2 de dezembro de 2011

Sexta, na Câmara...02/12

Vereadores posam para foto com homenageados e familiares
Mais um sexta-feira chegou e, com ela, mais uma edição da coluna 'Sexta, na Câmara...'
A sessão desta sexta (2), foi solene. Vereadores entregaram títulos de cidadão honorário a moradores de Santa Inês que, na visão dos edis, contribuíram e continuam contribuindo para o desenvolvimento do município.


Pela primeira vez, desde que esta coluna foi criada, eu vi a galeria da Câmara Municipal de Santa Inês lotada. 


Galeria da Câmara de Vereadores de Santa Inês 
Além dos homenageados do ano e de familiares dos mesmos, participaram da sessão advogados, empresários e representantes da comunidade civil. A deputada estadual Vianey Bringel e o superintendente estadual de Indústria e Comércio, Marcos Muniz, também fizeram parte da mesa.


Apenas seis dos dez agraciados foram receber o título nesta sexta-feira.


O ex-prefeito de Santa Inês Valdevino Cabral Filho e o sindicalista e ativista político, Manoel da Conceição, não compareceram à sessão.
Ozinete Sousa,  viúva do ex-vice-prefeito de Santa Inês, João Luis de Sousa, recebeu o título destinado ao falecido esposo.


Homenageados e respectivos autores

O vereador Manoel do Sindicato é autor do requerimento, aprovado pela câmara, que concedeu título de cidadão de Santa Inês ao médico Alcides Mendes da Luz (o doutor Alcides).
Para Manoel do Sindicato, o medico é merecedor da honraria. "Estou satisfeito com a sua contribuição na cidade", disse o vereador.




Moacir Veríssimo entregou título de cidadão ao profissional da construção civil, José Evangelista do Nascimento Costa.


Segundo o vereador, José Evangelista continua ajudando o município. "O meu indicado para receber o título é um ma pessoa que vive de construir e fazer com que Santa Inês se desenvolva ainda mais", finalizou.


Otacília Rios posou sorridente para fotos entregando a honraria a Isabel Belo da Silva (a dona Mocinha).


Dona Mocinha milita há mais de 30 anos na Legião de Maria. 
Segundo Otacília, a homenageada "adotou Santa Inês como casa" e "tem se doado a Santa Inês durante mais de três décadas". E finalizou dizendo que cada "homenageado tem o seu valor e papel para o desenvolvimento de Santa Inês".

Toinha Leal foi a autora do requerimento de resultou na concessão de título a educadora Antônia Alves Rocha. " Dona Antônia é uma das professoras que mais batalhou em prol da educação do município, além de ser de uma alegria impressionante", disse a vereadora.



Aldoniro Muniz iniciou o discurso falando sobre o resultado dos trabalhos realizados pelo presidente das Assembléias de Deus em Santa Inês, pastor Rayfran Batista, em um curto espaço de tempo. "Esse homem conseguiu fazer o que poucos fizeram: reunir o povo de Deus. Pessoas que estavam nas drogas hoje estão recuperadas. Continue fazendo esse importante trabalho social e religioso pastor", disse Aldoniro.







O presidente da Câmara de Vereadores entregou o título de cidadão honorário à diretorado Fórum da comarca de Santa Inês, juíza Larissa Rodrigues Tupinambá Castro. Madeira de Melo lembrou e agradeceu os bons serviços prestados pelos antecessores de Larissa Tupinambá, mas reconheceu que os trabalhos realizados pela atual diretora do Fórum tiveram resultados notados principalmente pelo mais humilde dos moradores do município que precisa recorrer à justiça.




O vereador Orlando Mendes iniciou o discurso falando sobre a importância de se valorizar e reconhecer grandes feitos de moradores acolhidos por Santa Inês. "Uma de minhas preocupações sempre foi agraciar pessoas que realmente se dedicaram ao desenvolvimento de Santa Inês e é com honra que esqueço nossas diferenças políticas e dedico essa honraria ao ex-prefeito de Santa Inês, Valdevino Cabral Filho", disse o vereador que completou dizendo: "Dentre os prefeitos que já passaram por Santa Inês, Cabral é um dos que ajudaram Santa Inês". 


