7 de agosto de 2012

Santa Inês: Gráficos e informações detalhadas da pesquisa Escutec/OEstado



A pesquisa de opinião encomendada pelo jornal O Estado do Maranhão foi realizada pela Escutec entre os dias 29 e 31 de julho deste ano. Os pesquisadores ouviram 602 eleitores de vários bairros de Santa Inês.

A pesquisa foi registrada no último dia 2 sob o protocolo Nº MA-00070/2012 e foi liberada para divulgação nesta terça-feira, 7.

O Notas do Daniel Aguiar disponibiliza abaixo os principais gráficos e informações da pesquisa.


Pesquisa realizada no município de Santa Inês-MA sobre as eleições municipais.

Objetivo: Levantar opinião de eleitores sobre questões políticas e administrativas.

Amostra: Representativa dos eleitores, com seleção do entrevistado utilizando-se quotas proporcionais em função das variáveis: sexo, faixa etária, grau de instrução, renda e setores.

Fontes de dados da amostra: IBGE 2010, PNAD 2009, TSE e TRE 2011.

Tipo da pesquisa: Quantitativa

Universo: Eleitores acima de 16 anos.

Metodologia Usada: Amostragem estratificada não probabilística.

Número de Entrevistas: 602

Abordagem: Entrevistas pessoais feita através de questionário específico.

Data início da Coleta: 29/07 a 31/07/2012

Setores: Setor 01: Centro, Palmeira e Mercado Municipal. Setor 02: Vila Edmundo Rios, São Benedito e Barreirinha. Setor 03: Vila Parente, Ceplac, Jardim Abreu, Aeroporto e Angelim. Setor 04: Céu, Mutirão, Parque Santa Cruz, Vila Cabral, Coheb, Vila Davi, Vila Marcony, Cohab e Vila Conceição. Setor 05: Jardim Brasília, Jardim Tropical, Adelaide Cabral, Canãa, Santo Antônio e Nova Sta Inês. Setor 06: Parque Pramorar,Vila Olímpica, Saback, Canecão, Vila Militar, Jardim Nova Era, São Cristovão e Núcleo CRVD. Setor 07: Barradiço, G3, Malfim, Muriçoca, São José do Aterrodo, Provisória, Barro Vermelho, Água Preta e Boa Vistinha. Setor 08: Boa Vista, Bom Futuro, São João dos Crentes, Bom Jesus e Bom Jardim. Setor 09: Barro Branco, Três Satuba, Campo Novo e Lago do Remanso. Setor 10: Santa Filomena, Ladeira do Gato, Calando Novo, Santa Cruz e Fazendinha.

Equipe: 06 pesquisadores e 02 coordenadores com treinamento específico.

Filtragem: Em 100% dos questionários aplicados.

Fiscalização: Em 25% dos questionários aplicados.

Intervalo de Confiança: Estimado em 95%.

Margem de erro máxima: 3% para mais ou para menos.

Tabulação: Software específico com auditagem sobre os resultados obtidos.

Estatístico Responsável: Hildete Alves da Costa

CFE: 8532 5ª Região

Registro na ABEP: 246 *

CONRE 5ª REGIÃO: 5ª REGIÃO: 032008 **

*Associação Brasileira de Empresas de Pesquisas **Conselho Regional de Estatística 





 

41 comentários:

  1. Não a o que discutir. Nono é lider absoluto. o coitadinho do Sirino (coitadinho porque anda parecendo o cabral naquele tempo, todo metido a coitadinho - mas, não engana ninguém) Ele tem mais possibilidade de crescer do que o deputado e até mais que o Nono. Então turma boa é Nono, Sirino e lá no finalzinho da tabela Ribamar.

    ResponderExcluir
  2. Não é o que se vê pelas ruas de Sta. Inês, trabalho de porta em porta e vejo o Dr Ribamar bem à frente, onde tem uma roda de 10 pessoas 8 dizem que votam nele.
    Esse Instituto é contratado pelo governo do estado e tem costume de manipular resultados.
    Agora, se isso fosse verdade eu iria ficar decepcionado, o Nono prefeito é o fim da picada, o passado dele e o presente dos sobrinhos dizem tudo.

