![]() |
(Imagem/Internet) |
Das duas uma: ou uma teia de mentiras está sendo cuidadosamente estendida sobre o município (incluem-se aí falsas comunicações de crimes) ou o terror paira de fato sobre Santa Inês. Seja qual for a realidade, todos perdemos.
Candidatos a vereador ameaçados de morte, sequestro, folhetos apócrifos e até candidato a prefeito que diz ter tido a vida ameaçada por uma idosa 'bom de faca'. São muitos crimes ou muitas mentiras deslavadas com objetivo claro.
Não quero aqui - e não vou - expor caso a caso e especular sobre suas possíveis veracidades. Mesmo porque esse não é o meu papel e, obviamente, não estou capacitado para tal. Sendo assim, de quem é a responsabilidade? A responsabilidade, respeitando suas competências, é das Polícias Federal, Civil e Militar e da Justiça Eleitoral.
Reconheço o afinco com que trabalham os profissionais dos órgãos citados, mas, visivelmente, são necessárias medidas um tanto mais enérgicas e urgentes. Ou se toma uma atitude logo, ainda que de forma exemplar, ou os poucos dias que antecedem as eleições serão de caos absoluto em Santa Inês.
As investigações estão sendo realizadas. Entendo. Não se deve cometer nenhuma injustiça. Entendo, também. Mas, se o nível crescente de imoralidades politiqueiras for mantido, o que acontecerá nas madrugadas vindouras?
O povo de Santa Inês está temeroso. É preciso responder à altura dos ataques e com o rigor da lei.