O vereador Orlando Mendes (PTB) apresentou Moção de Pesar pelo falecimento de João Ferreira Sousa, o "Joãozinho do Bilhete", durante sessão solene realizada nesta sexta-feira (22), na Câmara de Vereadores de Santa Inês.
Joãozinho do Bilhete tinha 65 anos e lutava contra um problema de saúde no coração (válvula mitral). Na manhã da última segunda-feira ele não resistiu a uma parada cardíaca. O corpo foi velado e sepultado em Santa Inês sob muita comoção.
Filhos e amigos de Joãozinho participaram da sessão. Johnaina Oliveira, filha de Joãozinho, fez um discurso que emocionou a todos os presentes. "Perdemos nosso pai, nosso melhor amigo e agora estamos juntando os cacos que sobraram de nossos corações", disse em lágrimas.
Em seu discurso, Johnaína clamou aos vereadores: "Por favor, Santa Inês precisa de ambulância. Cobrem isso. Passamos 12 horas com nosso pai em estado grave em Santa Inês esperando para ser transferido e uma ambulância de Coroatá foi que veio buscá-lo aqui".
Johnaina agradeceu ainda a ajuda oferecida pelo atual prefeito Ribamar Alves, pelo ex-prefeito Roberth Bringel e pela deputada estadual Vianey Bringel, além do apoio do ex-candidato a vice-prefeito de Santa Inês Sousa Neto e do Secretário de Estado da Saúde Ricardo Murad.
Jonildo Oliveira, filho de Joãozinho do Bilhete, também teceu comentários acerca do pai. O filho lembrou a humildade, o caráter e as inúmeras amizades que o pai consquistou na cidade. Jonildo também falou sobre a carência de ambulâncias no município de Santa Inês.
Não vou dizer aqui que a falta de ambulância foi responsável pela morte do nosso pai, mas um município do tamanho de Santa Inês precisa de ambulâncias equipadas.
O assunto falta de ambulâncias rendeu e a apresentação da Moção de Pesar pela morte de Joãozinho acabou tomando outro rumo.
O vereador Akson Lopes ocupou a tribuna para relembrar uma denúncia feita por ele naquela casa no dia 11 de outubro. Akson havia denunciado que o dinheiro para compra de ambulâncias estava depositado na conta da prefeitura desde o fim de 2012, ainda durante o governo de Roberth Bringel, e mesmo assim o município padecia pela falta desses veículos equipados. (Veja matéria completa aqui)
"O prefeito disse aqui nesta casa que as ambulâncias estariam em Santa Inês em 15 dias e até agora, nada."
Dr. Uchôa tachou de caos e baixaria a situação na qual se encontra o município de Santa Inês. "Como é que uma cidade como esta não tem uma UTI móvel (ambulância). Eu estou envergonhado com isso tudo", disse.
O vereador Madeira de Melo também lamentava a falta de ambulâncias quando foi interrompido pelo vereador Orlando Mendes, autor da proposição. Orlando lembrou ao colega que o momento era de homenagens póstumas a João e de pesar pela família enlutada. "As cobranças são legítimas, mas acredito que o momento não é oportuno. A gente pode marcar uma audência pública para discutir o assunto. A família não está aqui para ouvir isso", disse o vereador.
O presidente da Câmara, Franklin Seba, foi a favor do que disse Orlando e pediu que os demais oradores evitassem entrar em polêmicas naquele momento.
Solagen Nerval, inscrita para usar a tribuna, recusou-se a falar. Ficou de pé e disse: "O que eu tinha para dizer era isso que os colegas anteriores falaram, mas como não deixam eu falar, eu vou ficar aqui".
Voltando à Moção de Pesar, esta foi aprovada por unanimidade, será registrada nos anais da Casa e encaminhada aos familiares.
TUDO QUE VAI PARA ESTÁ CÂMARA VIRA BAGUNÇA, REALMENTE CIDADE ESTÁ UM CAOS EM TUDO, Á SAÚDE... E TUDO PRIMEIRO LUGAR, VALEU ORLANDO MENDES MAIS UMA FORA!!
ResponderExcluirCom todo respeito ao senhor João aos filhos e a Neguinha que é irmã dele mas esses vereadores só são bons é de papo.
ResponderExcluirNão vou falar muito pois todo mundo sabe até onde vai a hipocrisia desse povo nojento.
Que Deus tenha Joãozinho em um bom lugar e abençoe a família dele que é enorme e todo mundo é gente de bem e que merecem respeito embora dê vontade de descer os cachorros nessa palhaçada de discursos mentirosos.
Não quero aproveitar o momento de dor dos familares do Sr Joãozino para fazer desabafo. Mas olhar a cara destes vreadores hipócritas da nojo; Esse tl de Aksom, Orlando Mendes, Esse tal de enfermeiro Vitor, Dr Uchoa... Aliás quase não aproveita nada ai nessa pocilda que eles chamam de Mâmara
ResponderExcluir