PUBLICAÇÕES RECENTES

O atraso na entrega de unidades do 'Minha Casa Minha Vida' em Santa Inês

31 de outubro de 2013



Máquinas e operários ainda trabalham nas ruas e avenidas do Residencial Sol Nascente (nas proximidades da Vila Conceição, em Santa Inês). As mil casas populares do programa Minha Casa, Minha Vida que deveriam ter sido entregues há meses permanecem desocupadas. 


No dia 21 de maio deste ano, o prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves, acompanhado pela primeira dama do município, Luana Costa, por secretários municipais e outras autoridades políticas locais visitaram o canteiro de obras do residencial para cobrar das cinco empresas responsáveis celeridade na execução dos trabalhos.

Na ocasião, o proprietário da Viluma Construtora, João Alberto Mota, falou em nome dos demais representantes. Mota disse que os problemas identificados no local estavam relacionados à drenagem da água da chuva. "Já que o período chuvoso está menos intenso, já podemos retomar os trabalhos e corrigir as falhas. Isso será feito imediatamente. Cumpriremos os prazos acertados e assumimos, inclusive, em reunião realizada a superintendência da Caixa Ecônimica Federal".

Em reunião realizada em maio deste ano foram definidas datas para entrega das casas.
Os prazos não foram cumpridos

Os prazos eram os seguintes: 
No dia 31 de julho deste ano a parte de infraestrutura estaria pronta e as casas seriam entregues ao município.

A entrega oficial das casas aos mutuários estaria prevista para o dia 23 de agosto deste ano, após sorteio.

Depois de acordados os prazos, Ribamar Alves fez mais três exigências aos representantes das empresas que vão além do previsto no projeto inicial. O prefeito disse que não receberá as casas se elas não tiverem com piso de lajota. Solicitou que as empresas doassem 2 mil mudas de plantas para arborizar o residencial e que os empresários se unissem para doar 5 kits aos mutuários, compostos pela mobília completa da casa, entre móveis e eletrodomésticos (os kits serão sorteados a 5 mutários). Os donos das empresas concordaram.

A questão é que estamos no fim de outubro e ainda há operários no local.

Mais
Vale ressaltar que a obra custou cerca de R$ 37 milhões aos cofres públicos (verba federal) e que Santa Inês foi beneficiada com mais 2.500 unidades que devem ser construídas nas proximidades do bairro Santa Filomena.

Santa Inês deve receber novos e grandes empreendimentos



Três empresários desembarcaram na manhã desta quinta-feira (31), no Aeroporto Regional de Santa Inês com objetivo claro: pretendem investir na capital do Vale do Pindaré. Os empresários foram recepcionados pelo presidente da Câmara de Vereadores, Franklin Seba.

A partir de 2014, caso tudo dê certo, Santa Inês contará com um parque aquático de grande porte, mais uma faculdade - que deve oferecer vagas para, entre outros cursos, Direito - além de empreendimentos voltados para a Construção Civil. 


Os empresários se dizem entusiasmados com as novas perspectivas de mercado da Região e afimaram ao Notas do Daniel Aguiar que Santa Inês está atraindo cada vez mais a atenção de grandes empresários do país.



No momento da publicação deste texto, a comitiva ainda visitava áreas de Santa Inês onde, possivelmente, serão implantados os novos empreendimentos. Mais informações a qualquer momento.


Polícia tenta localizar suspeito de matar professora em Alto Alegre do Pindaré

30 de outubro de 2013


A foto e o nome do principal suspeito de matar, a tiros, Elizonete Sousa de Lira, 28 anos, nessa terça-feira (29), foram divulgados na internet e compartilhados por parentes e amigos da vítima em redes sociais. 

Elizonete foi assassinada com cinco tiros
A Polícia Civil de Alto Alegre do Pindaré intensificou os trabalhos na tentativa de capturar Israilton Figueiredo Silva, ex-marido da professora.

O crime aconteceu no Povoado Centro do Celestino, zona rural do município de Alto Alegre do Pindaré. Elizonete voltava de um curso de formação - realizado na sede do município de Alto Alegre - para a casa dela, no povoado Centro do Celestino, quando teria sido abordada pelo ex-companheiro. (veja matéria completa aqui).

Se você tiver qualquer informação que ajude a polícia prender o suspeito ligue para o 190 ou (98) 3664-1263 (Delegacia de Alto Alegre do Pindaré)


Sobre o reajuste na Contribuição de Iluminação Pública de Santa Inês (CIP)



OpiniãoA escuridão é generalizada em inúmeros trechos de ruas e avenidas de Santa Inês, principalmente na periferia da cidade. Os bandidos aproveitam a falta de iluminação e atacam cidadãos que voltam da escola ou do trabalho. Partindo dessa realidade, os prejudicados têm razão em não aceitar reajuste na Contribuição de Iluminação Pública (CIP). Tem gente pagando CIP sem ter uma lâmpada acessa em postes das proximidades de suas residências. Esse é um problema que precisa ser resolvido logo.


Mas, o outro lado da moeda é tão reluzente quanto o primeiro. O último reajuste foi feito há 7 anos e, de lá pra cá, a cidade cresceu e a demanda pelo serviço de iluminação também.
O serviço está precário e o senhor Arikerne José Lima, diretor do Departamento de Iluminação Pública de Santa Inês reconheceu isso em entrevista concedida à TV Mirante e exibida no JMTV Primeira Edição desta quarta-feira, 30. O diretor também afirmou que há necessidade urgente de novos investimentos para que o problema das ruas escuras seja solucionado. Não há sequer equívoco nas declarações. Pelo contrário, são palavras sensatas. É preciso investir mais.