Valdevino Cabral Filho
Para finalizar, Orlando Mendes pediu à deputada estadual Vianey Bringel que, junto com o marido, o prefeito Roberth Bringel, e os vereadores, unam as forças em benefício da população de Santa Inês.


Como já foi dito anteriormente, Valdevino Cabral não participou da sessão.


Outra personalidade que não esteve na sessão para receber o título foi o sindicalista e ativista político Manoel da Conceição. O que não impediu o vereador Deutz Cavalcante de tecer elogios ao sindicalista.


Manoel da Conceição
Manoel da Conceição já foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pindaré-Mirim e tem suas histórias de luta (contra a ditadura, por exemplo) registradas em inúmeros obras literárias, em várias partes do país e até fora do Brasil. 


Deutz informou que, "por motivo de força maior, Manoel da Conceição não estava presente. Mas ele me disse que virá a Santa Inês receber o título em janeiro de 2012".


No momento mais emocionante do dia, Nazeu Rodrigues entregou o título de cidadão honorário (in memoriam) à dona Ozinete Sousa, viúva do ex-vice-prefeito de Santa Inês. Nazeu se emocionou ao falar de João Luis de Sousa. "A morte dele é uma perda inestimável", lamentou o vereador.


João Luis foi o primeiro vice-prefeito da história de Santa Inês.
Nazeu encerrou dizendo que "A grandeza não está em receber honras e sim, em merecê-las."
João Luis de Sousa
Só para constar, o título foi concedido quando João Luis ainda estava vivo. Ele morreu no dia 11 de novembro deste ano, vítima de complicações resultantes de uma batalha que travava contra um câncer no fígado.


Todos os homenageados presentes agradeceram a honraria e disseram que pretendem continuar trabalhando pelo bem da comunidade de Santa Inês.




Deputada Vianey Bringel



A deputada estadual Vianey Bringel (PMDB), também ocupou a tribuna da câmara e não conteve as lágrimas ao relembrar e falar sobre o ex-vice-prefeito de Santa Inês, aflorando emoções em familiares e amigos de João Luis que acompanhavam a solenidade da galeria.
   

3 comentários:

  1. Gostaria de pedir a Deus que abra os olhos e toque no coração desses vereadores para que possam olhar e se sensibilizarem com a realidade cruel de crianças, jovens e idosos que nem sempre tem a simples,mas muito importante oportunidade de fazer mais do que uma unica refeição por dia. senhores vereadores,deixem a hipocrisia de lado e olhe para essas pessoas que deram a vocês o mandato de veriador.

    ResponderExcluir
  2. EU AINDA ACREDITO NA JUSTIÇA2 de dezembro de 2011 às 19:38

    A VERDADE E QUE AS ELEIÇÕES ESTÃO SE APROXIMADO E ESSES VEREADORES, ESTÃO APELANDO. GOSTARIA DE FAZER UM CONVITE PARA TODOS QUE FORAM HOMENAGEADOS COM O TÍTULO DE CIDADÃO DE NOSSA QUERIDA TERRA! O CONVITE NÃO É TÃO AGRADÁVEL, TRATA-SE DE MOSTRA A VOCÊS AS CRIANÇAS QUE BUSCAM A SUA PRIMEIRA REFEIÇÃO NO LIXÃO DA CIDADE TENHO A CERTEZA SENHORA JUÍZA QUE A SENHORA NÃO VAI CONCORDAR COM A POLÍTICA DE EXCLUSÃO INFLIGIDA POR ESSES OPORTUNISTAS. SEI QUE A SENHORA E UMA PESSOA QUE TEM COMO ESCUDO A DIGNIDADE!

    ResponderExcluir
  3. "senhores vereadores,deixem a hipocrisia de lado e olhe para essas pessoas que deram a vocês o mandato de veriador"
    _____________________________
    Não seja estúpido Claudivan, ninguém mais do que os vereadores, ajuda os mais carentes em Santa Inês, ainda mais àqueles que lhes confiaram o voto.Não precisa ser vereador pra ser hipocrita, a hipocrisia já vem de berço.Por falar nisso, qual foi o seu Vereador? antes que eu me esqueça,a palavra certa é: VEREADOR, com "E"
    - um abraço do Vereador NAZEU

    ResponderExcluir

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.