11 de maio de 2018

Você sabe o inglês do ENEM?

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio vai até a próxima sexta- feira, dia 18, e é nesse momento que os estudantes precisam escolher a língua estrangeira que farão na prova.


Alguns estudantes optam pelo inglês porque acham o idioma "fácil" por estarem mais próximo do seu dia a dia e do entretenimento que têm acesso.

Porém, o conteúdo cobrado nos testes da prova de inglês vai bem além da cultura pop, filmes e games que temos costume de ter contato.

Pensando nisso, o especialista em educação Fabiano Castro, da rede Minds Idiomas, que já aconselhou mais de 10.000 jovens sobre o ENEM, preparou esse material com dicas para os estudantes adotarem na rotina dos seus estudos e optarem pelo inglês de forma consciente nas provas.

Você sabe o inglês do ENEM?

Veja 5 dicas para praticar na sua rotina de estudos e pontuar bem na prova de língua estrangeira

Muitos estudantes optam pelo inglês como língua estrangeira no ENEM devido a presença do idioma no dia a dia e entretenimento que esses jovens acessam normalmente. As inscrições para o exame vai de 7 de Maio até o dia 18 (próxima sexta-feira).

Entretanto, o conteúdo cobrado nos testes da prova de inglês vai bem além da cultura pop, filmes e games que os estudantes tem o costume de ter contato. Os responsáveis pela elaboração das questões têm incluído muitos textos jornalísticos, assuntos atuais que envolvem a política americana e mundial, debates sociais e ambientais, entre outros temas que estão sendo debatidos no mundo.


Assim, uma das primeiras coisas que o estudante tem que desmitificar é que os textos e charges do ENEM terão vocabulários e interpretações simples. Claro que alguns enunciados terão palavras conhecidas pelos jovens, mas a maioria tem as famosas "pegadinhas" e por isso esse aluno(a) precisa se preparar bem para os testes de idiomas.

Por meio de um bom calendário de estudos e um norte do conteúdo que o ENEM exige é possível pontuar bem nos testes de inglês e garantir uma média boa final.

Para ajudar os estudantes, Fabiano Castro, especialista em educação da Minds Idiomas, lista 5 dicas para praticar hoje na sua rotina de estudos e ir bem no inglês do ENEM:

1) Assista noticiários em inglês

Caso você esteja no básico do idioma vale assistir os noticiários em português e procurar pela mesmo notícia em inglês na internet. Os concursos públicos normalmente cobram muito atualidades. Inclusive na redação que você escreverá em português. Na Minds Idiomas praticamos com os alunos, em sala de aula, a leitura e debates desses temas. Isso ajuda no momento de fazer as provas.

2) Altere o idioma dos seus aparelhos eletrônicos

Essa dica parece óbvia, mas poucas pessoas fazem. Isso porque o ser humano é adaptado ao conforto, ou seja de permanecer na língua materna. No começo você pode estranhar e até demorar mais tempo para mexer em algumas funcionalidades do seu celular, porém tendo este contato diário com o idioma aumenta a chance de aprender novos vocábulos.

3) Dedique pelo menos 40 minutos de estudo para a disciplina inglesa

Sabemos que o ENEM exige muitas disciplinas, porém seguir um calendário de horas e assuntos a serem estudados darão um norte melhor para este estudante. Veja a grade com alguns assuntos que serão exigidos no teste. Normalmente são esses: Interpretação de textos, Graus de Adjetivo, Verbos Frasais, Ordem regular das frases, entre outros. Procure a grade completa e distribua os temas no semestre que antecede a prova.

4) Leia a pergunta primeiro antes do texto

O ENEM tem um tempo limitado para conclusão das provas, logo otimizar o seu tempo pode garantir uma pontuação maior. Assim, como as questões costumam ser longas, leia primeiro a pergunta e depois o texto. Muitas vezes, você perceberá, que não precisará ler o texto inteiro. Fazemos esse tipo de testes com os nossos alunos na Minds Idiomas.

5) Tenha um glossário pessoal

Isso mesmo! Como se fosse um mini- dicionário com palavras em inglês. Não traduza as palavras, mas vá acrescentando todos os dias os vocábulos e\ou expressões novas que aprender no idioma. Recorra a ele sempre que necessário durante a rotina de estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.