Ainda segundo Arikerne Lima, toda a estrutura de iluminação pública de Santa Inês será trocada e a cidade será a primeira do Maranhão a contar com Lâmpadas LED nas principais ruas e avenidas.
Lâmpada LED para iluminação pública (Imagem/Ilustração:Internet)
Sobre o Projeto de Lei
Um Projeto de Lei de autoria do Executivo Municipal pretende reajustar o "imposto". O assunto é polêmico, considerando as duas vertentes citadas anteriormente. Todavia, essa polêmica pode ser saudável e beneficiar todas as partes envolvidas. Para isso é essencial que não seja atarrachada ao campo político-partidário. Seria mesquinho e injusto com a camada mais pobre do município de Santa Inês que, a todo momento, é "estuprada" pelos ouvidos com inverdades sobre o assunto.

O Projeto de Lei ainda não foi lido no Plenário da Câmara e, segundo o presidente da casa, vereador Franklin Seba, não há data prevista para entrar na pauta de votação. Na verdade, ele foi devolvido ao executivo para que este faça mudanças no texto principal. No mais, tudo é apenas falsa informação.

Mais sobre o assunto

O artigo 30 da Constituição Federal de 1988 transfere aos municípios a competência para “organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse local”.

É responsabilidade da prefeitura, por exemplo, montar uma estrutura própria, com caminhão, escada, motorista, eletricista, telefonista etc. Não sai barato e o custo acaba saindo dos cofres públicos.

Atualmente, cerca de 70% dos municípios brasileiros já assumiram a manutenção da iluminação pública.


Notas Rápidas... 30/10/2013


Ponto para o Vereador
O ex-prefeito e atual presidente da Câmara de Vereadores de Santa Inês, Franklin Seba, visitou  nesta quarta-feira (30), no Hospital Socorrão II, em São Luis, a jovem Mayara Rayane que foi vítima de disparo de arma de fogo no último dia 10, na zona rural de Santa Inês. (Entenda o caso aqui)

Nessa terça-feira (29), o Notas do Daniel Aguiar publicou matéria sobre o pedido de ajuda de famiares de Mayara para comprar medicamentos e para despesas básicas, como alimentação e moradia, na capital maranhese.

Comovido com a situação da vítima, Franklin Seba prestou solidariedade (inclusive colaborando financeiramente) e ressaltou que se colocou à disposição para ajudar no que for possível. 

Quem quiser ajudar pode procurar o Comercial Mazinho, na Rua Evaristo da Veiga, no bairro Sabbak (próximo a rodoviária), em Santa Inês ou ligar para os telefones: (098) 8121-3460, 3653-7789.

A bala está alojada na cabeça de Mayara. Esta, que ainda reclama de tonturas, está sob observação médica. Não foi decidido ainda se o projétil será retirado.

Campeonato Municipal de Futsal começa nesta segunda
O Departamento de Esportes, Lazer e Juventude da Prefeitura de Santa Inês informa que nesta segunda-feira, dia 4 de novembro, terá início o Campeonato Municipal de Futsal, edição 2013.

Segundo o diretor do Departamento, Marcos Luis de Sousa Corrêa, o campeonato de futsal será disputado nas categorias Mirim, Infantil e Adulto e a rodada de abertura será pela categoria Adulto. Os jogos serão iniciados a partir das 19h, no ginásio Joáo Cambinha.

Capacitação na Zona Rural
O Sistema Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR iniciou na manhã desta quarta-feira (30), o curso de piscicultura. A capacitação atende moradores do povoado Juçaral do Capistrano, zona rural de Santa Inês.

(Foto: Alex carlos)
De acordo informações do Jornal 'A Corda', os participantes aprendem como construir viveiros, recebem informações sobre alimentação adequada dos peixes, indução hormonal e piracema. Além de noções de gerenciamento e lucratividade, tudo relacionado à piscicultura.

Convocação
A Secretaria de Educação (Seduc), por meio da superintendência de Recursos Humanos, convoca, a partir desta quarta-feira (30), 2.588 professores lotados nas Unidades Regionais de Educação (UREs), com exceção de São Luís, identificados pelo mapeamento eletrônico, para se apresentarem no prazo de 30 dias nas sedes das UREs.

O edital com a lista nominal e matrículas dos servidores relacionados foi publicado no Diário Oficial do Estado de 30 de outubro de 2013, disponível no portal da Seduc http://www.educacao.ma.gov.br