    ResponderExcluir
  3. Não sou muito de crer em pesquisa. Quando Jackson se elegeu governador um instituto de pesquisa disse que Roseana estava na frente e vejam o que aconteceu.
    Acredito que ainda tem muito caminho pela frente e com toda certeza Sirino que aparece bem lá no fundo poderá ganhar as eleições.
    Nono faz parte do partido de Roseana e o Estado do Maranhão é da família Sarney. Sacaram a jogada?

    Pedro Henrique

    ResponderExcluir
  4. Pelas ruas de Santa Inês o que vemos é uma crescente rejeição pelo derrame de dinheiro na campanha de Nono,e ocandidato Sirino crescendo na opinião popular.

    ResponderExcluir
  5. Se a pesquisa é fajuta, pra quê o desespero? Se você garante que seu cadidato vai ganhar, então relaxa. Uns garantem que o 40 já ganhou, outro dizem que o 43 leva essa. Então todo mundo ja ganhou. Querem tirar a prova da pesquisa, então contratem uma empresa e realizem uma nova pesquisa (assim como foi feito agora). É Baratinho. E vou perguntar novamente: PESQUISAS REALIZADAS NAS ELEIÇÕES ANTERIORES EM SANTA INÊS FOI DIFERENTE COM O RESULTADO DAS URNAS? Lembro que sempre foi a mesma ladainha com as desculpas e dizendo que era tudo fajuto. Continuem neste caminho e garanto que as coisas não vão mudar pro lado de vocês. E continuem com as desculpas.

    ResponderExcluir
  6. nao se deixe enganar por pesquisas sirino e quem vai levar essa o povo ta cansado de tanta gente ruim dentro da prefeitura

    ResponderExcluir
  7. Pesquisa fajuta kkkkk não creio muito, primeiro pq quando se trata em Nono, ja se fala em enrolada...
    O estado eh da familia Sarney.. Consequentemente... Essa pesquisa passou por onde? Aqui na minha rua e nem no meu bairro nao passou, ate pq seria o inverso, meu bairro todo eh 40 e o Nono seria o rejeitado :D Mas eh obvio q todas as pesquisas serao assim: Nono na frente e Ribamar rejeitado, afinal, a politica do 15 eh suja, e isso eh apenas mais uma das suas enroladas. Uma rejeicao altissima que o Nono tem, e o povo deles acham que camisa, cartaz, midia na internet, carro de som e gente arruaceira ganham eleicao. Acordem, q essa pesquisa de vcs nao comovem ninguem. Roberth e Nono: Nao vale a pena ver de novo. Eh 40, eh 40. Tirem essa pesquisa do ar que o povo ta eh rindo de vcs q julgam o 15 eleito com 604 votos kkkkk 604 votos nao elegem nem vereador, qto mais prefeito kkkkkkkkkkkkl politica suja essa de vcs, vergonhasa. Ate a proxima pesquisa, e passem pelo meu bairro. Mas nem adianta, pq aqui so da Riba e vcs colocam que so da Nono, vergonhaaaa, desesperoooooooooooooo! Eh 40

    ResponderExcluir
  8. Bonito eh vcs mandarem dzr anunciar no carro de som: comicio do bem. Poupe-me dessa sujeira de vcs, politica vergonhosa. Deveriam jogar limpo com limpo, eh 40 em vcs!!!

    ResponderExcluir
  9. Pelo amor de Deus essa pesquisa não existi, querem forçar e iludir povo de Santa Inês com mentiras, deixa de calúniar cidadão não aguenta mais esses sanguesssugas de verba municipal, eleição pesquisa não vota mente até jornal dos Sarneys. Sirino vai arrebentar nos comícios por ser mais inteligente, deixemos de ser fracos sejamos forte Sirino o mais correto desses aí.

