PUBLICAÇÕES RECENTES

'Todos por São Luís': prefeito Edivaldo comemora centenário do bairro Liberdade

27 de maio de 2018

Comemorando este mês um século de fundação, a Liberdade, bairro da capital com fortes tradições culturais e história marcante, foi homenageado pela Prefeitura de São Luís com o desenvolvimento de diversos serviços públicos realizados por meio do programa 'Todos por São Luís', neste sábado (26). A edição especial alusiva ao aniversário do bairro aconteceu na Praça Mário Andreazza, palco da culminância do evento, onde foi executada uma diversificada programação de atividades em diversas áreas. O prefeito Edivaldo, acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda, e do vice-prefeito Júlio Pinheiro, participou da ação, oportunidade na qual destacou a importância do bairro no contexto histórico da capital maranhense.

"Estamos fazendo uma justa homenagem a um dos bairros mais antigos e tradicionais da nossa cidade. E não poderíamos fazer de outra forma que não fosse com trabalho e disponibilizando aos seus moradores serviços públicos importantes. Para nós é uma grande alegria participar dessa festa com a população da Liberdade, homenageando sua história, a sua população e reconhecendo a sua importância na constituição da cidade e do povo ludovicense", disse o prefeito Edivaldo.

O vice-prefeito Júlio Pinheiro destacou a homenagem ao bairro da Liberdade como uma ação de valorização da sua gente. "Trabalho, respeito e promoção da dignidade humana. Tudo isso se oferta com ações que venham trazer benefícios à população, como é o caso do 'Todos por São Luís', esse grande programa que já se consolidou como uma marca da gestão municipal', afirmou o vice-prefeito.

Em comemoração ao centenário da Liberdade, o Todos por São Luís marcou presença no bairro com ações na área da cultura, reforçando os fortes laços culturais que a população tem com a música e as tradições afro, além das atividades que já são ofertadas pelo programa nos setores da saúde, educação, segurança alimentar, assistência social, lazer, artes, entre outras.


A primeira-dama Camila Holanda também ressaltou a importância da realização do Todos Por São Luís na comunidade da Liberdade, como parte das comemorações de seus 100 anos de fundação. "Para nós é motivo de grande alegria e uma honra estar na comunidade da Liberdade ofertando serviços essenciais à população e celebrar com ela essa data festiva. Já estivemos aqui em outro momento com a programação do Todos por São Luís, mas esta é uma data muito especial e que não poderíamos deixar passar em branco", observou Camila Holanda.

Um dos espaços mais frequentados do evento foi o da oficina de turbantes, uma das novidades ofertadas nesta que é a 63ª edição do programa. Utilizado como elemento de autoidentificação cultural, o turbante tem feito a cabeça da mulherada e conquistado adeptos de todas as origens raciais. Na oficina foram ensinadas as mais diversas técnicas de amarração do turbante e as formas de usá-lo.

A dona de casa Keila Cristina Nogueira, 30 anos, foi uma das que participaram da oficina. "Eu acho o turbante lindo, imponente. Tinha muita vontade de aprender a fazê-lo para usá-lo em vários momentos que considero importante, pois é uma forma de mostrar a nossa identidade cultural e valorizar os elementos originários da nossa raça", disse ela.

Quem também não perdeu a oportunidade de aprender as variadas técnicas de amarração do turbante foi a artesã Creusa de Oliveira Cantanhede, 55 anos. "Eu, que sou artesã, estou sempre procurando aprender novas formas de mostrar minhas habilidades nas artes. Na oficina tive a oportunidade de aprender a fazer essa peça que hoje é muito utilizada, o que vai agregar valor aos meus conhecimentos na área', relatou.


Assim como em todas as edições do evento, a busca pelos atendimentos na área da saúde tem grande predominância durante o mutirão. Na culminância do evento, na Liberdade, foram realizadas ainda consultas especializadas com clínico geral, ginecologista, odontologista, pediatra, oftalmologista, ortopedista, dermatologista, nutricionista e fisioterapeuta. Também foram ofertados serviços como aferição de pressão e glicemia, exames preventivos, avaliação antropométrica, entres outros. Parte das ações de saúde foi realizada por meio do Consultório Volante do programa 'Saúde para Todos'.