Abaixo a lista de convocados do município de Santa Inês

MUNICÍPIO: SANTA INÊS Nº de ordem Matricula Nome Cargo 
109 794230 ALMIRA LIMA DE BRITO PROFESSOR MAG-IV 
110 980797 ANGELA MARIA OLIVEIRA PEREIRA PROFESSOR MAG-IV 
111 688739 ANTONIA ELIUD FRAZAO PEREIRA PROFESSOR-MAG-I 
112 2242865 ANTONIO DAVID F. DA S. MORAIS PROFESSOR MAG-IV 
113 1505924 ANTONIO DAVID F. DA S. MORAIS PROFESSOR MAG-IV 
114 1506229 BERENICE MARINHO OLIVEIRA PROFESSOR MAG-IV 
115 1703958 BERGTONNYCE SIMPLICIO DAMASCENO PROFESSOR MAG-IV 
116 1158120 BERGTONNYCE SIMPLICIO DAMASCENO PROFESSOR MAG-IV 
117 2071330 CARLIANE DOS SANTOS SOUSA PROFESSOR-MAG-I 
118 1158005 CELINE DE JESUS LIMA GAMA PROFESSOR MAG-IV 
119 1157999 DAMIAO COELHO CARNEIRO PROFESSOR MAG-IV 
120 609032 DOMINGOS RODRIGUES MONTEIRO PROFESSOR MAG-IV 
121 724252 DORALICE SANTOS PROFESSOR MAG-IV 
122 979989 EDIME TORRES BRAGA PROFESSOR MAG-IV 
123 1051838 ELIZABETH SILVA MARINHO PROFESSOR MAG-IV 
124 1011840 ERONILDE SOUSA SANTOS PROFESSOR MAG-IV 
125 1056035 EZEQUIEL CHAVES DE SOUSA PROFESSOR MAG-IV 
126 2265940 FRANCINELMA DE F. DOS SANTOS PROFESSOR MAG-IV 
127 1515766 GILBERTO ALMEIDA BARROS PROFESSOR MAG-IV 
128 1092253 JEOFTON MEIRA TRINDADE PROFESSOR MAG-IV 
129 1012673 LEUDA DA SILVA CABRAL PROFESSOR MAG-IV 
130 1505999 LINDOMAR COSTA LIMA PROFESSOR MAG-IV 
131 1713346 LUCIMAR BARROS DO N. SOARES PROFESSOR MAG-IV 
132 794743 MANOEL CRISPIM DE ALMEIDA PROFESSOR MAG-IV 
134 1092261 MANOEL CRISPIM DE ALMEIDA PROFESSOR MAG-IV 
135 274134 MARIA DAS GRACAS ALVES RIBEIRO PROFESSOR-MAG-II 
136 794727 MARIA ELIETE ARAUJO RIBEIRO PROFESSOR MAG-IV 
137 1052125 MARIA FEITOSA DA SILVA PROFESSOR MAG-IV 
138 686360 MARIA FRANCISCA A. CARVALHO PROFESSOR MAG-IV 
139 688614 MARIA RAIMUNDA L DE AZEVEDO PROFESSOR MAG-IV 
140 1013523 MARIA RAIMUNDA L. DE AZEVEDO PROFESSOR MAG-IV 
141 669168 MARINEIDE SALES BARROS PROFESSOR MAG-IV 
142 641225 MARINES DAS CHAGAS CUTRIM PROFESSOR MAG-IV 
143 981167 MIRIAM ALVES DA SILVA PROFESSOR MAG-IV 
144 1018357 NERILDA QUEROZ OLIVEIRA PROFESSOR-MAG-II 
145 1092188 OSVALDINA CRUZ DA SILVA PROFESSOR MAG-IV 
146 794545 OSVALDINA CRUZ DA SILVA PROFESSOR MAG-IV 
147 2070399 PEDRO LIMA VERAS FILHO PROFESSOR MAG-IV 
148 636423 ROSILENE DA SILVA ARAUJO PROFESSOR MAG-IV 
149 2242790 SAMIA SILVA CARDOSO PROFESSOR MAG-IV 
150 1157965 SANDRA MOREIRA DE FREITAS PROFESSOR MAG-IV 
151 794149 SANDRA MOREIRA DE FREITAS PROFESSOR MAG-IV 
152 1158112 SELMA PEREIRA DE SOUSA PROFESSOR MAG-IV 
153 1078427 SILVIA REGINA ARAGAO SANTOS PROFESSOR MAG-IV 
154 1052380 SILVINO AQUINO FERREIRA SOUSA PROFESSOR MAG-IV 
155 1092329 SILVINO AQUINO FERREIRA SOUSA PROFESSOR MAG-IV 
156 2071207 WAGNER CARLOS M. DA SILVA PROFESSOR MAG-III 
157 688945 ANTONIA ALVES DE C. MESQUITA AUXILIAR ADMINISTRATIVO 
158 820993 ANTONIO CARLOS PEREIRA PINHEIRO ASSISTENTE TECNICO 
159 885517 ARLENE NUSSURALA COSTA L. NUNES AUXILIAR ADMINISTRATIVO 
160 1176718 CARLOS ALBERTO FREITAS MARTINS AUXILIAR DE SERVICOS 
161 688853 CLEUDA VALDIVINO E SILVA AGENTE DE ADMINISTRACAO 
162 688564 EDUARDO HENRIQUE SCHALCHER AGENTE DE ADMINISTRACAO 
163 1714849 FRANCISCA DO B M.DE OLIVEIRA SUPERVISOR ESCOLAR-II 
164 688879 GILVAN DA COSTA ALMEIDA AUXILIAR ADMINISTRATIVO 
165 635508 GLAUBERTO GOMES PAZ AUXILIAR DE SERVICOS 
166 689018 HILDEVALDO ALVES BEZERRA AUXILIAR ADMINISTRATIVO 
167 689158 JOAO BATISTA SANTOS DE MELO AUXILIAR DE SERVICOS 
168 640607 MARIA DE FATIMA RIBEIRO PEREIRA AUXILIAR DE SERVICOS 
169 689034 NAISANDRA MOTA SILVA AGENTE DE ADMINISTRACAO 
170 857466 RAIMUNDO DE SOUSA GARCIA AUXILIAR DE SERVICOS 
171 688796 RAIMUNDO NONATO MORAES BARBOSA AUXILIAR ADMINISTRATIVO 
172 688952 REDILSON SILVA FONSECA AGENTE DE ADMINISTRACAO

Outubro Rosa
A Secretaria de Saúde de Santa Inês realizará nesta quinta-feira (31), a Caminhada da Campanha Outubro Rosa. A concentração será às 16h na Praça Santo Antonio.
A prefeitura aderiu à campanha de conscientização das mulheres para estimular a detecção precoce do câncer de mama e colo uterino.
O objetivo principal da caminhada desta quinta-feira (31) é chamar a atenção e sensibilizar a população para este assunto. Vale a pena participar!

