1 de dezembro de 2011

PI - Prefeito é condenado por abusar de criança de 10 anos

SILVIA FREIRE da Folha de São Paulo

O prefeito piauiense Geraldo Eustáquio Machado (sem partido), do município de Sebastião Barros (970 km de Teresina), foi condenado nesta quinta-feira a oito anos de prisão por abusar sexualmente de uma criança de dez anos. Cabe recurso.

Em outubro, ele já havia sido condenado a oito anos de prisão, em regime semiaberto, pela mesma acusação contra uma menina de oito anos que tinha leucemia.

Esse abuso ocorreu, segundo o processo, durante uma viagem para Teresina, onde a criança fazia tratamento médico. A menina viajava ao lado do prefeito, que colocou a mão dela sobre seu pênis e pediu que ela apertasse.

Na decisão desta quinta, o Tribunal de Justiça do Piauí determinou a prisão imediata do prefeito.

Nas duas decisões, os desembargadores determinaram a perda do mandato, que ocorrerá assim que o acórdão for publicado --não há previsão para isso acontecer.

O advogado Francisco da Silva Filho, que defende o prefeito, disse que seu cliente é vítima de uma perseguição política, orquestrada por adversários que querem afastá-lo da prefeitura.

Segundo o advogado, as crianças são filhas de políticos que se beneficiariam com a saída dele.

O defensor diz que irá apresentar um pedido de habeas corpus assim que a decisão for publicada e que vai recorrer da condenação ao STJ (Superior Tribunal de Justiça).

Segundo Silva Filho, não há razão para o prefeito ser preso nem perder o cargo, já que a condenação não é definitiva.

O desembargador Joaquim Santana disse que as crianças foram ouvidas nos processos, acompanhadas dos pais, psicólogos e representantes do Ministério Público, e que deram detalhes dos abusos.

2 comentários:

  1. Concordo plenamente com o advogado do prefeito, ele é sim vítima de perseguição política, pois quem conheçe a real situação da politica no sul do estado sabe que isso é sim perseguição politica, quem conheçe o Gutão sabe que ele é capaz sim de criar e protogonizar situações que nunca exitiram, até mesmo com a própria filha. Conheçendo os interesses pessoais da família do vice prefeito de Sebastião Barros, e sabendo histórias de pessoas conheçidas que sofreram pressão psicólogica de irmão e sobrinho do vice, inclusive este o acusava também de pedofilia, em que eles subordinavam essa pessoa para acusar o prefeito Geraldo Eustáquio Machado, de que ele abusava de sua filha. Contudo a minha conclusão e de várias pessoas que conheçem um pouco da real história, é de que isso aí não passa de um grande circo político!

    ResponderExcluir
  2. Sendo armação ou não, a pedofilia é um crime que, precisa ter um um fim.
    É uma vergonha que isso tenha ocorrido tratando-se de uma autoridade, pois ao invés de cuidar das crianças, fica cometendo estes atos ilícitos e imorais.
    Justiça...e impunidade zero!

    ResponderExcluir

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.