17 de abril de 2019

Prefeitura de São Luís promove formação para 200 monitores e facilitadores do Programa Novo Mais Educação

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou, nesta terça-feira (16), o Encontro de Mediadores e Facilitadores do Programa Novo Mais Educação em São Luís. A formação ocorreu em diversas áreas do conhecimento, entre elas Língua Portuguesa, Matemática, Artes e Práticas Esportivas e contou com a participação de cerca de 200 educadores selecionados. O evento teve como tema "Orientações Pedagógicas sobre a execução do Programa Novo Mais Educação", primeira ação formativa do ano de 2019.

Para o secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, o Novo Mais Educação vem contribuindo para oferecer uma educação de qualidade para as crianças da rede pública municipal. "O programa foi implantado em São Luís na perspectiva de construir uma educação pública de qualidade social, ampliando a jornada escolar com atividades pedagógicas, recreativas, esportivas e lúdicas, realizadas no contraturno e, assim, fortalecer a educação integral e inclusiva", diz o secretário.

O Novo Mais Educação oferece a estudantes do Ensino Fundamental o acompanhamento pedagógico em Língua Portuguesa e Matemática e garante a possibilidade experimentar novas práticas com oficinas de capoeira, futebol, teatro, dança, meio ambiente, entre outras. De acordo com o coordenador do Mais Educação em São Luís, Luís Gonzaga II, a formação visa aproximar os monitores da proposta político pedagógica da rede municipal e orientá-los sobre o itinerário pedagógico a ser seguido durante o ano letivo.

"As ações formativas acontecem ao longo do ano com o objetivo de orientar os monitores para a defesa de uma educação integral, popular, democrática e plural, que esteja ao alcance dos filhos e filhas dos trabalhadores da nossa cidade. Elas mostram o compromisso que temos com os estudantes, suas famílias e com a sociedade", explicou.

Além de novos monitores, as formações também são oferecidas para aqueles que já integram o programa. Como é o caso do professor de Educação Física, Clemerson Santos, que trabalha com práticas esportivas, em especial o futebol. Em 2018 o professor realizou as oficinas na U.E.B. Hortência Pinho, localizada na zona rural de São Luís, com alunos do 3º ao 8º ano. Ele afirma que os alunos desenvolveram habilidades psicomotoras e melhoraram o rendimento na sala de aula.

"Tem sido muito gratificante. Os alunos demonstram muito interesse, têm ótima frequência escolar, desenvolveram habilidades importantes para a prática de atividades físicas, mas também para o melhor rendimento em outras disciplinas. Na nossa oficina eles praticam aquecimento com exercícios de flexibilidade, brincadeiras coletivas, jogos e depois práticas de relaxamento", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.