Reintegração de Posse
Dezenas de famílias foram às ruas em Santa Luzia na tarde desta quarta-feira para protestar contra a reintegração de posse de um terreno localizado entre os bairros Ramal e Vila Nova, na periferia da cidade. Depois de sete dias que área foi invadida, na tarde desta quarta, uma decisão judicial determinou a reintegração e o terreno foi desocupado. Revoltados, os ocupantes foram às ruas para protestar. A PM acompanhou os manifestantes. Não foram registrados excessos. 
Não foi divulgado o nome do proprietário do terreno. Mais informações nos blogues Folha LuzienseO Blogueiro Luziense.

Vandalismo

Um ato de vandalismo ocorrido na madrugada da ultima sexta-feira (25) deixou milhares de pessoas sem acesso à internet nos municípios de São João do Carú e  Zé Doca. De acordo com  informações do blog bomjardimma.com, a base e os cabos de sustentação da torre fincada na zona rural de Zé Doca foram serrados e a estrutura foi ao chão. Baterias e outros equipamentos foram destruídos.

De acordo com as empresa responsáveis (BJ NET telecomunicações e G2 soluções), o prejuízo foi de 4 mil reais. Até a publicação deste texto nenhum suspeito havia sido detido e o sinal ainda não havia sido reestabelecido.

Criada a Federação Maranhense de Apicultura e Meliponicultura


Foi criada, durante a décima edição do Encontro Maranhense de Apicultura e Meliponicultura, a Federação Maranhense de Apicultura e Meliponicultura – FEMAMEL, cuja diretoria provisória foi escolhida e tem à sua frente o agrônomo Euler Tenório. O encontro aconteceu nos dias 25 e 26, no município de Maranhãozinho, numa promoção do Sebrae Maranhão, em parceria com a Prefeitura Municipal, o Governo do Estado – através da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima) – e a Associação Municipal dos Apicultores, reunindo participantes de várias regiões do Estado.

Equipe do Sebrae junto a produtores participantes do Encontro em Maranhãozinho (Foto/Divulgação)

Tenório é consultor do Sebrae e atende produtores através do projeto Territórios da Cidadania no Alto Turi e Gurupi, região onde 600 produtores contribuem para os bons números do mel no estado: somente em 2012, cerca de 2,5 mil toneladas do produto foram contabilizadas – correspondendo a 70% da produção estadual.

Toda a produção é comercializada para os estados do Piauí, Bahia, Ceará e Santa Catarina. A expectativa para este ano é mais modesta, girando em torno de 1 mil tonelada, em função dos efeitos da estiagem que atingiu o Nordeste no ano passado, que impactaram a produção de mel deste ano.

Ainda na abertura do evento, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão, Cláudio Azevedo, destacou o potencial da região para a atividade apícola e os investimentos feitos no setor para fortalecer a cadeia produtiva do mel no estado. “O trabalho realizado nesta região contribui para colocar o Maranhão entre os maiores produtores de mel do Brasil e o Serviço de Apoio a Micro e Pequena Empresa, o Sebrae, se orgulha de contribuir, trazendo capacitação e consultoria tecnológica para os apicultores que tanto precisam desse incentivo”, pontuou Azevedo.

O secretário adjunto da Sagrima, Luiz Coelho, disse que o Maranhão é um grande produtor de mel e precisa ocupar o seu lugar de destaque no cenário nacional. “As informações trazidas aos produtores de mel por meio de eventos como este fortalecem o trabalho e a produção dos apicultores”, ponderou.

A primeira ação da Federação é mobilizar uma caravana para participar do III Congresso Nordestino de Apicultura e Meliponicultura – CONEAMEL, que acontecerá em Campina Grande na Paraíba em 2014. De acordo com Tenório, a classe está otimista acreditando que novos investimentos e o empenho dos trabalhadores podem impulsionar a produção de mel.

Paralelo a Festa do Mel, aconteceram também a terceira Feira da Agricultura Familiar e o terceiro Torneio Leiteiro, que proporcionaram dois dias de muitas atividades. O Sebrae promoveu ainda quatro oficinas para o Empreendedor Individual, uma oficina de artesanato e palestras sobre piscicultura, hortifruticultura, leite e derivados. 

Satisfeito com os resultados, o gerente da regional do Sebrae em Santa Inês Aluízio Muniz, classificou a Festa do Mel como muito produtiva, especialmete por ter levado capacitações e ações importantes para os produtores. “Alcançamos os objetivos propostos, que é contribuir para o desenvolvimento da apicultura e a promoção dos pequenos negócios rurais nos municípios da região e, consequentemente, em todo o estado”, observou Muniz.

Fonte: Sebrae/Santa Inês

VÍDEO: Vereador diz que mendigos deveriam "virar ração para peixe"

29 de outubro de 2013



Do G1
Uma declaração do vereador José Paulo Carvalho de Oliveira, o Russo (PT do B), gerou polêmica em Piraí, no Sul do Rio de Janeiro. Durante sessão ordinária da Câmara Municipal, ele declarou que é contra o voto de moradores de rua. “Mendigo não tem que votar. Mendigo não faz nada na vida. Ele não tem que tomar atitude nenhuma. Aliás, eu acho deveria até virar ração para peixe”, disse.

