7 de agosto de 2012

As mulheres e as eleições em Alto Alegre do Pindaré



Em tempos de campanhas político-partidárias, vê-se várias formas de manifestação popular em prol ou contra pretensos vereadores, prefeitos, deputados, senadores, governadores ou presidente da república. 
Algumas pacíficas e outras nem tanto. Mas, via de regra, todas motivadas pelo comportamento ou histórico do(s) candidato(s).

Chamou-me a atenção - e vou ater-me basicamente nesse ponto específico - uma manifestação pacífica em prol do candidato à reeleição do município de Alto Alegre do Pindaré. No último dia 4, centenas de mulheres se uniram e formaram uma corrente intitulada pelas participantes de Movimento Mulheres do 28 (Nome alusivo ao número do atual prefeito e candidato à reeleição Atemir Botelho, do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro - PRTB).

Centenas de mulheres declaram apoio à candidatura de Atemir Botelho (PRTB)
(Foto: atemirbotelho28.com.br)
Poucos imaginavam, durante o governo federal de Getúlio Vargas, que 80 anos depois da conquista do direito ao voto, as eleitoras seriam decisivas. No Maranhão, de acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral, as votantes ganham por 91 mil em relação ao número de eleitores do sexo masculino: são 2.232.521 homens e 2.323.352 mulheres. 

Atemir Botelho 28 - Movimento Mulheres do 28
Participantes do Movimento Mulheres do 28, em Alto Alegre do Pindaré-Ma
(Foto: atemirbotelho28.com.br)
Em Alto Alegre do Pindaré, elas representam metade do eleitorado. Dos pouco mais de 20 mil eleitores aptos a votarem nas eleições deste ano em Alto Alegre, as mulheres somam 10. 136, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). E essa manifestação voluntária e popular Movimento Mulheres do 28 descreve o novo momento que o município de Alto Alegre do Pindaré está vivendo. Um novo tempo no qual as mulheres não estão alijadas do processo eleitoral e, longe disso, participam ativamente do processo, determinando o próprio futuro, o de filhos e de netos.

Atemir Botelho 28 - Movimento Mulheres do 28
(Foto: atemirbotelho28.com.br)

A Mulher Eleitora - Carlos Drummond de Andrade.

“Mietta Santiago
loura poeta bacharel
Conquista, por sentença de Juiz,
direito de votar e ser votada
para vereador, deputado, senador,
e até Presidente da República,
Mulher votando?
Mulher, quem sabe, Chefe da Nação?
O escândalo abafa a Mantiqueira,
faz tremerem os trilhos da Central
e acende no Bairro dos Funcionários,
melhor: na cidade inteira funcionária,
a suspeita de que Minas endoidece,
já endoideceu: o mundo acaba”.
Carlos Drummond de Andrade.

10 comentários:

  1. alto alegre nunca teve essas caminhadas!!!ainda mas sendo de mulheres...sabe pq ??todo mundo tinha medo..e hoje todos pode luta pelos seus direitos..tanto pode que eu vou dá um exemplo!agente de saúde não tinha sindicato e hoje tem... professor não tinha sindicato e hoje tem...antes ninguém podia fazer uma manifestação quando olhava alguma coisa errada e hoje pode fazer...mas não pq não podiam mas pq não deixavam e agora a musica do candidato do 15 diz que ele vai coloca as coisas no lugar se esse ele ganha!só que as coisas não estão fora do lugar...hoje elas estão no lugar certo pq todos pode e tem os mesmos direitos...alto alegre agora ta muito bem...

    ResponderExcluir
  2. Nós mulheres temos peso na hora de decidir uma eleição. Atemir, as mulheres e nossas famílias de Alto Alegre estão com vc.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria q o povo de minha santa ines fosse organizado assim. assim podiamos cobrar dos gestores. As mulheres de alto alegre estão de parabésn!

    ResponderExcluir
  4. POIS AQUI EM ZE DOCA NOS ESTAMOS JUNTAS E PREPARADAS PARA TIRAR QUEM NÃO PRESTA. N... NÃO TEM VEZ!

    ResponderExcluir
  5. è isso ai mulherada somos poderosas e temos vez e voz conquistamos isso a mais ou menos 4 anos atrás então vamos em frente ñ podemos deixar pra traz estas conquistas portanto sem medo de errar é 28

    ResponderExcluir
  6. faço parte do movimento mulheres do 28 e não vamos dixar o 15 botar as coisas no lugar porque nos ja sabemos o lugar então ei psiuu e 28

    ResponderExcluir
  7. a inveja não mata mas maltra. pode copiar 15 voces não tem criatidade ei psiuu faz 28

    ResponderExcluir

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.