8 de maio de 2018

Tufilândia e Santa Luzia recebem ações da Carreta da Mulher neste mês de maio

O Governo do Maranhão vai oferecer, durante o mês de maio, às mulheres de sete municípios maranhenses serviços de rastreamento, prevenção e orientação em saúde da mulher. Os atendimentos ocorrem na Carreta da Mulher Maranhense, com destaque para a realização de exames preventivos e mamografia. A ação integrada é coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher (SEMU).

“Para a gestão Flávio Dino, é uma prioridade atuar com políticas voltadas para promover saúde e qualidade de vida das mulheres maranhenses. Assim, fortalecemos as estratégias de diagnóstico precoce e a prevenção contra o câncer de mama e colo de útero no estado”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

O primeiro município a receber a unidade móvel é Tufilândia, cujos trabalhos começaram nesta segunda-feira (7), na Praça Jardins. A Carreta da Mulher Maranhense irá também para Santa Luzia, Altamira, Vitorino Freire, São Luiz Gonzaga, Lima Campos e Bernardo do Mearim. Para ser atendido, é preciso levar cópias do Cartão SUS, de documento de identificação e de residência.

Atendimentos
Em Tufilândia, além da sede, mulheres dos povoados também serão atendidas, uma vez que a prefeitura disponibilizou um ônibus para buscá-las. Os atendimentos acontecem das 8h às 18h, nos dois primeiros dias, e no terceiro, até o meio-dia. São 40 atendimentos para mamografia e 120 exames preventivos (Papanicolau).

Complementando os exames, a SEMU realizará palestras sobre saúde da mulher, enfrentamento da violência doméstica, feminicídio e outros temas. A Prefeitura Municipal, por sua vez, disponibilizará testes rápidos, consultas médicas, avaliação odontológica e vacinação.

“Estamos realizando essa ação em vários municípios de baixo Índice de Desenvolvimento Humano. A vantagem da carreta está em levar o atendimento até as mulheres. Muitas não têm como ir para São Luís, referência para esta região. Conseguimos assim um alto índice de aceitação”, explicou a supervisora geral da Carreta, Nayanne Lara.

A lavradora Maria Nazaré Reis, de 66 anos, conta que realizou exames preventivos no município, mas nunca recebeu os resultados. Já a mamografia, ela fez uma única vez, há três anos, em Santa Inês. Na época, precisou pagar cerca de R$ 350. Desde então, nunca conseguiu reunir a quantia novamente para repeti-lo. Nesta segunda-feira (7), fez os dois exames de graça na porta de casa.

“Não tinha feito a mamografia depois por causa da condição mesmo. Agora, na porta de casa, estou amando, as pessoas são uns anjos. Tem muita mulher morrendo aí por causa dessas doenças. Mulher nova, que quando foi se cuidar era tarde demais. Quando passou ontem [domingo], já fiquei à espera (sic). Vi que era para nós. Estou amando. Quero que volte de novo ano que vem”, disse.

Os resultados dos exames serão entregues à Secretaria Municipal de Saúde. Aqueles que apresentarem alguma alteração, a paciente será encaminhada para o Centro de Saúde Dr. Genésio Rêgo para aprofundamento do diagnóstico.

Ações da Carreta da Mulher Maranhense no mês de maio
Tufilândia – dias 7,8 e 9
Santa Luzia – dias 10, 11 e 12
Altamira – dias 14, 15 e 16
Vitorino Freire – dias 17, 18 e 19
São Luiz Gonzaga – dias 21, 22 e 23
Lima Campos – dias 24, 25 e 26
Bernardo do Mearim – dias 28, 29 e 30

(Foto/Rogério Sousa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.