O comentário foi feito no dia 8 de outubro, em uma discussão sobre os 25 anos da Constituição Federal. O vídeo foi publicado no perfil de uma rede social, administrado pela Câmara Municipal de Piraí.

Em 12 minutos de pronunciamento, ele também se posicionou a favor da pena de morte. “Quando acabaram com a pena de morte, eu achei uma pena isso. Deveria haver pena de morte. ‘Ah, vai matar inocente’. Não vai. Ainda que matasse, ia morrer muito menos inocente do que morre hoje, porque se um bandido soubesse que ele ia ser morto, com certeza ele ia pensar mais um pouquinho antes de fazer as coisas”, discursou.

Procurado pelo G1, o presidente do PT do B em Piraí, César Mackenzie, disse que o partido só vai se pronunciar após o esclarecimento oficial de José Paulo. “Uma comissão de ética do partido vai convocá-lo a prestar esclarecimentos e só depois disso nós vamos ter uma posição”, disse Mackenzie, que informou também que ainda não há uma data definida para que o vereador se explique das declarações.

José Paulo, de 48 anos, foi eleito em 2012 com 322 votos e cumpre seu primeiro mandato. A reportagem do G1 tentou entrar em contato com o parlamentar, mas ele não retornou as ligações até a publicação desta reportagem.




Professora é assassinada com cinco tiros em Alto Alegre do Pindaré


A professora Elizonete Sousa de Lira, 28 anos, foi morta a tiros na tarde desta terça-feira (29), no Povoado Centro do Celestino, zona rural do município de Alto Alegre do Pindaré. O principal suspeito de ter cometido o crime é o ex-companheiro dela, identificado apenas como "Neguinho".

De acordo com informações do Blog do Alto,  Elizonete voltava de um curso de formação - realizado na sede do município de Alto Alegre - para a casa dela no povoado Centro do Celestino, quando foi abordada pelo ex-companheiro, identificado apenas como "Neguinho".

O crime, ocorrido na entrada do povoado, teria sido motivado por ciúmes. O ex-companheiro, inconformado com a separação, teria chamado a vítima para conversar, sacou uma arma de fogo e disparou cinco vezes. Elizonete morreu na hora.


Neguinho está foragido. A polícia permanece fazendo buscas na tentativa de encontrar o suspeito.

O corpo da professora está sendo velado no Povoado onde ela morava e trabalhava como supervisora escolar

A Secretaria Municipal da Educação de Alto Alegre do Pindaré decretou luto oficial. 

Governo vai recuperar estradas vicinais de Tufilândia e Bela Vista


Com o objetivo de dar continuidade às obras de melhorias de caminhos de acesso do interior do estado, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes), celebrou novas parcerias com os municípios de Tufilândia, Bela Vista do Maranhão, Altamira do Maranhão e Barão de Grajaú para recuperação de estradas vicinais. As obras beneficiarão 455 famílias e têm a finalidade de promover a inclusão produtiva, facilitando o acesso dos agricultores familiares aos insumos básicos e aos mercados consumidores. 

Tufilândia
No município de Tufilândia serão 10km de estradas vicinais recuperadas, incluindo os povoados de Santa Tereza, Centro dos Limas, Centro dos Brancos, além de um trecho da BR-222, que beneficiará 50 famílias. O Governo do Estado disponibilizará R$193.172,24, sendo que R$10.166,96 serão viabilizados como contrapartida pela prefeitura, totalizando um valor de R$ 203.339,20.

Bela Vista do Maranhão
Os benefícios também vão chegar a Bela Vista do Maranhão, onde 41,55 km de estradas serão recuperados. No município serão beneficiadas 166 famílias dos povoados de Estaca Zero, Chapadinha, Curva da Mata do Boi, Estrada do Rio Grajaú, Lago do Caboclo Morto, Estrada do Lago, Cara Branca, Carrasco, Rezinga, Aratauí, Canoa Furada e trecho próximo à BR-316.

Para isso, serão disponibilizados R$ 825.083,16, sendo R$ 783.829,00 cedidos pelo Governo do Estado, com contrapartida R$ 41.254,16 da prefeitura. "Além de oferecer logística de apoio à produção, as obras ainda facilitarão o acesso do transporte escolar das crianças entre os povoados beneficiados pela recuperação das estradas", afirmou o prefeito Orias Mendes.

Fernando Fialho em ato de assinatura de convênios com prefeitos
Gladson Resende (Barão de Grajaú) e Ricardo Almeida (Altamira)
(Foto/Divulgação)
Altamira do Maranhão
Em Altamira do Maranhão aproximadamente 150 famílias serão beneficiadas com a recuperação dos caminhos de acesso aos povoados de Aldeia, Curralinho, Olho d'Água do Escondido e Jeju, totalizando uma extensão de 29,90km em obras. O convênio destinado a Altamira do Maranhão prevê recursos da ordem de R$ 526.131,901, sendo R$ 499.825,30 concedidos pelo Governo do Estado e R$ 26.306,60 de contrapartida da prefeitura.

Barão de Grajaú
Já em Barão de Grajaú, serão recuperadas as estradas vicinais que dão acesso aos povoados de Bem Querer, São José, Cana e Piriri, totalizando 21,55km de obras que facilitarão a vida de 90 famílias. O valor do convênio será de R$ 415.373,83, sendo R$ 394.605,14 concedidos pelo Governo do Estado e R$20.768,69 pela prefeitura.

