26 de setembro de 2013

Opinião - O sepultamento do São Benedito



- "Fomos sepultar um corpo e encontramos ossadas de outro no ato da abertura da cova." Quem mora em Santa Inês já deve ter ouvido relato semelhante. Ou mesmo: - O corpo foi enterrado onde era um corredor. Declarações como estas revelam, há tempos, que realizar um sepultamento no Cemitério São Benedito, em Santa Inês, é uma missão complicada e sinistra.

A superlotação do São Benedito e a falta de manutenção do mesmo são temas recorrentes na imprensa de Santa Inês. Não necessariamente nas proximidades do Dia de Finados, o assunto sempre volta à tona. Nesta semana, um corpo foi desenterrado depois de ter sido sepultado em um túmulo errado e, em seguida enterrado novamente em outro local do cemitério. É que, por engano, o corpo havia sido sepultado no túmulo onde outra família enterra seus parentes há mais de 50 anos. Revoltada com a situação, a família proprietária do jazigo retirou o caixão.

A notícia foi destaque na imprensa local e repercutiu no G1 nesta quarta-feira, 25. Corpo é enterrado duas vezes no mesmo cemitério, em Santa Inês, MA. Essa foi a chamada da matéria, compartilhada em dezenas de blogues e sites do país. 

Vergonha...

O cemitério é de responsabilidade da prefeitura. E, desde a última gestão municipal, fala-se na construção de outro cemitério. Assim sendo, a cobrança é legítima: O que está faltando, senhor Ribamar Alves, para que o novo cemitério de Santa Inês saia do papel? Ressalte-se que, em outubro de 2012, a Câmara discutiu amplamente o assunto e o então prefeito, Roberth Bringel, comprou um terreno três vezes maior que o do São Benedito - localizado entre a Cutia Pelada e o povoado Barradiço, destinado à construção do novo cemitério. O que intriga é que, ainda assim, corpos são enterrados sobre corpos no São Benedito. Este, além de superlotado, está sujo, sem corredores e parcialmente destruído. Claro abandono do poder público e latente desrespeito às famílias e aos mortos. 

O Cemitério São Benedito morreu e está em avançado estado de decomposição - a céu aberto - e o prefeito insiste em não sepultá-lo com dignidade.




16 comentários:

  1. Não vai sair do papel nunca. Esse Ribamala não se preocupa com a população daqui e vive viajando para Brasília como se ainda fosse deputado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BRINGELISTA VOCÊ VAI ENGOLIR SECO CADA ABOBRINHA QUE TÁ DIZENDO. O RIBÃO VAI CALAR A BOCA DE TODOS OS BRINGELISTAS INCOMODADOS E BABÕES. PODE ESPERAR

      Excluir
    2. É muita descaradez uma pessoa dessa dizer que isso é coisa de bringelistas. Essa é a voz povo meu filho e o povo sabe o que diz.

      Excluir
    3. QUE DESCARADEZ O QUE? PENSA QUE EU NÃO SEI QUEM TU É? BABÃO DE UMA FIGA. TU VIVE LAMBENDO AS BOTAS DO PREFEITO E DO SEBA QUE EU SEI PARA GANHAR UNS TROCADINHOS PARA ALIMENTAR A FAMÍLIA. TEU MARIDO É DO MESMO JEITO. CASAL BABÃO

      Excluir
  2. As pessoas já tão enterrando seu ente queridos dentro do mato no barradiço porque não tem mais espaço nesse cemitério é uma vergonha

    ResponderExcluir
  3. ENGRAÇDO Q QNDO ERA O BRINGEL NINGUÉM RECLAMAVA E AGORA TDO É CULPA DO PREFEITO RIBAMAR. DEXA O HOMEM TRABALHA POVU E AGUENTA A DOR DE CUTUVELO

    ResponderExcluir
  4. No início desse ano eu fui a um sepultamento de uma vizinha minha nesse cemitério Pra gente chegar no lugar onde onde o caixão foi enterrado precisamos passar por cima dos outros túmulos. Fiquei com medo e com vergonha de ter que desrespeitar a última morada de muita gente e prometi pra mim mesma que nunca mais volto lá.

    ResponderExcluir
  5. Deixa de fla agua criatura vc voltara sim quando morre

    ResponderExcluir
  6. ô povo de cabeça rasa. tudo na cabeça dessas pestes é bringel contra ribamar ou ribamar contra bringel.
    o problema é atual, o problema é antigo e se vocês continuarem com esa briga besta vai ser um problema futuro.
    o que o povo tem que fazer é cobrar de quem está no poder. bringel passou 8 anos sem fazer e agora por isso eu vou esperar mais 8 de ribamar? babões e puxa saco tanto de um lado como do outro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CONCORDO EM GÊNERO, NÚMERO E GRAU

      Excluir
    2. Pois eu descordo. Essas discussões polítcas são a essencia da democracia. é preciso cobrar de quem está no poder, mas vamos dar a césar o que é de césar.

      Excluir
    3. a discussão é política e não partidária. entendeu???

      Excluir
  7. Esse cemitérios realmente morreu faz é um tempão e as autoridades não se preocupam em fazer outro. Tem gente enterrando parente no próprio quinta porque lá não tem mais vaga. Pode um negócio desses?

    ResponderExcluir
  8. MOSTRA PRA ELES RIBAMAR COMO É Q SE GOVERNA UMA CIDADE. JÁ ESTÁ INCOMODANDO QUE PASSOU 8 ANOS E NÃO FEZ NADA.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Quando o atual prefeito estava "de fora" ele conseguia ver os problemas da cidade... olha só: http://www.youtube.com/watch?v=WEn81kQnlIY
    ... E agora?! Trabalhar que é bom....

    ResponderExcluir

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.