    ResponderExcluir
  10. Quanto ao primeiro comentário, acho que o coitadinho é quem o fez. Se isso for verdade, acredito que será o fim e o retrocesso de Santa Inês. Isso aqui vai virá casa da MÃE JOANA pois quem dará as cartas na administração serão agiotas que estão abarrotando o caixa do candidato da prefeitura para a compra de votos. Será que estes agiotas não cobrarão a sua fatura? Infelizmente Santa Inês pagará um preço muito alto por um erro que está prestes a acontecer. Fazer o que! Cada povo tem o governo que merece.

    ResponderExcluir
  11. Eita que se o Nono ganhar as eleições, tem muita gente que vai sentir falta do Bringel. Que bem ou mal paga todo mundo em dias!Nono não tem de diferente de Ribamar só for só lábia!

    ResponderExcluir
  12. Nono e comitiva passando por mentirosos em pelo blog? Nao creeeeio nisso, se manifestem... Considerem-se eleitos com 604 eleitores entrevistados, a vitoria eh de voces!!!! Organizem logo a carreata... Estao eleitoooooooooos, soltem logo os foguetes! Foram longe nessa pesquisa fajuta. Todo mundo sorrindo kiakaiakauakauakauakauakaua

    ResponderExcluir
  13. Maria das Graças Silva7 de agosto de 2012 às 20:42

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  14. Aff o desespero tá é grande já vi tantas pesquisa positivas ser negativas nas urnas....se bem que não acredito muito nessa pesquisa aí.... tem muitos se fingindo de 15 mais no fundo vai votar é no 40, esperem e confie eh 40, 40, 40 neles!!!

    ResponderExcluir
  15. Ribamar é o candidato mais preparado par ser o gestor de Santa Inês. Conhece de políticas públicas, os outros estão gestando ainda o ser político.Agora é a vez de Ribamar. Ele vai fazer um governo para todos eu sou 40!!!

    ResponderExcluir
  16. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Maria das Graças Silva é? Vixe agora ele posta comentários até com nome de mulher kkkkkk

    ResponderExcluir
  17. Marginal,meu querido...É quem tem 33 processos nas costas.
    Daniel,sinceramente,essa tua moderação tá muito esquisita.

    ResponderExcluir
  18. O povo ta sem argumento kkkkk e fica ate falando isso e aquilo do Ribamar, ja pensou se a pesquisa fosse encomendada por ele? O povinho do Nono tava metendo o pau, ou nao? Se fosses criam uma pesquisa, imagina o que nao sao capazes de fazer! É Riba 40, perderam a credibilidade mais ainda com essa pesquisa hahahahahahhaha, cidade inteira sorrindo de vcs. Nono eleito com 604 votos, com o dobro Do Ribamar hahahahahahahahahahaha, essa virou piada. Estao tao calados, sem argumento, criem outra pesquisa que pareca ser mais real. Riba 40, a vez agora é dele

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  21. Daniel, vc tem que postar todos os comentarios dos internautas, pois percebo que quando denegridem a imagem do Ribamar tu publicas e quando se refere a Nono tu exclui que democracia é essa meu irmão, muda tua postura cidadão ou então tira essa pocilga do ar.

    ResponderExcluir
  22. Concordo.. Quando é pra denegrir a imagem do Ribamar tu posta tudo, agora quando se trata de uma pesquisa fajuta do Nono tu coloca e nao tem nem vergonha de saber que isso é marmelada! Democracia, todos tem direito a expor seus pos e contras, mas vc so coloca os contras do nosso fufuro prefeito ribamar alves. Direitos iguais, meu querido!

    ResponderExcluir
  23. É MUITO ENGRACADO MESMO ESSAS PESQUISAS, SEMPRE MOSTRAM CERTO NO FINAL, ASSIM FOI AS DE CABRAL E TAMBEM AS DE BRINGEL E A MESMA COISA TA SENDO A DO NONO.
    O ENGRACADO MESMO É A DO RIBAMAR QUE SO OS OTARIOS DO POVO DELE PRA ACREDITAR NA IMENSA MENTIRA DELE E DE LUANA PRA BOTAR O POVO NA RUA, MAS NAO PRA SE ELEGER PREFEITO, MAS SIM PRA SE PROMOVER DEPUTADO FEDERAL

    ResponderExcluir
  24. QUE FUTURO PREFEITO CIDADAO RIBAMAR NAO VAI SER NEM DESSA VEZ E NEM NUNCA O POVO É QUE NAO QUER.....

