre outras coisas, que nem a comunidade indígena ou a FUNAI precisam ser ouvidas, caso a União decida pela instalação ou desenvolvimento de qualquer tipo de ação ou projeto estratégico em área indígena.
Para os manifestantes, a Portaria fere os direitos indígenas e a Constituição Federal. "Estamos fazendo uma manifestação de alerta. Caso essa portaria não seja revogada pelo Governo Federal, já nos mobilizamos para interditar todas as rodovias e ferrovias do Maranhão. Não queremos briga, nem confusão. Queremos apenas nossos direitos preservados", declarou ao G1, um dos líderes do movimento, Flauberth Guajajara.
Caso a Portaria da AGU não seja revogada, uma nova manifestação deve ocorrer nos próximos dias. Lideranças indígenas afirmam que além da Rodovia, ferrovias podem ser interditadas em uma nova manifestação.
Clique aqui para ler o Manifesto dos povos indígenas da Terra Indígena Pindaré
Theѕе аre really imρгessive ideaѕ in concеrning blogging.
ResponderExcluirYou havе toucheԁ ѕome fastіdious factors here.
Any waу κeep up wrinting.
my page - v2 cigs review