PUBLICAÇÕES RECENTES

Festival de Toadas de Santa Inês já nasceu grande

1 de junho de 2015


Única voz feminina entre as 12 concorrentes, a 'cantadora de boi' Maria Cordeiro foi a grande campeã do primeiro Festival de Toadas de Santa Inês. Ela venceu com a toada “Terra Querida”, composta e interpretada pela própria Maria Cordeiro. Na segunda colocação ficou a toada “Minha Santa Inês”, cantada por Ribamar Cabelo Fino e em terceiro lugar ficou a toada “Santa Inês”, do Boi Rei das Ondas.
'Ribamar Cabelo Fino' ficou em segundo lugar com a toada 'Minha Santa Inês'
Pioneiro na município, o festival foi realizado nos dias 29 e 30 de maio, na Praça Viva Lobato, em Santa Inês, reunindo um grande público do Vale do Pindaré. Uma mostra de que a cultura do Bumba Meu Boi permanece viva na região.
A mesa julgadora foi composta por Raimundo André (presidente), Jojoh Fersan, Luís Silva, Paulinho do Samba e Celso Aires. Os jurados julgaram os quesitos interpretação; letra e melodia; performance no palco; tempo de execução (não superior a cinco minutos) e originalidade.

PUBLICIDADE
Concorreram na final do último sábado (30) as toadas Terra Querida (cantada por Maria Cordeiro); O Tempo Mudou (Mestre Chiquinho); Santa Inês, Terra Amada (Nonatinho da Rita); Minha Santa Inês (Cabelo Fino); Agonia do Povo (Alberto da Conceição); Santa Inês (Boi Rei das Ondas); É Forte Meu Rojão (João Evangelista); Menino Sonhador (Aldemir Nunes); A Cultura de Santa Inês (João do Boi); Orgulho do Maranhão (Nonatinho da Água Preta) e Linda Princesa (de Anthony Augusto). A toada Santa Inês, que seria interpretada por Zequinha do Açúcar, não foi apresentada.

De acordo com a organização do Festival, ao todo foram inscritas 19 toadas, sendo que as 12 classificadas para a final farão parte de um CD que a Secretaria de Cultura da Prefeitura de Santa Inês mandará produzir.

O prefeito Ribamar Alves comemorou a realização do festival e garantiu o apoio da Prefeitura. “No próximo ano, ampliaremos a divulgação e incluiremos o Festival de Toadas de Santa Inês no calendário maranhense, engrandecendo ainda mais a cultura da nossa região, pois o Governo da Gente valoriza as ações que elevam o nome do nosso município”, disse Ribamar Alves.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.

 

Fale com o blogueiro

- Daniel Aguiar -
WhatsApp: (98) 9 8256 6682
Email: danielaguiarpereira@gmail.com

O que você procura?

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WhatsApp do 7º BPM/Pindaré

WhatsApp do 7º BPM/Pindaré

OPORTUNIDADES

Tags