    ResponderExcluir
  25. OH ESTUPIDO, ONDE JA SE VIU FAZER UMA PESQUISA COM A POPULACAO TODA, AI NAO SERIA PESQUISA SERIA ELEICAO......
    CLARO QUE A PESQUISA É COM UMA PERCENTAGEM DA POPULACAO, VAI ESTUDAR....

    ResponderExcluir
  26. JOÃO FRANCISCO DOS SANTOS9 de agosto de 2012 às 13:08

    Engraçado que ninguém bota NOME fica todo mundo escondido.
    Todo mundo sabe que essa pesquisa é verdade...
    Assim como foi a do Bringel quando ele ganhou e as de Dr Cabral.
    Nono tá na frente vai vencer... Ora.
    Esse pessoal do Ribamar são um bando de gente iludida.
    Todo mundo sabe quem fica comentando aqui... Pessoal de diretório..filha de candidata a vereadora que mora em são luis ... pensa q o povo é besta.

    ResponderExcluir
  27. É logico, assim como tem compra de pesquisa, tem as de votos... So que dessa vez vai ser diferente.. Nao vai ter dinheiro, nem carro, nem palavras que comprem os eleitores, pq Sta Ines cansou de promessas, a cidade ta um caos, imagina com o Nono prefeito, Sta Ines cansou... Vcs nao tem argumentos para discutir sobre a pesquisa fajuta de vcs, pq usam as mesmas teclas contra Rimabar? Perai gente, vamos ser justos... Sta Ines nao quer Nono prefeito e vcs tem que se conformar, a realidade eh essa! Pior do que vca acusarem Ribamar disso e daquilo, eh vcs quererem mostrar uma coisa que nao sao: povao! Nono e familia devem abracar os pobres e chegando em casa tomar banho com alcool kkkkkkkkkk feio eh isso, vcs querendo ser popular e politicos, qdo isso passa longe se vcs, gastem dinheiro, gastem dinheiro e muuuito, pq nem assim vcs ganham a eleicao. Seria digno vcs virem aqui no blog dialogar apenas a pesquisa fajuta de vcs, alias, nem venham mais, so passar vergonha kkkkkk abraços!!!

    ResponderExcluir
  28. eu acho que essa pesquisa foi pra saber quem vai acabar com santa ines de vez,o resultado vcs ja sabe,agora pra saber quem vai mudar ,transformar,melhorar vcs tem quem contratar outra pesquisa que essa nao colou.agoraaaaaaaaaaaaaaaeeeeeeeeeeeeeeee400000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000.

    ResponderExcluir
  29. Limusine. Se fosse para fazer alguma coisa por s. Inês já tinha feito deputado tem poder.
    E 15 até na concorrência kkkkkkkk.

    ResponderExcluir
  30. As pesquisas esta certa e 15 até nós 40
    Querem andar de limo

    ResponderExcluir
  31. Deputado tem poder, mas quem administra uma cidade eh o prefeito, e ele nao deixa o nosso deputado trazee coisas pra cidade.. Ele vai muito levar carne pra churrasco, povo de mente vaZia

