6 de dezembro de 2011

Zé Doca - Ex-deputado Chico Caíca é condenado a 8 anos de prisão



Do Blog do Manoel Santos

O ex-deputado estadual Francisco Caíca foi condenado a oito anos de prisão pelo 2º Tribunal do Júri de São Luís, em sessão realizada na segunda-feira (5). Ele foi julgado por homicídio duplamente qualificado que teve como vítima Carlindo Sousa Cunha. O júri foi presidido pelo juiz Gilberto de Moria.

Na defesa do réu, atuou o advogado Jair de Almeida e na acusação o promotor de Justiça Emmanuel Guterres Soares. O crime aconteceu em maio de 1982, no bairro João de Deus. A vítima trabalhava como cobrador de ônibus na empresa do ex-deputado José Gerardo. Na ocasião, Carlindo Sousa Cunha entrou na Justiça do Trabalho contra o então deputado, que, contrariado, mandou matá-lo.

O crime foi praticado pelo pistoleiro conhecido como Rinoaldo, que foi conduzido pelo ex-deputado Francisco Caíca, em seu próprio veículo, até o local onde a vítima foi morta.

Na sessão do Tribunal do Júri, também deveria ter sido julgado o ex-deputado José Gerardo, mas este conseguiu uma liminar no Tribunal de Justiça para ser excluído do julgamento, até que o tribunal decida se o processo dele está ou não prescrito. José Gerardo tem mais de 70 anos, o que lhe dá direito à redução do prazo de prescrição.

Segundo o promotor, o pistoleiro Rinoaldo encontra-se em lugar incerto desde 1984 e existem notícias de que foi morto, mas o corpo nunca foi encontrado. O condenado Francisco Caíca está hoje com 66 anos de idade e reside na cidade de Zé Doca.

Foi deputado estadual por duas legislaturas, tendo o mandato cassado junto com José Gerardo durante a CPI do Crime Organizado, em 1999. Francisco Caíca ainda tem o direito de apelar da sentença em liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.