11 de setembro de 2013

Santa Inês deve ganhar Núcleo Regional da Defensoria Pública ainda em 2013

O defensor geral do Estado, Aldy Mello Filho, afirmou que até o fim de 2013 será criado um Núcleo Regional da Defensoria Pública do Estado em Santa Inês. A afirmação foi feita na última semana quando Aldy Filho divulgou um balanço dos trabalhos dos 12 anos da DPE/MA, com destaque para o último triênio. 

Defensor geral do Estado, Aldy Mello Filho
(Foto/Divulgaçao)
“Quadruplicamos nossa cobertura geográfica nos três últimos anos. Até 2010, o Maranhão era o estado com o menor número de comarcas atendidas pela Defensoria Pública. Hoje, já estamos na frente de estados como a Bahia, Acre, Amazonas e Rio Grande do Norte, ou seja, a DPE/MA subiu quatro posições no ranking de cobertura geográfica entre todas as Defensorias do Brasil”, explicou o defensor geral do Estado, Aldy Mello Filho.

Até 2010, passados nove anos de criação da Defensoria no estado, apenas 11 municípios eram atendidos pela instituição. Atualmente, a DPE está presente em 42 cidades. “De seis núcleos regionais, em 2010, passamos para 20 em 2013. Até o final do ano, Barra do Corda, Zé Doca, Santa Inês, Esperantinópolis, Pastos Bons, Arari e Santa Rita terão núcleos da Defensoria, que também atenderão os municípios que integram cada uma das comarcas", disse.

O defensor geral ressaltou que o investimento na descentralização dos serviços incluiu, também, cidades que já contavam com a Defensoria, mas com um número reduzido de membros. “Temos procurado garantir um crescimento ordenado. Para que a instituição continue a ser referência no atendimento à população no âmbito dos demais órgãos da Justiça é necessário garantir uma proporcionalidade entre o número de juízes e promotores em atuação na comarca, caso contrário o serviço será prejudicado. Nossa maior preocupação é com a qualidade da assistência jurídica que prestamos”, afirmou.

Relacionado:

O papel da Defensoria Pública na prestação da assistência jurídica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.