    ResponderExcluir
  32. "eu só posso adiantar uma coisa, AS PESSOAS JULGAM MUITO O DR RIBAMAR, SIMPLESMENTE NO MEU PONTO DE VISTA, POR ELE TER SEMPRE A POPULAÇAO CARENTE AO SEU LADO, TVEZ PORISSO SEJA MUITO DISCRIMINADO E MASSACRADO.....MAIS NÓS TEMOS QUE ABRIR OS OLHOR E VER QUE NOSSA CIDADE SÓ TEM PERDIDO PORCAUSA DESSA MANEIRA DE FAZER POLITICA DAS PESSOAS QUE SÃO CONTRA DR RIBAMAR....MAIS DEUS É MAIOR, E UMA HORA VAI CHEGAR A VEZ DESSE MÉDICO AMIGO, FILHO DE SANTA INÊS, POLÍTICO INFLUENTE EM TODAS AS CLASSE POLÍTICAS, AMIGO DE DILA DE LULA, SENSÍVEL AS CAUSAS DAS PESSOAS MAIS POBRES....HOMEM FICHA LIMPA,SEMPRE TEVE BOA VONTADE EM TRABALHAR POR ESSA CIDADE, SENDO BLOQUEADO PELA AUTORIDADE DO PREFEITO QUE NÃO ACEITA SUAS BENFEITORIAS,........

    ResponderExcluir
  33. RIBAMAR TÁ NO LUGAR ERRADO, PELO VISTO ELE TINHA QUE TÁ NO ALTAR DA SANTA INÊS...
    AMIGO DE DILMA??? A DILMA NÃO TÁ DANDO BOLA NEM PRO PESSOAL DO MENSALÃO AMIGO DELA QUE DIRÁ..
    RIBAMAR DEVE SER MAIS UM DEPUTADO ZERO A ESQUERDA ...
    IGUAL A NICE LOBÃO.

    ResponderExcluir
  34. Concordo com o comentario a comentario a cima... ribamar eh o melhor candidato p administrar nossa cidade, eh 40 neeeeeeles

    ResponderExcluir
  35. gente vcs nao se lembram das pequisa da proconsulte no rio de janeiro que deixava brizola com 2% NAS PESQUISAS E QUANDO ABRIL AS URNAS O HOMEM ESTAVA ELEITO OS SOBRINHOS DO NONO ESTAO FICANDO DOIDOS POIS O TIO IPOTECOL UMA FAZENDA POR 5 MIL QUE ESTARA NAS MAOS DE AGIOTAQS E VCS IMAGINE QUAL NAO SERA A REAÇAO QUANDO FOR DERROTADO NAS URNAS, RIBAMAR SO VEM AQUI DE 2 EM 2 ANOS COMO E QUE ESTE CIDADÃO ESTAR AO LADO DOS POBRES,? NAO VEJO NEM UM DOS 2 COMO OPÇAO

    ResponderExcluir
  36. gennte parem para pensar que o nono nõ tem experiência nenhuma politica,ta entrando de cara e pronto! dr. ribamar ja vem com experiencia de tempos, vamos votar no 40.

    ResponderExcluir
  37. falando da escutec em santa ines na eleição passada para prefeitura entre bringel e luana, foi feita uma pesquisa escutec 4 dias da eleicao os numeros foram esses roberth bringel 64,9% dos votos luana 28%, mais o resultado foi este bringel 61% dos votos luana 39% dos votos quer dizer a apesquisa so errou 10 pontos uma grande diferenca agora imagine eles fazem uma pesquisa quase no dia da eleicao e manipular os numeros imagine uma pesquisa feita faltando dois meses para eleiçao mais e claro que e para favorecer nono.

    ResponderExcluir
  38. basta morrer uma pessoa em santa ines q ja aparecem politicos prestando solidariedade. fique de olho

    ResponderExcluir
  39. Acho que já ta mais do que na hora de acabar com essa "panelinha" de SARNEY aki em nossa cidade,vamos mudar a conjuntura politíca de nossa cidade, vamos tirar de vez esse ABUTRES CAPITALISTAS do poder de Santa Ines, eles apenas vizam sue proprio bolso e de seus coorreligionarios e fazem trocas de favores com gente da classe deles , esses tipos de políticos não ta nem ai para a classe trabalhadora do municipio, então estudem em quem vão votar, vejam o passado de casa um e as propostas que eles defedem,não vão pela campanha e sim pelo carater de cada candidato.

    ResponderExcluir

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.