A dona de casa Mayara Fonseca, 29 anos, levou o filho, Carlos Eduardo, 3 anos, para realizar consulta pediátrica. "Há dias queria levá-lo para analisar uma gripe que persistente e deixa ele com muita inapetência. O evento no nosso bairro foi bastante providencial, pois no dia a dia é complicado para eu fazer outras atividades fora de casa", disse ela.

A população teve ainda a oportunidade de realizar consultas e vacinação de seus animais, participar de serviços de embelezamento, além de encaminhamentos para consultas especializadas, realização de exames laboratoriais e exame de imagem; serviços da farmácia básica, com distribuição gratuita de medicamentos; e atendimento na área da assistência social com encaminhamentos para programas como o Bolsa Família.

No local, os moradores puderam ainda participar de oficinas de confecção de porta-retrato, porta-treco, porta-calcinha, porta-toalha, imã de geladeira, turbante, descanso de copo, chaveiro e agenda; decoração de tiaras e garrafas; customização de panos de prato; desenho livre para crianças e idosos; e pintura facial nas crianças. As capacitações visam estimular a geração de renda e contribuir com a melhorias das condições de vida da população beneficiada.


Durante esta semana, o programa realizou no bairro outras atividades de capacitação, na área da segurança alimentar, como a de aproveitamento total dos alimentos, chefes mirins, confecção de bombons de chocolate caseiro, comida típica maranhense, origami, produção de pães, doces e salgados. Na área da segurança alimentar, houve ainda, durante a culminância do evento na Liberdade. distribuição de pescados, por meio do Programa Peixe Solidário.

Uma das beneficiárias das oficinas realizadas no bairro foi a estudante Fabiana Lima de Sousa, 16 anos, que também participou da culminância do evento para usufruir de outros serviços ofertados pelo evento. "Ações como esta nos beneficiam muito, pois com elas temos a oportunidade de fazer algo novo em nossa vida e realizar atividades que normalmente não conseguimos fazer no dia a dia. Agora, por exemplo, vou ao dentista", disse a estudante.

Ilustre moradora do bairro da Liberdade, a atleta Iziane Castro, ex-jogadora de basquete da Seleção Brasileira, participou do evento, oportunidade na qual destacou a relevância da ação para a comunidade onde nasceu e cresceu. "A população, principalmente a menos favorecida, necessita de projetos como este, para ter atendidas suas necessidades básicas como cidadãos, e Programa Todos por São Luís faz exatamente isso", disse a atleta.

Também acompanharam o prefeito ao mutirão do Todos por São Luís, na Liberdade, os secretários municipais Lula Filho (Governo), Canindé Barros (Trânsito e Transporte), Andreia Lauande (Criança e Assistência Social), Conceição Castro (Comunicação); a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Pública, Carolina Estrela, além do deputado estadual Jota Pinto, o vereador Raimundo Penha, entre outras autoridades.

HISTÓRIA
O bairro da Liberdade surgiu a partir de 1918, com a criação do Matadouro Modelo, ao redor do qual cresceu o bairro. Nessa época, a entrada do bairro era feita por uma única estrada chamada Campina do Matadouro, mas o principal acesso era mesmo via embarcações. Considerado o maior bairro de São Luís próximo ao Centro da cidade, é cortado por vias de acesso que interligam o local a outras regiões centrais. O bairro tem grande efervescência cultural e é considerado o maior conglomerado de população negra da capital.

(Fotos:Honório Moreira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.

 

Fale com o blogueiro

- Daniel Aguiar -
WhatsApp: (98) 9 8256 6682
Email: danielaguiarpereira@gmail.com

O que você procura?

OPORTUNIDADES

EU LEIO

Tags