Fonte: Sedes

Notas Rápidas... 29/10/2013


Solidariedade


Familiares da jovem Mayara Rayane Pereira, 22 anos, atingida na cabeça por um tiro de pistola no dia 10 deste mês durante briga em um bar da zona rural do município de Santa Inês pedem ajuda. A jovem permanece internada no Hospital Socorrão II, em São Luis, sob observação médica e familiares não tem recursos financeiros para permanecer acompanhando Mayara, além das despesas com medicamentos. A jovem está com o projétil alojado na cabeça. 
Quem quiser ajudar deve procurar o Comercial Mazinho, na Rua Evaristo da Veiga, no bairro Sabbak (próximo a rodoviária), em Santa Inês ou ligar para os telefones: (098) 8121-3460, 3653-7789.

Assunto relacionado:

Santa Inês: jovem baleada na cabeça recupera-se bem em hospital de São Luis


Vitória Parcial
Ficou para novembro a divulgação de mais uma lista de convocados do último concurso público realizado pela prefeitura de Santa Inês. Desta vez, um novo acordo fechado em audiência realizada na última semana no Fórum da Comarca de Santa Inês, prevê a convocação de mais 157 aprovados, sendo 133 professores e 24 nas demais áreas. Os convocados serão empossados em dezembro deste ano.

Uma nova audiência (data ainda indefinida) decidirá o destino dos aprovados não convocados nessa lista de novembro.

Quando aos contratados, o acordo prevê a exoneração até 31 de dezembro.

Investimentos
A Prefeitura de Alto Alegre do Pindaré recebeu mais uma retroescavadeira e um ônibus escolar doados pelo governo federal. A previsão é de que, ainda este ano, o município receba uma moto-niveladora (patrol) e um caminhão caçamba.

Além do Município de Alto Alegre do Pindaré, outros 53 municípios maranhenses foram contemplados com retroescavadeiras, como Igarapé do Meio, por exemplo.

Segundo o Chefe de Gabinete e Gestor de Convênios do município de Alto Alegre, Heider Carvalho, a máquina será destinada à manutenção e recuperação das estradas vicinais, construção de reservatórios e tanques de peixes, entre outros trabalhos, que representam demandas do Município.

O ônibus, o segundo adquirido na administração do Prefeito Atemir Botelho, com recursos do Ministério da Educação, através do Programa “Caminho da Escola”, é adaptado para pessoas com deficiência ou restrição de mobilidade e comporta um total de 16 assentos, sendo dois para cadeirantes. O veiculo é equipado com elevador, que facilita o embarque e desembarque de pessoas com deficiência locomotiva, uma cadeira de rodas e um assento reserva para os acompanhantes, além de sistema de ar condicionado, caixa compacta de ferramentas, instalada na parte lateral, e extintores de incêndio.
(com informações do Blog do Alto)


De Mal a Pior


No último fim de semana, em entrevista concedida ao amigo blogueiro, João Paulo (do Blog do JP), o vereador Mazinho (PT) "desceu lenha" na administração do prefeito de Pindaré, Walber Furtado. “Não podemos dizer que as coisas estão boas. Os colegas do governo nos cobram para elogiar o prefeito. Mas vamos elogiar o que, se o Pindaré vai de mal a pior?” disparou.

Representante da bancada oposicionista, Mazinho destaca-se por falar abertamente sobre assuntos considerados polêmicos. “É o meu jeito. Não sou de interpretar. Tenho que falar a língua do povo”, disse.




Garantias Trabalhistas
O Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Maranhão (SASEMA) realiza nesta quarta-
feira (30), às 10h, no auditório Fernando Falcão, na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, uma Reunião Pública que terá como tema: “As condições técnicas e éticas do trabalho do Assistente Social no Estado do Maranhão”. A coordenação será da Federação Nacional dos Assistentes Sociais – FENAS e do Sindicato da categoria.

De acordo com a presidente do Sindicato dos Assistentes Sociais, Sorimar Sabóia, na reunião serão discutidas as garantias trabalhistas dos assistentes sociais, com o objetivo de propor a realização de concurso público no âmbito estadual e municipal, nomeação dos já aprovados no concurso do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão/2011, criação e instalação da mesa de negociação no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), piso salarial, dentre outras questões.

A profissão

O Serviço Social existe há 70 anos e a profissão é regulamentada pela Lei nº 3252/57, alterada pela Lei nº 8662/93, que dispõe acerca do exercício profissional, as competências e
atribuições privativas do Serviço Social.
(Fonte:Sasema)

Reforma da Praça da Matriz: reunião define situação de vendedores informais

 
A reunião teve tom de informalidade, mas a pauta tratava de um tema bastante polêmico em Santa Inês e, por isso, foi conduzida de maneira direta para que não houvesse mal-entendido.


O chefe de gabinete da prefeitura, Wady Hadad Neto, - com o apoio do padre Ivo José Ritter - informou aos vendedores informais da Praça da Matriz que o local passará por uma reforma e os vendedores serão transferidos para outro local, aonde continuarão realizando suas atividades comerciais. A notícia não foi recebida com surpresa pelos presentes, considerando que inúmeros boatos sobre o assunto já correm pela cidade há um bom tempo. 


Na verdade, a maioria dos presentes sentiu-se aliviada com a notícia de que os vendedores ocuparão uma área bem próxima à praça, que será preparada para receber vendedores de bombons, guaraná da amazônia, café-da-manhã, lanches e comidas variadas etc.


