27 de novembro de 2013

OPINIÃO: Por que não eu?



Há dias observo - com certa surpresa-, confesso, o bate-boca online entre o Chefe de Gabinete da Prefeitura de Santa Inês, Wady Hadad Neto, e o vice-prefeito do município, Ednaldo Alves Lima (Dino). Alfinetadas com respostas imediatas. Dois homens respeitáveis e respeitados que descem do salto e solam o piso gélido do palanque eleitoral. Mas, o meu artigo não é para falar das pessoas e sim de atitudes claras em resposta a comportamentos obscuros.
Dino (PT), vice-prefeito de Santa Inês
O vice-prefeito está magoado. Fato. Notadamente, Dino esperou bem mais do que uma vitrine. E, as barras da prateleiras já começam a causar profundo desconforto nas vértebras do ego de um político acostumado a comandar pelotões de infantaria. Couraça e espada não passam agora de adornos empoerados e nostágicos.

O segundo em exercício do executivo municipal sentiu-se apunhalado quando soube de um decreto assinado pelo prefeito Ribamar Alves que dá plenos poderes à secretária de Administração Solange Cunha. Assim como escreveram Herbert Vianna, Leoni e Paula Toller, as indagações repetidas "Por que não eu? Por que não eu?" devem tilintar como o choque de espadas na cabeça do vice.

Dino sabe e finge não saber. Todas as secretarias receberam plenos poderes para executar tarefas relacionadas exclusivamente à sua pasta. E, caso haja irregularidade, o Ministério Público vai agir com veemência.

Em determinado comentário publicado via Facebook, há poucos dias, Wady Neto escreveu:

"O Dino vai terminar me convencendo de que não conhece o papel de bibelou que as leis eleitorais brasileiras atribuem ao vice-prefeito e cobra por meios tortos do prefeito Ribamar Alves uma fatia maior da administração".

Dino rebateu imediatamente:
 "Você mais do que ninguém nesta Administração sabe o quanto pedi ao Prefeito e a você próprio como secretario de governo uma sala pra que eu pudesse trabalhar pra ajudar na administração de alguma forma, mas sempre me foi negado, então não vejo motivos pra estar todo dia dentro da prefeitura sem ter o que fazer".

Volto aos ilustres compositores já citados e a sua obra:
"Você tá nessa rejeitada
Caçando paixão
Eu com a cara mais lavada digo
Por que não?

Por que não eu?
Por que não eu?"

Fontes afirmam, porém, que dias antes da publicação deste comentário, Dino saiu da prefeitura satisfeito porque assumiria um cargo de chefia. "Exatamente quando eu atravessava uma fase de involuntária meditação sobre a inutilidade da minha pessoa, recebi uma carta assinada (...)" - Clarice Linspector. 

Nada que uma reunião com o vice-governador do Maranhão Washington Luis não fosse capaz de reverter. O de lá, assim como o de cá, parece sofrer do mesmo mal: são eternos incompreendidos do PT. Colocam-se à margem de tudo e de todos. Um claro sintoma do coitadismo. A diferença entre os dois é que o de lá deve assumir uma vaga no conselho vitalício do Tribunal de Contas do Estado.

Além disso, a derrota nas urnas durante o último Processo de Eleições Diretas do PT (PED) - diretório de Santa Inês - também parece ter balançado Dino. O irmão dele, Elinaldo Lima (Neguinho), mesmo apoiado pelo vice-governador do Estado e pelo vice-prefeito de Santa Inês não conseguiu vencer o colega petista Deutz Cavalcante, supostamente apoiado pelo prefeito Ribamar Alves. Dino tentou mostrar força política, mas revelou apenas que não tem mais tanto prestígio (nem na sua base).

Fica claro, portanto, que o descontetamento não é porque as Secretarias tem papeis definidos para executarem e sim porque Dino parece fingir não ter entendido o papel figurativo que muitos vices se atribuem.

