22 de janeiro de 2014

Excedentes de concurso da PMMA protestam em São Luís



Por Blog do Hilton Franco
Fotos Hilton Franco

Excedentes do concurso da Polícia Militar do Maranhão fizeram uma manifestação no retorno da Forquilha, em São Luís, na manhã desta quarta-feira (22), para reivindicar o aumento do efetivo da Polícia Militar. Mais de mil concursados aguardam ser chamados no concurso promovido pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Maranhão em 2012.
A SSP havia anunciado que os excedentes seriam chamados em dezembro do ano passado, mas não foram.

"A solução para o caos na segurança pública, para a vergonha nacional que o Maranhão hoje passa está aqui. São 15 mil jovens querendo entrar na PM e Corpo de Bombeiros. O governo do estado insiste em fazer concurso, onerando os cofres públicos. Nós somos 7 mil homens da PM, sendo que deveríamos ser 28 mil policiais, temos 1 PM para cada 916 habitantes. Temos uma zona rural com duas viaturas . Quando se chama uma viatura, não se chega por falta de efetivo. Não adianta comprar viatura, equipamentos, armamentos se não tiver efetivo", disse o Cabo Campos ao Blog do Hilton Franco nesta quarta-feira.


Ainda segundo Campos, o governo alega que há um imbróglio jurídico que impede a convocação dos excedentes, mas na reunião na OAB a alegação não foi comprovada.
A confusão toda teria sido causada por brechas no edital.

Vejamos:
A primeira - O candidato que obtivesse nota maior que 24 pontos e não zerasse nenhuma das matérias estaria classificado para o Teste de Aptidão Física (TAF) e demais etapas do concurso, o que não aconteceu.

A segunda - Seriam chamados três mil candidatos para as demais etapas. Na primeira chamada foram 2.800. Devido ao alto índice de reprovação no TAF, houve a necessidade de uma chamada complementar. Foram convocados 857 candidatos para todo o Maranhão e mesmo assim não supriu a necessidade.

A terceira: Vagas ociosas. O grande índice de reprovação no TAF levaria ao fato de chamar novos candidatos respeitando a classificação. Isso se não preenchesse as vagas ofertadas.


Um novo protesto foi agendado para ocorrer ainda nesta semana. O Notas do Daniel Aguiar não foi informado sobre o local e data da nova manifestação dos excedentes.


Um comentário:

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.