Os cerca de 25 vendedores que estavam presentes no auditório da prefeitura nesse fim de semana concordaram em deixar a praça para ocupar a área cedida pela prefeitura, um trecho de rua entre a escola Alexandre Costa e a agência da Caixa Econômica Federal. A área deve ser transformada em calçadão e as barracas serão padronizadas.


A previsão é de que as obras de recuperação da praça sejam iniciadas ainda esta semana.

O Notas do Daniel Aguiar não teve acesso aos projetos de reforma da praça e do novo local para acomodação dos vendedores. Wady Neto informou ao blog que a Matriz será apenas reformada. O projeto de revitalização completa do local ainda será posto em prática em data ainda não definida.


Sebrae presta consultoria tecnológica a empresas de Santa Inês

28 de outubro de 2013


Ações do Sebraetec são desenvolvidas por meio do programa Agente Local de Inovação


Sete empresas de Santa Inês foram selecionadas para receber consultoria do Sebraetec, fruto do Programa Agente Local de Inovação (ALI), promovido pelo Sebrae, que diagnosticou a necessidade de implementação de ações que buscam o melhoramento da gestão tecnológica nestas empresas.

A atividade será comandada pela consultora do Sebrae Nacional, Andréa Silva, que nos próximos dois meses vai trabalhar a “Consultoria 5S”, a chamada consultoria dos Cinco Sensos, baseada na teoria oriental desenvolvida por japoneses que busca melhoria do ambiente do trabalho, redução de custos, eliminação de desperdício e desenvolvimento do trabalho em equipe.

Inicialmente é feito um diagnóstico na empresa, que indica os pontos que precisam ser modificados para melhorar o funcionamento da empresa; posteriormente, um plano de ação é gerado para ser posto em prática pelo empresário. Para receber as consultorias do Sebraetec, a empresa precisa estar enquadrada como micro ou empresa de pequeno porte.

O gestor do projeto de Atendimento da unidade regional do Sebrae em Santa Inês, Fábio Braga, está acompanhando o trabalho de campo. Segundo ele, os empresários estão se mostrando bem receptivos quanto ao trabalho a ser desenvolvido. “Algumas empresas já realizavam ações semelhantes às que estão sendo propostas, enquanto que outras precisam de uma intervenção mais profunda para que se obtenha o resultado proposto”, observa o analista do Sebrae.

Ele conta que as atividades de consultoria do Sebraetec iniciam num momento importante, em que a Agente Local de Inovação Luciana Xavier já atingiu a meta de adesão prevista, com mais de 50 empresas inscritas no município.

A consultora Andréa ressalta que os resultados dependem principalmente do comprometimento e da proatividade dos empresários e colaboradores, no sentido de pôr em pratica o que é proposto no plano de ação específico para cada empresa.

Fonte: Sebrae/Santa Inês

Operação apreende documentos na prefeitura de Pio XII






Justiça e polícia fecham o cerco e a "casa pode cair" sobre a cabeça de possíveis larápios do erário do município maranhense de Pio XII. Delegados e policiais de Pio XII, Pindaré, Monção e Lago da Pedra deflagraram, no último fim de semana, a operação Lord Acton com objetivo de detectar possíveis fraudes na folha de pagamento, apropriação indébita previdenciária e estelionato.



Em cumprimento a Ordem Judicial foram apreendidos diversos documentos, tais como fichas financeiras, listagem sintética contábil e amostragem de contracheques. Segundo o Delegado Renato Sousa, outros documentos poderão ser requisitados no transcorrer da investigação. 

Havendo indícios de crime federal, os autos serão remetidos à Polícia Federal.



Com informações do blog Delegado de Polícia-Ma

BR-316: engavetamento envolvendo pelo menos 10 veículos mata 8 e deixa dezenas de feridos

22 de outubro de 2013




(Fotos retiradas do Facebook de Júnior do Custódio)


Atualizado às 23h54 de terça-feira, 22
Até o momento já foram registradas 8 mortes e dezenas de feridos deram entrada em hospitais dos município de Junco, Maracaçumé e Governador Nunes Freire na noite desta terça-feira (22), depois de um grave acidente na BR-316 envolvendo pelo menos 10 veículos, ocorrido entre os municípios de Junco-MA e Maracaçumé. 

De acordo com as primeiras informações apuradas pelo Notas do Daniel Aguiar, o acidente aconteceu por volta das 20h. Fumaça provocada por queimada nas margens da rodovia teria provocado o acidente. Testemunhas afirmam que o motorista de uma carreta seguida por uma van com passageiros e uma caminhonete diminuíram a velocidade dos veículos ao passar pela fumaça. Mas, o condutor de um caminhão que vinha logo atras não teria reduzido a velocidade. os veículos menores (caminhonete e van) foram esmagados entre o caminhão e carreta. Em seguida, outros veículos foram batendo, causando um enorme engavetamento.

Dezenas de pessoas foram encaminhadas a hospitais da região

A lista com os nomes de mortos e feridos (entre outras informações complementares) ainda não foi divulgada. Os números exatos de veículos envolvidos no acidente e de vítimas ainda não foram confirmados pela Polícia Rodoviária Federal. 

Mais informações a qualquer momento...

(Fotos: Keile Araújo)


Fórum da Comarca de Santa Inês cumpre metas e servidores receberão gratificação por produtividade


No início da noite desta terça-feira (22), por meio do Facebook, a juíza Larissa Tupinambá Castro, titular da 2ª Vara da Comarca de Santa Inês e da Execução Penal, comemorou o desempenho da equipe de servidores do Fórum, no quesito produtividade.

