Nesta terça-feira (15), a partir das 18h, será realizado o tradicional Papo Musical no Bar do Piçarra, localizado na Rua Santo Antônio, centro de Santa Inês. O evento faz parte do calendário de reuniões de poetas e artistas do Vale do Pindaré. O homenageado da noite será o maranhense Luís Augusto Cassas.
O Papo Musical começou como um encontro espontâneo de amantes da poesia e já trouxe grandes nomes da literatura à Santa Inês. O último a participar e frequentar o Bar foi o poeta Nauro Machado e a escritora Arlete Nogueira da Cruz.
Na ocasião, Nauro Machado aproveitou para lançar o livro: Província, o pó dos pósteros. Este ano o grande homenageado é o escritor Augusto Cassas.
"Cassas é um grande Poeta. Homem de lavra admirável. É um dos maiores poetas brasileiros vivos. Não tenho dúvida que será uma grande homenagem” disse o poeta Paul0 Rodrigues, adjunto da secretaria de Cultura de Santa Inês e um dos organizadores do Evento em entrevista ao site Jornal 'A Corda'.
Augusto Cassas é um poeta Maranhense muito conhecido na Ilha de São Luis. Autor de 20 obras, entre estes: República dos Becos, A paixão segundo Alcântara e novos poemas, Rosebuld, O retorno da Aura, Liturgia da Paixão, ópera Barroca, o Shopping de Deus e a Alma do negócio, Titanic-Boulogne- A canção de Ana e Antõnio, Bhagavad-Brita: a canção do beco, Fortuna Crítica, Deus Mix: salmos energéticos de açaí c/ guaraná e Casses, O vampiro da Praia Grande, Em nome do filho: advento de aquário, evangelho dos peixes, o filho pródigo: um poema de luz e sombra, a ceia de Miriam e outros.
Os poemas estão reunidos em dois Volumes intitulados: A poesia sou Eu; lançados na última feira do livro de São Luís. Vários poetas já confirmaram presença, como: Paulo Rodrigues, Luiz Henrique, Carlos Denilson, Gil Beto Barros, Moisés Nobre, Soares, Kidi, Ronilson de Sousa e contará com a participação de vários músicos como Luís Carlos Daffé, Treze, Jojó e Jessé Du Valle.
Em entrevista concedida ao G1 MA em abril deste ano, o poeta e ensaísta Marco Lucchesi, autor de um dos dois prefácios da poesia reunida de Luis Augusto Cassas falou sobre o poeta maranhense. “Cassas é um poeta forte, porque possui o desenho de um cosmos que sabe e persegue, estuda e medita. E, assim, portanto, conhece de modo mais alto as escalas de grandeza que nos regem, desde o DNA ao Empíreo, do sonho alquímico ao teatro da ciência – as formas todas que compõe o legado de nossa miséria e sorte”, afirmau.
Para o evento de Santa Inês foram selecionados 11 ( onze) poemas que serão e encenados por participantes e organizadores: De Amor e de Sombras, Acalanto, Pensão, O vendedor de Bananas, O dia da Criação, O dia da Ira, a Terapia das borboletas, Diabetes, Poética, Sinfonia das palavras e Rebanho de Deus.
A Secretaria de Cultura de Santa Inês ainda não informou se o homenageado vai está presente no evento.
Editado por Notas do Daniel Aguiar
Com informações do Jornal 'A Corda'
Fotos/Divulgação
Fotos/Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.