11 comentários:

  1. SEM MORAL ESSA POLÍTICA DE SANTA INES, VICE NÃO RESPEITA PREFEITO E VICE VERSA, ASSIM POR DIANTE VERGONHA PARA TODOS OS FILHOS DA CIDADE.....

    ResponderExcluir
  2. Os 2 estão errados. Ponto final

    ResponderExcluir
  3. Minha dúvida é: Por que Ribamar passou plenos poderes para uma pessoa de Recife que ninguém co0nhece? Será que isso tem a ver com aquela licitação de 404 mil reais em pão e leite para a secretaria de administração? Quais os negócios que Ribamar tem com essa mulher?
    A verdade é que quando o cara quer se eleger faz acordo até com o diabo e depois que elege tem que pagar e aí ele vai pagar com os 10 mil que ele recebe?? Não é.
    Ele vai tirar é das verbas públicas.
    Dino pode sim ter suas mágoas mas essa era a oportunidade de se investigar porque Ribamar se amarrou com essa mulher dessa forma. O que ele tem na manga de tão importante?
    Não levem essa história somente para o lado politiqueiro pois Ribamar é sim uma decepção e ponto final.

    ResponderExcluir
  4. ESSE VICE É Q NEM A PAIZINHA NÃO SERVE PRA NADA.

    ResponderExcluir
  5. eita cabare nada desse ribamala funciona nem o transporte pg os motora

    ResponderExcluir
  6. Respondendo a F.R.S.S. realmente não há nada entre Ribebao Alves e a Solange Cavalcanti, a não ser o fato dela ser Secretaria de Administração e Prefeita Nomeada por esse maluco que o nós elegemos. Agora se você perguntar o que há entre a Solange Cavlcanti e a Prefeita de fato Dra. Luana Costa aí sim tem coisa. A Solange era a pessoa encarregada de fazer os projetos para que a Dra. Luana Costa conseguisse liberar a verba via gabinete do Ribebao Alves, foi assim com a Fabrica de Jeans, que era pra funcionar no prédio onde funcionou a Gerencia Regional, no Povoado Santa Filomena, em Santa Ines. Dos quase um milhão do projeto quase todo o dinheiro foi desviado e a Solange Cavalcanti e a Promeira Dama Dra. Luana Costa entregaram toda essa grana nas mãos de uma terceira pessoa para surrupiar a grana e por coincidência essa testa de ferro arrumada pela Solange é sua irmã que simplesmente fugiu com a grana e não deu um centavo pra essas gatunas, mas esse foi so um dos golpes que as duas armaram ao longo desses dez anos de mandato do imbecil Ribebao Alves e os outros que ainda estão debaixo do pano. Simples assim F.R.S.S.

    ResponderExcluir
  7. É MAIS FAZ SENTIDO INVESTIGAR-MOS ESSA SOLAMGE DE PERTO, TEM UMA CRUZETA NISTO AÍ, BEM APERTADA. ESSAS DUPLAS DE CARLOS WALFRIDO E SOLAMGE, LUCIA COM TARCÍSIO, JOSÉLIA COM THIAGO, LUANINHA COM A LÍGIA, E AS BENÇÃOS DO DR.EDMUNDO MENTIRAS, DEVERÃO SER OBSERVADAS O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL PELA CÂMARA. NÃO SEI O QUE O EDMUNDO BESTEIRAS, AINDA FAZ NESTA PREFEITURA, DRA.LUANA, NÃO SE ILUDA NAS CONVERSAS DESTE RAPAZ, A SRA.É AVISADA E NÃO É DE HOJE.

    ResponderExcluir
  8. isso ai é tudo armação deles kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  9. DIZEM QUE O PREFEITO ANDA NAS MÃOS DE AGIOTAS E ADVOGADOS INCOMPETENTES, COMO ESTE EDMUNDO QUE ESTÁ AÍ. É SÓ PERGUNTAR, PARA SUA EX-ESPOSA MALRIANE, DE PAÇO DO LUMIAR, QUE ESTAVA NA SAÚDE. O FAMOSO GOLPE DAS AMBULÂNCIAS......

    ResponderExcluir

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.