A equipe liderada pela juíza cumpriu as 4 metas e atingiu bons indicadores, enquadrando-se nos requisitos previstos no Art 3º da Portaria-TJ 34902012 . Como prêmio, os servidores serão agraciados com a Gratificação por Produtividade Judiciária (GPJ).

PORTARIA-TJ - 34902012
Dispõe sobre as metas e indicadores de produtividade para as unidades administrativas e judiciais (1º e 2º graus), para fins de obtenção da Gratificação por Produtividade Judiciária – GPJ, para o ano base de 2013 e dá outras providências.

Art. 3º Para que a unidade seja considerada apta a receber a GPJ/2013, deverá preencher os seguintes requisitos: 
I - Unidades judiciais que possuam até 3 (três) metas deverão atingir integralmente todas as metas propostas;
II - Unidades judiciais que possuam 4 (quatro) metas deverão ter pelo menos 3 (três) metas cumpridas integralmente; e 1 (uma) meta cumprida em no mínimo 90% do proposto;
III - Unidades judiciais que possuam 5 (cinco) metas deverão ter pelo menos 3 (três) metas cumpridas integralmente; 1 (uma) meta cumprida em no mínimo 90% do proposto; e 1 (uma) meta cumprida em no mínimo 80% do proposto; 
IV - Unidades Administrativas deverão cumprir todas as metas propostas.

Larissa Tupinambá parabenizou a sua "equipe/família" (como ela fez questão de enfatizar) pelo desempenho. "Parabéns a toda minha equipe/família!", escreveu.

Resultado Final

Nesta terça, o Tribunal de Justiça do Maranhão divulgou o resultado final da GPJ/2013 (veja lista completa aqui

A gratificação será paga no valor mínimo de 50% e no máximo de 100% do vencimento básico do cargo do servidor, no ano imediatamente posterior a apuração da produtividade. É como um 14º salário. 

Confira abaixo alguns gráficos divulgados pelo TJ-MA relacionados a metas designadas à comarca de Santa Inês.

CPJ/2013 - ÁREAS ADMINISTRATIVAS - Janeiro a Setembro



 






Sebrae prepara programação para a festa do mel em Maranhãozinho



A região do Alto Turi se prepara para mais uma edição Encontro Maranhense de Apicultura e Meliponicultura, que acontece no município de Maranhãozinho nos próximos dias 25 e 26 e promete reunir um número recorde de participantes.

Paralelo ao evento, acontecem também o 3º Torneio Leiteiro e a 3ª Feira da Agricultura Familiar, eventos que estão inseridos na programação e devem mobilizar criadores e produtores das regiões do Alto Turi e Gurupi. Além das palestras, minicursos e clínicas tecnológicas ministradas por consultores e instrutores do Sebrae, serão montados estandes para exposição de produtos e apresentações culturais .

O evento busca dar visibilidade ao trabalho dos produtores de mel de abelhas nativas e abelhas tiúba, além de atrair novos investimentos para os municípios de Maranhãozinho, Junco do Maranhão e Santa Luzia do Paruá, que se destacam como os maiores produtores de mel do estado.

O Sebrae acompanha o trabalho desde seu início e tem sido um grande incentivador da atividade na região. Segundo Adalberto Fraga, gestor do projeto Sebrae no Território da Cidadania nas Regiões do Alto Turi e Gurupi, lembra que a instituição tem oferecido capacitação tecnológica e gerencial aos produtores locais, buscando melhorar a produção da apicultura, assim como de outros pequenos negócios da área rural.

“O mel tem ajudado a melhorar a vida dos produtores, impulsionado a economia desses municípios e servido de base para outras culturas. Por isso o evento é tão importante”, pondera Fraga. “O Sebrae, por sua vez, tem cumprido o seu papel, que é dar suporte a esses pequenos produtores, trazendo informação e orientação”, declarou.

A programação do evento será bem diversificada e vai atender, além da apicultura, os segmentos da piscicultura, horticultura e bovinocultura de leite, e ainda os setores de indústria, comércio e serviço.

A abertura do 10º Encontro Maranhense de Apicultura e Meliponicultura será na sexta-feira (25), no Ginásio Poliesportivo de Maranhãozinho, com a presença de autoridades e convidados.

Fonte: Sebrae/Santa Inês

Ponto turístico de Alto Alegre do Pindaré é revitalizado


O local já era considerado pelos moradores de Alto Alegre do Pindaré ponto turístico da cidade. Revitalizada, a escadaria que liga o Bairro da Caixa D'água à Rua Rio Branco resgata a beleza do local e atrai, a cada dia, mais e mais pessoas que se reúnem para conversas informais 'noite a dentro'. Além de ser um excelente point para bate-papos, do topo da escadaria é possível vislumbrar parte do encanto da pequena cidade do interior maranhense. 

O projeto de revitalização foi desenvolvido e executado pela Secretaria Municipal da Cultura (com recursos próprios) e contou com a participação especial de jovens do Projeto ViraVida.

Com informações e fotos do Blog do Alto









 

Fale com o blogueiro

- Daniel Aguiar -
WhatsApp: (98) 9 8256 6682
Email: danielaguiarpereira@gmail.com

O que você procura?

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WhatsApp do 7º BPM/Pindaré

WhatsApp do 7º BPM/Pindaré

OPORTUNIDADES

Tags